Como criar uma página empresarial no Facebook em 5 passos

Como criar uma página empresarial no Facebook em 5 passos

3927
2
Saiba como criar capa do Facebook da sua empresa

Cada vez mais, as redes sociais têm um papel importante para apresentar a empresa para seu público-alvo, já que contam com recursos de anúncios que ampliam o alcance das mensagens. No entanto, para colher os frutos que esse tipo de canal oferece, não basta somente criar uma página nas redes: é preciso saber usá-las.

Dentro do universo digital, o Facebook se mostra uma excelente alternativa para aquelas empresas que querem se aproximar de possíveis clientes, dialogando e apresentando os produtos que vendem. Se você trabalha com e-commerce, já sabe como criar uma página empresarial no Facebook? A seguir, falaremos tudo sobre isso! 

O QUE É UMA FAN PAGE DO FACEBOOK?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é uma página no Facebook. Muitas pessoas que usam a rede social não sabem que existem diferenças entre perfis pessoais e páginas de empresas. Pois é, dentro desta rede social muito usada em todo mundo, existe o Facebook empresarial, que é um espaço para empresas criarem as suas páginas.

Quando você está usando o Facebook, pode solicitar a amizade de pessoas do seu círculo social ou curtir páginas. Essas páginas que você curte fazem parte do Facebook para empresas, e contam com recursos de divulgação bem interessantes para quem quer empreender. Falaremos disso a seguir!

QUAL A IMPORTÂNCIA DO FACEBOOK FANPAGE PARA EMPRESAS?

Sem dúvidas, as páginas do Facebook apresentam uma série de vantagens para as empresas e, por isso, recomenda-se que as marcas tenham páginas na rede social, ao invés de perfis que são usados por pessoas comuns. Ao criar uma página no Facebook, o gestor tem acesso a métricas importantes para alinhar a comunicação com os usuários. 

Além disso, pode criar anúncios pagos, direcionados ao seu público-alvo. Essa é a melhor forma de garantir que a comunicação desenvolvida na rede social alcançará pessoas qualificadas, que têm verdadeiro interesse nos produtos ou serviços que a empresa oferece. É claro que para isso dar certo, é fundamental ter uma estratégia de comunicação. 

COMO FUNCIONAM AS PÁGINAS NO FACEBOOK?

As páginas no Facebook funcionam de uma maneira bem intuitiva, de forma que os gestores consigam gerenciar sem maiores problemas. É possível personalizar a página com o nome e a fotografia da empresa e fazer publicações a respeito dos produtos e de outros temas relacionados à marca.

Em resumo, se você tem um perfil na rede social, conseguirá administrar uma página com facilidade. Vale destacar que uma das grandes dicas para Facebook empresarial é usar as legendas como forma de complementar o conteúdo apresentado a partir das fotografias. Desta forma, conseguirá demonstrar a essência do seu negócio e atrair o seu público.

Além disso, também é possível incluir informações sobre a empresa na parte de descrição da página, como site, telefone para contato, endereço e horário de funcionamento. No caso de uma loja virtual, é interessante colocar o site do comércio eletrônico e usar uma frase que descreva a empresa, destacando a qualidade, a agilidade, etc. 

COMO COLOCAR NOME DE EMPRESA NO FACEBOOK?

A melhor maneira de colocar o nome da empresa no Facebook é criando uma página e a mantendo atualizada. Assim, quando as pessoas procurarem pela sua marca em buscadores como Google, encontrarão sua página no Facebook e poderão conferir de perto o conteúdo que você compartilha.

Criar uma página com o seu nome nessa rede social é bem simples. Para isso, terá somente que incluir o nome da sua marca quando estiver criando e configurando sua nova página. Além disso, se estudar maneiras sobre como divulgar sua página no Facebook, logo terá muitas pessoas curtindo e interagindo com sua marca.

Embora o número de usuários que curtem a página não seja o único termômetro de sucesso, importa sim. Ter fãs e usuários ativos, que dão like no que você publica, demonstra profissionalismo e dá a ideia de credibilidade para aquelas pessoas que estão conhecendo sua página agora. 

COMO CRIAR UMA CONTA NO FACEBOOK PARA EMPRESA?

Já destacamos a necessidade de criar uma conta no Facebook para a sua empresa ao invés de recorrer aos perfis geralmente usados por pessoas comuns. No entanto, para convencê-lo sobre a importância disso, apresentamos as vantagens de ter um espaço exclusivo na rede social. Veja aqui o que uma página no Facebook permite fazer:

  • Apresentar o propósito da empresa a partir de uma descrição completa
  • Divulgar fotografias do processo produtivo e dos produtos
  • Usar diferentes formatos para o conteúdo visual (vídeos, fotos, carrossel, etc)
  • Categorizar os produtos em álbuns de fotos 
  • Criar anúncios para aumentar o contato usuários ativos 
  • Acessar métricas para alinhar a estratégia de comunicação
  • Incluir o link do e-commerce nas publicações 
  • Divulgar o site, endereço, telefone e horário de funcionamento do negócio

Sem dúvidas, uma página de empresa no Facebook passa muito mais credibilidade do que um perfil, pois demonstra que o gestor do negócio tem conhecimento sobre a rede social e sobre a área em que atua. É o famoso valor agregado. No raciocínio do consumidor, se a marca se comunica bem, também deve entregar um produto bom.

A lógica faz sentido, né? Imagine que você encontra duas empresas que vendem produtos semelhantes a um preço também semelhante. Mas uma se comunica muito melhor que a outra. Qual você escolherá? A que dialoga melhor, não é mesmo? A razão disso é simples: uma boa página na rede social oferece valor agregado, deixando a marca mais atrativa. 

Agora que já demonstramos a importância de ter um canal sólido na rede social, vamos à parte prática? Quer saber como criar uma página empresarial no Facebook? Falaremos disso agora! 

COMO CRIAR UMA PÁGINA EMPRESARIAL NO FACEBOOK?

Deu para ver a importância de ter uma página para a sua empresa na rede social, não é mesmo? Ao estabelecer um ponto de contato sólido entre sua marca e o público-alvo, as chances de sucesso aumentam exponencialmente. A seguir, vamos mostrar as principais dicas para criar uma página de vendas no Facebook:

1. VÁ EM CRIAR PÁGINA

Para criar uma página para a sua empresa no Facebook, você deve acessar a rede social a partir da sua conta pessoal e clicar na palavra “criar”, situada na barra azul na parte superior da tela. Ali poderá escolher a alternativa de “criar página”. 

2. ESCOLHA O TIPO DE NEGÓCIO

Depois disso, terá que escolher o tipo de página que quer criar. Poderá ser focada em “negócio ou marca” ou em “comunidade ou figura pública”. No caso de um comércio eletrônico, recomenda-se escolher a primeira alternativa. 

3. DÊ UM NOME PARA A PÁGINA

A seguir, você terá que escolher um nome para a sua página. O ideal é que use o mesmo nome da sua empresa, de forma que toda sua comunicação tenha unidade. Nesse passo, também terá que determinar qual é o seu ramo de atividade. Veja alguns exemplos de atividades que você poderá optar:

  • Alimentos e bebidas
  • Artes e entretenimento
  • Artigos para bebês e crianças 
  • Brechó e consignação
  • Compras e varejo
  • Loja de roupas
  • Loja de doces
  • Serviço local

Conforme o item que escolher, o Facebook poderá pedir informações adicionais. Se criar uma página focada em vender roupas, por exemplo, a rede pedirá o endereço completo e um contato telefônico. No entanto, é possível deixar essas informações ocultas, de forma que os usuários não tenham acesso. 

4. PERSONALIZE A PÁGINA

Pronto, a estrutura da sua página está criada! Agora você deverá personalizar a página, colocando uma foto de perfil e outra como imagem de capa. Também terá que adicionar uma descrição curta, contando sobre seu negócio de forma direta e atrativa. Isso fará toda a diferença para atrair a atenção dos usuários.

5. CONFIGURE OS ÚLTIMOS DETALHES

Nesse momento, toda a estrutura da página empresarial já está criada e você poderá fazer a primeira publicação. Porém, recomendamos que, antes disso, você configure os últimos detalhes, habilitando o seu espaço para receber avaliações de clientes, por exemplo. Para fazer isso, vá no item “geral” da aba “configurações”.

DICAS PARA CRIAR POSTS PARA PÁGINA DE VENDAS NO FACEBOOK

Sem dúvidas, ter uma página de vendas é importante para se consolidar no Facebook e conduzir clientes para o comércio eletrônico. Mas como fazer isso? A resposta é simples: através de conteúdo relevante. Sim, sozinha uma página não faz milagres. Ela precisa ser alimentada com informações que dialoguem com o interesse dos usuários.

Imagine que você tenha um comércio eletrônico de cosméticos naturais. Se todos os dias, divulgar fotografias dos produtos e colocar os preços nas legendas, é possível que a sua página fique repetitiva, não é? Por isso, recomenda-se que entre esse tipo de publicação, também apresente assuntos relevantes para o seu segmento, e que deixarão a sua página ainda mais interessante. 

Confira aqui alguns conteúdos que você poderá abordar no Facebook:

  • Processo produtivo dos cosméticos
  • Como é feita a escolha dos fornecedores
  • Recomendação de produtos por tipo de pele
  • Recomendação de produtos por estação do ano
  • Feedback dos clientes 

Esses são só alguns exemplos de publicações que poderão agregar valor à sua página. Assim, quem a acompanha, poderá saber que você prioriza o uso de matérias primas orgânicas, com fornecedores certificados, e que produz os itens a partir de um processo artesanal. Isso torna seus produtos muito mais interessantes.

É importante saber que o Facebook oferece uma série de formatos para a divulgação do conteúdo na rede social. Além da imagem de perfil e de capa, é possível apresentar os itens a partir de:

  • Fotografias
  • Vídeos
  • Carrossel 
  • Link
  • Stories
  • Álbuns de fotografias

Ao usar todos esses recursos, você tem a possibilidade de criar uma página nada monótona, com caráter dinâmico e de inovação. Vale lembrar que é fundamental usar imagens de boa qualidade, que demonstram que os produtos que você vende também são bons. Por isso, dedique-se a fazer bons registros ou contrate um fotógrafo de produtos. 

FACEBOOK ADS: COMO DIVULGAR SUA PÁGINA NO FACEBOOK

Os anúncios do Facebook são fundamentais para tornar uma empresa conhecida na rede social. Com eles, é possível ampliar a divulgação do negócio, não apenas aumentando o número de fãs da página, mas também conduzindo novos usuários para o comércio eletrônico. 

Para usufruir de todo potencial que o Facebook Ads oferece, é fundamental conhecê-lo bem. Em primeiro lugar, saiba que esse tipo de divulgação pode ter dois propósitos: aumentar o reconhecimento da página ou o alcance. No primeiro caso, seu negócio é apresentado para pessoas que ainda não o conhecem ou o acompanham na rede.

No segundo, você garante que as pessoas que já curtiram a sua página serão impactadas pelo seu conteúdo com mais frequência. A escolha entre essas duas opções depende da sua estratégia de marketing e dos seus objetivos específicos com aquela campanha. 

Além disso, é possível focar os anúncios em tráfego. Assim, ao invés de somar mais curtidas na página da rede social, você conseguirá levar mais pessoas para o site do e-commerce. A partir disso, terá mais chances de conversão, isto é, de transformar acessos em vendas. Independente do tipo de anúncio que você optar, é fundamental:

  • Saber quais são os objetivos com os anúncios
  • Seguir uma estratégia de marketing
  • Ter um orçamento definido 
  • Acompanhar as métricas
  • Usar imagens de boa qualidade
  • Criar legendas criativas e com escrita correta
  • Responder interações com agilidade

COMO FAZER UMA PÁGINA NO FACEBOOK DE SUCESSO

A melhor maneira de ter uma página eficiente na rede social é dedicar um tempo diário para fazer novas publicações e para acompanhar as interações. Não adianta atualizar a página com frequência se os comentários dos usuários ficarem sem resposta. A seguir, confira mais dicas para criar uma página de vendas no Facebook:

FAÇA UM CADASTRO COMPLETO

Na hora de criar uma página empresarial no Facebook, complete todos os itens. Seus clientes precisam se sentir seguros para fazerem negócios, e é meio difícil disso acontecer quando a empresa não tem um endereço ou um telefone cadastrado. Coloque suas outras redes sociais e sites, para que os clientes possam acompanhar seu trabalho.

QUALIDADE NO CONTEÚDO

Quase todas as pessoas, marcas e empresas estão no Facebook. Você está disputando a atenção do seu cliente com o mundo inteiro, praticamente. Para vencer, você precisa ter um conteúdo muito bom. Capriche nas fotos e sempre que for inserir link de seu blog ou e-commerce, use um título atrativo. 

INTERATIVIDADE

Essa é uma tecla que a maioria dos textos bate: interatividade. Interaja com seu público. Faça postagens que favoreçam o contato, como perguntas, enquetes ou aqueles jogos de “curtir” para algo, “amar” para outro. Não se esqueça de responder aos comentários, nem que seja com uma curtida. 

USE ANÚNCIOS

O Facebook cuida para que as postagens orgânicas não tenham um sucesso muito grande, porque isso deixaria os anúncios desnecessários. Para que o maior número de usuários receba suas postagens, invista em anúncios. Selecione as postagens para chamar a atenção de futuros clientes e direcione-as para o público correto. 

PUBLIQUE VÍDEOS DIRETO NO FACEBOOK

O Google e o Facebook são concorrentes, então sempre que você inserir um vídeo do YouTube na sua página, terá um alcance baixo. Para evitar que isso aconteça, quando divulgar seus vídeos, use uma imagem e coloque o link na legenda. Outra ideia é subir o conteúdo direto no Facebook, o que garante um alcance maior.

COMO PLANEJAR A CAPA DE SUA EMPRESA NO FACEBOOK

Quando um usuário acessa a página da sua empresa, logo se depara com a imagem de capa. Por isso, é fundamental que ela esteja alinhada com o propósito do seu negócio e passe uma mensagem positiva. Muita gente pensa bastante sobre a imagem de perfil que usará, mas acaba esquecendo da importância da imagem de capa.

Ambas são essenciais para fortalecer a comunicação da empresa com os consumidores e, por isso, devem ser planejadas com cuidado e atenção. A seguir, apresentamos algumas dicas sobre o tema:

DIFERENÇA ENTRE A IMAGENS DO PERFIL E DA PÁGINA

Pois bem, antes de falarmos sobre as medidas das imagens, é importante explicar o que é cada tipo de formato. A imagem do perfil fica no canto esquerdo da página e, em geral, é usada para colocar o logotipo da empresa. Já a imagem de capa é usada para apresentar algum produto de destaque ou mostrar uma parte do processo produtivo.

No caso da marca de cosméticos que falamos há pouco, a imagem de perfil poderia ser o logotipo usado nas demais redes sociais e no cartão de visitas da empresa, enquanto a imagem de capa poderia ser um zoom de mãos manuseando a matéria-prima dos produtos durante a sua criação.

Com essa abordagem, é possível mostrar que a produção dos itens é feita de forma manual e artesanal, o que é reforçado na descrição da página e do comércio eletrônico. Veja que para passar credibilidade aos clientes, tudo deve estar alinhado. Em relação ao tamanho, conforme o padrão de 2020, a imagem de capa deve ter a proporção de  820 x 312 pixels. 

TAMANHO DA FOTO DE PERFIL DO FACEBOOK OU AVATAR

Como falamos, a imagem de capa, que também é conhecida como avatar, costuma ser usada para a divulgação do logotipo da empresa. Desta maneira, pode ser reconhecida com facilidade, aumentando as chances de identificação por parte dos usuários. Em relação ao tamanho, precisa seguir a proporção de 170 x 170 pixels. Saiba que: 

  • A imagem será cortada pelo próprio sistema do Facebook em forma de quadrado
  • O avatar estará sobreposto ao menu e à capa
  • Os botões de ação também aparecerão de forma permanente sobre a capa

TAMANHO DAS IMAGENS DO FACEBOOK

Falamos sobre o tamanho das imagens de perfil e de capa, e agora precisamos falar sobre o tamanho das imagens usadas para as publicações no Facebook. Embora seu tamanho mínimo seja de 600 x 315 pixels, o recomendado é que sejam publicadas com no mínimo o dobro. Ou seja, 1200 x 630 pixels.
Assim, o gestor da página garante que os usuários terão acesso a imagens de boa qualidade independente do suporte que usem para acessar a rede social (telefone celular, tablet, computador). A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a publicar fotografias excelentes:

1) A IMAGEM DE CAPA É A VITRINE DA SUA PÁGINA NO FACEBOOK

Sabendo disso, não diminua os detalhes. Para escolher uma boa imagem, saiba exatamente que informação que oferecer e de que forma fará isso.

2) O FACEBOOK PODE AJUSTAR A IMAGEM

Caso você não coloque uma fotografia do tamanho exigido pela rede social, o próprio Facebook acabará adaptando o formato. Isso significa que ele a ampliará, podendo perder qualidade, com chances de a capa aparecer pixelada.

3) O FACEBOOK TEM UM TAMANHO MÍNIMO

De toda maneira, o Facebook não irá permitir que você coloque na foto de capa nenhum tipo de imagem que seja inferior a 399 x 150 pixels. Se você tentar fazer isso, a rede social irá apresentar uma mensagem de alerta solicitando que você escolha outra imagem para a capa.

4) É POSSÍVEL ESCOLHER IMAGENS DE DIFERENTES FORMATOS

O Facebook aceita imagens com terminação JPG, RGB ou PNG. Na maior parte das vezes, as imagens em PNG apresentam uma definição melhor, com menos riscos de os traços e cores ficarem distorcidos. 

5) DICA EXTRA: SAIBA COMO ALTERAR A CAPA DO SEU PERFIL 

Se você ainda não sabe e não tem prática em substituir a capa do seu perfil no Facebook, saiba que basta estar logado. Depois disso, deverá clicar em cima da imagem do perfil e selecionar a foto da sua preferência. A partir desse ponto, essa imagem ficará em destaque para todos aqueles que visitarem sua página.

O que achou do conteúdo? Sem dúvidas, criar e manter uma página atualizada agregará muito valor à sua empresa, aumentando a visibilidade e as vendas em seu e-commerce. Lembre-se que, para isso, é fundamental desenvolver um conteúdo de qualidade, que vá de encontro com o propósito do seu negócio.  

Agora que você já sabe como criar uma página empresarial no Facebook, que tal partir para a ação? Mas antes disso, lembre-se de já escolher as fotografias que usará para o perfil e para a capa. Se você se interessa pelo tema, recomendamos que descubra como tirar fotos de produtos para seu e-commerce e redes sociais. 

Artigo anteriorComo atrair clientes para loja virtual: 10 passos INFALÍVEIS
Próximo artigoEstratégias de marketing: como desenvolver? 5 dicas infalíveis
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA