Pixel de conversão: o que é? Passo a passo de como utilizá-lo!

Pixel de conversão: o que é? Passo a passo de como utilizá-lo!

964
0

Se você faz anúncios no Facebook, mas não tem o retorno esperado, está gastando dinheiro à toa. Para aproveitar o que este tipo de divulgação pode oferecer ao seu negócio, o ideal é rever sua estratégia. Para isso, uma boa ideia é contar com o pixel de conversão, que é um bom auxiliar para gerar vendas e melhorar o desempenho de seu e-commerce!

Se você nunca ouviu falar em pixel de conversão, não se preocupe! Existem tantas ferramentas disponíveis na área de comércio eletrônico que é impossível conhecer todas. Para ajudá-lo a otimizar sua presença digital, criamos esse material cheio de informações sobre o pixel de conversão. Continue lendo e descubra tudo! 

O QUE SÃO PIXELS?

O pixel é o menor componente de uma imagem digital. Ou seja, podemos compará-lo a um átomo da tecnologia. Cabe destacar que, na prática, o termo pixel depende muito do contexto em que é usado, já que pode se referir a mais de uma coisa. 

No caso dos anúncios, pixel são códigos inseridos na página da web, com o objetivo de oferecer resultados valiosos. Com uma instalação rápida e exata, é possível ter conhecimento, por exemplo, sobre o perfil do público que acessa um determinado site. 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PIXEL?

Existem duas formas de pixel que são extremamentes relevantes para quem trabalha com comércio eletrônico: o pixel de conversão e o pixel de remarketing. Cada um deles atua de forma diferente e, por isso, as suas especificidades devem ser entendidas. Saiba mais a seguir:

PIXEL DE CONVERSÃO

O pixel de conversão nada mais é do que um código de programação que permite a aplicação de uma série de funções que contribuem para o sucesso de um anúncio no Facebook. Esse código é adicionado em cada página, de forma que seja possível identificar as pessoas que acessam aquele endereço na web. 

PIXEL DE REMARKETING

O pixel de remarketing, por sua vez, é conhecido por proporcionar a customização da audiência. Ou seja, este código é ideal para quem tem como objetivo a criação de um público com base nas pessoas que já conhecem a sua marca e já visitaram o seu site. Neste caso, o pixel deve ser instalado uma única vez em qualquer página do e-commerce.

O QUE É PIXEL DE CONVERSÃO?  

Se o seu objetivo é melhorar a qualidade dos seus anúncios no Facebook, o ideal é recorrer ao pixel de conversão. Trata-se de um pequeno código de programação em JavaScript através do qual é possível otimizar, mensurar e segmentar os públicos para as campanhas no Facebook. Além disso, também pode-se verificar a eficácia de cada anúncio. 

Podemos comparar o pixel de conversão a um porteiro, que é responsável por identificar quem entra e sai do seu site, sem impedir a entrada. O pixel de conversão é um código de computador colocado em cada página, marcando cada usuário. Esses dados são enviados para o Facebook, que usa as informações para otimizar suas campanhas na rede social.

COMO FUNCIONA UM PIXEL DE CONVERSÃO?

O pixel de conversão é uma das ferramentas mais importantes para a otimização de campanhas no Facebook. Afinal, possibilita entender o comportamento do usuário em relação ao anúncio, ou seja, se realizou as ações desejadas para a geração de lead ou para a conversão em vendas.

A partir dessas informações, é possível criar campanhas de remarketing, que são aqueles anúncios que aparecem para as pessoas que já demonstraram interesse em algum tipo de produto. Além disso, a partir dos resultados, dá para excluir aqueles que não se interessaram por sua loja, evitando gastos desnecessários.

Uma estratégia de remarketing é muito importante para aumentar as suas conversões. Afinal, sabe-se que grande parte dos consumidores costuma retornar diversas vezes a um site antes de efetivar a compra. Desta maneira, o remarketing é uma estratégia para relembrar as pessoas sobre seu produto ou marca.

É preciso destacar que essa ação não deve ser entendida como phishing, ou seja, a captura de dados de uma pessoa por um site, que é uma prática ilegal. Você, como empresa, não tem acesso às informações do usuário, como nome e e-mail. Os dados de acesso são usados apenas pelo Facebook para a otimização das suas campanhas.

POR QUE USAR PIXEL DE CONVERSÃO?

A principal motivação para usar um pixel de conversão é a melhoria dos resultados de divulgação do seu comércio eletrônico. Afinal, com essa técnica é possível impactar um público que tem sintonia com a sua proposta, o que, na prática, significa uma economia de tempo e de dinheiro. 

Além disso, o pixel de conversão também oferece a redução do custo com clique, porque tem a capacidade de entender qual é o perfil do público que mais clica em seus anúncios. Assim, poderá direcionar a campanha aos usuários com este padrão

COMO CRIAR UM PIXEL DE CONVERSÃO?

Antes de explicar como gerar um pixel, é importante saber o que é evento, termo muito utilizado dentro deste contexto. Evento é cada ação que uma pessoa realiza em seu site, como, por exemplo, adicionar um produto ao carrinho ou à lista de favoritos. Os eventos são visualizados no gerenciador de negócios da rede social. Agora vamos aos passos! 

ABRIR O GERENCIADOR

Para começar, você deve abrir o gerenciador do Facebook, clicar em “criar anúncios” e selecionar a palavra “pixel”. Se não encontrá-la, poderá procurar no campo de busca. 

CRIAR PIXEL

Neste momento, será aberta uma tela de criação de pixel para Facebook. Em seguida, será necessário clicar em “criar um pixel”, dando um nome para ele. 

AVANÇAR

Depois disso, você terá que avançar conforme o indicado pelo aplicativo. Só pode ser criado um pixel para cada conta de anúncio.

INSTALAR

Por fim, será aberta uma janela oferecendo duas opções de instalação: “usar uma integração ou gerenciador de tags” e “copiar e colar o código”. A primeira alternativa exige uma ferramenta de automação. Por isso, vamos explicar a segunda, que é manual. 

Ao selecionar a opção “copiar e colar o código”, aparecerá o código referente ao pixel de conversão. Agora será hora de inserir esse pixel. Falaremos disso a seguir. 

COMO INSERIR O PIXEL DE CONVERSÃO EM SEUS ANÚNCIOS?

Nesse momento, você já terá o pixel de conversão do Facebook copiado em seu computador e terá apenas que inseri-lo no HTML das páginas escolhidas do seu comércio eletrônico. Essa parte depende bastante da sua plataforma de e-commerce, mas a tendência é que todas sigam um padrão semelhante. Confira as orientações:

COLAR O CÓDIGO NO SITE

Para concretizar a incorporação do pixel de conversão, você deverá colar o código HTML no cabeçalho do site. Cerca de 20 minutos depois de instalado, o Facebook já apresentará no gerenciador um relatório com os resultados obtidos pela utilização dos pixels de conversão.

QUAIS AS VANTAGENS DE USAR OS PIXELS DE CONVERSÃO?

É provável que você já tenha entendido a importância do pixel de conversão, mas queremos destacar as principais vantagens dessa ferramenta no dia a dia de seu site. Vale lembrar que o código é gratuito para as empresas que já anunciam no Facebook. 

1. AUMENTAR A CONVERSÃO EM VENDAS

Ao rastrear e comparar o comportamento dos usuários, o pixel direciona os anúncios de acordo com as preferências do público. Dessa forma, a chance de alguém efetivar uma compra ao visualizar um anúncio é bem maior.

2. OTIMIZAR AS CAMPANHAS

Ao utilizar o pixel, os anúncios podem ser direcionados de forma mais eficaz, evitando gastos desnecessários com o envio para pessoas que não se interessam pelo seu produto. Essa otimização representa economia e amplia os resultados alcançados com as ações de marketing digital.

3. FAZER REMARKETING

Em uma mesma ferramenta é possível otimizar as conversões e fazer remarketing. O pixel identifica o comportamento de cada usuário, reenviando anúncios direcionados de acordo com o funil de vendas. Dessa forma, as campanhas podem ser mais eficientes.

4. MENSURAR AS AÇÕES DE MARKETING

Com o pixel, é possível visualizar relatórios completos sobre a atividade do consumidor e a efetividade das campanhas para a conversão. Ele ajuda, ainda, a calcular o ROI do e-commerce e a criar personas mais próximas do consumidor real.

COMO ESCOLHER EM QUAL PÁGINA INSERIR O PIXEL?

Tenha em mente que você pode incluir o pixel em qualquer página do seu site mas, se você quer dialogar com os usuários que já realizaram ações em seu comércio eletrônico, como compras, por exemplo, deverá escolher as páginas apresentadas depois de uma ação. 

Assim, você terá maiores chances de impactar um público que já fez conversões em seu e-commerce, e não que apenas navegou por ele de forma passiva, sem concretizar nenhuma ação. Tendo isso em vista, pode ser interessante incluir o código na página seguinte à confirmação da compra. 

O QUE SIGNIFICA PIXEL NO FACEBOOK?

Muitas pessoas que não conhecem o termo pixel de conversão se referem a ele como pixel no Facebook. No entanto, as duas expressões se referem à mesma coisa. Em resumo, o pixel no Facebook é o código gerado pela rede social para a adequação das campanhas conforme o perfil dos usuários que acessam o site.

Com ele, é possível direcionar os anúncios ao público indicado, aumentar o número de vendas do comércio eletrônico e ter acesso aos resultados das campanhas, de forma que seja possível entender o impacto dos anúncios realizados. 

COMO INSTALAR O PIXEL NO FACEBOOK?

Vale saber que a instalação do pixel não ocorre no Facebook, mas no próprio site do e-commerce ou no Google Ads. O que o Facebook faz é gerar um código que deve ser incorporado ao HTML da página desejada. Para ter acesso ao código do pixel, é preciso acessar o gerenciador do Facebook e ir na seção “criar anúncios”. 

COMO INSTALAR O PIXEL DE CONVERSÃO NO GOOGLE ADWORDS?

Da mesma forma como o Facebook dispõe tem um pixel para os anúncios, o Google Ads também tem. Nesse caso, terá que acessar a sua conta do Google Ads, clicar na engrenagem e ir em conversões, onde poderá adicionar o pixel. No final da página estará o bloco de código, que deverá ser copiado e colado no HTML do seu e-commerce. 

Gostou deste conteúdo? Sem dúvidas, o pixel de conversão pode contribuir muito para os resultados do seu comércio eletrônico. Se você quer aprender mais, leia este material que explica como criar uma boa campanha no Google Ads!

Artigo anteriorComo revender cosméticos e ganhar dinheiro? [Guia Completo]
Próximo artigoEstratégia digital: o que é e como criar? [GUIA COMPLETO]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA