Consultor e-commerce: vale a pena contratar? Entenda como funciona!

Consultor e-commerce: vale a pena contratar? Entenda como funciona!

2819
0

Você já ouviu falar em consultoria de e-commerce? Esse serviço pode ser bem interessante para quem quer começar a investir em um comércio eletrônico e não sabe por onde começar, e até mesmo para empresas que já estão em atividade, mas que precisam lidar com decisões que não estavam previstas.

Se este assunto é novidade para você, saiba que um consultor de e-commerce pode contribuir muito para a consolidação de um negócio, pois se trata de uma pessoa que tem experiência na área e, por isso, oferece uma visão ampliada sobre o tema. Para esclarecer todas as suas dúvidas, criamos esse conteúdo sobre consultoria em e-commerce:

O QUE É CONSULTOR E-COMMERCE?

O consultor de e-commerce é uma pessoa ou uma empresa especializada em auxiliar empreendedores a criarem e consolidarem os seus negócios na internet. O trabalho de um consultor de e-commerce é individualizado e deve ser focado nas características próprias da empresa que o contrata.

Um consultor de e-commerce está apto para participar do processo de criação de uma nova empresa, assim como de oferecer consultoria para empresas que já estejam no mercado há algum tempo e precisam de um auxílio diante de alguma situação específica. 

O QUE É UMA CONSULTORIA PARA E-COMMERCE?

Contratar uma consultoria de comércio eletrônico vai muito além de receber dicas pontuais. Esse tipo de serviço se trata de uma parceria firmada com uma empresa, que ajuda o seu negócio a se comprometer com uma série de ajustes e mudanças que farão seus os lucros crescerem.

Um profissional experiente saberá indicar qual é o melhor caminho para sua empresa. Essa pessoa já trabalhou na área, já colocou a mão na massa e conhece profundamente os desafios com que você vai se deparar. Esse consultor também tem em seu arsenal várias formas de lidar com eles, sabendo avaliar qual será a mais eficaz para sua campanha.

CONSULTORIA PARA E-COMMERCE NÃO É MARKETING

É preciso destacar que a empresa que oferecer serviço de consultoria não vai fazer as peças da campanha do seu e-commerce. O mercado de lojas virtuais está cada vez mais competitivo. Para entregar resultados, os profissionais que trabalham nessa área devem estar intimamente ligados à empresa e entender a fundo sobre:

  • Mercado em que estão atuando
  • Produto que estão vendendo
  • Cliente para quem venderão o produto

Uma pessoa de fora ou uma agência jamais será capaz de fazer esse trabalho tão bem quanto alguém de dentro da sua empresa. Por isso, uma consultoria de e-commerce não vai elaborar a campanha. Quem oferece esse serviço apontará quais são as melhores estratégias de e-commerce e quais modelos de negócios serão mais eficientes. 

O setor de marketing da sua empresa é que vai colocá-los em prática. Tudo sob seu controle, feito por gente que sabe tudo sobre as especificidades do seu negócio. Claro, isso tudo com a orientação de quem sabe o que vem pela frente e quais serão os próximos desafios.

QUAL A FUNÇÃO DO CONSULTOR NO E-COMMERCE?

O trabalho dessa empresa é orientar suas ações no âmbito do e-commerce. O primeiro passo para alcançar esse objetivo é fazer uma análise do cenário com o qual sua empresa tem que trabalhar. Ou seja, o consultor vai traçar:

  • Pontos fracos e fortes da sua empresa
  • Pontos fracos e fortes dos seus concorrentes
  • Situação do mercado no seu setor de negócios

Somente com essas informações é que o profissional poderá definir um plano de ação, que incluirá os melhores canais para você atingir e atrair seu público. Esse é o primeiro momento da ação do consultor. O segundo passo ocorre após você colocar em prática o planejamento estratégico elaborado. 

É nessa hora que será avaliado se o plano foi bem-sucedido, quais foram seus pontos fortes e fracos e como é possível melhorar suas vendas. Uma consultoria que certamente será bem-sucedida faz essas ações em ciclos constantes, garantindo que os resultados estão sempre ascendentes.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE CONTRATAR UM CONSULTOR DE E-COMMERCE?

A contratação de um consultor de e-commerce deve ser avaliada pelos benefícios que ele pode oferecer para a sua empresa. A partir desse conhecimento você saberá se vale a pena ou não contar com o trabalho desse profissional. Confira aqui os pontos positivos de contar com um consultor de e-commerce para assessorá-lo:

EXPERIÊNCIA POR UM PREÇO ACESSÍVEL

A pedra fundamental de uma empresa de consultoria é a experiência de quem trabalha nela. São pessoas que passaram anos dentro de grandes empresas ou tocando seu próprio negócio. São profissionais que já erraram e acertaram — e aprenderam muito com essas experiências.

Contratar essas pessoas para trabalhar no seu e-commerce seria caríssimo. Contratá-las para pensar a estratégia, porém, é financeiramente mais eficiente. E você continua tendo acesso a tudo que eles aprenderam.

OLHAR IMPARCIAL PARA AVALIAR SEU NEGÓCIO

Quando você passa anos trabalhando numa empresa, é fácil perder a capacidade de enxergar seus pontos fracos. Por ser uma pessoa de fora da equipe, o consultor chega sem preconceitos. É uma presença externa que pode fazer análises de forma imparcial.

As vantagens desse olhar vão além do comércio eletrônico. O empreendedor que recebe essa presença de braços abertos tem a oportunidade de renovar sua própria forma de ver a empresa e o mercado.

MAIOR EFICIÊNCIA NO CONTROLE DE PRAZOS

Estabelecer uma data-limite para a entrega de um trabalho é quase sempre uma expressão de desejo — e não a previsão de uma realidade. Com um consultor externo, cada reunião torna-se um prazo fixo, que deve ser cumprido.

Afinal, essa pessoa vem de fora da empresa só para falar com sua equipe. Se ela não tiver peças e resultados para apresentar, o desperdício de tempo e dinheiro será gritante. Se a reunião fosse interna, o prazo se tornaria mais flexível. Afinal, estão todos ali diariamente.

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA PARA E-COMMERCE?

A forma como uma consultoria de e-commerce funciona varia de empresa para empresa. Em muitos casos, o consultor é contratado por um determinado período de tempo ou por um número específico de metas. Por exemplo, poderá participar das decisões de uma empresa nos primeiros seis meses ou durante os primeiros estágios de criação da marca.

No entanto, o ideal é que o consultor de e-commerce siga acompanhando o negócio pelos próximos anos, uma vez que os desafios vão mudando, mas nunca somem. Com o tempo, as dúvidas iniciais são esclarecidas, mas novas questões vão aparecendo conforme a marca vai crescendo.

CONSULTOR PARA MONTAR LOJA VIRTUAL

Tendo isso em vista, o consultor de e-commerce é um aliado importantíssimo do gestor. Ele tem uma visão ampliada sobre o mercado em questão e reúne a capacidade de adequar estratégias específicas para a empresa, tornando-a mais forte e capacitada. 

CONSULTOR PARA MELHORAR A PERFORMANCE DO E-COMMERCE

Muitas empresas procuram um consultor de e-commerce apenas quando se deparam com uma situação fora do previsto. Essa também é uma possibilidade de trabalho oferecida pela consultoria. A partir desse apoio, o profissional poderá contribuir para as decisões sejam conduzidas da melhor maneira possível.

CONSULTOR PARA SUPORTE NO E-COMMERCE

O consultor também tem um papel importante para oferecer suporte para o comércio eletrônico. Ou seja, pode ser procurado para ajudar a solucionar alguma questão pontual que o gestor não se sente preparado para conduzir sozinho.

CONSULTOR PARA DEIXAR O E-COMMERCE MAIS LUCRATIVO

Com as perspectivas oferecidas pelo consultor, é provável que o gestor perceba uma melhora na atuação e no lucro do e-commerce. No entanto, para que isso aconteça, é necessário acatar às sugestões do consultor, uma vez que esse tipo de trabalho deve ocorrer com a colaboração e o envolvimento de todos.

ESPECIALISTA EM E-COMMERCE: COMO ESCOLHER O CONSULTOR IDEAL?

Se após ler este texto, você acredita que sua empresa pode se beneficiar desse tipo de serviço, resta um ponto essencial. Certificar-se de que você está contratando os profissionais que vão ajudar a impulsionar suas vendas online. Para isso, é importante que você siga as dicas a seguir: 

  • Entenda as necessidades do seu negócio
  • Organize suas finanças e saiba os limites do seu orçamento
  • Pergunte a outros clientes da consultoria o que acham dela
  • Tome cuidado com falsas promessas

Tenha em mente que contratar uma consultoria para e-commerce é convidar uma pessoa com mais experiência do que você para orientar suas decisões. Esse profissional vai fazer uma análise do seu negócio, seus concorrentes e do mercado que atuam.

A partir daí, ele vai traçar estratégias para que suas ações sejam certeiras. E estará ao seu lado avaliando o andamento do negócio, orientando possíveis ajustes. É o melhor investimento para quem está começando a vender pela internet ou quer alavancar o negócio.

Gostou de saber mais sobre o trabalho de um consultor de vendas online? Para saber mais sobre o planejamento de um e-commerce, nossa dica é que você leia sobre plano de negócios. Esse conhecimento também pode auxiliá-lo a tomar boas decisões para sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA