Como gerar boleto

Como gerar boleto

2329
0
Como gerar boleto - D Loja Virtual
Como gerar boleto

Leia nesse artigo dicas e informações sobre como gerar boletos para pessoas físicas. Saiba tudo sobre a opção de gerar boleto para vender mais em sua loja virtual.

 

Existem diferentes formas de pagamento que podem ser oferecidas em seu e-commerce. Você já deve saber que quanto mais opções os consumidores virtuais tiverem, mais chances existem deles adquirirem os produtos da sua loja virtual. Com outros fatores, como prazo de entrega, preço do frete e da mercadoria, além de qualidade, é um dos requisitos mais levados em consideração.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

No entanto, entre tantas maneiras de pagar por um produto, o boleto bancário se destaca de algumas formas. Mesmo sendo o método mais simples e, por isso, podendo ser considerado por muitas pessoas menos desejado, a verdade é que existem muitas vantagens em oferecer como método de pagamento o boleto bancário.

Uma das razões para isso é o fato de que ao vender com boleto, o empreendedor virtual possui menos custos em relação a outras modalidades. Lembre-se que oferecer pagamento por meio de cartão de crédito, transferência bancárias, etc, exige o pagamento de taxas. Devido a esse custo menor, os lojistas podem oferecer preços promocionais a quem decide pagar com boleto.

Gastos reduzidos com a geração do boleto

De acordo com o caso, o desconto pode ser realmente alto e isso aumenta em muito as chances do consumidor pagar o valor integral. Bom para o seu cliente que vai gastar menos com o produto adquirido e bom para você que além de receber o valor integral terá gastos reduzidos com a geração do boleto.

Porém, a situação está mudando para as lojas virtuais que estavam acostumadas a gerar boleto através do seu banco. Isso porque até pouco tempo era possível gerar boletos bancários sem registro. Ou seja, o lojista virtual emitia o boleto e apenas se o cliente o pagasse ele teria que pagar uma taxa ao banco pela emissão.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Essa modalidade se chama boleto bancário sem registro. O seu ponto negativo é que ele podia ser adulterado e o dinheiro da compra ser encaminhado a outra conta. Desse modo, o vendedor ficava sem receber pela mercadoria vendida. Por conta disso, os bancos receberam a instruções da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos de que não pode mais haver a emissão de boleto sem registro.

Como gerar boleto sem aumentar os custos para loja virtual

O objetivo da medida imposta pela Febraban é o de reduzir o número de boletos falsificados. Embora se trate de uma medida de segurança, o problema para o comércio eletrônico é que o boleto com registro, a única modalidade aceita a partir de 2017, exige uma cobrança sobre cada boleto gerado, seja ele pago ou não.

Sabe-se que o número de consumidores online que geram boletos bancários em lojas virtuais e por fim não o pagam, pois desistem da compra, é grande. Isso significa que mesmo os boletos não pagos pelos clientes exigem o pagamento de uma taxa relativamente alta por parte do lojista para o seu banco.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Cobrança pode inviabilizar para muitos empresários de e-commerce a oferta do pagamento por boleto aos seus clientes

Essa cobrança pode inviabilizar para muitos empresários de e-commerce a oferta do pagamento por boleto aos seus clientes, o que por consequência, afetaria também as suas vendas, as quais seriam reduzidas. Mesmo que muitas pessoas gerem o boleto e não o paguem, outras tantas realmente optam pelo pagamento com boleto e realizam o pagamento de forma adequada.

Mas nem tudo está perdido, uma vez que os empreendedores virtuais podem contratar as intermediadoras de pagamento que disponibilizam a modalidade de boleto bancário para continuarem com a opção as seus clientes. Além disso, está aumentando o número de sites que oferecem o serviço de emissão de boletos.

Possibilidade de gerar boleto para os clientes de lojas virtuais

O diferencial desse tipo de serviço é contar com a possibilidade de gerar boleto para os clientes de lojas virtuais sem burocracia e com preços mais vantajosos. Alguns desses serviços são até mesmo gratuitos. Mas como a oferta já é grande é importante pesquisar bem todos eles e escolher o que mais combina com as suas necessidades.

Além disso, muitos desses serviços oferecem ferramentas extras para ajudar a gerir as finanças do seu e-commerce, nesse caso, pode ser preciso pagar por um plano. Para aferir bem esses serviços e contratar o melhor para você, não se esqueça de comparar o valor das taxas e o custo da ferramenta em relação as suas funcionalidades.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Outras dicas é verificar quais as regras para o repasse do valor dos boletos pagos, como funciona o suporte do serviço para responder possíveis dúvidas e resolver possíveis problemas, bem como quais os mecanismos de segurança e quais são as funções avançadas pelas quais você vai pagar.

Gerir boleto bancário: é importante para o seu negócio?

Já que em tempos de crise financeira os consumidores virtuais costumam aproveitar, principalmente, as modalidades de pagamento que oferecem o preço mais baixo, podem ser realmente valiosas para o seu negócio buscar alternativas para manter a oferta de boleto na sua loja virtual.

Nesse ponto, você também deve avaliar se os produtos que dispõe no seu e-commerce podem contar com descontos vantajosos a ponto de tornar o boleto bancário a melhor opção para os seus clientes. Por mais que se diga que é importante oferecer uma grande variedade de formas de pagamento, por outro lado, é preciso ponderar se isso vale especificamente para o seu nicho de mercado.

Ou seja, embora existam regras que pareçam servir para todo o comércio eletrônico, a verdade é que há segmentos de mercado que podem não se encaixarem no que é melhor para a grande maioria. Para averiguar de forma mais eficiente esse ponto é imperativo saber quais são todas as vantagens que o boleto bancário oferece para as suas vendas.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Além de ser uma forma de pagamento que pode receber bons descontos, muitas pessoas escolhem essa modalidade simplesmente porque não possuem cartão de crédito. Há também quem não confie nos mecanismos de segurança da internet e mesmo possuindo cartão de crédito preferem não o utilizar em transações online.

Para garantir, portanto, um maior número de vendas, caso você opte por não oferecer o boleto, é preciso mostrar para os seus clientes que o seu e-commerce conta com segurança para que eles realizem as suas compras.

Uma forma de garantir isso é com os selos de segurança. Para obtê-los, é necessário cadastrar a sua loja virtual no site do selo e seguir as suas instruções. Para atestar a confiabilidade do seu negócio esses selos costuma fazer verificações em sua plataforma.

Artigo anteriorO que é e como usar o ValeJunto
Próximo artigoLegislação sobre o funcionamento de lojas virtuais
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA