Vejo muita gente querendo montar uma loja virtual, mas acaba ficando TRAVADA! Por isso Resolvi escrever esse artigo.

Muitas pessoas querem montar uma loja virtual, mas na realidade o que elas querem mesmo é saber como vender pela internet.

Esse simples erro de querer uma coisa e precisar de outra acaba afundando grande parte das pessoas que começam uma loja virtual.

Resumi aqui todo o processo em cinco passos para montar uma loja virtual. Nesse artigo mostro para você que o trabalho começa bem antes de colocar a mão na tecnologia e termina (ou nunca termina) depois da loja virtual estar no ar.

Por isso, vamos ao conteúdo sobre como montar uma loja virtual, pois temos ainda muito trabalho.

Passo #1: CONCENTRAR ENERGIA (FOCO)

foto montar uma loja virtual foco

Se você está começando no processo para abrir uma loja virtual você vai ter duas grandes limitações: Tempo e Dinheiro. Me pergunta como é que eu sei? 🙂

Isso está acontecendo com você e aconteceu comigo há 10 anos quando abri a minha primeira loja virtual. Na realidade isso, acontece com a maioria das pessoas que quer abrir um negócio (online ou offline), por isso é tão importante ter foco.

O foco tem diversas definições, mas, pessoalmente, gosto de duas:

  1. Gerenciamento de distrações
  2. Saber dizer não

Por isso é muito importante que você consiga gerenciar as distrações e fazer realmente é importante na ordem correta e dizer NÃO para tudo que possa te tirar do caminho. Dessa forma você conseguirá o máximo de resultado no menor tempo.

Por mais simples que isso possa parecer muitas pessoas não conseguem sair do lugar na hora de montar uma loja virtual pelos motivos a seguir

Excesso de Informação

Quando comecei minha primeira loja virtual 10 anos atrás o comercio eletrônico estava engatinhando no Brasil e informações naquela época eram extremamente raras. Esse foi um dos motivos que levei mais de 3 anos para fazer minha loja dar resultado

Hoje ao contrário, a quantidade de informação é abundante. Só que isso gera um outro problema, que é o que eu chamo de information overload ou o excesso de informação.

Quando você digita no Google “como montar uma loja virtual”  você acha MILHARES de caminhos e fórmulas (provavelmente você chegou aqui assim) e, simplesmente, trava por não saber que caminho seguir ou por ler e aprender coisas que são totalmente fora da sua realidade que está começando.

Conteúdo para quem já nasce grande

Muito do conteúdo que existe disponível na internet é voltado para quem quer começar um negócio grande ou então ensinando e tentando resolver os problemas que a Netshoes e o Submarino tempo hoje.

Muito pouco se fala sobre os problemas que eles tiveram quando abriram as suas lojas virtuais e, principalmente, como eles resolveram os problemas que, provavelmente você está tendo.

Depois de chegar a fazer mais de 100 pedidos em um único dia na minha loja virtual, de ter ajudado milhares de clientes a abrir suas lojas virtuais e terem muito sucesso vendendo online, notei que existem três pontos que leva os negócios online a terem sucesso ou não.

Chamo esse conjunto de o tripé do e-commerce  e sempre que esses pontos são trabalhados na forma certa o sucesso ao criar uma loja virtual aumenta exponencialmente.

O Tripé do sucesso para abrir uma loja virtual

Muitas pessoas acham que criar uma loja virtual é só contratar uma plataforma ou um site de vendas online, porém há muito mais trabalho que precisa ser feito e para você não perder dinheiro e tempo precisa fazer na ordem certa.

Para fazer isso você precisa fica atento basicamente ao Tripé do sucesso do e-commerce que consiste nos seguintes itens:

  1. Produto Estrela: o produto que tem a melhor oferta do mercado. O cliente se sentirá um idiota se não comprar de você
  1. Cliente Qualificado: O cliente que tem a maior probabilidade de comprar o que você está vendendo.
  1. Plataforma Fácil: Um sistema simples que tem exatamente aquilo que o cliente precisa para finalizar a compra rapidamente e sem complicação.

Nos próximos itens vou entrar mais a fundo em cada um dos pontos do Tripé do Sucesso do e-commerce.

PASSO #2: ANTES DE MONTAR A LOJA VIRTUAL

foto montar uma loja virtual antes de montar

Hoje no Brasil existe apenas uma elite (menos de 10% ) que consegue fazer mais de 30 pedidos por mês. Isso acontece, pois, como falei antes, muitas pessoas acham que para fazer vendas na internet é só ter uma loja virtual.

Muitos ficam assustados, mas isso na realidade não é um problema é sim uma grande oportunidade para aqueles que conseguirem criar site de vendas da forma certa.

Entenda as Leis para Abrir Loja Virtual

Existe ainda muita gente que acha que comprar na internet é inseguro e que é um território sem lei. Como em todos os lugares existem bons e maus competidores.

Minha grande missão é melhorar o mercado de comercio eletrônico para pequenas empresas no Brasil e quero muito que você esteja ainda fazendo negócio daqui 10 anos, já comece da forma certa.

“Quem trabalha da forma certa, trabalha sempre”  Marcio Eugênio

Lei do e-commerce

Depois de muita discussão em Brasilia em março de 2013 entrou em vigor o Decreto Nº 7962/2013 conhecido tambem como a lei do e-commerce.

Muito se discutiu e se falou dela logo que ela foi ao ar, mas quando analisamos ela mais a o que a lei fez foi padronizar todo mundo que faz um e-commerce sério no Brasil já fazia há anos.

Se você quiser dar uma olhada completa na lei você pode ver direto no site do planalto aqui ou então ver esse vídeo rápido que fiz explicando os principais pontos que você precisa ficar atento para montar uma loja virtual 100% dentro da lei.

Emissão de nota Fiscal

Um pergunta recorrente que recebo é: “Preciso emitir nota fiscal para vendas online?”

Para qualquer tipo de transação comercial no Brasil você precisa emitir nota fiscal.

Alguns amam, outros odeiam, mas o fato é que TODOS precisam fazer a emissão da nota fiscal no formato eletrônico a conhecida NFe.

As notas podem ser emitidas diretamente através do site da receita. Dá um pouco de trabalho, mas ele é totalmente gratuito e para quem está começando e ainda tem um baixo volume de pedidos é uma ótima alternativa.

Depois quando você tiver um volume de pedidos maior,  será necessário um sistema de emissão de NFe ou, o que recomendo, um ERP. (falo mais sobre ERP, abaixo).

Tipos de Empresa

Outra dúvida comum é: “Preciso ter um CNPJ para emitir nota física?” ou “Preciso ter uma empresa aberta para fazer vendas online? Nos dois casos a resposta é sim!

A boa notícia para quem está começando, existe agora o MEI (Micro Empreendedor Individual). Que é muito fácil de criar e muito fácil para pagar os impostos. A desvantagem é que o volume de faturamento mensal é de R$ 5.000,00 ou R$ 60.000,00 por ano. Fiz um vídeo onde explico detalhadamente as vantagens e desvantagens de usar MEI.

Depois que você passar o limite de faturamento permitido pela MEI você vai precisar entrar em contato com um contador para abrir uma empresa limitada a famosa LTDA.

Para você ter mais detalhes sobre quais as opções e os caminhos a seguir de uma olhada neste artigo do site Abra sua PJ.

