Gatilhos mentais – use no seu e-commerce

Gatilhos mentais – use no seu e-commerce

3041
1
Gatilhos mentais

Para quem está se perguntando o que são os gatilhos mentais, antes de tudo, vamos lembrar como funciona a mente das pessoas na hora da compra. Na hora de tomar decisões de compra. As decisões são tomadas pela emoção e justificadas pela razão. Então usamos os gatilhos mentais para emocionar e justificar cada compra feita. Agora vamos abordar alguns dos gatilhos mentais mais comuns usados na área de vendas.

Os gatilhos mentais não são frases prontas, o gatilho mental é a reação que você quer provocar em quem vê seus produtos e anúncios. Para ficar mais claro a ideia que cada um dos gatilhos mentais quer passar, vamos usar frases de exemplo. Mas isso não quer dizer que aquele gatilho mental só funciona com aquela frase, ok?

Gatilhos mentais – exemplos

Começando pelo gatilho da escassez, o cliente precisa comprar aquele produto porque são as últimas 5 unidades e depois que essas unidades acabarem, quem garante que vão ter outras iguais? Você precisa mostrar para o cliente que ele tem poucas chances de comprar, assim ele vai decidir pela compra e se justificar mentalmente que comprou antes que não tivesse mais chances de comprar.

Use coisas como somente esta semana, enquanto durarem os estoques, vagas limitadas e outras frases do tipo. As lojas virtuais costumam colocar avisos do tipo última unidade no estoque, e essa é uma ótima prática do gatilho mental da escassez. Lembre-se que sempre que você fornecer esse tipo de informação ela precisa ser real. Não diga que é a última unidade se você ainda tem 10 no estoque.

gatilhos mentais
Veja só, temos apenas 2 unidades da gravata preta. Você vai perder a oportunidade de garantir a sua?

Muito parecido com o gatilho da escassez temos o gatilho mental da urgência. Que é quando você motiva os clientes a finalizarem a compra, AGORA! Porque cada segundo que passa pode ser tarde demais para adquirir o tão desejado produto. Outro fator importante além da verdade como já dito no gatilho da escassez é informar porque a urgência, porque a compra precisa ser finalizada agora.

Você já deve ter visto, várias lojas virtuais, eventos entre outros fazendo hotsites com contagens regressivas. Onde cada minuto que passa, é um a menos em que o cliente tem a chace de adquirir o produto. Sites de compras coletivas, costumam deixar as ofertas válidas em períodos curtos de tempo, então quem bobear na hora de comprar, pode acabar ficando de mãos abanando.

Gatilhos mentais

O tempo passando e você perdendo a promoção de alguma loja virtual que encerra às 23h59 de hoje

➜ Inscreva-se agora na nossa lista VIP de e-mails

Como a prova social pode te ajudar

Além de ajudar no SEO do seu e-commerce a prova social também é um gatilho mental. Esse nem precisa de muita explicação não é mesmo? Afinal quando você vai em um restaurante novo, escolhe o que tem mais gente ou o que está vazio? O que tem mais gente, lógico. Porque se o outro restaurante está vazio é porque ele não é tão bom.

Algumas pessoas até costumam dizer que a voz do povo é a voz de Deus, não é bem assim que funciona, mas os estabelecimentos cheios tendem a ficar mais cheios. Da mesma forma que as lojas virtuais mais comentadas tendem a fazer mais vendas. Os produtos com comentários também tem mais chances de gerar uma venda, porque o seu cliente está vendo que alguém além dele foi lá e fez a compra.

Ou seja, essa loja virtual realmente funciona. Se você tiver muito dinheiro para investir no marketing da sua loja virtual, pode até contratar uma celebridade para usar os seus produtos, caso a verba esteja curta, fique apenas com a prova social dos seus próprios clientes que tem o mesmo efeito e não custa nada.

Um gatilho mental muito usado aqui na D Loja Virtual e por todo mundo que faz marketing de conteúdo é o gatilho da reciprocidade. Isso porque as pessoas tem um instinto natural de retribuir quando alguém lhe faz algo espontâneo e que gera valor. Para ativar esse gatilho você primeiro oferece algo que gere valor para o seu possível cliente.

➜ E-book 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Como por exemplo, conteúdo gratuito. O possível cliente, vai achar sua atitude tão maravilhosa, que vai se sentir na obrigação de se tornar seu cliente. Para retribuir a sua gentileza lá do início que gerou valor. O gatilho mental da reciprocidade também acontece quando são oferecidas amostras grátis de produtos e não é limitado apenas para quem trabalha com conteúdo. Quantas vezes você já sentiu vontade de realizar uma compra em um estabelecimento gentil, que lhe ofereceu algo?

Olhando o vídeo acima, você voltaria a comprar no estabelecimento onde Gentileza gera Sobremesa? Pois é, o gatilho da reciprocidade é realmente poderoso não é mesmo. Avalie todos os exemplos citados no texto, e veja qual dos gatilhos mentais podem ser facilmente aplicados nas estratégias de marketing do seu e-commerce. Existem outros gatilhos mentais que você pode pesquisar e aplicar no seu e-commerce.

Artigo anteriorMarketing viral no e-commerce
Próximo artigoComo Fazer E-mail Marketing
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA