Como montar um business plan: veja como fazer o seu plano de...

Como montar um business plan: veja como fazer o seu plano de negócio

2856
0
Business plan
Business plan

Quando se inicia por um negócio próprio, é muito comum que o empreendedor individual tenha algumas dúvidas quanto ao como começar o seu negócio próprio, uma destas dúvidas está na etapa que é considerada como crucial para que o empresário tenha sucesso na estruturação de seu negócio. 

O business plan conhecido popularmente como plano de negócios, é um documento considerado extremamente estratégico para a empresa, pois define como toda a empresa vai funcionar. Ou seja,  este documento é vital para evitar prejuízos significativos, mas é fundamental que você saiba como montar um business plan.

Neste artigo, aprenda o passo a passo de como montar um business plan. Veja como fazer um plano de negócios para t-commerce e dicas para a estruturação. Confira! 

O QUE É UM BUSINESS PLAN?

O business plan ou como é conhecido popularmente como plano de negócios, é um documento que é considerado extremamente estratégico para a empresa, pois define como toda a empresa vai funcionar, sendo que para um negócio como, por exemplo uma loja virtual, este tipo de documento seja vital para evitar prejuízos significativos, mas é fundamental que você saiba o como montar um business plan.

POR QUE VOCÊ DEVERIA FAZER UM BUSINESS PLAN?

Como vimos, começar um e-commerce é estimulante e pode ser tentador entrar de cabeça, sem elaborar pelo menos um business plan simplificado. 

Gastar tempo para escrever um plano de negócio e com ele montar um projeto de empresa  pode economizar muito tempo e dinheiro a longo prazo, preparando-o melhor para possíveis desafios e oportunidades que você enfrentará como empreendedor pela primeira vez. 

Ao escrever um business plan, você é o seu público-alvo! 

O objetivo de um business plan é ajudá-lo a colocar as suas ideias no papel. Então, o que se espera de um?

  • Um melhor senso do que você sabe e, mais importante, o que você não conhece;
  • Os recursos que você precisará para tornar seu negócio online bem-sucedido (por exemplo, dinheiro, parceiros, funcionários);
  • Ajuda você a definir metas claras para o seu negócio desde o início;
  •  Provavelmente, a coisa mais importante – depois de escrever seu plano de negócios, é ter uma noção melhor da viabilidade da oportunidade.

BUSINESS PLAN O QUE, PARA QUEM E COMO FAZER

Existem várias maneiras de vender um produto na Internet e vários business plan online diferentes que podem ser usados. Dependendo do que você pretende ofertar, é importante pensar em qual business plan faz mais sentido para o seu produto.

O QUE VOCÊ ESTÁ VENDENDO?

  • Produtos físicos: roupas, calçados, produtos domésticos;
  • Produtos digitais: produtos de software como serviço, ecourses, ebooks;
  • Serviços: Serviços de consultoria, limpeza doméstica;

PARA QUEM VOCÊ ESTÁ VENDENDO?

  • Business to Business (B2B): você está vendendo para organizações, corporações e organizações sem fins lucrativos em vez de clientes individuais;
  • Business to Consumer (B2C): Isso significa que você está vendendo para consumidores individuais em vez de empresas;
  • Marketplace: você está atuando como intermediário ao trazer empresas e clientes (B2B ou B2C) para um website.

COMO ESTÁ O ABASTECIMENTO DO SEU PRODUTO?

  • Fabricação Interna: Você faz seu produto ou serviço internamente;
  • Fabricante terceirizado: você terceiriza a fabricação de seu produto ou serviço;
  • Dropship: Você faz parceria com um fabricante de dropship. Basicamente, isso significa que eles criam seu produto, o empacotam e enviam diretamente ao seu cliente, enquanto a sua empresa cuida de todo o relacionamento;
  • Atacado: você compra produtos ou serviços de outras empresas a granel e revende esses produtos em sua loja online.

COMO MONTAR UM BUSINESS PLAN EFICIENTE?

A primeira coisa que você precisa saber sobre como montar de forma eficiente um bom plano de negócios, é que antes e acima de tudo você busque desenvolver o documento de forma muito tranquila e sem pressa, pois lembre-se que está em jogo o futuro de sua empresa por meio deste.

Quando falamos em termos de como montar um business plan, queremos dizer que é preciso em elaborar  um plano de negócios, que seja altamente estratégico e de um documento que se aplica a todas as áreas do negócio.

Não importa se você pretende criar uma loja de roupas plus size, uma loja Dropshiping ou mesmo uma revenda de perfumes, para qualquer negócio é altamente vital e até mesmo imperativo que você saiba o como montar um business plan de forma correta, até mesmo para poder atrair de forma mais eficiente por sócios e parceiros de seu negócio em questão.

Outra questão a se considerar é que quando você sabe como montar um business plan de forma correta você pode também se dedicar a ensinar pessoas a  metodologia correta para elaboração de um plano de negócios, assim você pode se tornar um consultor de negócio uma vez que você tenha conhecimentos o suficiente para este tipo de atividade em questão.

Outra questão, que também está sendo muito discutida nos dias de hoje é que em muitos casos para dar início na questão da documentação de escolas particulares, que também é um negócio muito lucrativo tanto quanto o e-learning é que para começar a desenvolver de forma correta por este tipo de negócio, é altamente imperativo que você passe a saber sobre o como montar um business plan de maneira correta para evitar até mesmo de ter problemas com fiscalizações.

PLANO DE NEGÓCIOS: ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN

SUMÁRIO

O sumário proporciona ao leitor uma visão geral do negócio. Ele descreve a empresa de forma completa, porém, com linguagem clara e direta. Dá uma ideia geral de produtos, serviços, estrutura, dados financeiros e formas de atuação.

É fundamental para que o cliente ou investidor resolva firmar parcerias, por isso deve ser escrito com palavras e expressões que despertem a atenção de quem lê e causem interesse em saber mais, no entanto, sem apelo exagerado.

DADOS IMPORTANTES DO SUMÁRIO

  • Conceito do negócio
  • Foco nos pontos principais
  • Informações completas
  • Destaque para as vantagens do negócio
  • Criação de interesse

Muitas vezes o sumário é a única parte do business plan que será lida. A falta de tempo e o ritmo cada vez mais acelerado das rotinas de trabalho levam os investidores a lerem somente ele na hora de buscar opções de negócio. Daí a importância de ele ser muito bem elaborado.

ÍNDICE

A segunda parte do business plan é o índice. Ele deve ser analítico, ou seja, precisa indicar previamente o assunto que determinado capítulo irá abordar. Poucas pessoas irão ler o plano de negócio inteiro, então o índice analítico é fundamental para que o leitor vá direto ao assunto que o interesse.

O índice deve ser preparado somente após a conclusão do plano de negócio, pois assim será mais completo e eficiente. Ele precisa ser muito bem estruturado para evitar erros. Possibilita uma leitura mais dinâmica, o que é um atrativo para os interessados.

CARACTERÍSTICAS IDEAIS DO ÍNDICE

  • Apontar as seções importantes: descrição da empresa, Missão, produtos e serviços, setores de atuação, projeção financeira, etc.
  • Correspondência correta à numeração das páginas: evitar erros de correspondências, realizar revisões.
  • Tamanho moderado: tamanho compacto para evitar desistência de leitura
  • Boa estrutura estética: imagem agradável, que facilite a busca

INFORMAÇÕES GERAIS

Esta parte contém informações sobre quem é a empresa com base em dados básicos como nome, endereço, nome e informações sobre o proprietário, etc.

RESUMO

O resumo deve conter descrições sobre a empresa como finalidade, o que faz, quem são os clientes, faturamento e lucro. Aborda dados acerca do mercado e campo de atuação. Estratégias de propaganda também são abordadas aqui, assim como informações sobre o mercado e público.

APÊNDICE

Por fim tem o apêndice onde constam informações importantes para o negócio. Como especificações técnicas, projetos, referências e colaborações. Colocando-se em prática o plano de negócio, a empresa atinge as metas, a missão da empresa se cumpre e os resultados são alcançados. O business plan prevê o capital inicial, o capital de giro e os investimentos em maquinário e pessoal para que haja um bom funcionamento.

DICAS DE COMO MONTAR UM BUSINESS PLAN

ESCREVA DE FORMA ESTRATÉGICA

O business plan deve ser escrito de forma estratégica para atingir os objetivos da empresa. Primeiramente o texto deve conter a visão da firma, dar detalhes sobre suas metas, objetivos e ideais. Isso dará base para o leitor formar uma ideia e, consequentemente, uma opinião a respeito do negócio.

DEFINA BEM O SEU PROPÓSITO

A missão da empresa é outro fator importante a ser abordado no plano de negócio. Ele mostra a razão pela qual ela existe e qual é o seu propósito. Deve conter informações detalhadas de qual atividade a empresa desenvolve, onde ela atua e o que oferece. Apontar os diferenciais em relação aos concorrentes, apontar as possíveis ganhos e mostrar que o investimento vale a pena.

PONTUE SUAS METAS E OBJETIVOS

As metas e o objetivo também vêm detalhados no plano, dão a indicação exata de onde se quer chegar, que alvo se pretende atingir e como. O principal motivo para escrever as metas e objetivos é traçar a rota em direção à missão e visão. Ao contrário do que muitos pensam, metas e objetivos são coisas diferentes. Metas são o caminho para atingir o que se deseja, e os objetivos consistem em que ações estão firmados os passos para se atingir a meta.

COMO MONTAR UM BUSINESS PLAN PARA T-COMMERCE?

Vamos colocar aqui para o leitor alguns dos procedimentos que são necessários para, saber sobre e como montar um business plan de maneira correta para um negócio de t-commerce, para que você possa evitar qualquer tipo de problema devido a estas e outras questões que precisam ser consideradas para que você possa desenvolver de maneira correta por este tipo de produto ou serviço. Vamos ao Passo-a-Passo:

1º PASSO: PESQUISE MERCADOS

Existe 3 tipos de mercados que precisam ser considerados, são eles:

MERCADO CONSUMIDOR

Que consiste em basicamente nas pessoas que consomem determinado produto ou serviço, este mercado basicamente é para quem você vai vender no caso de t-commerce, vale uma pesquisa em redes sociais,blogs,sites, fóruns para entender o comportamento do seu futuro comprador.

MERCADO FORNECEDOR

Que consiste nas empresas que fornecem por determinado produto para você.

Nesse mercado é vital que você saiba exatamente com que tipo de fornecedor você está lidando para evitar problemas,

MERCADO CONCORRENTE

Conhecer seu concorrente é a melhor forma de derrotá-los.

Para o caso de desenvolvimento de negócio t-commerce, pesquise mais a fundo faça cotações para verificar qual o melhor preço que o concorrente e o fornecedor lhe oferece, ouça o seu consumidor antes e acima de tudo.

2º PASSO: COLOQUE TUDO NO PAPEL

Coloque tudo em um papel, deixe claro os objetivos de seu negócio dimensione o mercado use modelos de início em sites como por exemplo Sebrae, Endeavor dentre outros, para que você possa ir se acostumando com a elaboração deste tipo de documento, uma dica é que você imprima por este tipo de documento.

3º PASSO: ATUALIZE SEMPRE SEU BUSINESS PLAN 

Refaça este passo a passo de forma contínua, e sempre vá mudando o seu business plan, pois o grande segredo de você conseguir ter êxito  é que antes e acima de tudo, você tenha foco no que vai fazer, para que assim você possa evitar maiores problemas no futuro.

Basicamente estes são os passos iniciais, para que você tenha um êxito na maneira de conduzir o seu business plan, e assim possa ter sucesso em seu negócio pois o planejamento é a base de tudo sempre.

Por fim, a dica final é que ao fazer o como montar um business plan, você desenvolva este projeto da melhor forma possível e entenda que este é um documento que não precisa ser seguido a risca apenas serve de orientação para o empreendedor individual.

Agora que pontuamos todas as possibilidades relativas a como montar um business plan, compartilhe esse conteúdo!

Artigo anteriorAtendimento ao cliente no e-commerce: guia completo pré ao pós-venda
Próximo artigoComo montar loja virtual sem estoque? [GUIA COMPLETO]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA