Sete dicas valiosas de como vender na Internet

Sete dicas valiosas de como vender na Internet

1734
0
Dicas de como vender na internet através de um site de vendas online

Como vender na internet. 7 dicas valiosas

Ter um site de vendas online, por meio de um e-­commerce, é sinônimo de potencializar os lucros e alcançar cada vez mais clientes com o perfil do público ­alvo. Ao contrário das lojas físicas, um site de vendas online tem o poder de alcançar qualquer pessoa, independente de sua localização. Ou seja, o acesso é facilitado e escalável. Entretanto, é necessário criar algumas estratégias para que as visualizações sejam efetuadas por quem realmente tem interesse no produto e que a visita se transforme em venda. Para isso é necessário satisfazer o cliente, e na internet existem alguns fatores chave que garantem o sucesso de um site de vendas online e pode fazer toda a diferença no seu negócio. Essas questões são infinitamente debatidas por especialistas e foram listadas por nós como as sete dicas valiosas de como vender na internet. Para aprender, basta continuar lendo.

1) Se prepare para o mundo virtual

Antes de adentrar no mundo do e­-commerce é necessário entender como ele funciona. As principais questões a serem analisadas são o custo, os investimentos necessários, quem serão os parceiros, clientes e fornecedores. Se a loja está passando por uma transição de física para online fica mais fácil. Mas não se pode esquecer de estudar as peculiaridades desse mercado.

Seus concorrentes podem ser outros e a estratégia de marketing para atrair o público alvo precisa ser reavaliada e construída a partir do novo ambiente. Faça um plano de negócios com as principais questões, incluindo viabilidade e riscos do empreendimento. Uma pesquisa de mercado também é indicada nesse momento.

2) Invista em uma equipe qualificada

Os profissionais que o ajudarão precisam saber como vender na internet e trabalhar com um site de vendas online. Uma equipe qualificada poderá te ajudar em questões complexas relacionadas a tecnologia, marketing e na estrutura do e­-commerce. Todos esses profissionais precisam interagir e os setores devem estar integrados para alcançar o objetivo pretendido. Em muitos casos, é comum contratar uma empresa para cuidar de toda a parte burocrática e de estratégias, mas é importante que eles entendam suas demandas e atuem com o máximo de diálogo com você.

3) Tenha um site de venda online de fácil navegação

É importante que o e-­commerce tenha uma ótima navegabilidade. Se uma pessoa entra em um site e não consegue compreender os principais comandos e seções, ela desiste de procurar o que deseja. Uma das principais características da internet é o fato de que ela oferece agilidade e facilidades aos usuários. Sua loja não pode representar o contrário, ela precisa ser 100% funcional. Sites lentos, diagramação ruim, com imagens pequenas, excesso de informação eanúncios sobrando fazem com o que o cliente desista. Mesmo que ao final ele vá encontrar o produto que deseja e por um ótimo preço, ele nunca terá paciência de chegar até lá.

4) Facilite o contato com a empresa

Se o cliente tem algum problema, ele quer uma solução. Uma das principais dicas de como vender na internet é oferecer multicanais para que o contato seja feito da forma que ele achar que é mais conveniente. Ofereça chats com atendentes, e-­mail de atendimento, telefone e redes sociais para solucionar questões ou esclarecer dúvidas. É importante ressaltar que todos esses contatos precisam estar visíveis na página inicial de acesso da loja, oferecendo links diretos para que a solicitação seja feita. Esteja disponível antes, durante e depois da compra. O cliente irá se sentir mais seguro para realizar o processo.

5) Faça publicidade em seu site de vendas online

Existem várias formas de investir em publicidade online e o custo pode ser baixo. O primeiro passo é verificar quais são os principais canais que o seu público alvo está utilizando. Por exemplo, imagine que sua loja venda produtos de vestuário para crianças. Seu público, portanto, serão os pais dessas crianças que podem estar acessando redes sociais como Facebook e o Instagram, então faça pequenos anúncios nesses sites por meio das ferramentas próprias. O custo é por clique e pode sair a preços bem baixos.

Outra forma de investimento é buscar parcerias com sites e blogs que tratam do assunto relacionado aos seus produtos e serviços. No caso do exemplo anterior, existem vários blogs e canais do Youtube que compartilham dicas e experiências sobre como cuidar dos filhos. É possível investir em anúncios nas páginas ou publipost, que é quando o blogueiro produz conteúdo remunerado contando sobre a experiência no uso do que recebeu.

6) Mantenha o relacionamento

Manter um relacionamento é fundamental para um site de vendas online. O cliente precisa sentir que além de um produto, também está adquirindo um parceiro para solucionar seus problemas. Crie formas de manter contato com os compradores. Ofereça ofertas, promoções, conteúdo especial e brindes para aqueles que se cadastrarem na loja. Com esses contatos, faça um plano de e-­mail marketing e mantenha o relacionamento personalizado com cada cliente. Existem ferramentas de e-­mail marketing que criam perfis com base nas compras e buscas do site, assim é possível que a empresa envie propostas e conteúdos de acordo com o que essa pessoa mais procura. As chances de ela voltar a fazer negócio com a loja só aumentam!

➜ eBook Gestão de e-commerce para PME

7) Seja verdadeiro

A última dica de como vender na internet é: prometa apenas o que será cumprido. Caso o cliente exija algo que não está ao seu alcance, não tenha medo em dizer que não presta o serviço, mas que irá trabalhar para que as possibilidades sejam ampliadas. Quando um cliente não fica satisfeito com o que adquire ele espalha má fama pra a empresa. Hoje existem diversos sites para que as pessoas compartilhem as reclamações referentes às lojas, alertando os demais de que tal serviço não é realizado como o prometido. Portanto, mais vale perder um cliente por não atender suas exigências do que perder a credibilidade diante de vários com a má reputação do e-commerce.

Veja também outras dicas de vendas online neste link

 

Artigo anteriorComo vender artesanato
Próximo artigoO que vender na Internet
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA