Marketing de Atração nas Redes Sociais

Marketing de Atração nas Redes Sociais

628
0

As redes sociais são uma das principais ferramentas se você pretende fazer marketing de atração (em inglês inbound marketing) no seu negócio. Elas são essenciais para você vender seu conteúdo e para manter um relacionamento de qualidade com seus clientes.

Fundamentos do marketing de atração

O marketing de atração e uma estratégia de marketing que surgiu nos Estados Unidos, nos anos 2000. Ele consiste em fazer com o cliente seja atraído pela sua mensagem, seu conteúdo. O cliente se interessa por você, seu conteúdo, e acaba comprando seus produtos. Isso é uma inversão do marketing tradicional, onde você divulga seu produto buscando as vendas. No inbound marketing você oferece seu conteúdo, e o cliente vai pedir pelo seu produto.

Um dos principais pontos para o marketing de atração funcionar é que você precisa se firmar como uma referência em seu meio. Isso vai facilitar não só a primeira etapa da venda, mas também aumentar a confiança que o cliente tem com você.

O marketing de atração é baseado em quatro passos de venda: atração, conversão, fechamento e encantamento. As redes sociais têm importância em todos eles, principalmente na parte de atrair o cliente.

A atração nas redes sociais

O primeiro passo do marketing de atração. Você precisa atrair o cliente até você, fazer com que ele o conheça e descubra seu conhecimento na área. As redes sociais podem ser vitais para isso.

Se você tem um blog ou vídeo, pode usar suas redes sociais para replicar seu conteúdo. É preciso que o usuário sempre encontre o material que você produz, seja no Facebook, Twitter ou outras redes sociais. Você pode pinçar pequenos comentários e colocar de maneira direta, com uma imagem com uma frase, ou um vídeo curto (até 15 segundos). Esses podem ser inseridos até no Instagram.

O objetivo aqui é que o usuário conheça você e seu trabalho, então também é interessante divulgar material relacionado a você. Deu uma entrevista, participou de um vídeo? Deixe o link em sua página. As redes sociais são um importante canal para que os clientes saibam que você é conhecido e respeitado nos meios de comunicação ou entre os outros especialistas. Use isso em seu próprio benefício.

A Conversão nas redes sociais

Durante a etapa de conversão do marketing de atração, você deve conversar com o cliente, se aproximar dele e fazer com que o mesmo o veja como a solução para seu problemas. É a hora de se mostrar relevante, de confirmar todas as qualidade que você transparece na fase de atração.

Interaja com seu público nas redes sociais. Peça comentários, faça enquetes, procure criar um vínculo com seu público, em que você estará presente para prestar o auxílio que for necessário.

Aqui o potencial cliente precisa completar o caminho de interessado, de alguém que ouviu falar e está familiarizado com seu trabalho. Ele precisa seguir você em todas as redes sociais, conhecer seu trabalho e o acompanhar.

O principal objetivo da conversão é fazer com que o cliente passe seu contato para você, para que futuramente você feche a venda. Ao mesmo tempo que sua rede social ajudou o usuário a chegar até você, essa é a hora que você convence que ele assine seu blog, se inscreva em seu canal do YouTube.

É nesse momento que ele vai começar a ver você como a solução para seus problemas. Esse é o grande diferencial do marketing de atração em relação ao marketing tradicional: o cliente também precisa ser um fã de seu trabalho. Ele precisa querer consumir o que você produz, e estar disposto a pagar por isso.

O fechamento nas redes sociais

Aqui é onde a venda propriamente dita acontece, no marketing de atração. Você já conversa com o futuro cliente e já se firmou como uma autoridade para ele, agora é o momento de se apresentar como a solução para os problemas dele.

É importante entender que se o cliente já chegou nessa etapa, ele não é mais nenhum neófito no assunto. Ele já tem algum domínio, muito possivelmente graças a você. A estratégia para vender precisa ser muito bem pensada para impactar um cliente mais experiente.

Esperamos aqui que você já tenha criado uma empatia com o cliente, então use isso a seu favor. Seja simpático, faça consultas gratuitas, ofereça amostras grátis. O cliente precisa pensar que você é amigo dele, não só um vendedor esfregando um serviço na cara para ele comprar.

Você é um especialista na sua área, aos olhos de seu futuro cliente. Todo o trabalho nos passos anteriores levam ele a confiar em você. Explique em detalhes o que está oferecendo, mostre gráficos, tabelas e apresentações. O cliente entende de pelo menos um pouco do assunto em questão, você pode ser técnico sem medo de assustá-lo.

E mais importante, não se esqueça que o cliente é um fã seu, alguém que acompanha seu trabalho. Ele quer comprar seu produto, ou pelo menos está inclinado a isso. Basta fazer um bom trabalho de venda que ele vai fechar a compra.

O encantamento nas redes sociais

Diferente do marketing tradicional, o trabalho no marketing de atração não termina com a venda. É preciso manter o cliente encantado pelo seu trabalho, fidelizar ele para que volte e faça novas compras e atraia novos clientes.

Siga conversando com ele nas redes sociais, pergunte se o seu produto satisfez suas expectativas. Ofereça-se para responder dúvidas, mandar material adicional. Se você seguiu os passos anteriores e o cliente comprou seu produto, é porque você já o encantou, ele já é seu fã. Seu trabalho agora é manter isso.

Com o tempo, novas necessidades vão surgir para seu cliente, e você precisa estar próximo para preenchê-las com seus produtos. As redes sociais vão ser fundamentais para isso, para que ele não “esqueça” de você. Manter o cliente encantado é um trabalho constante de atração. Seus clientes vão ver suas redes sociais sempre divulgando seu conteúdo e vão seguir acompanhando, e até indicando.

Siga os nossos passos e veja os resultados aparecerem.

DEIXE UMA RESPOSTA