Teste A/B para e-commerce: o que é, para que serve e como...

Teste A/B para e-commerce: o que é, para que serve e como fazer?

6392
0
teste a/b

São muitos os motivos que fazem um e-commerce ser escolhido pelos consumidores. É claro que a qualidade do produto é importante, mas o preço, as condições de pagamento e o prazo de entrega também influenciam no processo de decisão dos consumidores.

Para se aproximar do público-alvo e aumentar as chances de sucesso do e-commerce, muitos empreendedores apostam em ações de divulgação online. E o teste A/B para e-commerce é uma dessas estratégias que pode ajudar. Saiba mais! 

O QUE É TESTE A/B PARA E-COMMERCE?

O teste A/B para e-commerce nada mais é do que fazer duas campanhas diferentes para a loja virtual e comparar os resultados. O e-commerce também pode usar o teste A/B para entender que tipo de peça publicitária gera mais interações com o público ou até mesmo para descobrir qual é o tipo de linguagem mais atrativo para o seu público-alvo. 

A partir da comparação dos resultados saberá qual momento e formato são os ideais. Vale lembrar que o teste A/B para e-commerce funciona com uma variável única. Por isso, se você tem mais de uma dúvida em relação ao seu e-commerce, deverá realizar testes separados.

PARA QUE SERVE O TESTE A/B PARA E-COMMERCE?

O teste A/B serve para entender qual é o melhor tipo de campanha para uma loja virtual adotar em sua comunicação. Esta estratégia é muito efetiva porque recolhe os resultados direto do público-alvo. Por isso, o teste é um aliado muito importante para que os empreendedores economizem recursos e façam campanhas mais assertivas. 

Embora a marca já deva conhecer o seu público-alvo durante o planejamento, a interação com os consumidores vai sofrendo algumas alterações conforme o tempo passa e o e-commerce se fortalece. Recorrer a estratégias como o teste A/B garante que a marca se mantenha atualizada em relação às preferências dos seus consumidores.

COMO FAZER TESTE A/B PARA E-COMMERCE?

Para fazer o teste A/B para e-commerce, primeiro você deve escolher os pontos que deseja avaliar. Depois de colocá-los em prática, deverá acompanhar os resultados e compará-los. Para que o tema fique mais claro, vamos a um exemplo prático:

Digamos que você tem dúvidas em relação à posição do botão comprar na página do produto. Para saber qual é a melhor opção, você poderá usar uma ferramenta que posicione o botão em diferentes lugares da página durante um determinado período de tempo.

A lógica desta ferramenta será aleatória e terá variação de acordo com os acessos ao site. Depois do período estabelecido de teste, você poderá recolher os dados e avaliar qual foi a posição que teve mais cliques. 

EXEMPLOS DE TESTE A/B

Um dos pontos interessantes do teste A/B para e-commerce é que o usuário contribui para a decisão sem precisar ser acionado ou oferecer uma opinião consciente. A sua interação com a página do e-commerce já oferece material suficiente para a avaliação em voga.

A vantagem de recorrer a ferramentas que façam o teste de forma simultânea é que os dados serão recolhidos no mesmo período de tempo. Por sua vez, se você optar por fazer primeiro um teste e depois outro, terá que ficar atento às diferenças externas em relação ao período de aplicação.

Por exemplo, se você quer saber sobre a posição de um botão, não adianta comparar os números de cliques de uma terça-feira com os números de cliques de um sábado. O exemplo abaixo mostra a aplicação de um teste de cor de botão feito de modo simultâneo: 

Mude apenas a cor do botão, o resto fica igual

No caso da imagem, lembre-se que para ter resultados reais é importante que a única coisa alterada tenha sido a cor do botão. Se você quiser testar a cor e o lugar do botão, faça um teste de cada vez. Se você testar os dois juntos, nunca saberá se foi a cor ou se foi o lugar que fez a diferença na compra.

O teste A/B para e-commerce também tem outras serventias. Por exemplo, se você quer entender qual título de e-mail marketing é mais atrativo para o seu público, poderá realizar o teste mudando somente o assunto do e-mail. 

Vale saber que as próprias ferramentas de e-mail já são preparadas para esse tipo de teste. Nessa modalidade, cada e-mail é enviado para uma porcentagem X da sua lista de e-mails. A partir dos resultados recolhidos, você poderá escolher qual dos formatos será enviado para o resto dos contatos. 

Veja os resultados de um teste A/B de assunto de e-mail

POR QUE FAZER TESTE A/B?

Afinal, por que fazer teste A/B no e-commerce? Esse tipo de teste é uma ótima forma de conhecer o seu público. Em muitos casos, você acha que já conhece o seu público o suficiente mas, mesmo assim, não alcança os resultados esperados. Desta forma, o teste funciona como meio para atualizar a sua percepção sobre os consumidores da sua marca.

É importante fazer testes A/B para e-commerce com frequência, pois com os resultados obtidos você conseguirá oferecer uma experiência cada vez melhor. Aos poucos, descobrirá a melhor forma de atrair as pessoas, qual cor influencia mais na decisão de compra, qual posição gera mais vendas, etc. 

Deu para ver que os testes A/B são bem mais simples do que parecem, né? Utilizar essa estratégia pode oferecer bons resultados para seu e-commerce. Se você pensa em usar esse tipo de teste na comunicação da sua marca, veja aqui um passo a passo bem simples para criar e-mail-marketing.

Artigo anteriorF-commerce: como funciona as vendas pelo facebook e como vender?
Próximo artigoTipos de marketing para loja virtual: 11 formas de aumentar as vendas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA