Veja a vantagem de possuir uma loja mobile

Veja a vantagem de possuir uma loja mobile

929
3
Veja a vantagem de possuir uma loja mobile
Veja a vantagem de possuir uma loja mobile

Lojas mobile: Descubra a vantagem de possuir uma loja mobile e qual a diferença que existe de um site responsivo

Dados recentes sobre o comércio eletrônico indicam que, a cada dia, aumenta o número de consumidores online que realizam as suas compras por meio de smartphones e tablets. Isso significa que mais do que nunca os empreendedores virtuais devem apostar em plataformas que atendam as necessidades dos dispositivos móveis.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

É nessa hora que entra em cena as vantagens de possuir uma loja mobile, ou seja, um e-commerce feito exclusivamente para ser acessado em smartphones, tablets e outros. Dessa forma, é possível não apenas vender mais como também oferecer ao consumidor online uma experiência mais agradável ao adquirir produtos em seus aparelhos móveis.

Para tanto, é preciso desenvolver uma nova loja virtual , porém, ela deve ter a mesma identidade visual que o seu e-commerce tradicional, o que, aliás, é uma grande necessidade para que os internautas identifiquem a sua marca. Por isso, é preciso contratar profissionais que saibam como fazer lojas mobile, organizando e distribuindo o conteúdo em um novo layout.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Pessoal capacitado é fundamental até porque deve haver linhas de código, imagens e estruturas que sejam criadas para servir apenas para os dispositivos móveis. Além disso, o mais comum é que seja desenvolvido um subdomínio para o qual os internautas são encaminhados no momento que entram na sua loja virtual por meio de celulares ou tablets.

No entanto, vale dizer que uma loja mobile não é o mesmo que um site responsivo, sendo que ambos os conceitos podem causar certa confusão. Enquanto o e-commerce mobile é feito exclusivamente para os dispositivos móveis, os sites responsivos são aqueles que conseguem se adaptar aos diversos tamanhos de tela.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Dessa forma, o site ou loja virtual responsivo conta com um único design e só uma URL, os quais têm o atributo de se adaptarem a diferentes plataformas, tamanhos e orientações de tela, sejam elas de um smartphone, tablet, desktop, ou até mesmo de TVs conectadas. Se a sua loja virtual pode ser acessada em um smartphone ou tablete sem que fique distorcida, então, a sua plataforma oferece a característica de ser responsiva.

No entanto, pode nem sempre ser o suficiente para tornar a experiência do consumidor online satisfatória a ponto dele realizar uma compra no seu e-commerce. Além disso, vale lembrar ainda que uma loja mobile não se trata de um aplicativo, outro termo que pode gerar confusão na hora de pensar sobre o assunto.

Os popularmente chamados de app são programas/softwares, que rodam tanto em um desktop quanto nos diversos aplicativos móveis, embora o uso do termo tenha se tornado mais comum com a ascensão dos smatphones.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Quais as vantagens de uma loja mobile

Além de vender mais pelos dispositivos móveis, ter uma versão da sua loja mobile permite que você crie uma estratégia de marketing direcionada aos consumidores online que usam smartphones e tablets. Ou seja, será mais fácil de personalizar a relação do seu e-commerce com seus clientes e até mesmo de garantir um pós-venda e os mecanismos de fidelização mais eficientes.

Outra vantagem em investir uma versão mobile do seu e-commerce é o fato do Google ter anunciado em abril de 2015 que está providenciado as mudanças necessárias em seu algoritmo de busca para que os sites que sejam mobile friendly fiquem melhores ranqueados nos mecanismos de buscas.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

O termo mobile friendly se refere aos sites que conseguem identificar em que dispositivo móvel eles estão sendo acessados. Você deve saber que aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca (link https://www.dlojavirtual.com/como-vender/seo- loja-virtual) dos internautas que usam o Google aumenta as suas chances de vender mais, não é mesmo?

Então, essa é mais uma grande vantagem de apostar nisso.

Mas não são apenas essas as vantagens, desenvolver uma loja virtual mobile pode sair até mais barato do que tornar o seu e-commerce já existente responsivo. E mais: os sites mobiles têm a fama de serem mais rápidos quando comparados aos responsivos, uma vez que existem menos códigos e informações.

Nesse contexto, é importante dizer que como o que muitas pessoas priorizam hoje em dia é a agilidade nada melhor do que ter um e-commerce que não dorme no ponto.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Como ter uma loja virtual mobile

Por mais atraentes que sejam as vantagens de possuir uma loja mobile, entretanto, apostar nessa ideia exige toda uma preparação, bastante semelhante àquela que foi realizada quando você decidiu montar a sua loja virtual.

Claro que grande parte do trabalho já foi feito, mas a verdade é que além de uma estratégia de marketing e investimento financeiro é preciso ainda contar com um time preparado para atender as novas demandas. Por isso, se você ainda está dando os primeiros passos no seu e-commerce, antes de ampliar a sua atuação no mercado com uma versão mobile do seu negócio online, consolide a sua loja virtual antes de dar o próximo passo.

➜ Como montar e-commerce

Dessa forma, você vai ampliar a sua atuação quando estiver mais bem preparado. Além disso, é preciso pensar nas questões básicas, como profissionais capacitados para tornar a sua loja virtual acessível com eficiência nos dispositivos móveis e mesmo para atender os novos clientes que possivelmente você terá ao atrair mais uma parcela do mercado consumidor online.

Também é preciso conversar com os profissionais que vão fazer a nova versão do e-commerce para saber se todas as funções podem ser adaptadas à plataforma mobile e, se houve algo que deve ser alterado, é preciso fazer as escolhas certas para garantir a navegabilidade dos usuários dos aplicativos móveis.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Já se você ainda não tem uma loja virtual, mas está em seus planos se tornar um empreendedor virtual, você pode até mesmo avaliar a ideia de já investir em um e-commerce mobile. No entanto, é preciso entender que a maior quantidade de vendas ainda é feita por meio de desktops e laptops.

Por outro lado, conforme o seu público alvo pode ser uma estratégia muito eficiente, ainda mais se ele for constituído principalmente por jovens, os quais engordam as estatísticas quando o assunto é vendas pelos smartphones e tablets. Porém, como qualquer outra decisão é preciso ser muito bem avaliada, para averiguar se no seu nicho de mercado as vendas em dispositivos móveis será suficiente para o sucesso do seu negócio.