Estoque de loja virtual como administrar

Estoque de loja virtual como administrar

3670
0
Estoque de loja virtual como administrar
Estoque de loja virtual como administrar

Dificuldade para administrar o estoque de sua loja? leia nesse artigo dicas e informações para fazer esse gerenciamento

 

A administração de um estoque de loja virtual varia de acordo com o tamanho, tipo de produto ou segmento. Você pode ter uma equipe que cuide principalmente desse setor logístico, e de acordo com o tipo de estoque, você pode optar por suas funções sem ter que aumentar ou realizar a terceirização.

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Vamos dar algumas dicas para qualquer e exemplificar alguns seguimentos distintos para você poder visualizar as semelhanças e diferenças de cada um para assim você poder verificar se encaixar com o perfil de sua loja virtual.

 

Se esta começando, seja simples

Não precisa terceirizar, não precisa de profissional, se você estiver iniciando seu negócio, uma planilha do Excel pode guardar todas as suas informações de controle de estoque. Caso sua empresa seja de porte médio ou grande, você pode obter software especializado ou até terceirizar.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceCaso você disponha de capital para esse tipo de investimento, mas no caso de começar de começar do zero e com poucos recursos uma planilha serve muito bem, basta segui-la e atualizar sempre que for preciso.

Mas mesmo com toda a tecnologia a sua disposição, você terá que eventualmente conferir seu estoque fisicamente e atualizar seu sistema verificando e organizando-os dependendo do seu negócio.

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Faça a análise do seu estoque  para ver o que mais vende e do que menos vende

Sabendo qual produto tem mais procura, aceitação, mais sucesso você poderá aumentar e otimizar seus esforços dando a ele uma importância maior conseqüentemente melhorando suas vendas

Produtos com fluxo menor podem ter descontos atrativos, promoções, assim com a queda de preço desses produtos encalhados você pode renovar com algo de maior aceitação no mercado naquele momento.

O local de seu estoque deve estar limpo e organizado

O local do estoque deve ser limpo, arejado, protegido de ação do tempo e ação de insetos, ter uma boa distribuição para a locomoção dos produtos, seja manualmente ou através de uma empilhadeira, ter boa iluminação, local limpo sem pó ou poeira, treine seu pessoal para manter os produtos nas ordens correspondentes, suas cores, tamanhos, sempre atualizado estoque com planilha ou programa.

Resolva os problemas de entrega

Um dos principais fantasmas do e-commerce é o atraso da entrega. Por exemplo: se a loja se prontifica a vender um determinado produto de cor e modelo especifico, na hora de retirar do estoque se percebe que não há disponível o produto, pode-se entrar em contato com o fornecedor que lhe pedira um certo tempo para encontrar o que você precisa, isso já gera atraso entre você e seu cliente, o produto pode estar fora de catálogo e seu fornecedor não se dispõe a realizar a entrega pois esse não se encontra mais disponível.

O que você deve fazer é falar com o cliente mostrar produtos semelhantes ao que foi comprado, dar opções de desconto, dar opções de escolher algo semelhante, ou simplesmente devolve o valor pago e aguarda uma próxima compra.

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Seu estoque tem que ser sempre atualizado, sempre com coisas novas, se você tem 12 peças disponíveis no seu site mostre que tem 8 peças sempre reserve alguns modelos, cores e tamanhos, para alguma eventualidade.

As vantagens de se ter Estoque:

• utilizar adequadamente o capital de giro do negócio.
• evitar atrasos no fornecimento de materiais e componentes.
• suprir as necessidades de vendas na medida da demanda.
• evitar a obsolescência e desvios de produtos e materiais.
• adequar-se às cotas de fornecimento.
• liberar espaços produtivos.
• identificar produtos que estão sem giro.
• conhecer a influência do estoque nos resultados financeiros.
• Estratégia frente ao capital de giro e o atendimento a clientes.

Os 5 mandamentos da Gestão de Estoque:

1. Quanto mais área se ocupa com armazenagem, menos área se torna disponível para vendas!
2. Um lugar para cada artigo e um artigo em cada lugar. Artigos diferentes, locais diferentes, facilita muito.
3. Nunca estoque o desnecessário.
4. O estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) está baixo.
5. O nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos.

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Dicas de Gestão de Estoques:

• Planejar o estoque hoje é zelar pelo capital de giro amanhã!
• Inventários periódicos auxiliam na identificação de furtos ou desvios de estoques.
• O custo de aquisição dos artigos é importante. Mantenha-o sempre registrado!
• Sistemas informatizados ágeis facilitam controle, gestão e consulta aos estoques!
• Controle a validade e a aceitabilidade dos itens de estoques.
• comprar bem é comprar o produto certo, na qualidade adequada, no tempo e na quantidade certa!
• O controle visual dos artigos estocados é tão ou mais importante que relatórios informatizados.

Vamos dar exemplos de controle de lojas de roupas:

Peps – Primeiro que entra primeiro a sair – A primeira roupa que entra no estoque é a primeira a sair. O raciocínio é simples no momento em que você tira um produto do estoque, você dá preferência a um produto mais antigo, os produtos mais novos são os primeiros a vender para os clientes.

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

O PEPS é muito usado em produtos perecíveis, pois faz o produto mais antigo ser vendido primeiro. Sua vantagem está também em facilitar sua gestão financeira você trabalha com o preço de custo dos produtos é possível fazer a diferença no preço do mesmo produto, passando o aumento e desconto obtido nas compras mais antigas em relação as compras mais recentes. Quem trabalha com importação, faz a diferença competitiva pois comprar com o dólar em baixa significa uma margem maior no mesmo preço de venda.

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

UEPS – A sigla pode ser lida como o último a entrar, primeiro a sair.

A ideia é que o último item comprado é o primeiro a ser vendido, o UEPS não pode ser viável por existir a possibilidade da primeira mercadoria comprada, no momento da venda pode estar vencida.

No entanto é um método de controle de estoque mais eficiente para o planejamento de produção, permitindo ajustes rápidos nos preços e quantidades a serem fabricados com o consumo real.

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Uma vez que os últimos itens são os primeiros a serem vendidos, consegue-se uma média de consumo do período, conseguindo prever o consumo futuro à medida que novos produtos vão entrando no estoque.

Ele tende a reduzir a margem de lucro operacional das empresas, sendo que no momento da mediação os fatores externos momentâneos como inflação, variação cambial, etc. são repassados ao preço de custo da mercadoria, por essa razão ele não é aceito pela Receita Federal.

Não somente para atender a legislação vigente, mas é para controlar rigorosamente o que entra e o que sai da empresa para evitar prejuízos e distorções nos cálculos operacionais.

Artigo anteriorO que fazer para reduzir custos no E-Commerce?
Próximo artigoO que é ERP e como usar em sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA