Seus clientes estão usando vários dispositivos. Você deveria estar também, com o...

Seus clientes estão usando vários dispositivos. Você deveria estar também, com o marketing omnicanal

533
0

O relatório do Google, O novo mundo multitelas: Compreendendo o comportamento do consumidor entre plataformas, mostrou que 90 % dos consumidores pesquisados ​​relataram usar mais de um dispositivo – seja um smartphone, PC, tablet ou TV – para atingir um único objetivo conectados.

A conclusão óbvia dessa descoberta é que as marcas que esperam aumentar as conversões devem criar campanhas de marketing e funis de vendas integrados em várias plataformas e dispositivos.

Essa tática é chamada de marketing omnicanal – e é algo que muitos empreendedores já estão usando. Veja porque você deveria estar também.

O que é marketing omnichannel e para que é usado?

O marketing omnicanal – alternativamente chamado de vendas omnichannel – permite que os clientes interajam com as marcas online em qualquer plataforma ou dispositivo com perfeição. É comumente usado para comércio eletrônico.

Nesse contexto, quando as marcas de varejo criam uma estratégia omnichannel, os clientes podem começar a fazer compras em seus dispositivos móveis, adicionar um produto ao carrinho enquanto estão no tablet e concluir o processo de checkout na área de trabalho sem sofrer interrupções na experiência de compra.

O marketing omnicanal é eficaz e permite que as marcas segmentem clientes mais valiosos. Afinal, os consumidores usam mais de quatro dispositivos por dia de acordo com dados da Forrester.

No entanto, não confunda marketing omni-channel com marketing multicanal!  Marketing multicanal é simplesmente o uso de – você adivinhou! – Muitas plataformas de marketing para promover um negócio. No entanto, eles não criam a experiência perfeita que o omnichannel faz.  

Criar uma estratégia de marketing omnichannel bem-sucedida pode ser complicado. No entanto, aqui estão alguns passos simples que podem ajudar você a criar campanhas mais eficazes.

1. Realizar pesquisas com consumidores

Antes de começar a criar um funil de vendas omnicanal, primeiro compreenda quem são seus membros do público-alvo e em quais plataformas eles estão ativos. Pode ser tentador otimizar sua comunicação e vendas para todos os canais imagináveis, mas a realidade é que seus usuários demográficos não serão usuários ativos em todos esses meios.

Portanto, você desperdiçará tempo, energia e dinheiro para criar uma funcionalidade omnicanal para uma plataforma com a qual seus clientes não se importam, porque não haverá retorno do investimento.

Confira: 4 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce

Em vez disso, analise as métricas do seu website e determine quais plataformas oferecem alto tráfego, tempo no site, conversões ou outras métricas que você espera melhorar. Isso ajudará você a determinar em quais canais você deve investir.

2. Determine seus pontos de contato de comércio eletrônico

Um elemento-chave das experiências omnichannel bem-sucedidas é que ele insere a ação desejada em plataformas inesperadas. As marcas devem incentivar constantemente as conversões – sejam elas quais forem – em todo o site responsivo e em canais exclusivos.

Depois de determinar quem são seus membros do público e descobrir quais plataformas eles preferem, você pode criar “pontos de contato” em cada um deles. Estes podem incluir lojas de área de trabalho, campanhas de marketing por e-mail de compra, redirecionamento estratégico, aplicativos móveis e muito mais.

3. Preencha as lacunas entre os canais

O aspecto mais importante do marketing omnicanal é que a experiência deve ser perfeita, tanto online quanto offline. Certifique-se de que sua equipe de marketing ou desenvolvimento crie uma transição entre os canais.

Por exemplo, as empresas podem vincular sua presença ao Facebook em seu site por meio de integrações de comércio eletrônico do Facebook que permitem que as marcas façam compras na plataforma. A partir daí, os usuários poderão fazer uma compra no site, mas optam por comprar sua compra na loja, o que cria uma transição perfeita das lojas online para a vitrine tradicional.

Esses pequenos momentos de evolução solidificam uma forte experiência do usuário e constroem uma estratégia omnichannel de sucesso.

Incorpore as melhores ferramentas para implementar o marketing omnichannel em seus negócios

O site de diretório de agências DesignRush recomenda investir em recursos como plataforma de comunicação como serviço e integrações de mídia social de terceiros para criar uma experiência confiável de canal omni que os consumidores provavelmente usarão.

As plataformas CPaaS são provedores baseados em nuvem de comunicação de voz, vídeo e mensagens. Eles geralmente são incorporados diretamente em websites e aplicativos para dispositivos móveis. Um exemplo de CPaaS em ação seria um lembrete de mensagem de texto de uma aula de fitness que você reservou em um aplicativo para dispositivos móveis.

Confira: É assim que você discerne a pessoa em todos os dados de personalização do cliente

Enquanto isso, algumas empresas de comércio eletrônico de mídia social permitem que as marcas integrem o comércio eletrônico no Instagram, uma plataforma decididamente não compatível com o comércio eletrônico.

Por exemplo, embora o Instagram Stories permita que determinadas contas se conectem fora da plataforma com um plano de ação “deslize para cima”, nem todo perfil tem essa oportunidade. Em vez disso, muitos ficam com uma opção: um único #LinkInBio.

O Curalate cria uma página dinâmica com links que direcionam para blogs, páginas de produtos e muito mais. Isso permite que as empresas promovam mais de um item. Ele também permite que as marcas façam links para produtos específicos em um post no Instagram e os direciona para a página certa do produto com facilidade.

Outra ferramenta que cria ótimas experiências de cliente omnichannel é um provedor de marketing de email de alta tecnologia, como o SailThru. Esses comportamentos de usuários e endereços IP agregados servem aos consumidores campanhas totalmente personalizadas com base nas interações do website.

Ao abrir linhas de comunicação e capacitar os consumidores a concluir compras em plataformas inexploradas, as marcas podem criar experiências robustas de marketing omnicanal.

O que é melhor? O marketing omnichannel pode trazer um aumento de receita ano a ano de 9,5%, de acordo com a Marsys. Além disso, experiências omnichannel ruins ou inexistentes podem resultar em uma  redução de 10% na receita, de acordo com a Vend.

3 marcas com fortes estratégias de marketing omnichannel

Ticketmaster: Ticketmaster mantém uma abrangente experiência omnichannel em todas as suas plataformas. Por exemplo, quando os usuários compram um ticket para um show, ele é imediatamente depositado em sua conta. Os usuários também são solicitados a baixar o aplicativo para dispositivos móveis, o que permite que eles usem o ticket diretamente do aplicativo no local.  

J.Crew:  J.Crew criou uma experiência de compra omnichannel particularmente útil em seu feed no Instagram. A marca usa o Curalate para vincular suas imagens do Instagram a produtos para venda em seu site para aumentar as vendas online.

A J.Crew também reaproveita suas coloridas imagens de marketing em seu feed Instagram, criando uma identidade de marca consistente. Além disso, pode canalizar rapidamente os usuários para o site para fazer uma compra diretamente dessas fotos.

Confira: O e-commerce na era do Omnichannel: a importância dessa estratégia

Walt Disney World: A Disney tem uma das mais robustas experiências omnichannel. Os usuários podem criar uma conta no My Disney Experience. Este portal cria uma ponte entre todas as experiências digitais e reais que os visitantes podem ter nos parques da Disney.

Os usuários podem procurar restaurantes, planejar seus itinerários, criar uma lista de amigos e familiares, armazenar e compartilhar fotos, comprar mercadorias e muito mais. My Disney Experience está disponível em computadores, dispositivos móveis e aplicativos para dispositivos móveis.

Experiências mais consistentes

Em um estudo da Zendesk, 87% dos consumidores pesquisados ​​disseram que queriam que as marcas tivessem experiências mais consistentes em todas as plataformas. Isso demonstra que os clientes desejam experiências omnichannel e recompensarão os negócios que os fornecerem.

Então, torne-se um desses negócios. Ao investir em táticas de marketing omnichannel, você posicionará sua marca como uma empresa centrada no cliente que valoriza a experiência do usuário. Isso ajudará você a conquistar mais consumidores, impulsionar suas conversões e, por fim, aumentar a receita.

Saiba mais e Conheça 5 principais motivos para iniciar um e-commerce

 

DEIXE UMA RESPOSTA