O Produto Estrela

foto montar uma loja virtual produto estrela

Não é a toa que a escolha do Produto Estrela seja o primeiro item do Tripé do e-commerce, pois nesse ponto é onde a maioria das pessoas que está começando falha.

A grande maioria das pessoas que falha ao montar uma loja virtual é que na hora de escolher o seu mix de produtos eles querem é ter um mix de produto grande para conseguir vender tudo para todo mundo.

Se você fizer isso o que acaba acontecendo é não conseguir atender nenhum cliente bem, pois você não consegue investir a energia necessária em cada produto para fazer dele um campeão de vendas.

Para encontrar o seu Produto Estrela você precisa ir muito mais fundo e analisar os itens abaixo:

Tenha um Porquê

Muitas pessoas começam uma loja virtual porque querem ganhar dinheiro e sei que se você está começando agora isso que vou te dizer pode parecer estranho, mas sempre que as pessoas montam uma loja virtual pensando só nisso elas, invariavelmente, quebram.

Negócio online que prosperam, normalmente, são montados por pessoas que tem um porquê, que está fazendo negócio para resolver um problema ou ajudar alguém.

Não precisa ser nada grandioso como acabar com a fome ou a paz mundial. Problemas simples e que atingem um público especifico, como por exemplo

  • 33 e 34 Veio ao mundo para ajudar mulheres que calçam 33 e 34. Era um problema recorrente da dona e ela resolveu criar site de vendas para resolver o problema dela e de outras milhares de mulheres com os pés pequenos.
  • Monograme O criador não conseguia achar uma camiseta básica que vesti-se bem e tivesse qualidade. O site tem cinco produtos, três modelos masculinos e dois femininos.

Para você se aprofundar um pouco mais nessa questão do porquê você pode ver esse vídeo que fiz  sobre esse assunto e se você quiser saber qual é o meu porquê veja esse vídeo.

Nicho

Depois de você achar o seu porquê o processo de escolher um nicho fica muito mais simples, diria que quase automático.

Quase automático, pois se você não tomar uns pequenos cuidados você acaba achando um ótimo negócio para ser infeliz… Me pergunta como eu sei disso? Minha primeira loja virtual vendia acessórios femininos. Era algo que eu não entendia nada e detestava.

Para que você não cometa os mesmos erros, recomendo que você use a técnica do PHD (paixão, habilidade e dinheiro)

Neste vídeo explico de forma bem fácil e didática como você pode fazer isso:

O Produto Estrela

Agora é a hora de escolher O Produto Estrela.

A receita mais simples para criar site de vendas que venda diariamente é concentrar energia e não dissipar. Por isso que criei o conceito do produto estrela. Até que a sua loja virtual tenha um certo volume de vendas diários, de 5 a 10 pedidos por dia, 90% da sua energia deve estar concentrada em estratégias de atração de clientes novos.

No início você tem que focar em fazer a primeira venda e essa primeira venda vai acontecer de forma mais fácil e tranquila através do seu produto estrela, por isso, que é tão importante você dedicar tempo para achar esse produto na sua loja e fazer uma oferta totalmente irresistível para ele.

Muita gente fica chocada quando apresento esse conceito, porque elas acreditam que escolher esse produto quer dizer que elas terão uma loja virtual só com um produto. Na realidade não é isso, o que digo é que você precisa focar suas energias onde você vai conseguir mais resultado, mais vendas e aprender a fazer isso bem.

Depois disso, dai sim, você pode investir energia para trabalhar mais um produto para ter outro produto estrela ou vender mais ainda o primeiro produto ou aumentar o ticket médio da loja ou vender mais vezes para os clientes antigos.

Entenda, todas essas outras possibilidades só vão aparecer depois de fazer a primeira venda. Vender um produto é muito mais fácil do que vender dois, três… Quando você criar loja virtual é FUNDAMENTAL começar assim. É mais fácil! É mais simples.

Muito provavelmente você não vai acertar de primeira, mas quero te dar algumas dicas para que você consiga achar o produto estrela o mais rápido possível e fazemos isso olhando para dentro e olhando para fora.

Na realidade, é a hora de olhar para todos os lados. Digo, todos os concorrentes e isso é feito em em dois simples passos:

#1. Analise da Concorrência

Nesse ponto você vai ver:

  • A empresa: Quanto tempo está no mercado? Tem loja física?
  • O site: É seguro? Quais funcionalidades? É rápido?
  • Redes sócias: Qual a quantidade de seguidores? Em quais ele está?
  • Formas de pagamento: Sistemas de pagamento? Pagamento Direto? Boleto? Depósito?
  • Formas de entrega: Quais os tipos Frete? Prazo? Valores?
  • Reclame aqui: Tem reclamações? Quantas? Quais? Foram respondidas?
  • Ebit: Tem selo? Tem perfil? Tem avaliações?

Para te ajudar coloquei nos matérias de apoio uma planilha para analise da concorrência. Deixa tudo mais fácil e mais organizado, por isso, não deixe de baixar ela.

#2. Analisar os produtos

Nesse ponto você vai analisar especificamente os produtos deles que são iguais ao seu produto estrela ou que concorrem diretamente:

  • Descrição técnica?
  • Descrição funcional, quantas palavras?
  • Quantas Fotos?
  • Vídeo?
  • Frete, valor para os 3 principais estados que você vai focar
  • Prazo para os 3 principais estados que você vai focar
  • Preço
  • Condição de pagamento
  • Disponibilidade
  • Descrição resumida
  • Compre junto
  • Produtos relacionados
  • Responde as principais dúvidas sobre o produto?
  • Fala dos benefícios
  • Fala como usar?
  • Como é feito?
  • Benefícios?
  • Cuidados?

De uma olhada nos matérias de apoio no final desse artigo para pegar a planilha completa de analise de concorrência.

Quanto mais energia você investir nisso maiores serão as chances de você ter algo realmente incrível. Faça esse trabalho com uns cinco ou dez site que vendam no mesmo ramo que você para dai passar para o próximo item.

Lembre-se: O CLIENTE NÃO É IDIOTA! Essa análise tem que ser muito criteriosa e com o maior cuidado para você ter o maior valor da internet. Falei valor, não preço.

A construção de valor do produtos estrelas ele precisa ser feito para  levar o cliente a pensar o seguinte: Se eu não comprar dessa loja virtual EU SOU UM IDIOTA.

Sim, não é fácil. Dá trabalho. E é TOTALMENTE possível.

Existem algumas características do produto que ajudarão ele a se tornar um campeão de vendas na internet e falei isso bem detalhadamente neste vídeo:

Os 10 mercados para quem que criar loja virtual

Muita gente chega querendo montar uma loja virtual, mas não tem ideia do que vender. Por isso vou listar abaixo os dez mais promissores e algumas ideias de como você pode atuar neles.

#1. Cosméticos

Esse setor há muito nichos ainda não explorados. Por exemplo, se você (ou conhece alguém) tem algum tipo de alergia e tem dificuldades de encontrar produtos esse é um ótimo caminho para se diferenciar (Ex: a primeira loja especializada em produto para Alergia do tipo X) e se tornar referência.

#2. Roupas e moda

Qual o seu estilo?

No setor de moda você pode explorar estilos e tribos que estão “esquecidas”. Uma loja que conheçam a fundo um estilo e quando digo conhecer a fundo não estou dizendo só o estilo de vestir, mas que falem a mesma língua, que curtam as mesmas músicas, frequentem as mesmas festas, façam as mesmas tripes…

#3. Bijuterias e Joias

Vender na internet bijuterias e Joias está muito ligado ao item anterior.

Você pode escolher um tipo de biju ou de joia para se tornar um especialista. Isso pode ser especializar-se em um produto (ex: anéis, colares, pulseiras) ou em um estilo (ex: Ripchic, piriguetes, Rockeiros…), um material (prata, Ouro, Cocô), um evento (batizado, casamento, formaturas…).

#4. Camisetas

Se quer vender camisetas engraçadas… A dica é especializar-se!

E quando digo especializar-se é especializar-se mesmo: Camisetas engraçadas de seriados americanos para adolescentes. Camisetas engraçadas de jogos de estratégia. Camisetas engraçadas de filmes de vampiros. Camisetas de times universitários de futebol americano.

#5. Produtos Naturais

Tenho muitos clientes que vendem muito bem nesse nicho, pois sempre existe um produto da moda ou aquele produto que faz milagres, mas que é conhecido só em uma determinada região do país. Outra dica é tentar mudar o formato. Se você conhece em liquido, veja se pode ser vendido em cápsulas, em pó ou de outra forma que possa diminuir o custo ou facilitar a vida de quem usa.

#6. Informática

O problema da grande maioria das pessoas que compra produtos de informatica não é comprar e sim usar. Sabendo disso, pense em como você pode ajudar essas pessoas a usar esses produtos ou a fazer a melhor escolha na hora de comprar.

Isso provavelmente não funcione com todos os produtos! Então, é muito importante você análisar bem a concorrência e investir a sua energia nos produtos essa estratégia seja considerado um diferencial.

#7. Livros

Esses foram os primeiros produtos vender pela internet. Eles tem, praticamente, todas as 6 caracteristicas do produto ideal que falei no vídeo, dessa forma, você vai precisar investir um pouco mais de tempo para desenhar uma estratégia vencedora aqui, porque as grandes do mercado tem muita força e fazem um trabalho, no minimo, respeitável.

A dica é tornar-se especialista em alguma especialidade que as grandes não consigam concorrer. Tenho um cliente é especializado em livros de agronegócios relacionados a pecuaria. Quanto mais nichado você for mais simples é para ser o número um do mercado, pois, dependendo do mercado você vai ser o único. 🙂

#8 Artesanato

Esse é um setor onde há muito espaço para crescer e fazer muitas vendas, pois quem faz artesanato tem a escolha de criar e pensar no que vai produzir levando em considerção o PHD e também os 6 características que um produto precisa ter para ser um sucesso de vendas.

O problema é que os artesões gostam mesmo é de criar e produzir e não de vender. 🙂

Por isso, analise todos os produtos que você tem e/ou sabe fazer e veja qual deles atende aos dois conceitos que passei acima?

Para você ter sucesso e criar uma loja online para vender artesanato: analise todos os seu produtos através dois itens que falei acima (PHD e 6 caracteristicas dos produtos), foque nos três mais bem avaliados e trabalhe para que um desses produtos seja o seu produto estrela!

Assim que achar esse produto, foque TODAS as suas energias nele. Sei que você que é artesão gosta mesmo é de produzir, mas para que você continue produzindo você PRECISA aprender a vender pela internet.

#9. Auto peças

Como falava os comercias dos posto Ipiranga, o brasileiro é apaixonado por carros.

Se você souber trabalhar bem isso e atingir no coração dos clientes você pode se dar muito bem. Esse é um mercado gigante e muito concorrido quando se pensa linhas e produtos amplos e genericos.

Agora se você focar em um mercado especifico ou estilo, não tem para ninguém.

#10 Magazine Luiz e Natura

No último CECOMPE muita gente me perguntou: “Marcio, como montar uma loja virtual Magazine Luiza?” ou “Marcio, como abrir uma loja virtual da Natura?”.

Criar ou abrir uma loja virtual da Magazine Luiza ou da Natura é muito fácil, por isso a pergunta certa deve ser “como fazer a minha loja virtual da Magazine Luiza / Natura vender?”.

Infelizmente, para esse caso ainda não tenho uma resposta, mas sempre questiono as pessoas a fazerem uma reflexão: porque os clientes vão comprar de você?

Se você conseguir se diferenciar das outras centenas ou milhares de lojas totalmente iguais a sua você vai conseguir criar site de vendas que realize vendas de verdade e não seja só mais um site generico da Magazine Luiza ou da Natura.

Em alguns casos, costumo ainda desafiar as pessoas: Você deve inovar ou então investir sua energia para criar loja virtual diferente. 🙂

O Público Qualificado

fot montar uma loja virtual publico qualificado

Você sabe por que o preço do aluguel ou de compra de duas lojas com o mesmo tamanho podem variar de duas a 10 vezes ou mais só dependendo do endereço delas?

Você sabe por que na internet, normalmente, todos os endereços tem um custo extremamente ridículo (R$ 30,00 por ano)?

Nota dez, estrelinha e beijo da prof para quem falou publico qualificado nas duas respostas.

Quando abrimos uma loja física pagamos pelo ponto, ou seja, o público que vai passar na frente e quando quando abrimos uma loja na internet precisaremos fazer o nosso endereço ser conhecido. Lembre-se, as pessoas não acordam de manhã e pensam assim:

“Vou acessar aquela loja virtual que abriu ontem que não conheço e não sei a procedência e vou comprar mmoooiiiitttto.“

O grande trabalho para na criação de uma loja virtual é atrair as pessoas qualificadas.

Como Vender de forma fácil online

Quem vai criar um site de vendas, muitas vezes, não não tem ideia de o quanto é fácil vender online. Claro, isso se você souber a forma certa de fazer isso.

Na maioria das vezes que vejo pessoas não conseguindo fazer os seus negócios online prosperarem eles não conhecem seus clientes, do que eles gostam, onde eles moram, qual a ideia, sexo, o que pensam…

Quem monta a loja virtual assim simplesmente se frustra, pois acaba achando alguma desculpa para justificar o seu fracasso. Coisas como: “Como saber o que vender se nem o cliente sabe o que comprar”.

Parece ser uma tarefa IMPOSSÍVEL, a menos, é claro, que você saiba sobre o seu cliente mais que o próprio cliente.

Conheça o publico

Não há magica aqui, quanto mais você conhecer o seu cliente mais sucesso você vai ter nas vendas online, pois você vai conseguir oferecer o produto certo para a pessoa certa.

Sabendo quem é a pessoas certa para comprar os seus produtos você pode investir ainda mais para atrair o tipo certo de pessoa para sua loja.

Você deve estar se perguntando agora, mas como faço para conhecer eles? Simples, pergunte:

#1. Pesquisa demográfica:

A pesquisa demográfica tem o objetivo de conhecer o cliente por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia, sexo, idade, onde moram, estado civil, nivel educacional… Entre outros critérios.

#2. Pesquisa Psicográfica:

A pesquisa psicográfica é diferente da demográfica. A análise psicográfica trata de dados mais difíceis de definir, como valores, emoções, medos e paixões.

Pode parecer meio complicado, por isso, deixa eu dar um exemplo, a pesquisa demográfica mostra que seu cliente é homem, tem entre 35 e 45 anos de idade e ganha cerca R$ 6 mil mensais. Os dados psicográficos demonstram que ele prefere viagens de moto a cruzeiros e que não anda de avião nem amarrado. Esses devem ser utilizados para atingir a pessoa certa através das suas ações de marketing.

Para se aprofundar mais nesse assunto fascinante recomendo esse artigo do site empreendedor.com Como encontrar o cliente ideal

Se acabei de criar loja virtual, como faço?

Claro que para quem já tem uma loja virtual e já tem clientes é muito mais fácil de fazer isso através de consulta de histórico de vendas ou através do envio de um questionário por e-mail, mas que está começando também pode fazer.

Para fazer vai dar um pouco mais de trabalho e exigir um pouco mais de criatividade.

Estava falando com o meu amigo Fernando Rui do Portal do Crescimento Contínuo e com a sua esposa que está querendo montar uma loja virtual e para ela conhecer o público dela sugeri o seguinte: entra em contato com blog, canais do youtube e sites relacionado com o seu porquê e sugere uma votação ou algum tipo de promoção e para as pessoas participarem elas precisam responder uma pesquisa.

Provavelmente isso vai envolver algum dinheiro, além é claro, de tempo e energia, mas não pense nisso como um custo e sim como um investimento que vai retornar no futuro como economia em anúncios.

Outra dica, menos eficiente, mas sem custo é entrar em contato com esses mesmos produtores de conteúdo falar que quer anunciar com eles e pedir os seus mídia kits. Lá você vai ter muita informação que podem servir como base para quem está iniciando.

PASSO #3: PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE SUCESSO

foto montar uma loja virtual passo a passo

Enfim chegamos ao terceiro item do nosso Tripé do Sucesso para vender na internet.

Essa item DEVE ser deixado por último por dois motivos: 1) dos três ele é o mais simples. 2) as escolhas anteriores vão influenciar diretamente nas escolhas do sistema.

Quero deixar claro que quando falo em uma Plataforma Simples isso vai muito além da parte técnica de como fazer uma loja virtual, de como criar site de vendas. Aqui você ver como tudo que você precisa para as vendas acontecerem na tua loja.

Plataforma a Loja virtual

Muita gente quando quer criar loja virtual começa por aqui e, normalmente, se dá conta que fez uma escolha equivocada, pois não pensou nos outros ponto que tratamos nesse artigo até aqui.

Se você já parou para analisar os outros pontos que falei nesse artigo, siga em frente, senão recomendo que volte e faça isso. Lembre-se:

“O que vende na internet é a sua estratégia e não a loja virtual. A loja é só uma ferramenta que te ajuda quando é feito a escolha certa na hora certa .”

Vou listar abaixo alguns itens que você precisa observar na hora da escolha.

Layout

Sabe aquela expressão: a primeira impressão é a que fica? Então na internet o layout é que permite isso. Cuide sempre para que o layout esteja alinhado com o seu publico, com o seu porquê e que seja simples.

Quando digo simples, ele precisa ajudar o cliente a saber o que ele precisa fazer, não deve chamar mais atenção que os produtos e ajudar o cliente a sentir-se seguro com a sua loja virtual.

Checkout Simples

O processo de compra precisa ser o mais simples e rápido possível, precisa pedir só os dados que são indispensáveis para realizar a compra, com o maior número possível de formas de pagamento e de preferência sem que o usuário precise de senha. Sim, isso mesmo que você leu: SEM SENHA.

Acredite isso não é magia, é tecnologia! Para você ver funcionando, acesse este site e Faça um teste e deixe um comentário aqui contando o que você achou disso. 🙂

Recuperação de Carrinho

A taxa de conversão do e-commerce brasileiro fica em torno de 1%. Das das pessoas que colocam produtos no carrinho de compras menos de 15% avançam no processo de compra.

Por isso, é indispensável esse tipo de recurso, pois é muito mais fácil converter um cliente que por algum problema ou distração abandonou o processo de compra do que ter que atrair um cliente totalmente novo e leva-lo pelo processo completo de venda.

Versão Mobile

Desde o dia 21 abril de 2015 o Google tem privilegiado nas buscas sites que possuem uma versão Mobile Friendly, por isso, é fundamente isso antes de criar loja virtual.

Se você já tem uma loja ou para fazer o teste o Google disponibilizou uma ferramenta e na hora ele já te diz se a tua loja ou o site de vendas é ou não é amigável mobile. Para mais informações fiz um vídeo sobre isso.

Acompanhamento Ativo dos Correios

Essa funcionalidade não é obrigatória no início das operações de uma loja virtual, pois a quantidade de pedidos é baixa, mas é importante saber se a plataforma possui ou se há a possibilidade de implantar.

Ela é muito boa, pois aumenta consideravelmente a satisfação do cliente e elimina muito o overhead de trabalho do administrador da loja, pois quando um pedido é postado nos Correios a loja virtual automaticamente vai no sistema dos Correios, verifica se houve alguma nova movimentação e se houve automaticamente ela manda e-mail para o cliente com o status da entrega dele.

Frete

Mais de 90% dos pedidos realizados nas lojas virtuais no Brasil são entregues pelos Correios através de algum dos serviços deles (Pac, Sedex, e-Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10).

Entretanto é sempre bom lembrar que os Correios tem limitações de tamanho e peso e não são todos os tipos de produtos que ele trabalha. Eles possuem um política bem rígida que inclui varias restrições e proibições, por isso, fique atento a isso.

Para as empresas que não pode ser atendidas pelos Correios elas vão precisar recorrer a transportadoras ou á algum tipo de entrega própria. Neste artigo entro bem a fundo na parte de transportadoras e respondo mais algumas duvidas também sobre os Correios

Formas de pagamento

Existem basicamente dois grandes grupos de formas de pagamento para vender na internet: os sistemas de pagamento e as formas de pagamento direto, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Os sistemas de pagamento são compostos por empresas que se especializaram em fornecer formas de pagamento para transações na internet e as mais conhecidas no Brasil são: Pagseguro, Bcash, Mercado Pago, Moip.

Os sistemas de pagamento como desvantagem possuem taxa variáveis um pouco mais altas que as formas de pagamento direto, entretanto, é muito mais rápido para contratar e tem bem menos risco de chargeback.

Os sistemas de pagamento direto via cartão de credito (Cielo e Rede), boleto bancário e depósito.

As formas diretas possuem taxas mais atrativas, apresentam maior taxa de conversão de venda, porem o processo de contratação é mais rigoroso e burocrática além de ter risco de Chargeback e, por isso, o empreendedor precisa ter um processo, mesmo que simples, de análise de risco.

Se quiser ver uma analise mais profunda sobre as formas de pagamento de uma olhada nesse artigo.

Segurança

Uma das maiores objeções por que as pessoas não compram online é que elas não se sentem seguras, por isso, é muito importante que você se preocupe com isso.

Atualmente a segurança nas principais plataformas de comercio eletrônico com a D Loja Virtual isso é algo que vem por padrão através do certificado de segurança (SSL) em todo processo de compra e acesso a dados pessoais do cliente.

Nesse artigo que falo sobre como começar a vender na internet falo explicitamente da minha preferência por plataformas SaaS, por diversos motivos e entre eles a parte de segurança é mais um item que soma a favor.

Muito mais do que ter esses dispositivos de segurança é importante que você mostre isso no rodapé da sua loja, deixe isso claro, na pagina do produto, ao longo do processo de compra, através do seu layout, de ter um telefone fixo no site, da sua comunicação por e-mail e chat…

Ou seja, além de ter a parte técnica em dia você precisa fazer um trabalho para que o cliente se sinta seguro em comprar da sua loja. Isso inclui ele sentir que os dados dele não serão roubados e, principalmente, sentir que os produtos dele vão chegar no prazo estimado sem problemas e, caso tenha problemas, que ele consiga resolver isso.

ERP

Até que a sua loja virtual atinja um volume de uns dez pedidos por dia o ERP não é um sistema obrigatório, mas é importante que você saiba que ele existe e que pode te ajudar muito, pois ele vai conseguir automatizar processos, reduzir erros e dessa forma economizar seu tempo.

Entenda que toda loja virtual possui os seguintes processos:

  • Receber o pedidos (de preferencia muitos 🙂 )
  • Confirmar pagamentos (Depósito, cartão de credito, boletos e sistemas de pagamento)
  • Separar e embalar pedido
  • Emissão de NFe e etiquetas
  • Enviar pedidos
  • Acompanhar a entrega e reportar o cliente do andamento

Uma ferramenta que está integrada a sua plataforma deixa todo o processo mais simples e fácil. Por isso é importante que você verifique se a sua plataforma tem essa possibilidade.

Para você ter uma ideia, para emitir uma NFe no sistema da Receita você pode levar de cinco a dez minutos por nota, com um ERP integrado na loja virtual você resolve com três cliques.

O ERP que utilizo na minha empresa e indico, sem medo é o Bling é o MELHOR custo beneficio do mercado, sem falar, que está integrado com muitas plataformas de e-commerce e com o Mercado Livre.

PASSO #4: DEPOIS DA CRIAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

foto montar uma loja virtual depois criar

Sei que esse artigo já está meio bem longo, mas o processo para se montar uma loja virtual que venda ainda continua e normalmente não é falado sobre isso, por isso, vou abordar rapidamente alguns pontos que você precisa ficar ciente que precisa trabalhar/pensar nisso e link para vários materiais complementares. #tamojunto?

Atendimento Cliente

Quando falamos de pequenas lojas virtuais atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais e vejo, dia apos dia, empreendedores deixando de usar isso a seu favor.

Para dar um exemplo mais concreto do que estou falando, de uma olhada neste video aqui do Mario da Chicmix que ele conta um “causo” de como ele conseguiu fazer um problema se transformar em um case de atendimento a clientes.

Seja Pessoal

Lembre-se: pessoas compram de pessoas, pessoas não compram de empresas. Por isso, trate os seus clientes como pessoas e mostre para eles que existem pessoas do outro lado da tela dele.

Trate o cliente SEMPRE pelo nome, converse com ele, interaja. Quando ligar fale o seu nome, mande bilhetes assinados com o seu nome para para os clientes, assine seu e-mails com o seu nome e sobrenome.

Dessa forma o cliente vai sentir segurança em tratar com a sua loja e vai saber quem vai entregar/enviar o pedido para ele e, principalmente, quem vai resolver qualquer problema que possa vir a acontecer.

Vejo muitos empreendedores que trabalham sozinho mandando e-mail como atendimento@minhaloja.com.br e assinando como SAC, Financeiro ou Vendas.

NÃO É FEIO SER PEQUENO.

Aproveite isso a seu favor. Faça isso, e você vai ver que os clientes vão começar a falar com você.

Suporte

O suporte ao cliente acontece antes, durante e depois da venda. Se você quiser perder uma venda deixe de dar suporte para o cliente nos dois primeiros processos. Se quiser perder CENTENAS de vendas deixe de dar suporte depois.

No início de uma loja virtual você vai ter poucas solicitações de suporte e problemas, mas conforme a empresa vai crescendo a complexidade e a quantidade de problemas vai crescendo e dai é importante você ter um sistema para isso.

Fiz um webinario com o pessoal do Zendesk que é o sistema de atendimento que utilizo na D Loja Virtual e conheço muitas empresas que utilizam ele. Muito simples e funcional e alem disso eles tem um plano grátis que é perfeito para quem está começando.

Telefone

Por favor, tenha um telefone fixo na sua loja virtual! Se só tiver a possibilidade de ter só um celular é melhor nem ter. 🙂

Um comportamento comum, eu faço isso inclusive, ao comprar em lojas virtuais desconhecidas é pegar o telefone e ligar para ver se existe uma pessoa do outro lado da linha. Isso aumenta o sentimento de que estamos em uma loja segura.

Isso também não é obrigatório para quem está começando, mas é legal para você saber que existe. Recentemente conheci a Atende Simples que é um sistema de telefonia que permite pequenas empresas terem números nacionais (o famoso 3003) ou então 0800. Os valores são muito acessíveis e totalmente sem burocracia. Se quiser mais informações no meu canal do youtube tem uma entrevista minha com o Andre, um dos criadores da Atende Simples.

Chat

Uma ferramenta IMPRESCINDÍVEL para todo mundo que tem uma loja virtual. É mais um dos itens que aumenta a sensação de segurança do cliente com o seu site, pois o cliente consegue tirar dúvidas na hora de forma rápida e fácil.

Vejo muitas lojas virtuais que não utilizam, sem dúvida, ele estão deixando passar uma grande oportunidade de atender melhor os seus clientes e vender mais.

Nesse artigo aqui falo de três opções de chat gratuíto para loja virtual e ensino a instalar eles.

e-mail

Para e-mails tenho duas dicas simples e rápidas:

1) Responda TODOS os seu e-mails, mesmo que seja para dizer para o cliente que você não trabalha com determinado produto ou que não vai conseguir ajudar ele, mas responda.

2) Seja pessoal. Trabalhe com e-mail com nome de pessoas e assine os emails com nome e sobrenome.

Marketing para Loja Virtual

Deixei a parte de marketing por ultimo, pois se você não ficar atento para todos os itens que listei anteriormente, você pode até vender, mas pode estar jogando fora.

Para que você consiga tirar o máximo das ações de marketing o processo de criação da loja virtual deve ter sido feito de ponta a ponta observando cuidadosamente tudo que falei antes.

Tendo tudo isso alinhado gostaria de dizer que existe basicamente dois tipos de ações de marketing as de rápido (Facebook Ads, Google Adwords e comparadores de preço) retorno, aquelas que você investe dinheiro você tem visitantes, mas parou de investir acabou os visitantes e as de retorno mais lento ou de longo prazo (SEO, Redes sociais, e-mail Marketing).

Não existe uma receita mágica e pronta. Invista R$ 10,00 venda R$ 20,00. Não uma combinação melhor, melhor mesmo é você testar e ver qual que funciona melhor para o seu mercado.

A única regra que vale para todos os mercados para as pequenas lojas virtuais é invista sua energia e seu dinheiro naqueles produtos que você consegue se destacar. Em outras palavras divulgue o que você tem de melhor. Divulgue o seu produto estrela.

Facebook Ads

Essa é a ferramenta de anuncio da maior rede social do mundo. Com ela você consegue fazer uma segmentação muito boa das pessoas que irão ver os seus anúncios. Se você fez o tema de casa e sabe os dados demográficos e psicográficos do seu publico alvo, aqui você faz a festa.

Utilizo muito Facebook ads para minha empresa e para os meus clientes. Até tenho um curso especifico para isso o Facebook Ads para ecommerce e já produzi muito conteúdo no meu canal do youtube:

Muitas pessoas não usam o Facebook Ads, pois acabam tentando usar ele exatamente igual ao que ele fazem no Google Adwords, até fiz um video falando sobre isso. Se usar da forma correta, vende. E vende muito.

Google Adwords

Google Adwords para o e-commerce é a ferramenta mais usada para fazer anúncios. Se você não sabe usar, recomendo que aprenda, pois o poder que ela tem de mostrar os anúncios na sua empresa para as pessoas que estão procurando exatamente as palavras relacionadas com o produtos da sua loja.

O Google Adwords é cobrado por clique e cada clique é bem carinho, por isso, trabalhe sempre os anúncios usando palavras mais especificas possíveis e só com os melhores produtos. Anunciar produtos encalhados, normalmente, é uma ótima forma de jogar dinheiro fora. Lembra? O cliente não é idiota.

Comparadores de Preço

O mais conhecido deles é o Buscape, mas existem outros como o Bondfaro, o Zoom e o Google shopping.

Esse tipo de midia funciona muito bem para produtos de maior valor agregado onde as pessoas costumam procurar preços como celulares, televisões, notebooks, mas conheço alguns cases de sucesso na área de cozinha, petshop e moda.

Aqui também vale aquela regra de concentrar energia. Trabalhe e anuncie só os seus melhores produtos ou, até mesmo, só o seu produto estrela.

Mídia Buy

Esse nome bonito, nada mais é do que fazer anúncios/parcerias com blogs, sites de conteúdo, canais do youtube e pessoas com grande alcance nas redes sociais.

Deixei ele aqui no meio, pois ele funciona tanto como marketing de retorno rápido quando como de longo prazo, pois se fizer uma ação você vai ter um grande volume de visitas e vendas nos primeiros dias, mas isso vai continuar na internet e vai continuar te gerando uma visita residual e dependendo do que você fizer ainda te ajuda a dar relevância no Google.

SEO

O santo gral de toda a loja virtual, o sonho dourado de todo mundo que quer abrir uma loja virtual é estar posicionado na primeira pagina do Google, se possível, na primeira posição e, claro, sem pagar nada.

O único problema é que o Google só tem dez posições na primeira pagina e existe milhares de outras lojas virtual que querem o mesmo.

Conseguir um posicionamento bom no Google e um volume de visitas constante é algo demanda tempo e investimento, sim meu amiguinho, você precisará desembolsar algum aqui, pois dificilmente você vai conseguir fazer isso sem o auxilio de um profissional em otimização (SEO) e isso custa caro.

Um último aviso, se você planeja criar loja virtual e viver só de visitas do Google, talvez você não viva para ver a sua loja virtual vender dez pedidos por dia. 🙂

Redes Sociais

Muitas pessoas que criam lojas virtuais acabam usando as redes sociais de forma totalmente errada, pois querem só vender, vender, vender.

Redes sociais não são lugares para você ficar vendendo desesperadamente. Para funcionar para a sua loja virtual você precisa primeiro se relacionar com o usuário, fazer ele confiar em você e depois só fazer a venda.

Vi tanta gente fazendo isso da forma errada que até escrevi o artigo As redes sociais não funcionam para pequenas empresas – SERÁ?

E-mail Marketing

Essa aqui é uma ferramenta que eu gosto, quando as pessoas usam ela corretamente, porem pouquíssimas lojas virtuais sabe usar.

Esse assunto acho que é um dos que eu mais mais falei no meu canal do youtube. Falei tanto que até criei uma playlist com vários videos ensinando o que acredito que funciona para quem monta uma loja virtual:

PASSO #5: PRÓXIMOS PASSOS

Se você seguiu todos os passos que passei para criar site de vendas, isso que dizer que você está no caminho, mas não quer dizer que você se sentar e ficar esperando o dinheiro cair no seu banco.

Concentrar Energia

Agora é o momento de você focar sua energia e as forças e trabalhar com ainda mais afinco nos itens que podem te trazer mais resultado para você.

Vejo muita gente desistindo depois de ter terminado de montar loja virtual, pois ficam frustrados de trabalhar, trabalhar e não ter resultados. Encontro muitos empreendedores assim e quando vou analisar vejo que eles estão investindo suas energias nos itens errados.

Melhor, estão investindo energia no itens certos, mas no momento errado. Em um negócio online a ordem dos fatores alterá o resultado.

Quando fazer o que?

O que você cria a loja virtual hoje as ações de vendas que você precisa investir energia são quase  que completamente diferentes de se você tiver uma loja virtual há 3 anos, por exemplo.

No gráfico abaixo que traduzi do site shopify.com ele ilustra muito bem o quando de dedicação em estratégias de aquisição e estrategias de retenção você precisa investir para conseguir extrair o maximo de resultados do seu trabalho.

grafico montar loja online aquisicao retencao

Claro, outro pronto você precisa levar em consideração para saber quando fazer o que é o setor que você atua. Alguns setores/mercados as pessoas não compram produtos uma vez por mês, por isso, traduzi mais um gráfico que ilustra bem.

grafico montar loja virtual setores aquisicao-retencao

Para deixar um pouco mais claro que tipo de ação de marketing se encaixa em cada tipo de estrategia segue alguns exemplos:

Estratégias de Aquisição

  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • SEO
  • Redes Social
  • Mídia Buy

Estratégias Retenção

  • e-mail Marketing
  • Programa de fidelidade
  • CRM
  • Suporte de qualidade

RECAPITULANDO E MATERIAIS DE APOIO

Wow! Espero que você tenha gostado dessa nossa viagem até aqui! Agora se você quer fazer fazer parte da Elite do e-commerce brasileiro e montar uma loja virtual que venda de forma constante e segura você precisa COMPREENDER e AGIR.

Por isso, vou deixar logo baixo alguns materiais e alguns links que vão te ajudar a ter o melhor conteúdo e conhecimento, sem enrolação, para você saber exatamente o que precisa saber sobre como vender pela internet.

#1. Planilha para fazer análise da Concorrência

Para você conseguir montar uma estratégia que vai tornar você diferente e único na internet você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo, por isso, criei essa planilha para você verificar TUDO que é importante e conseguir se organizar

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PLANILHA <<<

#2. Ebook 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Esse foi o primeiro ebook que fiz e já tivemos mais de 2000 downloads. Nele vou ainda mais a fundo na parte técnica do que você precisa saber para conseguir sucesso vendendo pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EBOOK <<<

#3. Palestra online 8 dicas FANTÁSTICAS para montar uma loja virtual

Preguiça de ler? Sem problemas, você pode assistir a minha palestra on-line onde falo passo-a-passo o que você precisa fazer e dominar para vender pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA VER A PALESTRA <<<

#4. Cheklist / Apresentação desse Artigo

Fiz uma apresentação com todos os principais pontos desse artigo para que você possa consultar rapidamente e utilizar ela como um checklist para ir verificando de forma simples todos os conceitos que falei ao longo desse artigo.


#5. Assine o nosso canal do Youtube

Produzo diariamente vídeos novos para o nosso canal do youtube onde falo sobre empreendedorismo, redes sociais e, claro, loja virtual. Para assinar clique no link abaixo: 

>>> CLIQUE AQUI PARA ASSINAR CANAL<<<

Conclusão (Como Montar Uma Loja Virtual)

Escrevi esse artigo, pois não quero que você faça parte das estatisticas da Abcomm que dizem que mais de 90% das lojas virtuais fazem menos de trinta pedidos por mês. Quero sinceramente que você faça parte da Elite do comércio eletrônico brasileiro.

Quero que fique claro na sua cabeça que vender online é muito mais que ter uma loja virtual. É muito mais que só tecnologia. Por isso entenda a parte técnica, monte uma estrutura para te demandar o menor tempo possível de envolvimento com a parte técnica, pois o seu negócio é VENDER ONLINE e não ficar envolvido com as questões técnica.

Agora, você me ajuda?

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO para saber se consegui te ajudar ou se ainda há algum tipo de dúvida, pois o meu grande objetivo, minha missão pessoal, é melhorar o mercado de comércio eletrônico, para pequenas empresas no Brasil.

Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela (e para mim), e compartilhe esse artigo.

Você pode compartilhá-lo no Facebook, Pinterest, Twitter , Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.

Acredito muito que os empreendedores que aplicarem os passos que falei acima serão o próximo caso de sucesso que vou colocar aqui no blog e no nosso canal do youtube.

O mercado está cheio de oportunidades para quem souber encontrá-las e aproveitá-las.

Sucesso, boas vendas!

 

Artigo anteriorO que é e-commerce: Tudo que você queria saber
Próximo artigoO Guia Prático e Definitivo de Como Vender na internet
Eu Acredito que é possível vender qualquer coisa on-line! Acredito que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Minha missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor. Levanto todos os dias para mudar o mercado de vendas on-line no Brasil, pois vejo hoje pessoas cometendo os mesmos erros que cometi há 10 anos na minha primeira loja virtual. Não quero que você leve 3 anos como levei para ter loja virtual que venda diariamente!
  • Ramiro Béccheri

    Excelente artigo, Márcio! Tem tanto conteúdo de qualidade que mais parece um curso sobre como montar uma loja virtual. Vou ter de ler mais vezes, tomar notas, explorar os links sugeridos. Ufa! Gracias por compartilhar tanta coisa! Abraço!

    • Marcio Eugenio

      Fala @ramirobeccheri:disqus a ideia é essa mesmo cara! Que com esse artigo o cara consiga montar uma loja virtual para vender diariamente e fazer parte da Elite do comercio eletrônico.

  • Jackson Junior

    Excelente artigo! Realmente são dicas valiosas para quem desejar abrir uma loja virtual. Obrigado!

    • Marcio Eugenio

      Obrigado o comentário! Nesse artigo me concentrei para colocar tudo sobre como montar uma loja virtual. 😀

  • Edna Vezzoni

    Olá Marcio Eugênio!
    Li todo o conteúdo do seu artigo e gostei muito.
    Verei os videos que me interessaram com mais calma. Estou hiper atarefada hoje.
    Gratidão e sucesso, sempre!!!

    • Marcio Eugenio

      Valeu mesmo @ednavezzoni:disqus! Muito obrigado pelo comentário e qualquer coisa é só falar!

      Sucesso e Boas vendas!

  • Claudete Duarte

    Marcio
    Sou vendedora do Mercado Livre, estou em fase de montar minha loja virtual. No momento cheia de medos, falta de conhecimento, insegurança, mas assistindo teus videos estou conseguindo me planejar melhor, Só tenho a agradecer a Deus por você existir e passar seu conhecimento de forma tão clara, simples e objetiva.
    Que Deus continua a iluminar você, sempre!
    Abraços

    • Marcio Eugenio

      @claudeteduarte:disqus! Nossa, que legal o seu comentário. Você não tem ideia de o quanto eu fico feliz em saber que consegui ajudar você de alguma forma! Obrigado mesmo.
      Não deixe de comentar e compartilhar. 🙂

  • Felipe

    Ótima dicas! Como sempre suas dicas são muito muito úteis.

    • Marcio Eugenio

      @disqus_PZPfhhJYT2:disqus Valeu cara! Obrigado pelo comentário!

  • paulaomunhoz

    Olá … meu caro Marcio, BOM DIA !

    Acabei de receber seu email com um emotion chorando! kkk
    Seu artigo está simplesmente show de bola cara. Se eu não havia comentado antes é porque eu não consegui ler todo o material que postou, até por haver texto e alguns vídeos. Requer um certo tempo e devido minha correria, isso ainda não foi possível. Já escrevi alguns emails pra ti e não sei se tu vai lembrar. Ou seja, do meu grande interesse também na área de e-commerce e que venho pesquisando muito sobre o tema.

    Mas desde já brother, receba meus comprimentos … ok
    Ficou excelente o artigo e acredite, vai ajudar muitas pessoas a refletiram sobre o tema.

    Grande abraço pra ti e
    que tenhas um maravilhoso feriado!

    • Marcio Eugenio

      Wow! @paulaomunhoz:disqus! Muito obrigado pelo comentário! #tamojunto!

  • Renan Nickel

    Grande Marcio!

    Baita artigo! Me recolocou no jogo após me perder no meio das tarefas que envolve abrir uma loja.

    Obrigado!

    • Marcio Eugenio

      show cara! 😀
      Segue o passo a passo e não tem erro! 😀
      Sucesso e boas vendas!

  • victor

    so tenho a agradecer o exelente artigo e logo logo estarei botando tudo isso em pratica

    • Marcio Eugenio

      @disqus_V4BDUeDmX0:disqus Obrigado! 😀

  • Rosangela Pereira

    OK AMIGO ADOREI , TUDO MUITO INTERESSANTES E BEM EXPLICADO ESPER TER MUITO SUCESSO MA MINHA LOJA

    • Marcio Eugenio

      @disqus_ORnayuiTvx:disqus, aplicando o que está no artigo você vai estar na frente de 90% da concorrência.:)

  • Agnes Maria

    Bom dia Marcio, gostei do artigo, é longo mas me esclareceu algumas dúvidas. Obrigado

    • Marcio Eugenio

      @disqus_w1V1ExZhsC:disqus Fico feliz em saber que consegui ajudar você com dúvidas sobre montar uma loja virtual

  • Ilce Oliveira

    Marcio, obrigada pelas dicas, foram úteis para mim…

    • Marcio Eugenio

      @ilceoliveira:disqus Muito obrigado pelo comentário!!

  • Igor Mateus Ribeiro da Silva

    Olá Marcio Eugênio
    Ficou muito bom seu artigo, com certeza para quem quer se profissionalizar com ecomerce pode seguir esse guia que vai da A a Z literalmente. Talvez o grande problema de alguns é que ainda não tem CNPJ ou pessoa Juridica, mas como você disse em um video que eu vi, “ESSAS SÃO AS REGRAS DO JOGO, SE NÃO QUISER JOGAR NÃO DESSE NO PARQUINHO…”, rs, muito bom. Parabéns!

    • Marcio Eugenio

      @igormateusribeirodasilva:disqus hahahahah Bem lembrado! FAz tempo que não uso essa expressão Vou usar mais, pois acho ela muito engraçada, mas muito poderosa!

  • Marinês Marin

    Bom dia Márcio,

    sou funcionaria pública, faltam dois anos para me aposentar e já trabalho com artesanato faz algum tempo, antes como uma terapia, mas agora resolvi me preparar para a aposentadoria e fazer dele um negócio! Trabalho com patchwork e faço semi jóias, tenho duas lojas, uma para cada estilo de produtos, tenho no elo7 e tambem no iluria, só que vendo quase nada, Esses seus artigos são muito interessantes,apesar de não ter conseguido ler todos, mas tem me ajudado bastante tirar as minhas dúvidas e algumas coisas que não sabia mesmo! Não tenho cnpj, pois enquanto for funcionária pública ão posso ter e largar tudo agora acho que não dá, falta tão pouco tempo! o endereço das minhas lojas é: http://www.marinesmarin.com.br e http://www.artesemstress.com, se puderes dar uma olhada e me dizer o que está errado, te agradeço muito.

    abraços,

    Marinês

    • Marcio Eugenio

      @marinsmarin:disqus Faz pouco tempo que comecei a olhar para o artesanato, mas isso já serviu para eu virar fã! Nesse artigo aqui e nesse outro falo especificamente sobre os artesões http://www.dlojavirtual.com/blog/como-vender-pela-internet/

      Dá uma lida que tenho certeza que você vai achar as respostas. 😀

      Sucesso e boas vendas!

  • http://www.centrodarecarga.com.br Ricardo Coelho

    Olá Márcio,
    Venho estudando há muito tempo sobre este assunto, e como você disse no início, a pessoa acaba saindo do foco.
    Esse conteúdo me ajudou muito, estava com várias dúvidas que consegui sanar lendo este artigo, Parabéns!
    Vai uma dica: Tem um ERP com loja virtual e PDV integrado tudo gratuito. http://www.marketup.com

    Um forte abraço,
    Ricardo Coelho

    • Marcio Eugenio

      @disqus_BzvJaF8zDO:disqus Valeu cara! Fico feliz em saber que consegui ajudar de alguma forma!
      não conhecia, vou dar uma olhada!
      valeu pela dica!

  • Tavs Euzébio

    De onde veio a informação que apenas 10% dos lojistas fazem mais de 30 vendas/dia?

    • Marcio Eugenio

      opa! blz? Da abcom… de uma pesquisa que eles soltaram no ano passado.

      • Tivon

        Só se for no seu planeta !
        Gostam de enganar os outros !

  • A Chama Rosa

    muito bom o conteudo inicial , ja deu pra pegar varias dicas!
    obrigada!

  • Christiane Carvalho

    Meu amei materia!!!
    Não tinha ideia de alguns passo e nem como ia descobrir. Foi bem explicativo, não importo que seja longo pq o assunto requer e para que tem cede de informação ainda vou analizar os links que vc passou kkkkk
    Obrigado mesmo.

  • Juan Ramon Ferrio

    Mas que vende lojas virtuais?

    • Marcio Eugenio

      heim? 🙂

  • Elizangela Azevedo

    Muito bom o artigo,tirou várias dúvidas,foi muito bem explicativo,só tenho umas dúvidas,pago pela loja virtual?Como,quanto é a quem.Obrigada

  • Adn Araujo

    Meus parabéns, muito rico seu tutorial.

    • Marcio Eugenio

      Valeu @bdmais:disqus #tamojunto

  • Jaqueline Jaques Francisco

    Muito Bom! muito obrigada por dividir 🙂 !!

    • Marcio Eugenio

      Obrigado @jaquelinejaquesfrancisco:disqus !

  • Fabio Elias

    Marcião vc é um ser Show – compartilhar é um dom e vc o tem!!!,

  • Rafael Carvalho

    Bah! tchê!! Show de bola todo o artigo e mais uma série de videos teus que assisti no youtube!!
    Conteúdo esclarecedor, e eu diria “Iluminador” para quem já está ou quer entrar nesse mundo digital!!
    Parabéns agora tenho que continuar a assitir mais das tuas dicas!!
    Obrigado!

  • Claudio de Quadra

    Parabéns pelo material, li tudo é estou interessado em fazer minha loja virtual.

  • Thales

    Parabéns pelo conteúdo! Um dos melhores tutoriais sobre Loja Virtual da internet.

  • Jonas

    Parabéns Márcio pelo conteúdo, pois me tirou muitas dúvidas e estou no momento quase dando inicio a montagem da minha loja online e acredito que será um sucesso quando eu aplicar essas dicas que aprendi aqui, ja até adicionei seu site ao meus favoritos obrigado !

    • Marcio Eugenio

      Valeu cara! #tamojunto!

  • Cleyton Filho

    Em fim um conteúdo descente na internet.
    Simples, completo e direto. Muito obrigado por compartilhar quero abrir um site para venda de molhos e agora você me deu o empurrão para direção certa.

  • André Nunes

    Há meses estou estudando para errar o menos possível quando iniciar a minha loja virtual, sinto cada vez mais confiança e os seus conteúdos me ajudam em simplesmente tudo.

  • Gilberto

    Olá Marcio,
    Somos do http://www.livronauta.com.br e já vendemos bem na internet, porém queremos ampliar muito o nosso negócio, pois percebemos que o primeiro colocado vende inúmeras vezes mais que a gente.
    Já nos indicaram RD STATION, já nos indicaram fazer cadastro no Mailchimp, KlickPages, KlickMail, GetResponse e outros para fazer e-mail marketing, mas queremos saber se você indica alguma outra coisa.
    Já estamos no Google AdWords e Facebook Ads.

    • Marcio Eugenio

      Fala ai Gilberto! blz?
      e-mail marketing SEMPRE é um otima estratégia de divulgação para clientes já existentes. ainda mais que vocês devem ter uma base ANIMAL de compradores.

      Independente da ferramenta que você usar você vai ter um resultado INCRÍVEL, vai por mim. 🙂

  • Victory Store

    Marcio, com relação aos chats gratuitos vi que você não citou o JivoSite, o que acha desse?

  • Ricardo Donizete Caetano

    Bom Dia Marcio gostaria que me ajudasse tenho uma loja e tenho feito um bom trabalho tenho muitas visitas no site e estou tendo Ploblemas com a empresa que administra o pagamento de meus clientes muitas veses ela mesma cancela a venda e já deixei de faturar uma grana o quê fazer vc tem alguma empresa que possa me indicar para que eu possa trocar e tentar colocar uma outra que funcione.
    Obrigado.

    • Bruna Martins

      Oi Ricardo,

      Que empresa de pagamento você usa? Sugiro que você troque. Já tentou o MoIP?

      • Ricardo Donizete Caetano

        Atualmente tenho no meu site o PagSeguro um lixo!!!!!!!Mas vou analizar essa opção obrigado.

  • Helton Granzotti

    Bom Dia Marcio tudo ok?, olha estou com uma duvida, vj so eu quero iniciar meus trabalhos com uma LOJA VIRTUAL,ja popssuo o MEI, mas a DUVIDA e sobre a entrega da mercadoria, tenho que ir ao correio sempre ou posso contratar o serviço de COLETA ? como funciona este tipo de serviço e qual o custo, abss grato HELTON.