Como enviar encomendas pelo correio: guia completo + passo a passo

Como enviar encomendas pelo correio: guia completo + passo a passo

6425
0

Uma das principais dúvidas de quem quer começar a trabalhar com comércio eletrônico é como enviar encomendas pelo correio. De fato, o Brasil é um país muito grande, e o preço do envio varia muito de acordo com a distância e com a quantidade de produtos enviados. 

Para ajudá-lo a estruturar a logística do seu negócio e a entender como funciona o envio das encomendas, criamos esta publicação que explica todos os detalhes para você saber como enviar encomendas pelo correio de forma rápida e segura. Confira!

QUANTO CUSTA MANDAR UMA ENCOMENDA PELO CORREIO?

A principal questão de quem trabalha com e-commerce é entender quanto custa pra mandar algo pelo correio. Existem algumas variáveis que influenciam no preço do envio da encomenda. Veja quais são:

  • Serviço de envio escolhido (PAC, Sedex, etc.)
  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso da encomenda
  • Dimensão do pacote
  • Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor)

O site oficial dos Correios tem uma seção para você simular o prazo e o preço do envio da encomenda. Para isso, deve informar o tipo de envio, as dimensões e o peso da embalagem, e o CEP da origem e do destino da encomenda. 

COMO ENVIAR UMA ENCOMENDA PELO CORREIO: PASSO A PASSO

Para enviar uma encomenda pelos Correios, você deve levá-la até uma agência que presta serviço postal. Aqui você pode consultar qual é a agência mais próxima do seu endereço. As empresas que utilizam o correio com frequência podem contratar o Cartão Correios Fácil, que recolhe as encomendas no local origem. 

Mas, afinal, como enviar encomenda pelo correio? Preparamos um passo a passo para você entender todas as etapas necessárias para enviar o produto do seu e-commerce direto para o endereço do seu cliente. Veja como é simples:

  1. Embalar o produto de forma compacta e segura
  2. Preencher os dados do remetente e do destinatário na embalagem
  3. Levar até a agência dos Correios mais conveniente para você
  4. Informar a modalidade de envio
  5. Se necessário, contratar serviços adicionais 
  6. Fazer o pagamento

Pronto! Depois que você já tiver levado a encomenda do seu cliente aos Correios, lembre-se de atualizar as informações no seu e-commerce. Assim, o consumidor saberá que a encomenda já está a caminho.

COMO ENVIAR SEDEX?

Você sabe como enviar Sedex? Esse é o tipo de envio mais rápido e, por isso, tem um custo maior. Por isso, o seu envio é recomendado apenas em situações em que há necessidade de que a encomenda chegue logo. Nos outros casos, o serviço de PAC é o ideal.

O envio do Sedex é feito da mesma forma que qualquer outra encomenda. Ou seja, deve ser levado até a agência postal mais próxima de você ou, se a sua empresa tiver contrato com o Disque Coleta dos Correios, pode ser recolhido em seu endereço. 

Vale saber que existem algumas modalidades de Sedex, o que pode causar confusão na hora de escolher o tipo de envio. Veja aqui as especificidades de cada uma:

  • Sedex – Entrega em até 5 dias úteis, conforme o endereço de envio e de destino
  • Sedex 10 – Entrega a encomenda até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem
  • Sedex 12 – Entrega a encomenda até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem
  • Sedex Grandes Formatos – Entrega de encomendas de grandes dimensões
  • Sedex Hoje – Entrega no mesmo dia da postagem
  • Sedex Pagamento na Entrega – O pagamento é de responsabilidade do destinatário

 

O Sedex tradicional está disponível para todas as localidades brasileiras. No entanto, a disponibilidade das outras modalidades de Sedex depende do endereço do remetente e do destinatário. 

COMO ENVIAR ENCOMENDAS GRANDES PELO CORREIO?

Os Correios têm duas modalidades que permitem enviar encomendas grandes. A primeira é o Sedex Grandes Formatos, que garante o envio rápido da encomenda. O segundo é o PAC Grandes Formatos, que é uma alternativa mais econômica para a entrega. 

O valor do envio destas modalidades depende do peso, das dimensões e do endereço de origem e de destino da encomenda. Tanto o Sedex quanto o PAC Grandes Formatos fazem a entrega de encomendas de até 30kg. Leia mais detalhes aqui sobre como enviar encomendas grandes pelo correio.

ENCOMENDAS COM DESTINOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A maior parte dos comércios eletrônicos faz envio apenas para o território nacional e, por isso, pode escolher entre o Sedex e o PAC para realizar a entrega dos produtos vendidos. No entanto, quando um e-commerce decide enviar para outros países, deve utilizar outras modalidades. Veja como enviar mercadoria pelo correio para destinos internacionais:

  • Sedex Mundi Mercadoria – É a modalidade mais rápida e, por isso, também é a mais cara. Entrega as encomendas internacionais com agilidade e com garantia sobre o prazo previsto. 
  • EMS Mercadoria expressa – Entrega as encomendas internacionais com prioridade máxima de tratamento, mas sem garantir a data de chegada
  • Leve Internacional – Entrega encomendas com peso máximo de 2kg para fora do Brasil. Tem preço de envio intermediário e é menos ágil do que o Sedex e o EMS. 
  • Mercadoria econômica – É a alternativa mais econômica de envio para o exterior., no entanto, tem baixa prioridade de encaminhamento e de entrega. O serviço envia mercadorias de até 20kg. 

Os Correios disponibilizam uma seção para quem quer saber quanto custa mandar uma encomenda pelo correio internacional. Para calcular é necessário informar a modalidade de envio, as dimensões e peso da embalagem e o endereço de destino e de origem.

INSTRUÇÕES PARA EMBALAR ENCOMENDAS

Embalar as encomendas com cuidado é fundamental para garantir que o cliente receberá os produtos em ótimas condições de uso. Confira essas dicas sobre como enviar uma encomenda pelo correio de forma segura

ROUPAS 

Empilhe os produtos e embrulhe em caixa de papelão ou em saco resistente. A mesma lógica deve ser utilizada para enviar outros artigos de tecido, como toalhas, bolsas,  sapatos e carteiras. 

OBJETOS DE VIDRO OU FRÁGEIS (louças, enfeites, etc.)

Embrulhe cada item em uma folha de jornal ou em plástico bolha e os coloque em uma caixa de de papelão ou de outro material firme. Use papel, jornal ou isopor para preencher os espaços vazios e evitar que os objetos se movam durante o envio.

OBJETOS QUE NÃO PODEM AMASSAR (mapas, pôsteres, etc.)

Enrole o produto entre duas folhas de papel com gramatura elevada e prenda-o com uma fita adesiva, de modo que fique bem fechado. Acomode o produto em uma caixa de papelão firme. Lembre-se que quanto mais parecida forem a dimensão do produto e da caixa, menor será o risco de o artigo se movimentar e amassar durante o envio.

OBJETOS COM PONTAS (facas, tesouras, etc.)

Embrulhe a parte pontiaguda do objeto com papel, jornal ou plástico bolha. Acomode o produto em uma caixa de papelão ou de outro material firme. Cuide para que a caixa e o produto tenham medidas parecidas – assim há menos risco de o produto se movimentar muito durante a entrega. 

LÍQUIDOS (shampoos, cremes para o corpo,etc.)

Acomode o produto em um recipiente hermético e sele a tampa com fita. Coloque o item em uma caixa ou lata impermeável e que seja resistente a impactos. Use papel, jornal ou isopor para preencher os espaços vazios. Por fim, acomode a encomenda em uma caixa de papelão ou de outro material firme. 

FORMAS DE ENDEREÇAMENTO

Você sabe como enviar encomendas pelo correio endereçada corretamente? Para garantir que o produto vendido no seu comércio eletrônico chegará ao destino, você deve informar os seguintes itens na embalagem da encomenda:

  • Nome do destinatário
  • Endereço (tipo do logradouro, nome do logradouro número do lote, complemento)
  • Nome da cidade e sigla do estado
  • CEP

Do outro lado da embalagem, você deve colocar os seus dados pessoais. Vale saber que é opcional informar o telefone do remetente e do destinatário. No entanto, essa é uma informação importante caso os Correios tenham que entrar em contato para resolver alguma questão pontual.

O site oficial dos Correios oferece uma seção na qual é possível gerar as etiquetas de endereço online. Essa alternativa é interessante para quem lida com um grande volume de encomendas. Ao invés de escrever à mão as informações necessárias para o envio, o destinatário deverá digitar os dados e imprimir a etiqueta.

QUAL A FORMA MAIS BARATA DE ENVIAR ENCOMENDAS PELO CORREIO?

O PAC é a alternativa mais barata para enviar produtos pelos Correios. Para você ter uma ideia, em uma simulação rápida no site dos Correios, o envio de um produto com peso de 1kg de Porto Alegre para o Rio de Janeiro custa R$ 26,20 na modalidade PAC e R$ 50,10 na modalidade Sedex. 

A diferença de preço se reflete na agilidade do serviço. No caso do PAC, a estimativa de prazo de entrega é de 7 dias úteis além do prazo de entrega. Já o Sedex tradicional garante a entrega em até 4 dias úteis além do prazo de entrega. 

Como as lojas virtuais não sabem sobre a urgência que o cliente tem em estar com o produto em mãos, em geral disponibilizam as duas modalidades de envio e deixam para o cliente optar pela mais apropriada. 

VEJA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FORMAS DE ENVIO PELO CORREIO

É nosso papel lembrar que os Correios não são a única alternativa de envio de produtos para o endereço dos seus clientes. Existem muitas transportadoras que trabalham com a entrega de encomendas e que garantem agilidade e bons preços, principalmente para comércios eletrônicos que trabalham com um grande volume de envios.

Mesmo assim, os Correios acabam sendo a alternativa mais escolhida pela maioria das lojas virtuais. Um dos motivos para isso é que o serviço postal atende todo o Brasil, o que facilita a entrega de mercadorias em regiões mais afastadas. Ao optar pelos Correios, existem duas maneiras de envio. Vamos falar delas a seguir: 

PAC

Essa é a opção mais em conta para enviar produtos pelos Correios. O contraponto é que tem um prazo maior de entrega se comparado ao oferecido pelo Sedex. Mesmo assim, o PAC é muito escolhido pelos clientes de lojas virtuais, já que o valor final do frete compensa a espera. 

SEDEX

Essa é a alternativa mais rápida e, por isso, é a mais cara também. O Sedex tem diversas categorias, que são divididas pelo prazo de entrega. No entanto, para o caso das vendas em comércio eletrônico, o custo destas modalidades é muito elevado se comparado com o serviço do PAC. 

COMO SÃO CALCULADOS OS PREÇOS?

Como falamos lá no início desta publicação, os preços variam de acordo com o endereço de origem e de destino dos objetos, da modalidade de envio escolhida e das dimensões e do peso da encomenda. 

Uma dica: como o cálculo do preço leva em consideração o volume da caixa, e não as medidas do produto, tente utilizar embalagens que tenham medidas próximas das dimensões do seu produto. Além disso, procure usar embalagens leves, como caixas de papelão. Veja as medidas e pesos permitidos pelos Correios:

MEDIDAS DE PACOTES E CAIXAS

  • Altura (A) – de 1 cm a 105 cm
  • Comprimento (C) – de 15 cm a 105 cm
  • Largura (L) – de 10 cm a 105 cm
  • Soma de A + C + L – 26 cm a 200 cm 

PESOS DE PACOTES E CAIXAS

  • Sedex – até 30kg
  • Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje – até 10kg
  • PAC – até 30kg (nacional) e até 50kg (estadual)
  • PAC mini – até 300g 

Se você quer entender as diferenças de preços de cada modalidade e ver qual é o tipo de entrega ideal para o seu produto, simule o envio no site dos Correios. A ferramenta permite que você preencha os dados e compare a diferença de preço e de prazo do Sedex e do PAC.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR UM ENVIO

Se você está lendo este conteúdo para entender como enviar encomendas pelo correio, já deve ter percebido que o processo é simples. Basicamente, você deve realizar a venda, embalar o produto com cuidado, escrever o endereço do remetente e do destinatário e levar a encomenda aos Correios. 

Estas etapas são realmente fáceis de serem executadas, mas, para garantir que o envio será realizado com êxito e que produto chegará à casa do cliente sem danos, é necessário ter alguns pontos de atenção. Veja aqui:

  • Proteja o produto com uma embalagem interna
  • Acomode o produto na caixa de papelão com cuidado
  • Escreva o endereço de origem e de destino com atenção
  • Atualize o site após o envio, para o cliente saber que o produto está a caminho

VANTAGENS DE TER UM CONTRATO PARA LOJA VIRTUAL COM OS CORREIOS

Muitas lojas virtuais que já estão estabelecidas no mercado optam por fazer um contrato de prestação de serviço com os Correios. A modalidade Cartão Correios Fácil oferece vantagens para as empresas que utilizam o serviço postal com frequência. Confira aqui:

  • Tarifas reduzidas
  • Serviço de coleta
  • Logística reversa
  • Pagamento mensal em fatura 
  • Assistência pessoal

Para contratar o Cartão Correio Fácil você deve fazer a solicitação no site dos Correios. É importante saber que para aderir à modalidade é necessário ter certificado digital ativo (e-CNPJ). Como os custos e benefícios deste serviço variam conforme a área do negócio e o volume de envios, o ideal é ir até uma agência postal para saber mais informações. 

Agora que você já sabe como enviar encomendas pelo correio, que tal ler sobre o pós venda? Preparamos 5 dicas para você fazer ações eficientes e aumentar as vendas do seu e-commerce.

Artigo anteriorTexto de apresentação de loja virtual, legenda e descrição: como fazer?
Próximo artigoEntrega de produtos da internet: saiba como trabalhar e ter sucesso
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA