Contrato com os correios: como fazer? Tudo que precisa saber!

Contrato com os correios: como fazer? Tudo que precisa saber!

3265
0
Como fazer um contrato com os correios
Como fazer um contrato com os correios

Quem decide começar vender pela internet precisa fazer uma série de decisões para garantir que o oferecido produto chegará em perfeitas condições no endereço do cliente. Um dos itens que requer maior pesquisa e cuidado diz respeito ao envio pelos Correios ou por transportadora.

Essa escolha depende principalmente das características do produto, o que envolve fragilidade, peso e tamanho. Para facilitar o processo de envio, muitos gestores de e-commerce optam firmar um contrato com os Correios. Se você tem dúvidas sobre esse tópico, continue lendo. Falaremos sobre isso aqui! 

O QUE É SEDEX COM CONTRATO?

O Sedex com contrato é uma modalidade oferecida pelos Correios para os remetentes frequentes, que oferece um desconto no pagamento do envio das mercadorias ao endereço dos destinatários. Desta forma, o preço do frete das lojas virtuais pode ser reduzido, aumentando a possibilidade de os clientes concretizarem a compra. 

Para usufruir deste tipo de Sedex, o gestor da loja virtual deve fazer um contrato com os Correios, aderindo ao Correios Fácil. Embora possa parecer complicada, você verá que na prática essa parceria é mais simples do que parece!

COMO FAZER UMA PARCERIA COM OS CORREIOS?

Antes de fazer uma parceria com os Correios, é recomendado analisar se essa é a melhor maneira de realizar o envio das compras do seu comércio eletrônico. Para isso, você deve verificar o seu fluxo médio, ou seja, a quantidade de produtos que vende durante o período de um mês.

Depois de entender a quantidade de serviço que você precisará por mês, poderá se cadastrar no site do Correios Fácil, que é a modalidade dos Correios para oferecer facilidades aos clientes frequentes. Não existe a necessidade de firmar um contrato de adesão, por isso em cerca de 1 dia útil você já poderá acessar a plataforma específica. 

Os empreendedores de grandes comércios eletrônicos, que enviam um volume de vendas ainda maior, podem recorrer a uma modalidade de contrato para e-commerce. Para isso, o recomendado é conversar com o responsável pelos planos de contratos dos Correios mais próximos de você. 

COMO FUNCIONA O CONTRATO COM OS CORREIOS?

O contrato com os Correios oferece acesso a uma plataforma chamada Sigep Web, que otimiza o envio das encomendas. Desta maneira, na hora de enviar produtos para a casa dos clientes, o gestor não precisa entrar em filas, podendo deixar a embalagem no balcão dos Correios. Outra alternativa é solicitar um serviço de coleta de encomendas.

O pagamento não é feito no momento do envio. Como o gestor tem um contrato com os Correios, deverá pagar uma vez por mês por todos os envios. Isso auxilia a gerenciar a loja virtual e ter controle sobre os custos do período.

SISTEMA PRÓPRIO

Ao recorrer aos Correios Fácil, o empreendedor tem acesso a uma plataforma bem completa, onde pode cadastrar o produto que vai enviar e imprimir a etiqueta. Assim, ao chegar nos Correios, apenas deverá pesar a caixa, para confirmar se a medida está correta. Isso otimiza o tempo necessário para a gestão de envio das encomendas.

RETIRADA DE MERCADORIAS

Os Correios também oferecem a possibilidade de o gestor contratar um serviço de coletas que busca os produtos no endereço do remetente. A lógica de acesso à plataforma e de catalogação da embalagem é a mesma, mas, nesse caso, o empreendedor não precisa se deslocar para fazer o envio. 

QUAIS SÃO OS CUSTOS DO CONTRATO COM OS CORREIOS?

O Correios Fácil não tem um custo mensal para a loja virtual que o contrata, no entanto tem um valor mínimo que deverá ser gasto pela empresa em serviços dos Correios. Não existe um número específico para essa cota, já que isso varia conforme o contrato. Por isso, o ideal é avaliar o contrato com os Correios e, na dúvida, conversar com o responsável.

VALE A PENA FAZER UM CONTRATO COM OS CORREIOS?

Na maior parte dos casos, vale a pena fazer um contrato com os Correios, sim. O único ponto de atenção é em relação à taxa mínima mensal que dá acesso a descontos para o envio das mercadorias, e que é isenta nos dois primeiros meses. Para que você analise as vantagens desta categoria, veja os itens abaixo:

  • Postagens em todas as agências;
  • Tarifas reduzidas para SEDEX, PAC, Telegrama e Mala Direta;
  • Isenção da cota mínima nos dois primeiros meses de faturamento;
  • Logística reversa.
  • Pagamento mensal.

COMO FAZER UM CONTRATO COM OS CORREIOS?

Para contratar o serviço Correios Fácil, o responsável pelo comércio eletrônico deverá acessar o site e preencher um formulário de adesão. Vale saber que para se cadastrar é necessário ter o certificado digital, que provavelmente você já usa para a emissão de notas fiscais da sua empresa. Confira o passo a passo:

FAÇA O CADASTRO

Neste primeiro passo, você precisará fornecer as principais informações do seu negócio, como CNPJ, inscrição estadual, razão social, nome fantasia, CNAE e endereço completo.

VEJA OS SERVIÇOS

Aqui, você deverá ver quais são os serviços oferecidos e analisar os termos de uso propostos. É a hora de verificar se a modalidade vai de encontro com o que você busca.

FAÇA DOWNLOAD

Nesta etapa, você terá que fazer download do PDF disponibilizado pela plataforma e assinar o termo com o seu certificado digital.

ESPERE PELO CARTÃO

Os Correios farão o envio do cartão Correios Fácil para o endereço que você cadastrou. Após recebê-lo, já poderá a usar o serviço.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE ENVIO DOS CORREIOS POR CONTRATO?

A modalidade Correios Fácil permite que os empreendedores cadastrados utilizem o SEDEX, PAC, Telegrama e Mala Direta. Vale saber que, em geral, os clientes das lojas virtuais solicitam os produtos por SEDEX ou por PAC, ambos abrangidos na categoria oferecida pelos Correios. 

O grande diferencial desse cadastro é que o gestor do e-commerce poderá enviar os produtos aos seus clientes com uma redução no custo do frete, o que representa um custo menor para os consumidores da loja virtual. Muitas vezes, os clientes deixam de concretizar uma compra porque consideram o preço de envio muito elevado.

O QUE É SIGEP WEB E COMO FUNCIONA?

O SIGEP WEB é um sistema dos Correios que prepara e gerencia as postagens da empresa de uma maneira rápida e prática. A partir da plataforma, é possível criar a etiqueta da encomenda, otimizando o tempo no balcão dos Correios. Da mesma forma, o SIGEP WEB permite que o gestor tenha uma lista de destinatários e remetentes cadastrados.

Também é possível incluir o peso e as dimensões de cada produto e selecionar o tipo de entrega desejada, como, por exemplo, PAC ou SEDEX. O número de rastreamento será gerado pela própria plataforma de forma vinculada ao sistema de envio dos Correios. Saiba mais sobre isso:

FUNÇÃO DA PRÉ LISTA DE POSTAGEM (PLP)

A Pré Lista de Postagem (PLP) é um controle dos Correios composto por um formulário e por uma etiqueta para indicar que o remetente entregou a encomenda e que a agência de Correios recebeu. 

Para isso, o responsável pelo envio da mercadoria terá que imprimir, recortar e colar a etiqueta em questão na parte externa da embalagem do produto que vai enviar. Além disso, deverá entregar um formulário ao atendente dos Correios no momento da entrega da embalagem. 

PRECISA TER FATURAMENTO MÍNIMO PARA FAZER CONTRATO COM OS CORREIOS?

Para firmar o contrato com os Correios é necessário apresentar um relatório de faturamento do negócio nos últimos 12 meses. Isso indica que os Correios fazem a análise desta informação, embora não exista um número mínimo de faturamento para aderir à modalidade em questão. 

No entanto, como o contrato com os Correios envolve uma base mínima de envios necessários para que o gestor do e-commerce possa usufruir do desconto, é interessante fazer o contrato com os Correios apenas quando a loja já está em um momento estável, com um valor considerável de envios.

Agora que você já entendeu o que deve pensar na hora de fazer o contrato com os Correios, é hora de pesquisar sobre outras modalidades de envio, para entender se, de fato, os Correios são a melhor opção. Muitas vezes, lojas virtuais que trabalham com produtos frágeis ou de grandes dimensões têm que optar por uma transportadora

Artigo anteriorPlataforma para loja virtual: qual escolher? Dicas para não errar!
Próximo artigoComo capturar e-mails: 6 dicas para aumentar dez vezes mais
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA