Como funciona uma loja virtual: guia completo + passo-a-passo

Como funciona uma loja virtual: guia completo + passo-a-passo

4575
0
O que é t-commerce
O que é t-commerce

Você sabe como funciona uma loja virtual? Uma loja virtual funciona quase da mesma maneira que uma loja física. Os gestores de um comércio eletrônico têm que lidar com a concorrência, com os problemas que surgem e com toda a parte burocrática de comandar uma loja.

 

Se você está pensando em criar um e-commerce, lembre-se que é muito importante seguir um planejamento. Esta prática minimiza os riscos e potencializa as possibilidades de acertos. Veja as etapas necessárias para criar uma loja virtual do zero:

 

PARA MONTAR A LOJA VIRTUAL

  • Faça um projeto
  • Escolha o nome da loja
  • Escolha a marca da loja
  • Escolha o layout
  • Faça um planejamento
  • Escolha o seguimento
  • Escolha público-alvo
  • Escolha os produtos
  • Faça o registro
  • Retire seu CNPJ
  • Crie sua loja ou venda seus produtos em lojas tradicionais
  • Escolha os canais de marketing
  • Escolha as formas de pagamento
  • Escolha as formas de entrega
  • Escolha as opções de estoque
  • Escolha as opções de feedback

 

PARA A LOJA VIRTUAL FUNCIONAR

  • Canais de venda
  • Divulgação da loja
  • Atualização dos produtos
  • Visitação da loja
  • Produtos não vendidos
  • Produtos mais vendidos
  • Tipo de público que visita e compra na sua loja
  • Pesquisar por que o cliente não fechou a compra
  • Atrair novos clientes
  • Atualizar marketing da loja
  • Acrescentar novos segmentos
  • Troca de produtos
  • Segurança de dados
  • Logística
  • Atendimento pós-venda
  • Direitos do consumidor

 

 

Agora que você já conhece todos os pontos que devem ser pensados para criar uma loja virtual e fazê-la funcionar, vamos ao modo de fazer. Cada setor de um comércio eletrônico é uma peça da engrenagem e todos têm que funcionar em conjunto para que a loja virtual também funcione.

 

PARA UMA LOJA FUNCIONAR, UMA LOJA VIRTUAL DEVE SER CRIADA

O primeiro passo para criar uma loja virtual é ter uma ideia. Depois, essa ideia será transformada em um projeto, que nada mais é do que a ideia organizada e dividida em partes. Dessa forma será mais fácil de analisar os pontos e de torna-los reais. Lembre-se que, mesmo que a loja não tenha um endereço físico, ela terá vitrine, funcionários e produtos, como qualquer outra loja.

 

Você, como futuro empreendedor, precisa se preparar para gerenciar uma loja. Comandar um negócio requer muitas responsabilidades. Assim como os méritos do negócio serão seus, os problemas, os gastos e as reclamações também caberão a você. Por isso, prepare-se para dar conta de tudo.

 

Uma boa maneira de preparar para gerenciar um negócio é dominar cada parte da empresa. Ter conhecimento sobre as peças da engrenagem e sobre os problemas de cada uma delas é indispensável para estar à frente do negócio. Mesmo delegando as funções aos funcionários, a sua presença é indispensável para acompanhar o desenvolvimento do comércio eletrônico.

 

A LOJA ESTÁ CRIADA, HORA DE COLOCÁ-LA PARA FUNCIONAR

Sua loja está no ar. Você superou todas as etapas iniciais e já está pronto para vender! Agora faz parte do time de empreendedores que vivem a batalha diária de manter a loja virtual funcionando. Confira nossas dicas para seguir ativo e fazer muitas vendas.

 

Durante o dia, observe as etapas da sua loja virtual. Veja o que as pessoas mais visualizam, o que elas procuram no buscador e por qual canal da internet elas chegaram até você. Também fique atento aos motivos que faz um cliente não comprar de você: pergunte o que ele gostaria de encontrar em sua loja e que você ainda não tem disponível.

 

Tenha em mente que o funcionamento de uma loja virtual nunca está finalizado: um bom comércio eletrônico está em mudanças constantes, pois precisa ser sempre atualizado e acompanhado.

 

Além disso, os problemas devem ser resolvidos de imediato. Você não pode esperar para gerir questões que não estão boas em seu negócio, até porque os problemas publicados nas redes sociais são marketing negativo e se alastram como pólvora.

 

Falando em marketing, você sabia que existem diversos tipos de marketing? Para estar à frente de um comércio eletrônico, é importante conhecer e saber aplicar cada um:

 

CYBERMARKETING

O CyberMarketing abrange nossas redes de comunicações por todo meio digital que podemos nos conectar, como computadores, notebooks, tablets, smartphones, e-mail, redes sociais, etc. Traz diversas vantagens se comparado a outras formas de praticar a publicidade em meios físicos.

 

MARKETING 1 A 1

Esse tipo de marketing considera a individualidade do consumidor. O vendedor se baseia na identificação, diferenciação, interação e personalização do cliente. Ao saber sobre as preferências de cada cliente, é possível colocar em prática a melhor estratégia para convencê-lo a consumir.

 

MARKETING DE BOCA EM BOCA

Esse é o famoso marketing falado. Um cliente fala para o amigo sobre a sua satisfação sobre determinado produto e o amigo compra o mesmo produto. Assim se inicia um ciclo, e logo todas as pessoas daquela região estarão comprando o mesmo item. Essa é uma das estratégias de marketing mais antigas e mais eficazes.

 

MARKETING NEGATIVO

O marketing negativo faz justamente o contrário do marketing tradicional. Ao invés de atrair os clientes este tipo de propaganda faz com que os consumidores fiquem receosos na hora de adquirirem determinado produto ou comprarem de determinada empresa.

 

MARKETING CONCENTRADO

O marketing concentrado traz a ideia de dominação de mercado e visa atingir uma parcela significativa de algum setor. Com este objetivo, são criadas estratégias para que determinada empresa ou produto tenha o domínio daqueles consumidores, colocando todo o foco e os recursos da empresa para atingir aquele alvo específico.

 

MARKETING CULTURAL

O marketing cultural se refere à ação de uma empresa predisposta a patrocinar projetos culturais em troca da divulgação. Este tipo de marketing é bastante comum, pois as empresas veem benefícios ao vincularem o seu nome ao de eventos culturais.

 

MARKETING 1.0

O termo Marketing 1.0 remete ao início das ações de marketing, no período da Revolução Industrial. Nesse momento, a atenção era focada na produtividade e na ideia de criar algum produto que pudesse ser consumido pelo maior número possível de pessoas.

 

MARKETING 2.0

Como o nome diz, o Marketing 2.0 é a evolução do Marketing 1.0. Esta alteração se deu a partir dos anos 1990, com a ampliação da tecnologia da informação, que passou a colocar o consumidor como peça central das ações de marketing.

 

MARKETING 3.0

Já o Marketing 3.0 passou a focar nos valores, sem deixar de considerar o consumidor. Tendo em consideração que os clientes estão cada vez mais conscientes exigentes, o marketing começou a dar atenção a negócios que tenham valores nobres. 

 

MARKETING 4.0

Dentro do contexto de redes sociais e do amplo acesso às tecnologias, o marketing centrou-se no humano. Ou seja, considera a individualidade de cada consumidor e põe em prática a segmentação de ações.

 

 

MARKETING DE GUERRILHA

Normalmente utilizado por pequenas empresas, o marketing de guerrilha é o conjunto de ações de que se assemelha às estratégias de guerrilha adotadas nas guerras bélicas. Esse marketing tem foco em planejar, lançar e manter a maior ofensiva possível sobre o concorrente. Seu maior objetivo é a transformação de clientes potenciais em reais

.

COMO FUNCIONA UMA LOJA VIRTUAL?

Você sabe como uma empresa virtual funciona? A lógica é simples: Uma loja virtual é inserida na internet através de um site ou de anúncios em uma loja virtual já existente. Os consumidores pesquisam pelo produto que procuram, fazem a seleção entre os artigos encontrados, escolhem a forma de pagamento e de entrega e finalizam a compra. 

 

Por sua vez, a loja é responsável por abastecer o estoque, repor os produtos, investir em marketing e em novos segmentos. Por isso, antes de fazer o projeto, pesquise, estude e se informe para entender como funciona uma loja virtual. Só depois de aprender sobre esses itens, comece a criar a sua.   

 

Artigo anterior10 melhores comparadores de preço e como incluir sua loja virtual neles
Próximo artigoComo vender roupas: tudo que precisa saber para montar sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA