Entenda o que são e para que servem as landing pages

Entenda o que são e para que servem as landing pages

699
0

Quando você faz um anúncio de um produto da sua loja virtual na internet, precisa direcionar o cliente para algum lugar, certo? Por isso é tão importante entender o que são landing pages e como elas podem aumentar a sua taxa de conversão.

Quando o usuário clica no anúncio, ele deve ir para uma página que permita ou facilite a compra. Afinal, ele já é alguém interessado em adquirir o seu produto. E, obviamente, o ideal é reduzir ao máximo a jornada de compra dele, levando-o a efetivá-la bem rápido.

No entanto, as páginas de destino ou de entrada têm inúmeras funções e benefícios. Assim, neste post explicamos o que são landing pages, qual a importância delas, e claro, mostramos como criá-las de forma mais eficiente. Continue a leitura para saber mais!

O que são landing pages e para que servem?

Uma landing page é uma página para a qual o seu cliente é direcionado no seu site após clicar em um call to action (CTA). Ela também pode ser acessada por meio da home ou por um post nas redes sociais.

Quando alguém faz uma busca na internet e encontra como resultado um produto na sua loja, ele precisa ser levado à página certa, onde encontrará o que procura. No entanto, em vez de levá-lo à sua home – na qual teria que encontrar o produto desejado sozinho – o destino será uma página otimizada, em que a compra já pode ser realizada.

As landing pages foram criadas para otimizar a jornada de compra do cliente. Se ele já demonstrou interesse em adquirir um produto por meio da pesquisa na web, o melhor é facilitar a efetivação da compra. Ou seja, o objetivo dessas páginas é aumentar a conversão.

Porém, é bom lembrar que, nem sempre, converter significa comprar um produto. Assim, as landing pages podem ser usadas tanto para as lojas virtuais quanto como complemento de uma estratégia de marketing digital. Dá para fazer a conversão, por exemplo, em um download de um e-book. Depende do objetivo da empresa e do próprio site ou blog.

Como elas ajudam a aumentar a conversão?

A ideia é muito simples. A landing page é uma página com uma identidade visual igual à do seu site, mas com menos elementos. Ela não oferece a mesma diversidade de conteúdos, menus e links.

Dessa forma, só existe uma ação a ser efetivada, que é a conversão. O cliente pode adquirir um produto, fornecer informações de contato, solicitar o retorno da empresa, baixar outro conteúdo etc. Enfim, isso varia de acordo com o objetivo da sua página.

Independentemente do objetivo, quase sempre ela contém poucos elementos. São eles o título, uma descrição objetiva, um formulário (em alguns casos) e um Call to Action – botão com link para a ação desejada.

É devido a essa simplicidade que a landing page funciona. Pois, como não existem distrações ou outras ações possíveis, maior a chance de o usuário clicar no Call to Action. Do contrário, se uma página oferece outras opções, a pessoa pode navegar para outras páginas, prejudicando a conversão.

Qual a importância das landing pages?

O principal motivo para se investir em landing pages são os resultados que elas oferecem. Afinal, a conversão é um dos principais objetivos do marketing digital e ela é bem efetiva em relação a isso. Mas não para por aí! Veja outros motivos que mostram a importância dessa estratégia!

Aumenta o número de leads/clientes

Se a sua loja tem anúncios bons e adequados à sua persona, eles podem gerar muitos cliques. No entanto, isso não quer dizer que eles se tornem clientes de fato ou leads. Esses usuários podem se interessar por outras coisas no seu site ou por nada.

Em uma landing page, a pessoa pode até se arrepender e sair da página, mas ela não será desviada para outro lugar. O Call to Action é a única opção que ela tem, ficando mais propícia a se tornar um lead ou efetivar uma compra. Assim, a possibilidade do seu número de visitantes corresponder a quantidade de leads ou clientes é muito maior.

Permite conhecer o comportamento do usuário

Se a sua landing page tem um formulário, essas informações – como nome, localização, e-mail, idade, profissão – podem ajudar você a entender melhor quem são seus clientes em potencial. Dessa forma, pode direcionar melhor os seus anúncios e campanhas, que se tornam bem mais precisos.

Mesmo que não exista um formulário, o próprio fato de as pessoas clicarem em um anúncio e entrarem na página, já dá um indicativo do que é mais efetivo para o seu público. Você pode entender, inclusive, se a pessoa precisará de mais conteúdos – como um e-mail marketing – para concretizar a compra.

Ajuda a reduzir custos com marketing

Como já dissemos, uma landing page, naturalmente, aumenta a taxa de conversão em vendas. Isso é muito importante, tendo em vista que os anúncios de Adwords são cobrados quando uma pessoa clica nele e não quando a compra é efetivada. Ou seja, ao adotar esse tipo de página, você pode reduzir o seu orçamento para os anúncios, obtendo o mesmo resultado, ou gerar mais vendas, investindo o mesmo valor.

Como criar landing pages eficientes?

Agora que você já sabe o que são landing pages, deve estar se perguntando como criá-las, não é mesmo? Já mencionamos que elas são simples. Mas também precisam ser atraentes. Sendo assim, é preciso encontrar o equilíbrio entre objetividade e atratividade. Para tanto, confira algumas dicas:

  • crie títulos informativos e vendedores;
  • não inclua elementos, como menus, que desviem a atenção do usuário;
  • deixe a proposta clara, bem-definida;
  • utilize um Call to Action objetivo;
  • adote um layout leve, para facilitar o carregamento, e responsivo, para ser visualizado em diferentes formatos de tela;
  • use imagens e ícones atrativos e de fácil reconhecimento;
  • faça um teste A/B para comparar resultados de landing pages diferentes.

Aprender o que são landing pages é o primeiro passo para adotá-las na sua estratégia. Elas são boas aliadas para aumentar os resultados da sua loja virtual. Vale a pena conhecer um pouco mais e investir nessa importante ferramenta!

Gostou de saber o que são landing pages? Quer conferir mais conteúdos sobre marketing digital e a gestão do seu e-commerce? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Artigo anteriorComo calcular taxa de conversão de vendas no e-commerce
Próximo artigoSaiba o que mais vende na internet!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA