Conheça os tipos de anúncios e saiba como eles podem ajudar seu...

Conheça os tipos de anúncios e saiba como eles podem ajudar seu e-commerce

101
0

Criar anúncios eficientes é uma estratégia muito importante para divulgar seu comércio eletrônico. Este tipo de ação aproxima seu público-alvo da sua loja virtual, gerando tráfego e potencializando as vendas. Porém, para que os anúncios gerem o resultado esperado é necessário entendê-los, para saber qual é o ideal para o seu negócio. Conheça os tipos de anúncios e saiba como eles podem ajudar seu e-commerce:

Anúncios do Google Ads

Não há dúvidas de que o Google é o melhor amigo de quem navega na Internet. É através do buscador que as pessoas pesquisam por seus interesses e chegam aos sites que desejam. Anunciar no Google é uma das principais formas de publicidade digital e costuma oferecer bons resultados no acesso e na venda dos comércios eletrônicos. Existem algumas categorias de anúncios do Google Ads:

Rede de Pesquisa

 

Você já observou que quando faz uma busca no Google, alguns resultados aparecem em destaque na parte de cima e de baixo da página? Estes links são chamados de Rede de Pesquisa e têm resultado segmentado de acordo com o termo pesquisado. Esta publicidade funciona através de um leilão de palavras-chave e permite que as marcas se destaquem e atraiam visitantes aos seus sites.

Por exemplo, se um e-commerce que vende vasos para plantas pagou pelo termo “cachepô”, quando uma pessoa pesquisar por esta palavra, terá como resultado o link do e-commerce referido. Muitas empresas também compram as palavras-chave que se referem ao nome dos concorrentes, para garantir que numa busca pelo concorrente, também serão mencionadas.  

Para aparecer com destaque nas buscas, é necessário participar de um leilão. Os resultados aparecem conforme o valor do lance oferecido, qualidade do anúncio e contexto da pesquisa. Se você nunca divulgou o seu negócio neste tipo de anúncio, comece pensando no termo que melhor define o seu comércio eletrônico e que pode ser pesquisado pelo seu público no buscador. Inicie com um valor baixo no leilão, com o objetivo de conhecer o formato e de entender qual é a melhor estratégia para o seu negócio.  

Rede de Display

 

Este é um outro tipo de anúncio oferecido pelo Google, que pode aparecer no formato de propaganda em sites em geral. Em resumo, é um quadrado ou retângulo que é exibido em algum local da página no modelo de foto ou vídeo. A Rede de Display tem sua divulgação segmentada de acordo com o perfil do público, a localização e os interesses (sim, ela varia de acordo com o histórico de navegação).  

Se você decidir fazer este tipo de anúncio, lembre-se de usar uma imagem (ou um vídeo) de boa qualidade, que tenha relação com os produtos ou serviços que você oferece e que atraia o interesse dos usuários. Este formato costuma oferecer bons resultados em datas promocionais, como, por exemplo, Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. Dedique-se a formular um call to action chamativo, ou seja, uma frase que convide as pessoas a clicar na imagem, conhecer o seu negócio e comprar de você.

Remarketing

 

Alguma vez você acessou um e-commerce em busca de um determinado produto e depois viu propaganda do mesmo item nos sites em que visitou? Este é um tipo de anúncio muito utilizado por comércios eletrônicos, uma vez que tem como objetivo resgatar os usuários que já visitaram a loja, mas não efetuaram a compra.

Algumas campanhas deste tipo oferecem benefícios como cupom de desconto ou frete grátis para que o usuário finalize a experiência. Algumas vezes, porém, o remarketing pode soar como insistência ou invasão de privacidade, porque demonstra conhecimento sobre a navegação das pessoas. Vale avaliar se é adequado para o seu segmento e público-alvo.  

Google Shopping

 

Esta é uma plataforma do Google que exibe produtos de muitas lojas virtuais e compara os preços. Por exemplo, se um usuário digita “ar-condicionado” no campo de pesquisa do Google Shopping, os resultados mostrarão os principais produtos e preços. Para participar é necessário cadastrar a sua loja virtual e os seus produtos. A participação aqui é efetiva principalmente se o seu comércio eletrônico tem preços competitivos em relação à concorrência ou tem produtos bem diferentes das outras lojas virtuais.

Anúncios em Redes Sociais

Se você tem dúvidas se vale a pena anunciar nas redes sociais, lembre-se que é nelas que as pessoas ficam em grande parte do seu tempo de folga. O Instagram, o Facebook e o Youtube são as redes mais acessadas do Brasil e anunciar nelas é uma boa estratégia para estar na mente dos consumidores. Veja como funciona o anúncio em cada rede:

Facebook

 

Os anúncios no Facebook costumam oferecer resultados bem positivos, uma vez que esta é a rede mais utilizada pelos brasileiros. Existem muitos formatos de anúncios: fotos, vídeos, carrossel, multimídia, etc. Para saber qual é o mais indicado para o seu negócio, o ideal é aprofundar o conhecimento sobre cada um deles no Facebook Business Manager. Para potencializar os resultados, lembre-se de sempre manter a sua página atualizada, com conteúdo relevante, boas fotos e detalhes sobre o produto ou serviço que oferece.

Instagram

 

Cada vez mais, o Instagram tem atraído o interesse dos usuários para as fotos e os vídeos lá publicados. Através do Facebook Business Manager, é possível criar promoções com diferentes objetivos, como divulgar a página no próprio Instagram, direcionar o público para o site ou aumentar o fluxo de mensagens diretas. A participação no Instagram é indicada para comércios eletrônicos que tenham uma presença forte na rede, para que consigam ampliar o seu contato com o público através da publicidade.

YouTube

 

O YouTube funciona ao mesmo tempo como uma rede social de vídeos e um buscador de conteúdo. Os anúncios são vinculados ao Google Ads e segmentados conforme o algoritmo, de forma que considerem os interesses dos usuários. Entre os principais tipos de anúncio estão o Non-skippable, que aparece no início do vídeo, dura até 15 segundos e não pode ser pulado, e o TrueView, que pode ser pulado e é pago somente se o usuário o assiste ou clica.

Estes são os principais tipos de anúncio que você pode fazer para divulgar o seu e-commerce. Agora que já conhece cada um, pense quais são os mais adequados para o seu tipo de produto e público-alvo.

DEIXE UMA RESPOSTA