Marketing no Instagram para e-commerce

Marketing no Instagram para e-commerce

3011
0

As redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço, faz mais ou menos 1 ano que o Instagram começou a exibir anúncios, mas muito antes disso os usuários já trabalhavam com marketing dentro da rede social. Se engana quem acha que o Instagram é feito só de fotos, as pessoas escrevem e muito! Através desse casamento entre texto e imagem é que acontece o marketing no Instagram.

marketing no instagram
Textão no Instagram? Tem sim senhor

Para trabalhar o marketing dentro do Instagram você precisa ter uma conta, na hora de criar a sua conta escolha um nome fácil que quando alguém te perguntar você consiga responder sem ter que fazer um desenho, escolha um nome fácil de decorar para que as pessoas lembrem de você. Você pode ter um Instagram pessoal ou um Instagram para o seu e-commerce, sob hipótese nenhuma troque as coisas.

marketing no instagram
Imagine dizer esse usuário de Instagram pelo telefone

No Instagram do seu e-commerce você pode compartilhar seus produtos, com breves descrições, vídeos curtos mostrando o funcionamento de algum produto. Ou você pode apenas engajar pessoas, como é o caso da Costa Show, cliente aqui da D Loja Virtual, eles são uma petshop online que também tem loja física. Mas quem domina o Instagram do e-commerce são animais fofinhos que dá vontade de levar para casa, veja.

marketing no instagram
Como não amar?

O tipo de imagem você posta no Instagram depende do tipo de resultado que você deseja ter, no caso da Costa Show, o objetivo é branding. Se você quer fazer vendas com as suas postagens você pode postar apenas produtos, como já disse ali em cima. Faça fotos bonitas, mas que não se pareçam com fotos de produtos em fundo branco, não use a mesma foto do site, tire uma foto nova.

marketing no instagram
Olha só o esse Instagram que posta produtos com fotos bacanas

Faça parcerias no Instagram

Encontre pessoas que falem do mesmo assunto que você e veja se é possível conseguir um publipost. Alguns influenciadores podem aceitar produtos em troca de posts e outros cobram caro, bem caro. Então na hora de escolher um famoso do Instagram para promover a sua empresa reflita se o investimento realmente vai ter o resultado esperado. Não se jogue na primeira oferta. Não escolha pessoas influenciadores do Instagram que não tem nada a ver com o seu produto.

marketing no instagram
Até parece que a Instagramer não ganhou nada por esse merchan

Usar os influenciadores para fazer marketing no Instagram para você é uma ótima opção porque são pessoas consideradas reais, pessoas que tem dia-a-dia e ficam compartilhando isso com os seguidores. Olha só que legal, essa pessoa bacana com um monte de fãs também usa o seu produto e se obrigou a indicar a sua empresa, porque a sua empresa é ótima. Entendeu agora? A ideia é que não fique escancarado que você pagou para aparecer ali.

Você também pode fazer anúncios no Instagram, lembrando que os anúncios são pagos. Nos anúncios você pode e deve configurar uma chamada para ação, as opções disponíveis são: Comprar agora, Instalar agora, Cadastre-se e Saiba mais. Ou seja, quando as pessoas visualizam seus anúncios você coloca esse botão que direciona o cliente direto para onde você deseja.

Como você deve saber, mesmo que você coloque um link na descrição da sua postagem no Instagram ele não é um link clicável, o único link clicável dentro da rede social é o link que você coloca na sua bio. Bio é aquele informação que aparece no seu perfil, junto com seu nome de usuário, quantidade de publicações e seguidores. Falando em seguidores, você pode usar programas para seguir de volta quem segue a sua empresa. As pessoas gostam de ser seguidas pelas empresas, elas se sentem importantes.

marketing no instagram
Olha só como é legal receber o carinho dos seguidores

É muito importante que o seu Instagram seja conectado com a sua loja virtual, que você leve pessoas da rede
social para sua loja. Você pode fazer isso através dos anúncios, com a chamada para ação. Você deve deixar o link do seu e-commerce ali na bio para quem visitar o seu perfil já saber onde ir se quiser comprar seus produtos. Já que é o único lugar que se pode ter um link clicável não desperdice esse espaço com outros links.

Você pode compartilhar as suas postagens do Instagram em outras redes sociais como Facebook, Twitter entre outros, use essa possibilidade a seu favor, porém adapte o seu texto de acordo com o tipo de mídia. Depois que a postagem for compartilhada você pode ir lá no Facebook e editar o texto. Além da linguagem cuide com o posicionamento que você quer seguir.

Lembrando que posicionamento é definir qual tipo de público você quer atingir, qual linguagem você vai usar. Você não pode atingir todo mundo, então foque no perfil dos seus clientes e possíveis clientes. Esse posicionamento deve fazer sentido com o tipo de produto que você vende. Não adianta nada vender produtos de maquiagem e postar dicas fitness.

Na hora de fazer o marketing no Instagram você pode fugir um pouquinho do seu assunto, para dar mais dicas para os seus seguidores, mas não fuja do foco. Se o seu foco é falar de maquiagem, porque você vende maquiagem faça isso. As pessoas que seguiram o seu perfil querem saber exatamente sobre esse assunto, porque se você mudar de assunto, pode perder alguns seguidores.

Dicas importantes para quem faz marketing no Instagram

Não se desespere se você tiver poucas curtidas nas suas postagens, valorize cada uma delas, valorize cada comentário. Se você acha que os perfis mais bem sucedidos são os que as postagens tem milhares de curtidas você está totalmente enganado. Os perfis mais bem sucedidos são os que atingem os seus objetivos, se o seu objetivo, é vender aquele produto do anúncio e você conseguiu fazer 10 vendas com seu post. Não importa que ele não teve mais de 5 curtidas.

Como já foi dito antes, ninguém agrada a todos, por isso, não se desespere com certeza vão aparecer haters. Pessoas que não gostam do seu trabalho, pessoas que fazem comentários negativos sobre o seu trabalho. Não deixe isso abalar seus esforços, responda quando for extremamente necessário e siga seu caminho. Com certeza você vai encontrar muito mais pessoas que gostam do seu trabalho do que gente que perde tempo falando mal de você.

➜ Planilha de Planejamento de de Ações de Marketing

Avalie os resultados das suas postagens e com os resultados saiba quais assuntos/produtos você deve postar mais vezes e quais você deve evitar. Faça sempre testes, poste coisas novas intercalando com postagens que você sabe que dão resultados. Se você optar postar apenas produtos mostre coisas reais e possíveis de fazer com os produtos oferecidos. Não prometa coisas que não serão possíveis quando o produto chegar na casa do cliente.

➜ Aprenda agora como usar o Canva e editar suas imagens

Bom, essas foram as dicas de hoje sobre marketing no Instagram, esse texto foi baseado na palestra da Ana Tex no CECOMPE. O CECOMPE foi um congresso online realizado pela D Loja Virtual que aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2016. Se você perdeu as palestras fique ligado que ano que vem tem mais.

Artigo anteriorPorque devo fazer vídeo marketing no meu e-commerce?
Próximo artigoMarketing viral no e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA