Integração com marketplace

Integração com marketplace

821
2
Importância da integração com marketplace.
Importância da integração com marketplace.

Leia nesse artigo a Importância da integração com marketplace.

Marketplace é um portal colaborativo, um shopping virtual com dois níveis de acesso, sendo um para consumidores e outro para lojistas. Um lojista pode vender seu produto em outras lojas, seja do mesmo segmento ou não, dependendo da proposta do marketplace ele pode vender seus produtos dentro de outras lojas.

Para quem compra é normal apenas com outras lojas disponíveis para a venda do que ele procura, ele pode comprar diversos produtos realiza um pagamento, que depois é distribuído nas demais lojas e na entrega com um único frete já calculado recebe o que foi comprado.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Como faço para vender via Marketplace?

Vamos utilizar um exemplo para você ver como é simples entrar nessa nova onda do e-commerce. Wal-Mart – Martketplace

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Faça seu cadastro e você recebe uma proposta de marketplace.
Envie seus produtos. Eles serão vendidos no site do walmart.com os itens preço, estoque, condições de frete também são definidas por você. Essas informações são passadas ao Wal-Mart de maneira simples e segura.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Exponha seus produtos no Wal-Mart. Seus clientes e clientes do Wal-Mart conheceram seus produtos, ofertas, disponibilidades.

Acompanhe suas vendas. Acompanhe suas vendas via Portal do Seller, o portal desenvolvido pelo Walmart.com exclusivamente para parceiros marketplace.

Conquiste novos clientes. Agora você terá um novo canal de vendas sem custo fixo e poderá assim atrair novos clientes.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

Otimize seu fluxo de caixa. Receba os valores referentes às suas vendas antecipadamente. Ou seja, mesmo que o cliente parcele as compras em até 12 vezes, você receberá o repasse em uma única parcela.

Vantagens do seu e-commerce no marketplace.

Existem os mais variados tipos de marketplaces, aqueles focados no varejo, outros no atacado, mistos, voltados para segmentos específicos ou mais abrangentes. É muito importante saber qual tipo de marketplace vai ser mais vantajoso ao seu produto. Nessa grande variedade você pode encontrar algum segmento que lhe agrade e que se identifique com você e seu negócio, vamos as vantagens, um dos pontos mais importantes deste assunto.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Visibilidade: Seu produto em um marketplace de grande porte não será encontrado facilmente pois os sistemas de buscas solicitam os produtos encontrados em marketplace dessa forma seu produto será facilmente encontrado.

Credibilidade:

Seus produtos dentro de lojas conhecidas passam ao cliente a confiança da marca para seu negócio dessa forma a pessoa fica mais segura de comprar com você e não correr o risco de não receber o produto ou o dinheiro de volta caso aconteça algum problema. Associar-se a uma marca a um nome de grande porte traz muitas vantagens a seu negócio.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Formas de Pagamento:

Dispõem de toadas as formas de pagamento, comprando vários produtos de várias lojas no mesmo carrinho facilitando a vida de vários vendedores ao mesmo tempo.

Detalhes importantes do Marketplace.

Sempre analise as taxas e condições dos marketplace, para poder calcular o quanto as taxas influenciam do valor do seu produto e na sua margem de lucro.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Faça a escolha certa do marketplace para seu produto, saber se o marketplace é especializado em varejo ou atacado, se trabalha com consumidor final, tudo isso importa no seu planejamento de entrada no marketplace.

Seu produto em um Shopping Virtual.

Tenha sempre uma boa estratégia no seu e-commerce no marketplace, na sua maioria do marketplace são acessados por milhões de consumidores diariamente, sua marca fica mais forte seus produtos estarão à venda nos maiores e melhores shoppings virtuais com uma grande publicidade, sendo um baixo investimento e alto faturamento, aumento de visitantes em seus produtos, mesmo em comprar parcelas, seu recebimento é a vista, sendo equipados com tecnologias que evitam fraudes, são seguras e contam com SEO, marketing.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

O lado negro do Marketplace.

As plataformas marketplace, tem como desafio, a manutenção da qualidade dos produtos e pode ser feito através de regras de entrada, percentuais de comissão, não é bom ao marketplace não ter bons lojista e uma pequena variedade de produtos, pois sua lógica é o oposto, outro desafio é a qualidade da loja virtual seu site sempre atualizado, sem bugs, sem erros ao selecionar um determinado item, isso pode matar uma loja virtual.

➜ Veja se seu site esta otimizado

Os riscos e os desafios caminham juntos, bom atendimento é o principal pois todas as lojas são unificadas e se alguma dela falha seja na entrega, seja na disponibilidade de produto, falta de propaganda, falta de comunicação com o cliente pronto todas as lojas poderão ter seus nomes envolvidos em reclamações da internet.

O lojista não pode abrir mão de seu produto de destacar dos demais que se encontram na mesma loja. As taxas também são o lado negativo pois o fato de seu produto estar no marketplace não significa que ele será vendido. Para quem tem loja física e nunca teve uma loja virtual é um bom primeiro passo, mas como todo.

No e-commerce os benefícios do Marketplace.

O consumidor é o primeiro beneficiado encontra um shopping virtual com vários produtos, vários preços e várias formas de pagamento, para os lojistas o trafego é muito grande passando a casa dos milhões de visitantes por dia, quanto mais produtos tiver mais a chance de um comprador encontrar o que procura, para lojistas independentes é muito bom ter uma lista de opções de produtos bem diversificados, pois quanto mais tiver maior a chance de ser encontrado por algum cliente.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

A receita do site aumenta, aumenta o ticket médio, a conversão dobra, lojista pequeno e grande tem chance de estar ao lado de grandes empresas disputando a venda de seus produtos.

Dicas como fazer o seu produto aparecer.

 Produtos exclusivos: selecione os produtos diferenciados.
A imagem vale mais do que palavras: Tenha sempre fotos que ilustram o seu produto, mostrem a dimensão dele, cor, características.

➜ Datas comemorativas

Precificação em tempo real: Fique sempre atento aos preços dos concorrentes e suas promoções.

Apresentação da loja ao cliente: Sempre que puder tenha contato com o cliente, e-mails promocionais, mensagens SMS, contatos mais próximos, pois terá grandes chances de que ele compre direto da sua loja.

Cortesia de Atendimento: Disponha de brinde, descontos, vales compras na data de aniversário do cliente, são cortesias simples e baratas que podem atrair para você, seu cliente novo e manter seu cliente antigo.

Sempre esteja atualizado no mundo do e-commerce tudo é rápido acompanhe sempre as novidades, oportunidades de vender, aprender, conhecer. No mundo virtual esse é o diferencial.