Como emitir boleto bancário: Guia completo prático e simples

Como emitir boleto bancário: Guia completo prático e simples

3206
0
Como emitir boleto para pessoa física em loja virtual
Como emitir boleto para pessoa física em loja virtual

Boleto bancário é um instrumento de pagamento, é um título de cobrança de valores oriundos de vendas ou serviços prestados que podem ser pagos em qualquer agência bancária, casa lotérica e internet, o que facilita seu pagamento. O vendedor emite o boleto e o comprador paga usando umas dessas formas, utilizando o código de barras que consta no documento.

No Brasil, a forma de pagamento pelo boleto bancário, é uma das formas de pagamento mais conhecidas e procuradas por quem realiza compras online. Assim, é imprescindível que qualquer negócio o tenha entre as suas principais opções de pagamento, pois isso, com certeza, auxiliará no processo de vendas.

Por isso, vamos auxiliar você na tarefa de Como emitir boleto bancário? Pessoa física e jurídica, emitir boleto bancário nos diversos bancos. Aqui você encontra um guia completo prático e simples! 

OPÇÕES DE BOLETO BANCÁRIO

BOLETO AVULSO

É o tipo mais comum, usado em diversas cobranças de forma separada, principalmente em compras à vista.

BOLETO CARNÊ

É utilizado para o pagamento de mensalidades. Nesse caso em específico, todas as parcelas são geradas de uma só vez e enviadas ao cliente — a maior vantagem é que todas as prestações são geradas como se fossem uma.

BOLETO BANCÁRIO SEM REGISTRO

Como o próprio nome diz, são emitidos por empresas sem a necessidade de enviar ao banco dados importantes do cliente (CPF, CNPJ). Dentre outras informações que não precisam constar nesse tipo de boleto, é o valor e o vencimento da compra.

Algumas de suas vantagens, certamente, incluem um menor número de taxas, já que os bancos só cobram por ele após o pagamento do cliente. Dessa forma, você que tem uma loja virtual, por exemplo, pode realizar cancelamentos ou alterar as formas de pagamento sem a real necessidade de quitação de taxas.

Contudo, é importante ressaltar que o registro protege as empresas em casos de protesto judicial, podendo ser uma desvantagem nessas situações.

BOLETO BANCÁRIO COM REGISTRO

O registro, nesse caso, diz respeito aos dados do cliente e tem taxas maiores, se comparadas com o boleto bancário sem registro. Mas, como mencionamos, essas taxas são bastante úteis para as empresas e vendedores, já que protegem judicialmente em caso de falta de pagamento dos clientes.

Importante lembrar que, em 2018, passaram a ser validados apenas os boletos com registros — tudo isso para facilitar a vida das empresas e bancos, que tinham que conviver com os prejuízos de fraudes que resultavam em prejuízos para ambas. O impacto dessa decisão tomada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) visa também diminuir os efeitos das fraudes na economia.

Foi divulgado, inclusive, o cronograma dessa mudança gradual, para que as empresas e compradores se adaptem até o final deste ano. As datas e maiores especificidades sobre a mudança podem ser conferidas no site da Febraban.

PROGRAMA GERADOR DE BOLETO

Você pode instalar um programa no seu computador e dessa forma pode emitir boleto bancário, existem programas pagos e gratuitos para que você possa emitir boletos em sua loja.

O QUE É O BOLETO BANCÁRIO.COM?

Boleto Bancário.com é uma facilitadora das cobranças do seu negócio. Além disso, tem soluções que funcionam de acordo com a necessidade e o tamanho da empresa. Conheça as duas opções disponíveis abaixo:

BOLETO FÁCIL

É uma das opções do Boleto Bancario.com, emitindo o boleto bancário para empresas de pequeno, médio e grande porte, e para pessoas físicas, que não dispõem desse recurso — várias organizações utilizam esse sistema, que é bem simples. Após realizar um cadastro você pode emitir o boleto para um cliente: por meio do site, o cliente paga o boleto e, quando a empresa recebe o dinheiro, ela repassa para você.  

BOLETO DIRETO

O Boleto Direto é destinado a empresas que mandam por e-mail seus boletos ou os imprimem, para envio individual pelo correio ou montagem de carnês/faturas parceladas. A geração de boletos pode ser integrada a ERPs ou ao seu sistema, seja ele na nuvem ou desktop. Além disso, suporta boletos com registro e sem registro, emitindo também para pessoa física.

Obs.: De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, a empresa boleto.com não é indicada, muitas pessoas afirmam não ter recebido os valores. Portanto, antes de se afiliar, o ideal é pesquisar e se informar, antes de seguir com algum contrato.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO PAGSEGURO?

É muito simples após fazer um cadastro no Pagseguro, nas opções de pagamento você pode escolher a opção boleto bancário, é cobrado uma taxa de R$1,00 ao valor do boleto e pronto é só imprimir.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO PESSOA FÍSICA?
Uma pessoa física pode emitir um boleto, basta ela solicitar a opção em seu banco onde possui conta corrente, A maioria dos bancos oferece um serviço, contratado à parte, para a cobrança do valor indicado nos títulos. 

Esse valor é creditado diretamente na conta corrente do emissor do boleto, a pessoa física. O tempo dessa operação, entre o pagamento e o efetivo crédito na conta, pode variar entre um e dois dias.

Converse com seu gerente para que esse serviço seja incluído em seu pacote de movimentações. Nesse contexto de cobrança, o banco escolhido fica responsável pelo recolhimento do valor indicado pelo boleto e a validação do pagamento ocorre mediante o pagamento do título nas agências bancárias, por meio de serviços de internet banking, em aplicativos para celular, em redes de supermercado, em agências dos Correios e em casas lotéricas. No entanto, existem também empresas especializadas na geração e emissão eletrônica desses boletos.

Essas plataformas oferecem um completo serviço de gestão e de emissão eletrônica desses títulos. O cliente — pessoa física — se cadastra no site e escolhe o plano de serviços mais adequado a suas necessidades de cobrança. A partir daí já se parte para a geração e o envio!

Cada boleto é emitido eletronicamente, por meio das informações sobre os clientes e sobre a natureza da cobrança — juros, devedor, credor e vencimento, por exemplo. O boleto contém um código numérico, sua linha digitável, e um código de barras, o que facilita seu pagamento eletronicamente, por meio de caixas rápidos, pela internet, pelos leitores dos caixas de supermercado ou por aplicativos de celular, por exemplo.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO PESSOA JURÍDICA?

Na verdade, a emissão de boletos por pessoa jurídica é o tipo mais comum a ser adotado por empresas. Inclusive os MEIs podem também emiti-los, bastando que se tenha uma conta-corrente habilitada. Para isso, é preciso ir a sua agência e falar com o gerente para que ele realize o procedimento por meio de um contrato com o banco.

Existem também sistemas e soluções de programas para gerá-los, além de softwares que podem se integrar ao próprio sistema ERP da empresa (Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

Portanto, em primeiro lugar, é preciso abrir uma conta-corrente que seja compatível com a emissão do boleto — ou fazer a solicitação para que esse serviço seja incluso junto à instituição bancária. A partir daí, dependendo do serviços do seu banco, você pode utilizar um software da própria organização para facilitar esse processo.

Para isso, tenha em mãos os dados da empresa e do seu cliente, além do prazo de pagamento e o valor do título. Depois, por meio da ferramenta escolhida por você, obtenha o seu documento. Você pode decidir se imprimirá ou enviará por e-mail para que o seu cliente possa efetuar o pagamento. É importante lembrar de atualizar o prazo, caso o cliente solicite.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO CAIXA?

Cobrança Bancária Caixa é um conjunto de serviços oferecidos à sua empresa, para recebimento de valores referentes às vendas de seus produtos e serviços, por meio de boleto de cobrança, pagos em todos os 20 mil pontos de atendimento da Caixa (agências, unidades lotéricas, correspondentes bancários, canais de autoatendimento) e em toda a rede bancária.

AMPLA REDE DE ATENDIMENTO

Seus clientes podem realizar os pagamentos, com toda a comodidade, nas mais de 2 mil agências da Caixa, 13 mil unidades lotéricas e nos mais de 15 mil correspondentes Caixa Aqui, além do autoatendimento e da rede bancária.

CONDIÇÕES

A contratação é simples e fácil. Basta ir a uma de nossas agências e falar com um de nossos gerentes. Ele fornecerá todas as informações necessárias.

TARIFAS

A Caixa tem preços competitivos e vantagens exclusivas.

VERSATILIDADE

Várias opções em serviços, contratados conforme as características e necessidades da sua empresa.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO ITAÚ?

Para você que é correntista Itaú, aprenda como gerar boleto Itaú acessando sua conta na internet e fazendo o pagamento mesmo fora do vencimento, sem necessidade de atualizá-lo.

Se você não é nosso correntista, atualize aqui a data de vencimento do seu itau boletos, já com o cálculo de juros e multas, e pague no banco de sua preferência. O serviço banco Itaú de boletos está disponível somente para quem tiver registrado.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO BRADESCO?

Aqui, você vai aprender como gerar boleto Bradesco registrados pela empresa cedente e emite a 2ª via com rapidez. E se o boleto estiver vencido, é possível atualizar os encargos e pagar no mesmo dia.

Basta ter o nosso número, o CPF/CNPJ do sacado e do cedente ou a linha digitável, emitir o boleto e pagar pelo Internet Banking, Bradesco Celular, Fone Fácil, nas Máquinas de Autoatendimento ou Agências Bradesco Boleto fast.

COMO EMITIR BOLETO BANCÁRIO BANCO DO BRASIL?

O Banco do Brasil tem um sistema de cobrança conhecido como Débito Direto Autorizado (ou DDA), que pode ser controlado até mesmo a partir de um celular, onde é possível consultar os boletos a pagar.

Basta selecionar a obrigação que deseja pagar e observar os dados que estão disponíveis. Além disso, o sistema permite o pagamento de obrigações vencidas de outros bancos (com cálculo automático dos juros e multas). Para isso, é preciso selecionar no aplicativo do banco o DDA, escolher a opção “Sacado Eletrônico/Pagador” e incluir “Sacado Eletrônico”.

Para aqueles que pretendem emitir poucos boletos banco do Brasil (o caso de MEIs) é necessário se registrar no serviço BB Cobrança Web. Aqui você pode conferir um rápido tutorial de como registrar pagadores e fazer a edição de boletos.

No entanto, se você emite mais de 20 boletos, o processo é diferente e deve contar com a instalação de um programa, disponível no Gerenciador Financeiro. O processo é explicado rapidamente aqui.

Para entender melhor como gerar boleto Banco do Brasil com detalhes, o site apresenta uma série de tutoriais, que oferecem esclarecimentos para empresas e pessoas físicas que estejam interessadas em utilizar esse tipo de serviço.

1°- HABILITE SUA CONTA

Vá ao banco e fale com seu gerente e informe que você deseja emitir boletos (cobrança bancária via boletos) assim que a conta for habilitada ele vai fornecer o número da carteira e demais dados, se necessário. Se você já emite boletos e tem a conta habilitada para emissão de boletos pule este passo.

2°- CONFIGURE O BOLETOFAST

Depois da conta corrente devidamente habilitada no banco, você deve configurar o BoletoFast com os dados de sua conta corrente, número da carteira, etc.

Assim que configurar gere um boleto de baixo valor e faça o pagamento, espere de um a dois dias e veja se o pagamento foi creditado em sua conta.

3°- EMITA SEUS BOLETOS

Agora é só gerar os boletos e enviar a seus clientes, via sms, e-mail, arquivo pdf ou impresso, também é possível gerar boletos tipo fatura com descritivo de serviços.

Obs. Só emita os boletos depois de executar os passos um e dois, caso contrário não receberá os valores pagos. Esse processo é regra do banco.

4°- RECEBA OS PAGAMENTOS

Seu cliente paga o boleto e você recebe o dinheiro direto em sua conta corrente, sem intermediários ou bloqueios.

POR QUE UTILIZAR ESSE RECURSO NA SUA LOJA VIRTUAL?

Com o advento das lojas virtuais e o crescimento do mercado de e-commerce, é necessário que as empresas e os pequenos empreendedores estejam sempre prontos para oferecer as melhores soluções em pagamentos.

ATRAÇÃO DE CLIENTES

O boleto, seja ele gerado através dos bancos, dos sistemas PayPal (PagSeguro, citado acima) ou outras empresas, é uma verdadeira “isca” para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio.

Além disso, com a gradativa mudança da política para aceitação de boletos bancários registrados proposta pelas empresas, é importante que os empreendedores estejam preparados para entender quais são as taxas e os benefícios que cada serviço oferece.

SEGURANÇA NA EMISSÃO DO BOLETO

Estando ciente dessas mudanças, é possível também ter uma maior segurança com relação a fraudes e golpes, evitando prejuízos futuros e problemas de ordem judicial, Como foi dito, um dos pontos principais das mudanças é a proteção legal das empresas, bancos e clientes envolvidos em transações bancárias dessa natureza.

Facilite esse processo buscando conhecer as vantagens dos serviços oferecidos pelo banco onde você é correntista. A maioria deles facilita o acesso por simples solicitações on-line. Contudo, não se esqueça de se informar sobre as taxas que você estará sujeito.

Caso o seu banco não seja a melhor opção, é possível recorrer às empresas facilitadoras de cobranças que têm as suas próprias políticas e taxas.

FACILITAÇÃO DO PAGAMENTO

Dessa maneira, você não apenas facilita o pagamento para uma gama de pessoas que compram produtos online como também aprende a como emitir boleto bancário com as melhores condições para o seu cliente e para o seu negócio. O resultado é o lucro cada vez maior, e credibilidade junto ao seu público-alvo (aliás, saiba mais sobre como trabalhar a fidelização aqui).

Gostou deste artigo? Que tal deixar um comentário abaixo e compartilhar as suas experiências com a sua loja virtual? Temos certeza de que será muito útil para todos.

Artigo anteriorComo aumentar as vendas do e-commerce imediatamente em 11 ações
Próximo artigoPaypal para loja virtual: como funciona? [GUIA COMPLETO]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA