Marketing digital para loja virtual: Estratégia para vender mais

Marketing digital para loja virtual: Estratégia para vender mais

7034
1
Como criar uma Estratégia de marketing digital para loja virtual
Como criar uma Estratégia de marketing digital para loja virtual

Marketing digital é toda a estratégia online que uma empresa adota para divulgar seu negócio, aumentar o vínculo com os clientes e potencializar as vendas. Se bem feito, o marketing digital para loja virtual pode trazer resultados muito promissores para o negócio.

Quer saber como fazer marketing digital e ver sua loja virtual colher os frutos? Continue lendo e descubra tudo!

COMO FAZER MARKETING DIGITAL PARA LOJA VIRTUAL?

Nos últimos anos, o número de pessoas que prefere fazer compras online aumentou muito. Com isso, também aumentaram as possibilidades de as lojas terem sucesso com as vendas pela internet. No entanto, ter uma loja virtual é bem diferente de ter uma loja física, e uma destas divergências é justamente na forma como os clientes chegarão até a loja.

Em um negócio de rua, as pessoas podem descobrir uma loja simplesmente passando pela frente dela. No mundo virtual as coisas não funcionam assim. Para divulgar o seu negócio e atrair as pessoas certas, é necessário adotar algumas estratégias de marketing digital.

OBJETIVOS DEFINIDOS

Toda estratégia precisa começar com um planejamento. Antes de iniciar qualquer ação, a empresa deve estabelecer quais objetivos quer conquistar com a presença digital. Alguns exemplos de objetivos são: 

  • Aumentar a conversão de visitas no e-commerce;
  • Reduzir a taxa de abandono de carrinho;
  • Aumentar a interação nas redes sociais;
  • Reduzir a taxa de devolução e cancelamento de compras;
  • Aumentar a satisfação dos consumidores com a empresa;
  • Aumentar a taxa de conversão do funil de marketing.

Saber quais são os objetivos do comércio eletrônico é fundamental para determinar o plano tático e definir quais canais serão usados na estratégia. Para estabelecer essas metas, você deve se basear em dados da empresa, do público-alvo e do mercado. Vamos falar sobre cada um desses aspectos a seguir.

HISTÓRICO DA LOJA VIRTUAL

A definição dos objetivos do negócio deve ser feita com base nos dados da empresa. Considerar estes números é importante para que as metas traçadas sejam realistas e alcançáveis. Use o histórico e todas as informações disponíveis sobre a interação com o público-alvo. 

DADOS SOBRE O PÚBLICO-ALVO

Outro conhecimento fundamental para a definição de uma estratégia de marketing digital eficiente é sobre o seu público-alvo. Você deve ser capaz de entender fatores como:

  • Principais características sociodemográficas;
  • Quais são os segmentos de clientes da marca;
  • Como seu público-alvo se comporta no meio online;
  • Como seu público-alvo realiza suas compras;
  • Qual canal de comunicação seu público-alvo usa diariamente.

A partir desses dados, você conseguirá definir qual é o canal adequado para fazer contato com o seu público-alvo, qual é a linguagem que deve ser adotada nesta interação e quais são as melhores formas de realizar este processo.

ESTUDO DE MERCADO

O seu planejamento também deve ser baseado em informações sobre o mercado em que o seu comércio eletrônico faz parte. Conhecer o contexto em que se está inserido é básico para definir estratégias de interação com o público. É necessário compreender fatores como: 

  • Quem são seus concorrentes;
  • Quais são os principais canais online que eles usam;
  • Quais são os diferenciais que eles oferecem aos consumidores;
  • Qual é o nível de saturação do mercado;
  • Quais são as oportunidades para minha marca.

PLANO TÁTICO

Depois de ter todos estes dados levantados, você terá informações suficientes para selecionar os canais que serão usados para o marketing virtual, as métricas que medirão o desempenho e as pessoas da sua empresa responsáveis pela atividade.

A decisão deve considerar os objetivos definidos, o histórico da marca, o público-alvo e o estudo de mercado. Além disso, você deverá avaliar o orçamento disponível para poder executar as ações que se comprometeu.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Como você sabe, toda estratégia precisa de um cronograma de execução que determine os prazos para cada campanha, ação, entrega de tarefas e avaliação de desempenho. Isso é importante para que tudo seja feito conforme definido em seu planejamento. 

COMO FUNCIONA O MARKETING DIGITAL PARA LOJA VIRTUAL?

Agora que você já sabe o que deve observar em seu negócio para traçar os objetivos da campanha, que tal descobrir como fazer marketing de loja virtual? Com o domínio de algumas ferramentas digitais, você conseguirá alcançar o seu público-alvo e aumentar as possibilidades de venda.

E-MAIL MARKETING E NEWSLETTER

O e-mail marketing e a newsletter são ferramentas muito utilizadas pelas lojas virtuais na hora de se comunicar com o público e de avisar sobre lançamentos e promoções. Mas você sabe a diferença entre eles?

O e-mail marketing pode ser enviado tanto para clientes quanto para consumidores em potencial, com promoções, descontos e lançamentos. Já a newsletter funciona como um boletim informativo, que deve ser enviado apenas aos clientes que desejam acompanhar a sua marca.

LINKS PATROCINADOS

Os links patrocinados ajudam a sua loja virtual a aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca dos internautas que usam os buscadores para encontrar o que desejam através das palavras-chaves. Para que os resultados sejam positivos, essa ferramenta deve ser usada por alguém capacitado.

REDES SOCIAIS

As redes sociais são usadas por um grande número de pessoas, que passam horas conectadas diariamente. Isso é fato, mas também é amplo e, por isso, é preciso verificar qual rede social o seu público-alvo acessa com mais frequência.

O marketing feito pelas redes sociais é chamado de marketing de relacionamento, já que tem o objetivo de promover a aproximação entre clientes ou consumidores em potencial com a empresa. Também é possível fazer marketing de conteúdo pelas redes sociais, e que ganha ainda mais força quando é feito em blogs.

BLOG

Cada vez mais as lojas virtuais estão criando os seus próprios blogs, onde postam conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Apostar nessa estratégia de marketing é uma forma de fazer com que muitos internautas conheçam a marca  através dos artigos, vídeos e demais conteúdos que publica. Aos poucos, eles poderão se converter a consumidores.

QUAIS ERROS DEVEM SER EVITADOS NA SUA ESTRATÉGIA?

Muitas pessoas que procuram saber como funciona o marketing digital adotam estratégias genéricas, sem adaptá-las às especificidades da marca. Existem muitos caminhos para fazer ações de marketing digital, mas, para escolher algum, primeiro é necessário conhecer a sua marca com profundidade. Veja alguns erros comuns:

FALTA DE PLANEJAMENTO

Como mostramos, o planejamento é fundamental para garantir uma estratégia eficiente. Sem ele, as decisões são feitas sem base lógica e as chances de fracasso são grandes. Para evitar esse erro, é fundamental ter um processo bem estruturado na hora de definir a estratégia de marketing digital da sua loja virtual.

EQUIPE DESPREPARADA

Ter uma pessoa dedicada às redes sociais permite que sejam feitas publicações periódicas e de interesse do seu público-alvo. Esse colaborador também deve estar disponível para responder perguntas feitas pelos consumidores sobre seus produtos ou serviços.

A equipe de marketing digital é responsável pelo contato direto com os consumidores e pela construção da identidade de sua marca no meio online. Quando ela está despreparada, a tendência é que o conteúdo não seja produzido com eficiência e o atendimento aos clientes deixe a desejar.

USAR OS CANAIS DA MESMA FORMA

Outro erro comum no mercado é pensar que os canais podem ser usados da mesma forma. A realidade é que, apesar de as pessoas usarem várias redes sociais e ambientes digitais, elas tendem a se comportar de forma diferente em cada um.

Por isso, é importante entender as particularidades de cada canal de comunicação no seu estudo sobre o público-alvo. Identifique quais atividades e quais tipos de interação com marcas são feitos em cada canal, assim você poderá adaptar sua estratégia e ter melhores conversões.

IGNORAR AS SEGMENTAÇÕES DE CLIENTES

As lojas virtuais atendem diferentes segmentos de clientes: pessoas que veem na marca um estilo de vida, pessoas que procuram por preços baixos, pessoas que compram com regularidade, pessoas que admiram a marca mas não costumam comprar com frequência, etc. 

Mesmo sabendo disso, as empresas tratam todos os clientes da mesma forma e ignoram essa segmentação. Isso resulta em redução da eficiência da estratégia, uma vez que as pessoas acabam não se sentindo compreendidas pela marca.

NÃO MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS

Outro erro que pode comprometer o sucesso de qualquer estratégia é a falta de mensuração de resultados. É preciso definir as métricas que vão avaliar o desempenho de cada ação de marketing digital realizada. Sem esse acompanhamento, a gestão não tem como saber quais foram os resultados exatos da estratégia, nem o retorno sobre o investimento (ROI) realizado.

O QUE NÃO PODE FALTAR NO MARKETING DIGITAL DE LOJA VIRTUAL

As melhores ferramentas para a estratégia de marketing de loja virtual dependem de cada tipo de negócio. Para defini-las, é imprescindível conhecer o público-alvo da empresa e saber como a sua marca pode chegar a ele de modo mais assertivo.

Mas já adiantamos que se você quer estar onde o seu público está, deve participar das redes sociais. Cada rede tem a sua linguagem, por isso a sua presença não deve ser genérica. Para saber em qual rede você deve intensificar a sua presença, compare a faixa etária, gênero e outros dados do seu público-alvo com o perfil dos usuários das principais redes sociais.

Em geral, a recomendação é de que uma empresa esteja presente em três redes sociais. Você não precisa ter uma página em todas as redes, mas, se tiver, faça todo o possível para publicar conteúdos adequados, para manter o seu canal atualizado e para interagir com seus clientes.

RETRABALHO É MAIS UM JEITO DE PERDER TEMPO E DINHEIRO

Fazer novamente tudo aquilo que já foi feito é uma maneira de perder os esforços da sua empresa. Por isso, dedique-se a fazer certo desde a primeira vez. Quando você traçar os objetivos do marketing digital para loja virtual, procure fazê-lo da forma mais profunda possível.

Assim conseguirá levantar dados que realmente possam contribuir para as suas estratégias de marketing virtual, sem que seja necessário fazer novamente. Aliás, essa dica do retrabalho vale para tudo, ok? Lembre-se que, no final, o cliente (ou você) terá que pagar por todos esses esforços duplos.

QUAIS AS OUTRAS FERRAMENTAS PARA PLANO DE MARKETING

O plano de marketing é um estudo complexo, que pode contribuir muito para o desempenho do comércio eletrônico. Se o seu e-commerce tem um plano de marketing bem estruturado, você terá muita facilidade para traçar as estratégias necessárias para o marketing digital.

O plano de marketing inclui todos os itens que falamos acima, como o perfil do público-alvo, o comportamento de compra e as especificidades da concorrência. Além disso, o plano orienta que o empreendedor conheça profundamente as características do seu produto.

Só assim conseguirá atender os clientes com segurança e mostrar que o produto vendido é, de fato, a melhor solução do mercado. Por exemplo, a pessoa responsável pelo marketing de loja de roupa deve saber diferenciar os tipos de tecido e orientar os consumidores sobre a técnica de lavagem adequada para modelo vendido.

Por isso, o plano de marketing da loja de roupa já deve prever esta necessidade. Outro conhecimento que é importante para os profissionais do setor é em relação às tendências. O responsável por criar conteúdo para uma marca de roupas deverá entender sobre as cores e cortes da moda.

Agora que você já sabe como fazer marketing de loja virtual, recomendamos que você conheça essas 5 dicas de marketing que você não pode ignorar. Esse conteúdo o ajudará a criar ou manter a sua loja virtual com mais solidez. 

Artigo anteriorFranquia de loja virtual: entenda como funciona na prática + 9 opções
Próximo artigoComo utilizar o WhatsApp como canal de atendimento
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA