O e-commerce na era do Omnichannel: a importância dessa estratégia

O e-commerce na era do Omnichannel: a importância dessa estratégia

704
0

Falar com um cliente nunca foi tão fácil: chat, e-mail, telefone, redes sociais são apenas alguns dos canais possíveis de serem usados. Por isso, essa pode ser chamada de a era do omnichannel, em que os meios de comunicação oferecem diferentes formas de interação.

Trata-se de uma evolução do conceito de multichannel, ou multicanais, já inerente ao ambiente digital. Não só existem muitos canais, como eles podem ser integrados. É o caso, num exemplo simplista, de quando se recebe uma oferta por e-mail, mas a compra é feita pelo telefone ou chat do site.

Tudo isso amplia o universo do e-commerce, facilitando o acesso aos clientes. Neste post, apresentamos 5 vantagens que justificam a estratégia omnichannel. Confira!

Facilita a captação de clientes

Ora, o primeiro motivo para seu e-commerce ser omnichannel é justamente a maior facilidade de conseguir interagir com os clientes, onde eles estiverem e quiserem. Numa sociedade cada vez mais conectada, as pessoas utilizam não apenas um, mas diversos canais para se comunicar.

Dessa forma, é fundamental que você possa disponibilizar diversas opções para a negociação, qualquer que seja a preferência do cliente. Ou seja, se um cliente recebe uma oferta por e-mail, em caso de dúvidas, ele pode entrar em contato pelo próprio e-mail, mas também por Skype e até pelo WhatsApp.

Isso se manifesta diretamente no Custo de Aquisição do Cliente (CAC), que se torna bem menor. É possível gerar mais leads a partir da maior facilidade em se atrair e reter clientes.

Aumenta a taxa de conversão

Consequentemente, se você disponibiliza mais canais para o atendimento, a conversão em vendas também pode ser muito maior. Uma vez que o cliente tem mais abertura para interagir com a empresa omnichannel, aumentam também as chances de ele realizar uma compra.

Essa abertura gera uma maior lembrança de marca, que aumenta as chances de a pessoa procurar a sua empresa sempre que precisar do produto. Além disso, se estabelece uma relação de confiança com a loja.

Contribui para o Retorno Sobre o Investimento

Se ocorre a redução do CAC, é claro que o seu Retorno Sobre o Investimento (ROI) também pode ser bem maior. Ao se tornar mais barato ganhar um cliente, o valor investido para isso é recuperado com mais facilidade, refletindo numa maior lucratividade total.

Ajuda na coleta de informações

Você já deve entender a relevância de se ter informações confiáveis para a tomada de decisões em qualquer tipo de empresa, principalmente um e-commerce. Com o omnichannel, fica bem mais fácil captar dados referentes a tendências, preferências e comportamentos dos consumidores, além da aferição de métricas importantes para verificar a eficácia das ações tomadas.

Com a integração dos canais, essas informações são bem mais confiáveis, gerando, inclusive, um panorama de toda a experiência do cliente até realizar a compra de um produto.

Aumenta a satisfação do cliente

Por fim, não é difícil entender que se uma empresa oferece mais facilidades e tenta de todas as formas contribuir para o sucesso do cliente, o resultado é que ele ficará bem mais satisfeito. E a satisfação do cliente a partir de uma boa experiência é o principal motivador para ele não só retornar ao site, como recomendá-lo para outras pessoas.

Tudo isso pode soar muito promissor e, de alguma forma, é. A verdade é que não se trata de ser omnichannel por um modismo ou tendência de mercado e sim porque essa é a realidade dos clientes. Cada vez mais conectados, eles tenderão a se identificar melhor com empresas que também estejam inseridas nos mesmos canais.

Gostou do post? Quer entender melhor o conceito? Então, leia também o post sobre o que significa omnichannel.

Artigo anteriorPrimeiros passos para abrir uma loja de roupas femininas
Próximo artigoTire 6 principais dúvidas sobre a pesquisa de mercado
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA