Cronograma de marketing: como montar?

Cronograma de marketing: como montar? [GUIA COMPLETO]

4865
0
O que é Marketing ?
O que é Marketing e como utilizar em sua loja virtual

Quem é empreendedor digital sabe que para um negócio prosperar na internet é fundamental criar um planejamento de comunicação. Infelizmente, não existe a menor possibilidade de um negócio ter sucesso na rede sem aplicar estratégias de marketing digital.

O ambiente online carrega consigo muitas características específicas e diferentes das encontradas no mundo offline. Isso faz com que o mercado digital seja alvo de estudo por parte dos profissionais do marketing. 

Se você tem interesse em saber o que pode fazer para consolidar o seu empreendimento na web, continue lendo esta publicação. Vamos explicar tudo sobre cronograma de marketing digital e como você pode aplicar no seu negócio. 

O QUE É UM CRONOGRAMA DE MARKETING?

Mas afinal, o que é um cronograma de marketing? O cronograma de marketing é o resultado de um conjunto de teorias sobre vendas de produtos online. Na prática, essas teorias são aplicadas como estratégias para alavancar as vendas de um negócio. 

Para que os resultados esperados sejam alcançados, é muito importante que o gestor do comércio eletrônico monte um cronograma de marketing digital e o siga com atenção. Esse cronograma nada mais é do que um documento que serve para controlar as atividades e os passos que serão executados.

COMO MONTAR UM CRONOGRAMA DE MARKETING?

Se você tivesse que montar um cronograma de marketing agora, você saberia por onde começar? Muitos gestores entendem sobre a necessidade de ter um controle de marketing digital, mas não conseguem criá-lo ou, mais do que isso, aplicá-lo no dia a dia do negócio. 

Para que você tenha êxito nessa etapa tão importante da sua empresa, nossa dica é que siga os passos abaixo e que crie metas realistas. Confira:

PASSO 1: DEFINA O OBJETIVO DA CAMPANHA

A primeira coisa que você deve ter em mente para criar um cronograma de ações de marketing é que você deve ter um objetivo. Ou seja, deve saber onde é o começo e onde é fim da sua campanha de marketing digital. 

Uma campanha de marketing digital pode ter vários objetivos e ser desenvolvida com vários propósitos como, por exemplo, alavancar por um determinado produto. Esta definição fará com que sejam traçadas ações necessárias para alcançar a meta.

PASSO 2: DIFERENCIE O OBJETIVO PRINCIPAL DOS OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

Uma campanha de marketing pode – e deve – ter mais de um objetivo. No entanto, para que as ações não percam o foco e para que os esforços não se colidam, é necessário diferenciar o objetivo principal dos objetivos secundários.

Isso fará com que a equipe saiba exatamente no que focar e em quais momentos deve priorizar cada ação. Independente dos objetivos serem principais ou secundários, os prazos estabelecidos devem ser seguidos com rigor. 

PASSO 3: DEFINA METAS PARA CADA UM DOS OBJETIVOS

Depois de já ter definido cada um dos objetivos, os quebre em objetivos menores, de forma que seja possível atribuir datas para a realização de cada tarefa. Todas estas definições deverão estar em seu cronograma de marketing digital, por isso procure avaliar se estas datas poderão ser cumpridas pela sua equipe. 

PASSO 4: PRODUZA UMA PLANILHA COM ESSES DADOS

Crie uma planilha com os objetivos, as metas menores e as pessoas da equipe se comprometerão com cada uma das tarefas. É importante que todas estas pessoas tenham acesso ao documento, assim conseguem acompanhar as ações necessárias e os prazos traçados.

PASSO 5: DEFINA AS ESTRATÉGIAS PARA CADA CANAL A SER UTILIZADO

Enquanto você estiver preparando o cronograma de ações de marketing, pense quais serão os canais adequados para cada tipo de ação. Cada vez mais, o público quer conteúdos diferentes em cada uma das redes. Fazer isso de forma integrada é um desafio que pode trazer bons frutos.

PASSO 6: DEFINA OS RESPONSÁVEIS CONFORME O ORÇAMENTO

Provavelmente você não executará o seu cronograma de marketing sozinho. Para ter sucesso e alcançar os objetivos, é importante que você defina a equipe responsável por cada parte. Para não ter que recalcular a rota durante a execução, é importante que desde o início você leve em conta o orçamento disponível.

PASSO 7: PARTA PARA A EXECUÇÃO

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Controle todas as ações realizadas e siga o seu cronograma de marketing digital. Atualize a planilha e cobre que sua equipe cumpra os prazos que ela se responsabilizou. 

PASSO 8: COLETE FEEDBACK

O feedback é fundamental para que um projeto seja bem executado. Você não precisa ouvir os feedbacks apenas no final da campanha. Pelo contrário, saiba escutar seus colaboradores. Eles têm conhecimento sobre o negócio e podem ajudá-lo a traçar metas realistas. 

PASSO 9: REALIZE O ACOMPANHAMENTO CONSIDERANDO O FEEDBACK E FAÇA AJUSTES

Quanto mais você pensar em cada etapa do cronograma de ações de marketing, mais perto estará de alcançar o êxito em cada tarefa. No entanto, saiba que em alguns momentos terá que ajustar prazos e ações. Isso é normal. 

DEFINA UM OBJETIVO PARA A SUA CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL 

Para que o seu cronograma de marketing digital seja bem fundamentado, em primeiro lugar você deve pensar nos objetivos que busca com a campanha. Dois comércios eletrônicos do mesmo segmento podem ter intenções diferentes, já que podem estar em momentos distintos da sua trajetória ou terem construído relações diferentes com o público-alvo.

Confira aqui alguns objetivos possíveis de serem alcançados com um cronograma de campanha:

1) Gerar leads, ou seja, conversões para uma lista de e-mails;

2) Lançar determinado produto ou serviço;

3) Fidelizar os clientes.

Para cada um destes objetivos, você terá que desenvolver uma ação diferente no seu cronograma de marketing. Por isso que é tão importante definir estes pontos antes de iniciar o planejamento das ações. 

OS 4 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA O BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING

Um bom planejamento de marketing funciona como um guia para as ações de vendas da empresa. Existem quatro etapas fundamentais para a boa execução dessa atividade. Elas podem (e devem) ser vistas de tempos em tempos. Assim você não corre o risco de se afastar da essência do seu negócio. 

1- IDENTIFICAR A POSIÇÃO OCUPADA E A POSIÇÃO QUE DESEJA OCUPAR

Para que você saiba onde se quer chegar, primeiro precisa compreender onde está neste exato momento. Reflita as razões que o conduziram até o ponto onde se encontra e estabeleça metas para saber onde quer chegar.

2- IDENTIFICAR UM CAMINHO PARA ATINGIR O OBJETIVO

Após estabelecer essas metas, você precisará se questionar sobre o caminho que vai perseguir para alcançá-las. Para torná-las mais realizáveis, o ideal é pensar em ações específicas.

3- IDENTIFICAR NECESSIDADES E DESEJOS DOS CLIENTES

Saber o que seus clientes procuram e desejam é um bom caminho para enxergar o impacto do seu próprio negócio na vida deles. Tenha contato com clientes antigos e atuais e se esforce para compreender as expectativas deles. 

4- ESTABELECER PRAZOS E METAS RAZOÁVEIS

Os prazos e as metas são mais do que cobranças. Eles são o norte do seu negócio e, se bem pensados, podem conduzi-lo com segurança pelo caminho que pretende percorrer. Por isso, pense bem nas datas que estabelece para cada meta. Prazos que não são realistas tendem a gerar frustração. 

Agora você já está preparado para montar cronograma de marketing digital? Esses passos podem ajudá-lo muito na construção de uma marca bem-sucedida. Se você se interessa pelo tema, conheça nossas dicas de marketing para o Instagram.

Artigo anteriorDigital Influencer: o que é e como usar para as vendas do e-commerce
Próximo artigoComo funciona mala direta? Conheça as vantagens e veja como investir
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA