Técnicas de vendas

Técnicas de vendas

2158
0
Técnicas de vendas
Técnicas de vendas

Leia neste artigo dicas e informações importantes sobre técnicas de vendas

Técnicas de vendas .Você tem uma loja virtual bacana, tem um bom tráfego, mas suas vendas não aumentam,por quê?

Seu cliente te chama no chat para conversar sobre um produto, você responde a pergunta e ele finalize com a frase “que legal”, ele fica online, mas nem você e nem ele respondem alguma coisa, algum tempo depois ele sai do site. Aí você pensa, se ele achou legal por que não comprou?

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Aí vem a resposta: técnica de venda. Você não soube aproveitar a oportunidade de fechar um negócio, mesmo o cliente já tendo mostrado interesse, o que nem sempre acontece no mundo comercial.

Veja: se após a abordagem inicial do cliente, você tivesse conversado mais sobre produto, mostrado outros utilidades e facilidades do mesmo e até outros produtos da loja que podem ser usados em conjunto ou que outras pessoas levaram também, com certeza teria fechado.

O cliente sente quando você está interessado nele, é a velha regra do atendimento: Atenção!

Existem inúmeras estratégias, sabendo usá-las de maneira correta, qualquer indivíduo tem a capacidade de se tornar um bom vendedor. Claro que a excelência em atendimento e negociação, e só é alcançado quando se gosta do que faz. Um profissional com o treinamento adequado, que gosta do que faz mostrará melhores resultados que outro que apenas foi treinado, nunca se conforme com o bom se pode ter o ótimo.

Seja cara a cara ou em uma loja virtual, em algum momento você vai precisar utilizar algumas técnicas de venda, habilidades que qualquer empreendedor precisar dominar para conseguir de fato ter sucesso com seu negócio.

Tudo começa com uma excelente abordagem

Provavelmente, você já passou por uma situação como esta entrando em uma loja e comprando um produto que você nem precisava naquele momento, mas recebeu atendimento tão bom que acabou levando o item para casa mesmo assim.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Tenho que lhe dizer que você foi “vítima” de uma das principais técnicas: a abordagem. E ela realmente funciona na maioria dos casos, pois mexe com nosso comportamento.

As pessoas estão acostumadas a ter um atendimento mediano, em que fica claro que o funcionário da loja está se importando mais com a venda do que com os desejos do cliente. E quando elas são abordadas de forma diferente e acima das expectativas, elas ficam surpresas.

Inconscientemente, decidem retribuir a gentileza que receberam adquirindo o item da oferecido.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Nas lojas virtuais, a abordagem é feita de maneira diferente. Primeiramente, a pessoa temque se sentir envolvida com a página. Um layout bem desenvolvido, bonito e responsivo colabora para impressionar o usuário. Ao mesmo tempo, é necessário transmitir seriedade e credibilidade por meio de selos de qualidade, por exemplo. Esses elementos contribuem para que o cliente sinta-se seguro para efetuar a compra dentro do seu site.

O foco das técnicas de vendas que usam a boa abordagem é deixar o consumidor à vontade. Seja gentil, fale educadamente, faça perguntas e demonstre interesse por ele.

Tenha um dialogo próximo de uma conversa com amigo, mas respeitosamente. Fisicamente, por telefone ou virtualmente, o cliente tem que perceber que ele é tão importante quanto à própria venda. Esse tipo de profissionalismo contribui para a fidelização.

Conheça bem seu produto

Durante a abordagem, o cliente provavelmente fará perguntas sobre o produto para você. E a resposta “Não sei” será um excelente convite para que ele vá para o concorrente obter mais informações e fazer a compra lá. Por esse motivo é muito importante ter um conhecimento aprofundado dos itens com o qual trabalha.

Alguns exemplos bem simples: Uma mulher que trabalha em uma loja de roupas precisa ter um nível de conhecimento sobre moda e tecidos. Um funcionário de uma loja de brinquedo precisa saber quais são os desenhos que as crianças mais gostam no momento e quais os produtos indicados para cada idade.

Dominar o assunto relacionado ao produto

Dominar o assunto relacionado ao produto que você comercializa é uma das técnicas de vendas essenciais. Esse conhecimento vai ser necessário em diversas situações, ele proporciona melhores argumentos. Assim, você ouvirá as necessidades do cliente e saberá indicar qual o melhor produto para atendê-lo. E desta forma, você desenvolve um laço de confiança, sendo um excelente meio de fidelização.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Em relação aos produtos, o vendedor deve estar a par de tudo dentro do E-Commerce, esse conhecimento deve ser exposto por meio da descrição dos produtos no site. Quanto mais informações simples e claras você fornecer para o cliente, maior a probabilidade de ele adquirir os itens em questão. É importante disponibilizar canais de atendimentos para o consumidor, pois esse tipo de suporte para responder possíveis dúvidas pode ser importante para o fechamento da compra.

Conheça bem seu cliente

Além de conhecer bem os seus produtos, outra lição de técnicas de venda é entender quem é seu público em potencial, já falamos sobre isso lembra? Um conjunto de pessoas que possuem gostos, comportamentos, exigências e entre outros parâmetros utilizados para uma avaliação do empreendedor. E ao conhecer bem esses indivíduos você consegue oferecer um serviço melhor para eles.

Existem diversas formas de adquirir essas informações, porém a mais sadia e simples é conversando com as pessoas que já freqüentam a loja. Isso é feito na abordagem durante as compras, durante um bate papo após a venda. Os clientes é que vão dizer os aspectos que motivam elas a irem ao seu site, vão revelar necessidades e vontades deles e entre outros assuntos.

Formas de notar a satisfação de seus clientes

Outra forma de notar a satisfação de seus clientes é através dos depoimentos ou comentários que eles deixam na página, após a compra. Isso é um chamariz de novos clientes, pois o histórico de venda da loja é excelente e, além disso, você saberá a opinião de quem compra com você.

Desta forma, é possível planejar melhor quais sãos os itens que você precisa oferecer para o seu público. Por exemplo, trazer mais produtos que tenham uma maior probabilidade de venda de acordo com o comportamento dos clientes que frequentam o espaço.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Para quem administra um e-commerce, essas técnicas de venda tornam-se ainda mais importantes, a análise do público tem impacto em diversas áreas do site, a forma de divulgação, o meio de atender os clientes e até mesmo o layout da loja pode ser influenciado de acordo com o seu consumidor.

Pois, eles precisam ter certeza que aquela página entende as suas necessidades e gostos, e assim conseguirá fidelizar clientes mais facilmente.

Mãos a obra e cresça

Esses três pilares são a base para negociações bem sucedidas que o empreendedor precisa entender. Com essas informações você já consegue trabalhar muito bem em seu e-commerce.

Daqui para frente, você tem apenas uma coisa a fazer: Colocar em prática. Analise o que você já construiu até o momento e veja como essas lições podem contribuir para alcançar suas metas de vendas no seu comércio. Agora é o momento de fazer ótimos negócios e alcançar melhores resultados.

Artigo anteriorComo fazer um plano de ação para seu negócio
Próximo artigoComparar preços é importante para sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA