Estratégia de comunicação: o que é? 7 passos para elaborar

Estratégia de comunicação: o que é? 7 passos para elaborar

2399
0
Administrar uma loja virtual

A comunicação é uma parte essencial da estrutura de um comércio eletrônico. O contato entre a marca e os seus consumidores impacta profundamente os resultados do negócio e, por isso, deve ser muito bem conduzido. Se você quer saber como montar a estratégia de comunicação da sua empresa, esse conteúdo é para você! Boa leitura!

O QUE ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?

A estratégia de comunicação de uma empresa nada mais é do que a forma como a marca estabelecerá o contato com o mercado e com o seu público-alvo. As definições vão desde as redes sociais em que o negócio marcará presença até a linguagem que será adotada para o diálogo com os clientes.

Por esse motivo, é muito importante que a estratégia de comunicação utilizada reflita exatamente o propósito e os objetivos da marca em questão. Desse modo, serão maiores as chances de o negócio impactar o público correto, de conquistar confiança e de alcançar as metas traçadas. 

O QUE É UM MIX DE COMUNICAÇÃO?

O mix de comunicação pode ser definido como as ferramentas de marketing que podem potencializar a presença da marca no mercado. Assim, a empresa consegue divulgar os seus produtos de forma assertiva, aumentando a possibilidade de vendas e criando vínculo com os seus consumidores. O mix de comunicação é composto pelos seguintes itens:

  • Vendas diretas
  • Publicidade
  • Vendas por promoções
  • Relações públicas
  • Patrocínios
  • Marketing direto

Vale destacar que uma empresa não deve e nem precisa usar todas as ferramentas citadas acima em sua  estratégia de comunicação. No entanto, é importante que o gestor conheça as possibilidades, para que faça as escolhas mais adequadas conforme o seu produto, mercado e público-alvo. 

PARA QUE SERVE A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?

A estratégia de comunicação é muito importante para que uma empresa consiga entender qual é a melhor forma de se apresentar no mercado em que pretende atuar. A presença de uma marca deve ser estruturada a partir de muito estudo e conhecimento, para que possa realmente alcançar o seu público-alvo e se destacar diante da concorrência.

Mas como dialogar com os consumidores se a empresa não tem uma linguagem estabelecida? Por essa razão, a estratégia de comunicação deve se preocupar em compreender os valores e os desejos do público que se propõe a atender. Assim, poderá estruturar uma linguagem que fortaleça o vínculo entre as partes. 

QUAIS SÃO OS QUATRO PILARES DO MARKETING QUE DEVEM SER USADOS NA ESTRATÉGIA?

Existem quatro pilares de marketing, conhecidos como mix de marketing, que são muito importantes para a construção da estratégia de comunicação de uma marca. O conhecimento sobre eles ajuda nas decisões da empresa e na condução do negócio por um caminho que realmente impacte o público-alvo e alcance bons resultados. Veja aqui: 

PRODUTO

Este item se refere às qualidades produto que podem se destacar diante da concorrência. Ou seja: que diferenças o produto em questão apresenta se comparado aos outros itens que já estão no mercado? Pensar nisso é fundamental para aumentar as possibilidades de sucesso da marca. 

PREÇO

Este ponto reflete sobre quanto dinheiro será cobrado do cliente e de que forma isso ocorrerá. O produto é de luxo ou de amplo acesso? A cobrança será feita em uma única vez ou será realizada na forma de assinatura mensal? Uma vez que o valor de um produto é subjetivo e varia conforme o público, é fundamental conhecer os desejos dessas pessoas. 

PRAÇA

Aqui, o gestor deve pensar nos pontos de contato do produto com os seus consumidores. Ou seja, em que locais o público encontrará o produto à venda? Poderá ser em lojas físicas, em comércios eletrônicos, etc. Essa definição é importante para que o produto seja visto pelos possíveis clientes e varia justamente de acordo com o perfil do público. 

PROMOÇÃO

Por fim, a promoção reúne as estratégias de divulgação que a empresa terá que adotar para se destacar no mercado e para impactar o seu público. Isso envolve a decisão das redes sociais em que marcará presença, a linguagem que será adotada para falar com o público, etc.

COMO ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO?

Criar uma estratégia de comunicação é uma tarefa de grande responsabilidade, já que impactará diretamente no vínculo da marca com os seus consumidores e, por sua vez, na quantidade de produtos vendidos. Por isso, essa estratégia deve ser elaborada com muita responsabilidade e atenção. Veja aqui o passo a passo: 

1. DIAGNÓSTICO GLOBAL

O primeiro ponto que precisa ser pensado na estratégia de comunicação é o diagnóstico. Para isso, o gestor deve reunir informações sobre toda a estrutura da empresa, entendendo sobre o mercado de atuação, o perfil dos clientes e o comportamento da concorrência. Além disso, também deve compreender sobre a distribuição, a venda e a publicidade da marca.

2. DEFINIÇÃO DOS ALVOS

Depois de entender sobre o panorama global do negócio, será hora de traçar o perfil do público. Ele se divide em clientes em potencial (que compram o produto), iniciadores (que iniciam o processo de compra) e os influenciadores (que lideram as opiniões). Esse também será o momento de definir os fatores demográficos, sociais e econômicos desse público. 

3. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Essa etapa requer a definição dos objetivos que a estratégia de comunicação deve contemplar. Em geral, as empresas têm como meta aumentar o volume de vendas, crescer a rentabilidade, se destacar no mercado ou fidelizar os clientes. Isso varia de negócio para negócio e depende principalmente do estágio em que a empresa se encontra. 

4. DEFINIÇÃO DO MIX DE COMUNICAÇÃO

Esse ponto é essencial para a estratégia de comunicação, uma vez que estabelece as ferramentas de marketing que serão adotadas pela empresa. O mix de comunicação engloba principalmente as vendas diretas, publicidade, vendas por promoções, relações públicas, patrocínios e marketing direto.

5. DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO

O orçamento de uma estratégia de comunicação deve ser determinado considerando as possibilidades de retorno da ação. Além disso, o gestor deve fazer esta definição calculando os custos de produção, de administração e de suportes, que englobam os anúncios em mídias online e offline. 

6. CRIAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA

O plano de mídia nada mais é do que a definição dos meios que serão usados para divulgar a marca e qual a mensagem que será passada para o público-alvo. Aqui, o ideal é trabalhar em conjunto com uma agência de comunicação, de forma que a experiência de ambas as partes seja somada. 

7. IMPLEMENTAÇÃO

Por fim, será a hora de colocar a estratégia em prática. Lembre-se que a ação não acaba no momento de divulgar a mensagem nos canais determinados. Depois disso, será hora de mensurar os dados e de avaliar os resultados. Eles indicarão se as metas foram alcançadas e darão insumos para aprendizados. 

CRIE UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO VISUAL PARA LOJA VIRTUAL

Muito se fala da linguagem que uma marca adota para se comunicar com o seu público-alvo. No entanto, essa não é a única maneira de estabelecer uma comunicação. As decisões visuais também contribuem muito para a imagem da marca e devem ser pensadas com muita atenção. 

No caso de empresas que marquem presença em canais digitais, isso é ainda mais importante, já que os sites são baseados principalmente em aspectos visuais. O mundo online é um espaço dinâmico e, por isso, as marcas devem cuidar para apresentar um equilíbrio entre imagem e texto.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

Se comunicar por meio de imagens significa criar diferentes elementos visuais como símbolos, fotografias, gráficos, desenhos, vídeos e muito mais. Além de tornar a página da loja virtual mais bonita, a marca acaba se comunicando melhor com o usuário, pois ele terá maior facilidade de encontrar o que procura. 

O uso de elementos gráficos diminui a dualidade de compreensão, causa impacto rápido e exige menos esforço de interpretação. Por isso, mesmo que sua loja virtual esteja em uma plataforma onde não é possível fazer grandes personalizações, invista nas imagens dos produtos e nos banners de anúncio. Os olhos e cérebros dos clientes agradecem.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO USANDO E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma excelente estratégia de marketing para aumentar o vínculo dos clientes com a sua marca. Entre as vantagens do recurso estão o preço acessível, o equilíbrio de imagem e de texto e a possibilidade de impactar o público oferecendo informações realmente relevantes. 

Além do imediatismo e da agilidade, que são outros pontos positivos do uso dessa ferramenta, o e-­mail marketing é uma das estratégias de comunicação com maior facilidade de mensuração. Existem diversos softwares que permitem o acompanhamento dos resultados de suas campanhas. 

REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Alcançar o público certo nas redes sociais pode transformar os números de vendas em seu site. Curtidas e seguidores são sinônimos de sucesso, pois uma estratégia bem estruturada é capaz de fazer com que o público-­alvo tenha interesse em clicar no link que leva para sua página e, assim, tenha vontade de adquirir seu produto ou serviço. 

Mas é importante que tudo seja pensado nos mínimos detalhes. Antes de investir em anúncios, compreenda onde seu público está. Estar na rede social do momento não significa que aquele é o meio que mais interessa à sua persona. Por meio de um estudo de mercado, você pode verificar quais são os melhores formatos e locais para publicação.

FAÇA UMA BOA PESQUISA DE MERCADO

Antes de colocar todas essas dicas em prática, não se esqueça de fazer uma pesquisa sobre a situação do mercado. Somente profissionais qualificados são capazes de extrair as informações corretas sobre o que está funcionando e quais seriam as estratégias de comunicação mais adequadas para que suas vendas aumentem. 

Além do contato com os consumidores, lembre-­se de que um bom preço e um produto de qualidade são essenciais para atrair seu público. E não se esqueça de oferecer um ótimo atendimento ao cliente, pois um serviço personalizado faz a diferença. Se você quer saber como estreitar os laços, veja como transformar o atendimento no ponto forte da sua marca

Artigo anteriorComo fechar vendas com maestria em 5 passos + 3 técnicas
Próximo artigoIdeias de e-commerce: 6 opções LUCRATIVAS para vender na internet
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA