Entrega expressa: o que é e como funciona? Entenda como usar

Entrega expressa: o que é e como funciona? Entenda como usar

9519
0

A conveniência de receber o produto em casa é um dos principais motivos pelos quais as pessoas fazem compras em lojas virtuais. No entanto, alguns consumidores mais resistentes alegam que o prazo de entrega é um dos fatores que os fazem preferir comprar em pontos de venda físicos. Nesta modalidade, já saem da loja com o produto em mãos.

De fato, o prazo de entrega é um dos pontos de atenção das lojas virtuais. A boa notícia é que, sabendo da necessidade de enviar produtos com agilidade para o endereço de seus consumidores, muitos comércios eletrônicos adotaram a entrega expressa. Quer saber como usar este tipo de entrega em seu negócio? Vamos explicar tudo a seguir!

O QUE É ENTREGA EXPRESSA?

Você sabe o que é entrega expressa? Essa é a modalidade de entrega mais rápida realizada por um comércio eletrônico. Dependendo do endereço de destino, o produto é entregue no mesmo dia ou poucos dias depois da confirmação do pagamento. 

A entrega expressa é importante para clientes que têm pressa para ter o produto em mãos. Como esse tipo de entrega representa um maior custo para os consumidores, em geral os comércios eletrônicos disponibilizam duas alternativas de envio: tradicional e expresso.

COMO FUNCIONA A ENTREGA EXPRESSA?

A entrega expressa funciona de uma forma bem simples. Depois que a compra na loja virtual é confirmada, o pedido é separado e embalado imediatamente. Em seguida, é entregue para a transportadora, que fará a entrega no endereço do cliente. 

Em geral, os comércios eletrônicos que oferecem esta modalidade de entrega trabalham com transportadoras especializadas em entrega expressa.  Assim podem garantir que o prazo estimado será cumprido e o cliente ficará satisfeito com a agilidade do negócio. 

Esse serviço costuma estar disponível apenas de segunda a sexta-feira e a sua agilidade depende da distância do centro de distribuição e do local de envio, assim como da própria disponibilidade em estoque. 

Ou seja, para que uma loja virtual ofereça um serviço eficiente de entrega expressa, deve otimizar os seus processos e administrar bem o estoque. Além disso, deve ser criteriosa na escolha da transportadora parceira. 

QUAL É O CUSTO-BENEFÍCIO DA ENTREGA EXPRESSA?

A entrega expressa é uma das modalidades mais caras de frete. A razão disso é simples: para garantir que o produto chegará ao endereço do consumidor em pouco tempo, a loja virtual e a transportadora precisam estar disponíveis em tempo integral.

Os comércios eletrônicos que trabalham com a modalidade têm que adequar seus processos para garantir a agilidade. Para isso, em geral, têm um ou mais funcionários dedicados especialmente para separar e para embalar os produtos da entrega expressa.

Por outro lado, para muitos clientes a entrega expressa é muito vantajosa, uma vez que entrega o produto sem que precisem enfrentar filas, trânsito e outros aborrecimentos. Além disso, economizam com custos de transporte e estacionamento.

Assim, o custo-benefício deve ser avaliado de acordo com o preço da entrega expressa e da necessidade do consumidor em receber o produto com agilidade. A crescente escolha desta modalidade de entrega demonstra que, para muitos consumidores, a rapidez é decisiva no processo de compra. 

COMO APLICAR A ENTREGA EXPRESSA NO E-COMMERCE?

O principal benefício da entrega expressa para as lojas virtuais é a fidelização dos clientes. A lógica é essa: se o consumidor recebe a mercadoria em casa de forma rápida e sem passar por nenhum problema, é muito provável que compre novamente desta forma. 

Porém, o comércio eletrônico deve ter alguns cuidados para oferecer a entrega expressa e cumprir as premissas de prazo e de qualidade. Confira aqui esses pontos de atenção: 

CUIDADOS QUE PRECISAM SER TOMADOS PELO E-COMMERCE

Para que a entrega expressa funcione corretamente e garanta que em pouco tempo o produto já estará com o comprador, a loja virtual deve planejar e otimizar os processos de separação, embalagem e entrega para a transportadora.

Além disso, a empresa responsável pelo frete da entrega expressa precisa ser de confiança e ter competência necessária para entregar o produto no prazo prometido. Isso significa que a transportadora precisa estar disponível sempre que existir demanda deste tipo de entrega.

Outro ponto importante é o tempo para a aprovação do pagamento. Existem ferramentas que agilizam o processo quando o pagamento é feito por cartão de crédito ou por transferência bancária. Porém, o pagamento em boleto bancário exige mais tempo de processamento. Essa informação deve ser bem explicada antes da compra.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A ENTREGA EXPRESSA E ENTREGA 24 EM HORAS?

A entrega em 24 horas é semelhante à entrega expressa. No entanto, costuma demorar um pouco mais, com a diferença de que funciona também nos sábados e domingos. Para o e-commerce, ambas devem seguir processos rígidos de gestão de estoque para atender o prazo.

Já o cliente precisa avaliar a hora da compra e o prazo definido para cada um dos tipos de entrega. Para facilitar a escolha, essas informações precisam estar bem esclarecidas no fechamento do pedido.

COMO ESCOLHER A EMPRESA IDEAL PARA FAZER ESSE SERVIÇO?

Se você trabalha com comércio eletrônico e quer começar a oferecer a entrega expressa para os seus clientes, deve ter bastante atenção na escolha da transportadora parceira. Para escolher a empresa ideal para fazer esse serviço, tenha em mente esses pontos:

  • Proximidade da transportadora em relação à sua empresa
  • Especialização da transportadora em entrega expressa
  • Facilidade de contato com a transportadora 

Lembre-se que, para executar a entrega expressa com agilidade, você precisará ter contato direto com a transportadora várias vezes por dia. Por isso, é fundamental que ela seja especializada neste tipo de serviço e que esteja disponível sempre que você precisar.

É claro que o preço do serviço é relevante, mas, para este tipo de entrega, o cumprimento do prazo importa mais. Por isso, antes de oferecer a entrega expressa aos seus consumidores, tenha certeza de que você poderá cumpri-la. 

Artigo anteriorPayU: o que é e como funciona? Tudo que precisa saber aqui!
Próximo artigoQual a forma mais barata de enviar encomendas pelo correio? Veja aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA