Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

1652
0

Hoje vamos falar de novo de um assunto que está em alta aqui no blog, o marketing. Caso não tenha ficado claro, nós estamos insistindo tanto em várias estratégias de marketing porque essa é a melhor forma de conseguir visitantes e vendas para sua loja virtual. Neste texto nós vamos falar de marketing de conteúdo, que é quando o cliente conhece a sua empresa, se interessa pelo conteúdo oferecido pela empresa, e termina em conversão.

É um processo lento, pode levar meses para o cliente que se interessou pelo seu conteúdo fazer a primeira compra, mas mesmo assim é uma opção que vale muito a pena. Fazendo marketing de conteúdo você ganha mais que clientes, pode ganhar advogados da sua marca, mas esse é um assunto para mais tarde, vamos focar nas coisas que você pode conseguir oferecendo informações.

Formas de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser feito de muitas formas, e-mail marketing, redes sociais, e-books, palestras, webminários. Não pense que toda vez que você enviar um e-mail marketing você esta fazendo marketing de conteúdo. Seu e-mail marketing só vai ser marketing de conteúdo se você realmente compartilhar algum conteúdo que agregue valor para seus clientes.

Se você está se perguntando que tipo de informação agrega valor para o seus clientes, a resposta é muito simples. Qual é o nicho do seu negócio? É sobre isso que as pessoas querem saber, foi pesquisando algo relacionado a este assunto que os possíveis clientes chegaram até a sua loja virtual. Sua loja virtual vende roupas descoladas? Esteja sempre antenado nas tendências da moda e compartilhe as informações com quem visita sua loja virtual.

Uma ótima maneira de gerar marketing de conteúdo é criando um blog para sua empresa. Essa ferramenta permite compartilhar todos os tipos de informação, textos, vídeos, fotos. Se você optar por e-books e webminários para compartilhar conteúdo faça uma página de captura, para ficar com o e-mail de todos que assistem e fazem download dos seus conteúdos.

Na hora de criar o seu conteúdo pesquise qual assunto é mais interessante para os seus futuros clientes, não misture a sua opinião pessoal e saia por aí compartilhando cachorrinhos para adoção no Facebook da sua empresa. Faça uma seleção de assuntos pesquisados e depois escolha o formato que vai passar essas informações, é interessante você escolher um formato de fácil compartilhamento assim quem gosta do seu conteúdo pode passar adiante e levar o nome da sua empresa para ser conhecida por mais pessoas. Quanto mais fácil de ser compartilhado melhor.

Exemplos de marketing de conteúdo

Você pode enviar boletins de informações por e-mail ou ter um blog sempre atualizado com informações sobre um determinado assunto. Você também pode fazer um infográfico e compartilhar nas redes sociais. Nós temos um cliente chamado Casa das Torneiras, que vende torneiras obviamente, este cliente poderia muito bem criar um infográfico sobre quanto uma torneira pingando gasta de água e quanto você economiza quando resolve esse problema.

Viu só, a ideia é sempre gerar conteúdo interessante para quem consume seus produtos. Com certeza pessoas que nem conhecem a loja virtual, iriam compartilhar a imagem, porque a economia de água é um assunto em alta. Essa imagem de fácil compartilhamento não teria nenhum anúncio de produto, apenas o nome da empresa. Só para informar as pessoas mesmo. Isso é marketing de conteúdo.

Sim, você pode tentar vender o seu produto no seu marketing de conteúdo, aliás essa é a ideia por trás de tudo, mas seja sutil. Se você optar por fazer um vídeo, não fale o tempo inteiro sobre o seu produto. Fale apenas quando tiver o gancho para o assunto, assuntos distantes do seu nicho de mercado devem ser deixados de lado, por mais interessantes que eles possam parecer.

➜ Palestra online: 8 Dicas Fantásticas para Montar uma Loja Virtual

O marketing de conteúdo é muito mais barato para o lojista do que qualquer outro tipo de anúncio, outro ponto forte é que ao produzir esses conteúdos você ganha credibilidade no assunto. Olha só o exemplo aqui da D Loja Virtual, o Marcio Eugenio está sempre dando dicas nos vídeos do youtube e nos textos aqui do blog. Ele também faz webminários gratuitos e ministra alguns cursos pagos. Ou seja, ele sabe do que está falando, aliás ontem o Marcio ganhou o prêmio Melhor Profissional de E-commerce 2016.

O Marcio já é uma autoridade no mundo do e-commerce, isso não começou quando ele abriu a primeira loja virtual, mas quando ele resolveu compartilhar com o mundo as suas experiências e os seus conhecimentos. O reconhecimento veio, após muitas pessoas se sentirem ajudadas com as informações compartilhadas. Isso é o marketing de conteúdo, você compartilha informações que geram valor, e isso conquista pessoas, essas pessoas acabam se tornando clientes da sua empresa.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Neste texto você pode perceber que criar conteúdos interessantes não é tão difícil assim, em poucos minutos conseguimos pensar em um exemplo que demora no máximo 2 horas para ser colocado em prática. O exemplo do infográfico da torneira pingando. Ok, aquilo foi só um exemplo.

Mas nós também mostramos  os resultados do Marcio, muitas pessoas que ligam ou entram em contato com a D Loja Virtual chegam aqui por causa dos e-mails e dos vídeos e essas pessoas que chegam até nós por causa dos conteúdos gratuitos acabam finalizando a compra. Marketing de conteúdo funciona sim, e nós somos uma prova disso.

Artigo anteriorPlataforma de e-commerce: você sabe escolher o que é melhor para você?
Próximo artigoIndicadores de desempenho – como usar no e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA