Estratégia digital: o que é e como criar?

Estratégia digital: o que é e como criar? [GUIA COMPLETO]

2375
0
O que é necessário para se definir uma estrategia digital
O que é necessário para se definir uma estrategia digital

Se você trabalha com vendas online, já deve ter ouvido falar bastante em estratégia digital. No entanto, se ainda não começou a vender de fato em um comércio eletrônico, esse termo pode ser novo. Tenha em mente que a estratégia digital é um ponto muito importante para quem trabalha na internet e, por isso, deve ser bem compreendido.

Se você quer saber como uma boa estratégia digital pode contribuir com o seu negócio, este conteúdo é para você! Preparamos um material super completo explicando o que é estratégia digital e como criar um plano eficiente para a sua marca! 

O QUE É ESTRATÉGIA DIGITAL?

Estratégia digital é um termo muito abrangente e que, em resumo, reúne toda a postura que uma marca adota na internet. Um plano estratégico para o mercado digital envolve o estudo sobre as atividades que a empresa se propõe a oferecer e os objetivos que pretende alcançar. Assim, é possível traçar uma estratégia competitiva para a marca. 

PARA QUE SERVE A ESTRATÉGIA DIGITAL?

A estratégia digital possibilita que uma empresa marque presença na internet da maneira mais assertiva possível. Ou seja, para definir os canais em que estará presente e até mesmo a linguagem que adotará para dialogar com seus consumidores, é preciso estudar o cenário digital e compreender a postura mais adequada. 

COMO DEFINIR UMA ESTRATÉGIA DIGITAL?

De fato, a definição de uma estratégia digital não é uma fácil de ser feita. Isso porque nada é decidido sem um estudo prévio, que deve ser muito aprofundado. O primeiro passo para traçar uma estratégia digital é entender quais são os objetivos da marca. Por esse motivo, a estratégia digital não é algo fixo, que começa com a empresa e segue até o final.

Pelo contrário: conforme um negócio cresce e revê seus objetivos, também deve olhar novamente para a sua estratégia digital. Isso garante que a marca siga coerente em todos os seus pontos de contato com o público, buscando, de fato, as metas traçadas pelos seus gestores. 

ESTRATÉGIA DIGITAL PARA EMPRESAS

O ideal é que todas as empresas que atuam na web tenham uma estratégia digital. Isso faz com que a sua presença seja integrada em todos os canais onde marca presença, como redes sociais, site, e-mail marketing, etc. Quanto mais unidade uma marca tiver, mais credibilidade passa aos seus consumidores.

ESTRATÉGIA DIGITAL PARA REDES SOCIAIS

Uma estratégia digital para as redes sociais envolve as imagens que são publicadas por lá e a linguagem adotada para complementar o conteúdo e para interagir com os usuários. Além disso, é importante pensar em conteúdos complementares para as diferentes redes sociais, de modo que a empresa aproveite o enfoque de cada canal. 

ESTRATÉGIA DIGITAL PARA E-COMMERCE

O comércio eletrônico é o lugar onde as compras são concretizadas e, por isso, deve ser construído tendo como foco a agilidade e a credibilidade. Uma estratégia digital para e-commerce também envolve a criação e a divulgação dos anúncios que têm como objetivo conduzir os consumidores até o canal de vendas. 

PRINCIPAIS TIPOS DE MARKETING

Para criar uma boa estratégia digital, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de marketing. Uma marca pode trabalhar com mais de uma categoria de marketing, e essa escolha depende principalmente do tipo de produto, segmento e público-alvo. Conheça aqui: 

  • Marketing direto: Usa as informações do público para criar mensagens diretas, entrando em contato a partir de e-mail marketing, telefonemas, WhatsApp e SMS;
  • Marketing indireto: É uma forma mais sutil de divulgar a marca, geralmente por meio de utilização de filmes e novelas, em que não vemos o anúncio de forma clara;
  • Marketing social: É o apoio ou patrocínio dado por empresas a grandes eventos sociais e culturais;
  • Endomarketing: É a estratégia de marketing interno, que foca nos colaboradores da empresa;
  • Marketing viral: Tem baixo custo e busca impactar o público de formas não convencionais, para que os próprios consumidores distribuam a mensagem; 
  • Marketing digital: É a principal vertente do marketing atual e tem como canal prioritário o meio digital.

4 PS DO MARKETING PARA A ESTRATÉGIA DIGITAL

O marketing trabalha com quatro variáveis que colocam em voga as características da empresa, proporcionando uma reflexão sobre os principais pontos de contato que devem ser pensados antes mesmo da entrada no mercado. Veja aqui:

  • Praça: Se refere ao local onde o produto será comercializado. Se for uma loja física, por exemplo, deverá conter a região em que o ponto de venda será instalado. No caso de um comércio eletrônico, deverá incluir a logística de entrega; 
  • Preço: Esse ponto se refere ao valor que você irá cobrar do cliente pelo seu serviço ou produto. Mas não só isso: você também deve pensar sobre a forma de cobrança e as estratégias de pagamento; 
  • Produto: Esse ponto é fundamental para pensar nas características do produto que você quer vender. Aqui, deverá pensar nos pontos de diferenciação em relação à concorrência e de que forma o item poderá ser atrativo ao seu público; 
  • Promoção: Este ponto se refere às estratégias de divulgação que você irá utilizar para tornar seu serviço ou produto conhecido. Ou seja, que tipo de publicidade fará para impactar o seu público-alvo. 

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Muito se fala sobre marketing digital e sobre a sua importância para a consolidação das empresas. Mas você sabe exatamente o que é marketing digital? Em uma explicação rápida, marketing digital é o conjunto de estratégias usadas por uma marca para dialogar com os seus consumidores na internet.

As redes sociais, os blogs, os anúncios e os e-mails são usados como ferramentas para estreitar os laços entre uma marca e seu público. Nem sempre o objetivo de uma empresa que recorre ao marketing digital é vender. Se tornar uma referência no mercado e fidelizar o público também são metas recorrentes. 

COMO FUNCIONA A ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL EMPRESA?

Sem dúvidas, o marketing digital apresenta uma série de vantagens para uma empresa, uma vez que, cada vez mais, as pessoas estão presentes na internet. Por esse motivo, mesmo uma empresa que tenha loja física poderá colher benefícios se investir neste tipo de estratégia. Confira aqui os principais pontos positivos do marketing digital:

  • Alcance global: Uma estratégia de divulgação pode alcançar qualquer lugar do globo, se assim for a vontade da marca; 
  • Interação: O marketing digital não é uma técnica de mão única. O receptor da mensagem pode interagir em tempo real, criando um vínculo que poderá conduzi-lo à fidelização;  
  • Métricas: É possível ter acesso às métricas de uma ação digital, podendo aprender com os erros e aplicando os aprendizados nas campanhas futuras.  

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL MAIS USADAS?

Deu para ver que o marketing digital pode trazer bons frutos para as marcas, não é mesmo? No entanto, para aplicá-lo de maneira correta, é preciso conhecer o mercado e dominar as técnicas. Existem algumas estratégias digitais muito usadas por quem quer impactar o seu público e aumentar o seu crescimento online e offline. Descubra aqui:

ESTRATÉGIA DE TOPO DO FUNIL

O topo do funil é a fase inicial, também conhecida como atração. Consiste no primeiro contato das pessoas com a marca e tem como objetivo despertar o interesse. Essa abordagem deve ser de fácil acesso, para que as pessoas se sintam atraídas.  

ESTRATÉGIA DE MEIO DO FUNIL

O meio do funil lida com pessoas que já passaram pela etapa inicial, mas que ainda estão em processo de conhecimento da marca. Por isso, a abordagem não deve focar na venda, mas sim no estreitamento dos laços. 

ESTRATÉGIA DE FUNDO DO FUNIL

O fundo do funil se refere aqueles consumidores que já passaram pelas duas etapas anteriores, ou seja, já foram atraídos pela marca e já têm conhecimento suficiente para passar para a etapa de compra. É aqui que o time de vendas deve entrar. 

Cada etapa do funil exige uma abordagem específica, já que está em um momento diferente em relação ao vínculo com a marca. As estratégias de anúncio podem ser muito eficientes para essa situação, já que é possível segmentar o público e aumentar as chances de impactar as pessoas certas. Clique aqui para aprender a fazer um anúncio perfeito.

 

Artigo anteriorPixel de conversão: o que é? Passo a passo de como utilizá-lo!
Próximo artigoComo melhorar posicionamento no Google? 13 táticas infalíveis
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA