Composto de marketing: 4 Ps de marketing para o seu negócio

Composto de marketing: 4 Ps de marketing para o seu negócio

2893
0
O que é Marketing ?
O que é Marketing e como utilizar em sua loja virtual

O poder do marketing composto é como aquele comercial de xampu em que alguém conta a dois amigos e conta a dois amigos e assim por diante.

Tudo é igual, na medida em que você fornece um serviço excepcional e um produto de alta qualidade e trata seus convidados como as pessoas mais importantes.

Mas afinal, o que é composto de marketing? Qual a função dos 4 Ps de marketing para os negócios? Aprenda aqui tudo sobre esse assunto e como aplicá-lo!

O QUE É O COMPOSTO DE MARKETING?

O composto de marketing nada mais é que um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma de como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar os consumidores a procurar seu produto, para que a meta de venda do produto seja alcançada junto com o mercado alvo. O composto de marketing permite desenvolver o programa de marketing de uma empresa.

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS PRESENTES NO COMPOSTO DE MARKETING?

Os elementos-chave de qualquer plano de marketing bem-sucedido incluem os conceitos de produto, preço, local e promoção, também conhecidos como os quatro Ps do marketing. O mix de marketing dos quatro Ps funciona como um guia para ajudar o gerente de marketing a desenvolver com sucesso uma estratégia para promover produtos e serviços aos clientes.Vamos conhecê-los agora:

PREÇO

Se trata de uma quantia monetária cobrada por um bem ou serviço, é o que se abre mão para poder ter um produto ou serviço. Serve como medida para avaliação entre diferentes alternativas de produto e que mostra a qualidade do mesmo.

O processo de definição de preço para o produto incluindo descontos, financiamento, tem impacto não só financeiro, mas psicológico também.

A definição do preço de um produto deve ter em conta o valor criado para o consumidor, mas, no entanto, há empresas que produzem produtos com qualidade, mas com pouco valor para o cliente essa lógica se define em preços baseados em custos. Duas formas de definir o preço são:

PREÇO CUSTO-MAIS

É estabelecido acrescentando, aos custos de produção, uma margem de lucro fixa, ou uma percentagem desses mesmos custos;

PREÇO MARK-UP

Consiste no cálculo do preço do produto através de uma percentagem sobre os custos ou sobre o preço de venda, que permita fazer face aos custos correntes e atingir determinada taxa de retorno, pré-definida pela empresa.

Na verdade, o preço é usado como isca para a pessoa comprar o produto em questão, neste caso o preço é direcionado a quanto o cliente quer pagar para realizar a compra daquilo que precisa ou deseja, o produto pode ter o preço que o consumidor quer pagar.

PRAÇA

Para escolher uma praça de distribuição de forma estratégica é necessário avaliar diversos fatores:

LOGÍSTICA

A logística é um dos fatores de competitividade mais importantes para as empresas, pois a logística determina a velocidade de entrega e a capacidade da empresa atender aos clientes, com os quesitos: tempo, qualidade e integralidade.

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO

O canal de distribuição também revela diversos fatores como: tempo, custo e estratégia de trajetória, pois a trajetória do canal de distribuição escolhido determinará a velocidade de atendimento, o custo para a empresa e em consequência a cobertura e a qualidade dos processos.

Não se pode esquecer que os canais de distribuição devem ser bem escolhidos.

PROMOÇÃO

A promoção é o gatilho que leva as pessoas a realizarem compras, ao destacar um ou mais produtos, promoções como leve 3 e pague 2, por exemplo descontos de 50%, 60% também são bem atraentes para clientes, você busca uma forma de chamar a atenção para aquele, produto que você quer destacar, inserir acessórios na venda também é um bom atrativo.

Algumas lojas disponibilizam um quadrinho onde você digita o quanto o cliente quer pagar e faz uma análise e depois oferece um preço próximo ao que ele pediu, com facilidades de pagamento em até 10 vezes sem juros no cartão.

QUEM CRIOU O COMPOSTO DE MARKETING?

Um especialista em marketing chamado E. Jerome McCarthy criou os 4Ps de marketing na década de 1960. Essa classificação tem sido usada em todo o mundo. As escolas de administração ensinam esse conceito nas aulas básicas de marketing. 

Os 4Ps de marketing também são a base da ideia de mix de marketing. A fórmula dos 4 Ps é um conjunto de pontos de interesse para que as organizações possam  ter sua atenção e conseguir o seu objetivo de marketing.

Os 4 Ps são resultados da simplificação de doze elementos que constituem o marketing e usam somente as variáveis básicas que são Produto, Praça e Promoção.

Produtos são todos os que se refere aos bens e serviços que uma empresa disponibiliza ao mercado alvo, para a atenção de compra ou consumo, sempre levando em conta a satisfação e a necessidade do cliente e corresponde um conjunto de benefícios e com elementos tangíveis e intangíveis tenho como resultado na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando ele realiza uma compra.

Neste pacote se encontram também bens, serviços, ideias, pessoas, organizações ou a combinação de alguns ou de todos. Conheça os níveis de produto:

PRODUTO CENTRAL OU BÁSICO

É quando corresponde aos benefícios procurados pelo consumidor quando compra um produto.

PRODUTO REAL

É o resultado da transformação de benefícios básico em um produto real, através de características como qualidade, marca, característica, estilo e embalagem.

PRODUTO AMPLIADO OU AUMENTADO

Corresponde serviços e benefícios adicionais, acrescentando aos produtos básico e real, serviços pós-venda, entrega ao domicílio, crédito, instalação e garantia.

Uma observação, produtos de consumo e produto industrial os produtos de consumo são para o uso pessoal, essa classificação de produtos de consumo também inclui:

PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA 

São produtos comprados frequentemente, com preço baixo, pouco esforço financeiro do consumidor.

PRODUTOS DE COMPRA COMPARADA

Os compradores estão dispostos a dispensar uma quantidade significativa quantidade de tempo e dinheiro na procura de uma avaliação desses produtos comparando alternativas em termos e qualidade, preço, estilo e adequação.

PRODUTOS DE ESPECIALIDADE

São bens onde os consumidores estão dispostos a pagar um valor alto e para adquirir por apresentar uma característica única exclusiva, envolve maior esforço e maior risco.

PRODUTOS INDUSTRIAIS

Os produtos industriais são classificados assim:

MATERIAIS E PARTES

São constituídos de matéria prima que se tornam parte do produto final, através de do seu processamento ou componentes ou de produtos manufaturados onde se inclui materiais componentes, passíveis de futuro processamento.

ITENS DE CAPITAL  

São produtos de construções, instalações, equipamentos o equipamento acessórios ferramentas, equipamentos portáteis.

FORNECIMENTO E SERVIÇOS

São produtos conhecidos como operacional papel, lubrificantes material de reparação são tintas, pregos, etc. serviços de reparação são manutenção de computadores, ou serviço de aconselhamento consultorias, publicidade, etc.

APLICANDO OS 4PS NA SUA LOJA VIRTUAL

Utilizando os 4 Ps em sua loja seu produto será procurado pelo cliente e assim, você poderá fazer boas vendas com esse método.

  • Faça um planejamento;
  • Faça uma análise no seu orçamento de investimento.Consulte os valores de suas despesas;
  • Faça uma pesquisa de valores dos produtos com os concorrentes;
  • Faça uma pesquisa de preço dos seus produtos com os clientes;
  • Escolha os produtos chaves;
  • Faça a alteração de preços dos produtos chaves;
  • Faça seu cliente receber seu produto de maneira direta e rápida;
  • Destaque a promoção na sua loja;
  • Avise seus clientes cadastrados sobre a promoção dias antes;
  • Destaque mais o cliente mais frequente e o que não compra, mas pesquisa na sua loja;
  • Ao final faça uma nova análise e veja os resultados.

Após toda a explicação sobre o composto de marketing, você agora já pode fazer um planejamento na sua loja e utilizar esse método para aumentar suas vendas.

Artigo anteriorComo ser um bom empreendedor: 7 dicas para o sucesso
Próximo artigoDesign Responsivo: o que é e como aplicar? Veja as técnicas!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA