Como aparecer no Google: passo a passo para o 1° lugar

Como aparecer no Google: passo a passo para o 1° lugar

2886
0

A divulgação de um comércio eletrônico funciona de maneira bem diferente da divulgação de uma loja de rua. Isso porque uma loja física pode simplesmente abrir as suas portas e esperar que os clientes entrem. No entanto, se uma loja virtual fizer isso, ficará completamente vazia.

Um e-commerce não consegue atrair clientes sem usar um bom plano de divulgação. Por essa razão, as pesquisas em buscadores são muito importantes para conduzir os usuários para os comércios eletrônicos. Mas como aparecer no Google? A seguir, explicaremos como conquistar o primeiro lugar no buscador!

POR QUE APARECER NO GOOGLE?

Antes de falarmos sobre como aparecer no Google, precisamos explicar qual é a importância do buscador. Se você tem um comércio eletrônico ou quer começar a trabalhar com vendas online, deve saber o Google é o principal meio para divulgar a loja virtual, atraindo um volume considerável de clientes.

Quando uma pessoa quer encontrar um determinado produto, a primeira coisa que faz é realizar uma pesquisa no Google. A partir das palavras-chave pesquisadas, o buscador apresenta uma lista de sugestões de sites que vendem aquele produto. Quanto mais destaque seu site tiver entre todos os resultados, maior é a possibilidade de acesso. 

BENEFÍCIOS DE FICAR BEM POSICIONADO NO GOOGLE

As pessoas estão cada vez mais acostumadas com a instantaneidade. Nesse ponto, não há dúvidas de que o Google é um grande aliado dos clientes e dos comerciantes, pois em menos de um segundo apresenta uma lista de resultados que vão de encontro com as palavras-chave pesquisadas no buscador. 

Mas, mesmo com a lista em mãos, os usuários não gastam muito tempo analisando os resultados. Isso significa que olham apenas a primeira página da pesquisa do Google. Assim, quanto melhor posicionado estiver o seu e-commerce, mais ampliadas serão as chances de receber visitas de possíveis clientes.

Além disso, aparecer entre os primeiros lugares do Google confere credibilidade. Os consumidores entendem, mesmo que de forma inconsciente, que as primeiras posições do buscador pertencem a especialistas e, por isso, tendem a preferir comprar desses comércios eletrônicos.

MAS, COMO APARECER NO GOOGLE?

Deu para ver que é bem importante saber como aparecer no Google, não é mesmo? Com esse conhecimento, você poderá criar uma estratégia de divulgação da sua loja virtual, aumentando o volume de acessos e, é claro, de vendas. Existem dois jeitos distintos de aparecer nas pesquisas do buscador. Conheça a seguir:

COMO APARECER NO GOOGLE GRATUITAMENTE

A primeira maneira de aparecer no Google é de graça e, por isso, desperta o interesse de muitos gestores virtuais que querem aproveitar os resultados do buscador sem ter que investir dinheiro nisso. Para usar o tráfego orgânico gerado pelo Google é fundamental conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Em resumo, o SEO é um conjunto de estratégias aplicadas no comércio eletrônico com o objetivo de aumentar as chances de Google entender que o site é relevante  e que deve ser apresentado entre os primeiros resultados da pesquisa. Mas como aparecer no Google gratuitamente? Veja aqui:

DESCREVA O PRODUTO

A descrição do produto é um dos pontos que mais conta para aparecer em destaque nas pesquisas do Google. Dedique-se a explicar exatamente o que é aquele produto, aplicando sempre que possível as possíveis palavras-chave que os usuários usarão para fazer pesquisas no Google. Além disso, procure dar nome às imagens que usará no site. 

CRIE TÍTULOS INTUITIVOS PARA AS PÁGINAS

Um dos pontos que conta bastante para o ranqueamento do Google diz respeito à organização da página e aos textos de descrição. Sabendo disso, dedique-se a criar títulos curtos e adequados para cada página, de forma que o consumidor saiba exatamente que conteúdo encontrará em cada seção. 

CRIE META TAG DESCRIPTION

A meta tag description nada mais é do que a descrição em texto que aparece logo abaixo do nome da página nos resultados do Google. Ela serve para explicar um pouco mais do conteúdo daquela página. Assim, antes de o usuário clicar naquele site, pode ter uma ideia sobre o que ele oferece.

ORGANIZE SUAS URLS

Dê nomes adequados para cada uma das suas URLs, de forma que o buscador entenda que a palavra usada tem relação com o conteúdo dela. Evite usar números ou uma combinação de muitas palavras, pois isso atrapalha os ranqueamentos na hora da pesquisa.

OFEREÇA UMA BOA NAVEGAÇÃO

Ter um site com boa navegação significa que o cliente deve ter facilidade para encontrar os produtos que precisa, transitando pelas categorias de maneira intuitiva. Certifique-se que todos os produtos cadastrados estão organizados a partir de uma lógica e, da mesma forma, cuide para que todos os links estejam vinculados corretamente. 

COMO FAZER ANÚNCIOS NO GOOGLE

A outra forma de aparecer entre os resultados do Google é a partir dos anúncios, o que requer um certo investimento financeiro. Esse tipo de divulgação costuma oferecer bons resultados ao negócio, uma vez que pode ser direcionada ao público-alvo do e-commerce, levando em conta as palavras-chave que têm relação com o negócio.

O Google tem uma série de possibilidades de anúncio e a escolha depende principalmente do produto, segmento e público da empresa. Para que você conheça as principais formas sobre como aparecer no Google a partir dos anúncios, apresentaremos as modalidades aqui:

REDE DE PESQUISA

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, alguns resultados são apresentados em destaque nas partes superior e inferior página. Esses anúncios são pagos e garantem que o site ficará bem posicionado no Google. Para ter o e-commerce indicado nessa modalidade, é preciso participar de um leilão de palavras-chave.

REDE DE DISPLAY

Esse tipo de anúncio aparece na forma de propaganda em sites em geral e não especificamente nas pesquisas do Google. Costuma ser um quadrado ou retângulo exibido no modelo de foto ou vídeo. Sua divulgação é segmentada conforme as características do público. 

REMARKETING

Este forma de anúncio é usada por comércios eletrônicos que têm como objetivo atrair aquelas pessoas que já visitaram a loja, mas não compraram nada. Essas campanhas atingem esse grupo de pessoas e, na maior parte das vezes, mostram exatamente o produto que pesquisaram.

COMO FAÇO PARA A MINHA EMPRESA APARECER NO GOOGLE?

Se você quer entender como aparecer no Google, deve primeiro se dedicar a conhecer todas as possibilidades de estar entre os resultados do buscador, seja de forma orgânica ou paga. Muitas pessoas têm pressa para criar o site e começar a vender que acabam se esquecendo de otimizar a página para ficar bem posicionado nas pesquisas.

No entanto, é fundamental ter um bom site desde o primeiro dia de vendas, pois os resultados da pesquisa do Google são a principal maneira de conduzir usuários ao e-commerce. Não adianta ter um site bonito visualmente se ele não leva em consideração as premissas essenciais para estar entre as palavras-chave apontadas pelo Google.

Outra estratégia bem importante para aparecer no Google é participar do Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta gratuita para mostrar informações sobre a empresa quando os usuários pesquisam por ela. Assim, em poucos segundos é possível saber dados como endereço, telefone e horário de funcionamento. 

APRENDA A USAR O GOOGLE MEU NEGÓCIO

Todas as empresas deveriam aderir ao Google Meu Negócio, pois a ferramenta facilita a vida dos clientes e confere credibilidade à empresa. Além disso, o Google oferece um relatório com os resultados das pesquisas, mostrando números recentes. Quer saber como fazer minha empresa aparecer no Google? Conheça o passo a passo:

  1. Acesse a página do Google Meu Negócio e faça o login na sua conta Google
  2. Vá em “gerir agora” e inclua o nome do seu negócio
  3. Informe a localização exata da sua empresa (caso seja um ponto de venda físico)
  4. Selecione a categoria do segmento
  5. Inclua os contatos da sua empresa (telefone, e-mail, etc.)

Pronto, a sua página do Google Meu Negócio está criada! Para confirmar que você é mesmo gestor desse negócio, o Google enviará um código para o seu endereço. Quando receber, você terá que digitar os números em um campo de confirmação. A partir daí, sua página do Google estará ativa!

COMO SABER A POSIÇÃO DO MEU SITE NO GOOGLE?

Muitos gestores de lojas virtuais perguntam se tem como saber a posição do meu site no Google. De fato, essa preocupação é importante, pois quanto melhor ranqueado um site estiver no buscador, maiores serão as chances de os usuários o acessarem. Existem algumas formas de saber se você está bem posicionado no Google, confira: 

1. GOOGLE ANALYTICS

O Google Analytics ajuda o gestor do comércio eletrônico a compreender o comportamento de navegação dos usuários e a mensurar os resultados do negócio. Desta forma, consegue adequar suas estratégias de conteúdo e de marketing para o seu público. 

2. GOOGLE SEARCH CONSOLE

O Google Search Console é a ferramenta do Google que ajuda a compreender o posicionamento da página no buscador. Na seção desempenho, é possível conferir quais são as principais palavras-chave que o site está ranqueado no Google, bem como suas posições.

3. SEMRUSH

O SEMrush é um dos melhores software para análise de site, de palavras-chave e até mesmo de concorrência. Seus dados apresentam os tráfegos orgânicos e pagos das pesquisas do Google, dando ferramentas para adequar a estratégia do negócio.

4. AHREFS

O Ahrefs é outra ferramenta interessante para quem quer saber como aparecer no Google da melhor forma. Ela apresenta relatórios de tráfego orgânico e pago, e possibilita comparar o resultado com os obtidos pelos concorrentes. 

PRINCIPAIS CRITÉRIOS DE RANQUEAMENTO PARA APARECER NO GOOGLE

Muitos empreendedores perguntam como fazer meu site aparecer no topo do Google. Não existe uma resposta única para este tipo de dúvida, pois o que ajuda um site a ficar bem ranqueado é um conjunto de estratégias que devem ser aplicadas de maneira simultânea. Por isso, é necessário saber o que o site já faz e o que deixa de fazer.

Na hora de organizar a lista de resultados, o Google leva mais de 200 fatores em consideração. Entretanto, é claro que existem determinados métodos de SEO que se destacam pela importância que têm. Veja aqui alguns fatores que ajudam um site a aparecer no Google: 

1. SEGURANÇA

A segurança é um aspecto de desempate usado pelo Google. Assim, os sites que têm o certificado Secure Socket Layer (SSL) ativo levam vantagem quando outros critérios são semelhantes aos da concorrência. 

O SSL serve para impedir que hackers acessem o conteúdo de um portal e por isso é tão relevante. A razão de o Google considerar esse ponto é clara: sites que investem em segurança são mais confiáveis para compras online. 

2. AUTORIDADE DO DOMÍNIO

A criação da autoridade de uma marca não acontece repentinamente, mas é fundamental para o mecanismo do Google. A produção de conteúdos de qualidade e que realmente têm potencial de acrescentar informações inéditas para o leitor precisa ser enfatizada. 

Lembre-se que sites confiáveis e que publicam bons materiais com frequência se tornam autoridades no assunto a que se dedicam. Sendo assim, trabalhe em cima disso, assumindo uma voz de autoridade no tema. 

3. USABILIDADE

Uma pesquisa do IBGE apontou que quase 95% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede apenas pelo smartphone. Evidentemente, os sites precisam ser adaptáveis aos celulares caso pretendam estar bem colocados no Google.

A usabilidade também é caracterizada por outros pontos. A velocidade do portal e o layout apresentado por ele, por exemplo, são tão fundamentais quanto a capacidade de modernização. Caso acesse um conteúdo e perceba que não se trata de algo leve para navegar, o usuário tende a procurar outro endereço.

COMO FAZER PARA APARECER EM PRIMEIRO LUGAR NO GOOGLE?

Se você quer saber como aparecer no Google em primeiro lugar, precisa estar disposto a aplicar uma série de estratégias, que vão da parte técnica até a descrição dos produtos. Afinal, o Google usa um conjunto de informações para decidir quem estará melhor ranqueado nas buscas.

É claro que estruturar um negócio pensando em todos esses itens dá trabalho. Mas a vantagem é que dá ótimos frutos, pois quanto mais for recomendado pelo buscador, mais chances terá de vender e de conquistar clientes. Veja no que você deve investir:

1. CONTEÚDO RELEVANTE

A inteligência do Google é maior do que podemos imaginar. Essa ferramenta dá muita relevância ao conteúdo publicado nos endereços virtuais. Um e-commerce necessita de textos institucionais de qualidade e política de trocas e devoluções, por exemplo, sempre usando as técnicas de SEO para elaborar os dados.

2. MARKETING DIGITAL

Ter a ajuda de profissionais para colocar em prática o que foi mencionado no item anterior é uma medida capaz de diferenciar sua empresa das outras. Se valendo do auxílio especializado, o público-alvo é identificado e estudado para que sejam empregadas as melhores estratégias. Dessa forma, as chances de seu site estar no topo crescem.

3. PROGRAMAÇÃO

Idealizar uma ação de marketing não é simples. Colocá-la em andamento e mensurar seus resultados demanda ainda mais esforços. Para isso, se planejar é primordial. O trabalho em equipe e a programação de todos funciona como um combustível para otimizar o processo em geral.

4. USE LINKS INTERNOS E EXTERNOS

Os links são indicadores de que o seu site é bem relacionado. Por isso, é fundamental que seu e-commerce contenha links internos e externos, ou seja, indicando páginas de terceiros e também vinculando as suas próprias páginas. Isso facilita a navegação, deixando-a mais intuitiva e organizada. 

5. INVISTA EM LINK BUILDING

O link building segue a mesma lógica do item acima, com a diferença que se refere às indicações que o seu site recebe de outras páginas. Quanto maior for o volume de direcionamento, mais ampla é a sua posição de autoridade. Desta maneira, o Google entenderá que você é relevante e que deve aparecer nos resultados. 

6. OTIMIZE OS CONTEÚDOS DO SEU SITE

Otimizar os conteúdos do site significa cadastrar os produtos de forma completa, usando palavras-chave relevantes para o seu setor, vinculando fotos com nomes e descrições e usando o máximo possível de mídias para complementar o conteúdo. Quanto mais organizada a estrutura do site, mais chances terá de aparecer nas primeiras posições.

COMO ADICIONAR UM PONTO COMERCIAL NO GOOGLE MAPS?

Adicionar um ponto comercial no Google Maps é mais simples do que parece. Para isso, você deve primeiro cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, fornecendo dados como endereço, telefone e e-mail. A própria ferramenta faz a busca dos horários de funcionamento a partir do que é informado pelo site oficial.

Assim, quando um usuário pesquisa sobre aquele negócio, o Google apresenta o resultado posicionado no lado direito da página. Essa é uma maneira rápida de os clientes saberem, por exemplo, se a loja que querem ir está funcionando naquele horário. O Google Maps também apresenta os negócios cadastrados no próprio mapa da ferramenta. 

Desta forma, os usuários podem ver os comércios que ficam próximos da região que estão ou que pretendem ir. Se você tem um comércio e quer entender como aparecer no Google Maps, confira essas orientações:

  1. Faça login na página do Google Meu Negócio (use sua conta Google)
  2. Inclua o nome do seu negócio
  3. Coloque a localização exata da sua empresa no mapa
  4. Escolha a categoria do seu negócio 
  5. Preencha os contatos da sua empresa 

Pronto! Agora que você já sabe como aparecer no Google, que tal pensar nas estratégias que pode aplicar para otimizar a divulgação da sua loja? Se você quer entender mais sobre a divulgação do Google, conheça aqui os tipos de anúncios e descubra como eles podem ajudar seu negócio a crescer. Boa leitura!

Artigo anteriorQualidade no atendimento: dicas para melhorar e vender mais
Próximo artigoComo fazer parceria com lojas virtuais: métodos INFALÍVEIS
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA