Hospedagem de loja virtual: como funciona? Lista das melhores

Hospedagem de loja virtual: como funciona? Lista das melhores

4602
6
small smiley man got out of the tablet pc and offering shopping paper bags to the big woman in formal wear over dark grey background

Fazer uma compra em uma loja virtual é um processo bastante simples, a maior parte dos clientes não tem nenhum problema em realizar essa tarefa. O que muita gente não conhece é todo o trabalho a ser feito por traz do que é exibido na tela, para que tudo funcione plenamente.

Entre os mais importantes cuidados está a necessidade de compreender como funciona uma hospedagem de uma loja virtual. Colocar um site no ar, principalmente um e-commerce, não é tão fácil como montar um blog

Não basta fazer um cadastro e começar a publicar, há uma série de fatores a serem analisados e é preciso pagar pelo espaço ocupado na rede. 

Neste post veremos o que é hospedagem de loja virtual e como funciona? Vale a pena usar hospedagem de loja virtual grátis? Aprenda aqui e veja lista das melhores!

O QUE É HOSPEDAGEM DE UMA LOJA VIRTUAL

Para entender o que é a hospedagem do site, vamos a um exemplo prático. Imagine que você abriu uma empresa e todas as questões burocráticas estejam prontas. Tudo que falta agora é alugar um espaço para que seus produtos comecem a ser comercializados. No que diz respeito às lojas físicas, tudo que você tem a fazer é escolher onde será o estabelecimento, comprar ou alugar o espaço e dar início às vendas. 

Já no mundo do e-­commerce, tudo funciona de uma forma bastante parecida. É necessário alugar um espaço na rede, que é a internet, para que todos os seus arquivos sejam armazenados, incluindo o seu website. 

Para que as pessoas digitem o seu endereço e encontrem o seu site é preciso que ele seja disponibilizado por um servidor, que fornece a hospedagem da loja virtual.

A partir do momento em que uma empresa faz essa contratação, está adquirindo um plano de hospedagem de sites, algo parecido com um ponto comercial online. Entretanto, esse espaço está completamente vazio no momento da aquisição.

O QUE FAZER ANTES DE ADQUIRIR O DOMÍNIO?

É necessário colocar todos os arquivos, montar a página da loja, cadastrar os produtos, criar o e-­mail e tudo mais que for necessário. Só assim seu site estará disponível para acesso à qualquer momento. Você estará alugando um espaço com a garantia de que seu trabalho poderá ser executado com tranquilidade e segurança.

Feito isso, é preciso adquirir um domínio (caso a empresa ainda não possua um) e preparar toda a loja online para que os consumidores possam fazer suas compras. O que resta a ser feito é basicamente resolvido por sua equipe administrativa, com o auxílio de webdesigners, desenvolvedores ou programadores web, pois o próximo passo é estruturar seu site, construir sua loja no espaço vazio que já foi adquirido.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DOMÍNIO E HOSPEDAGEM

Continuando o processo de entendimento de como funciona uma hospedagem de loja virtual, vamos manter a comparação com um estabelecimento físico, para uma compreensão mais fácil.Uma das questões que deixam muitas pessoas em dúvida é a diferença entre o domínio e a hospedagem do site.

Agora que você já possui um espaço para estruturar sua loja online é hora de decidir qual será o seu domínio, que são os caracteres a serem digitados no navegador de um computador para interpretar o código do site e levar o usuário até a página que deseja.

O domínio também precisa ser pago, pois ele é o registro de sua marca que, normalmente, é assegurado por um plano de um ano, podendo ser renovado ou não, de acordo com o interesse da empresa contratante. Trata­-se do endereço de sua loja virtual, onde as pessoas precisam ir para encontrar os produtos que você vende.

O QUE UMA HOSPEDAGEM DE E-COMMERCE PRECISA TER?

Se você nunca criou um site antes, pode pensar na Web como algo que existe apenas no ciberespaço. Geralmente, não pensamos em um site como algo que ocupa espaço físico. Mas sim – é necessário para funcionar.

Todo site que você encontra online está ocupando espaço de armazenamento em um servidor físico em algum lugar. Na maioria dos casos, é um servidor de propriedade de uma empresa de hospedagem na web. 

Como funciona a hospedagem na web é que o proprietário do site aluga o espaço pagando mensalmente ou anualmente.

Para sites de comércio eletrônico, comprar um pouco desse espaço físico em um servidor da Web em algum lugar é o equivalente mais próximo que você tem de gastar dinheiro em uma loja física.

 Mas você ficará satisfeito em saber que o custo é significativamente menor e, para uma “vitrine” acessível a pessoas de todo o mundo, não apenas em sua própria área geográfica.

1. CAPACITAÇÃO TÉCNICA 

Ao fazer a contratação da hospedagem da loja virtual, o empreendedor estará assegurando que computadores especiais estarão funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponibilizando a página para quem quiser acessar.

A cada minuto que seu site de comércio eletrônico não está funcionando corretamente, pode custar-lhe muitos lucros. Quando você tem um problema, precisa confiar que pode obter ajuda rapidamente.

Eles terão uma reputação de fornecer um serviço bom e útil. A disponibilidade não importa muito se a ajuda que você recebe é inferior. Verifique as avaliações dos clientes para diferentes fornecedores antes de decidir qual deles escolher. As pessoas são muito rápidas em compartilhar experiências ruins em suas análises para salvar outras de sofrerem o mesmo destino.

2. DISPONIBILIDADE DE PLANOS 

Provedores de hospedagem de planos na web – gratuitos e pagos – para saber o que faz os melhores hosts de sites. Pela nossa experiência, acreditamos que estas são as coisas mais importantes a serem lembradas ao selecionar a sua:

VOCÊ QUASE SEMPRE RECEBE O QUE PAGOU 

Se o seu site é principalmente um hobby, não importa. No entanto, como uma ferramenta comercial essencial, muitas vezes é uma economia falsa optar pelo acordo mais barato (ou gratuito) oferecido.

CUIDADO COM OS TRUQUES DE PREÇOS 

A esmagadora maioria dos fornecedores de hospedagem na web oferece preços baixos no início de seus contratos, mas depois aumentam os preços após o término do período introdutório. Isso pode demorar 24, 36 ou até 60 meses após a inscrição. Sempre procure o custo total de propriedade.

3. SEGURANÇA

Quase todo mundo pode fingir ser um host real e apenas revender os produtos de outras pessoas. Então, veja quanto tempo eles estão por aí, eles têm um endereço de contato, quem os possui, eles estão fazendo promessas realistas no site, entre outros. O Google é seu amigo.

CONHEÇA SEUS LIMITES

Quão confortável você está em criar seu próprio site? Você precisa de ajuda externa para entender as inúmeras ramificações (incluindo legais e comerciais) que a publicação implica?

4. SUPORTE TÉCNICO

Para evitar perdas e frustrações, é importante ter um serviço de suporte técnico de uma empresa confiável que resolva o problema imediatamente. Dependendo da gravidade do caso, o suporte técnico pode ajudar os usuários a solucionar problemas do dispositivo, fornecendo instruções por telefone ou pode enviar um de seus agentes ao site para corrigir o problema. 

O negócio principal dessas empresas de serviços de suporte técnico é colocar os dispositivos e redes em funcionamento o mais cedo possível, para que a perda seja mínima para indivíduos e empresas.

Esses serviços de suporte técnico são mais essenciais para pequenas e médias empresas do que para grandes empresas, porque podem não ter dinheiro para contratar um departamento de TI totalmente equipado. 

COMO ESCOLHER PLANO DE HOSPEDAGEM DE LOJA VIRTUAL?

Em resumo, é possível contratar um plano de hospedagem de loja virtual com ou sem o domínio do site. Ao fazer a contratação da hospedagem da loja virtual, o empreendedor estará assegurando que computadores especiais estarão funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponibilizando a página para quem quiser acessar.

Existem algumas empresas de hospedagem que, além do espaço para arquivo, também oferecem ferramentas bastante simples que garantem a criação básica de sites profissionais. 

Tudo funciona de uma maneira bem didática e não são necessário mais do que 5 passos para estruturar seu site. Entretanto, se desejar algo um pouco mais personalizado selecione uma plataforma de e-­commerce a parte para alcançar o resultado desejado.

VALE A PENA USAR HOSPEDAGEM DE LOJA VIRTUAL GRÁTIS?

Se ainda não for o momento de investir na hospedagem de sua loja virtual, é possível criar sites totalmente gratuitos em servidores que não cobram nada pelo serviço. Obviamente, existem vantagens e desvantagens em contratar esse tipo de serviço. 

O principal benefício é que a empresa não terá custo algum para manter seu e-­commerce no ar, mas uma série de desvantagens são trazidas pelo tipo de espaço que é oferecido para essas empresa.

O principal problema sobre como vai funcionar uma hospedagem de loja virtual gratuita é o fato de que você não terá grandes possibilidades de personalização, principalmente no que diz respeito ao domínio. Sua loja virtual não poderá usar o simples “.com.br”, ela manterá o nome da empresa que disponibiliza a hospedagem em seu domínio. 

CUIDADOS COM OS PROBLEMAS NA VENDA

Além disso, questões como capacidade de armazenamento, problemas nos sistemas operacionais, quantidade de sites integrados e falta de personalização das páginas podem acabar gerando grandes problemas no processo de venda.

Por isso, é indicado que uma empresa de qualidade, consolidada no mercado e que possua um portfólio de lojas de sucesso seja a contratada. Apesar dos custos, essa será uma garantia de que sua loja virtual terá acesso a muito mais do que os pré requisitos básicos para estar no ar. 

O seu ponto de venda precisa funcionar plenamente para que cada vez mais clientes sejam atraídos e maior lucro seja gerado.

QUAL O MELHOR SITE DE HOSPEDAGEM PARA LOJA VIRTUAL?

Encontrar um bom serviço de hospedagem de loja virtual na web pode levar muito tempo e dinheiro.

O tempo de atividade e o tempo de carregamento são dois dos fatores mais importantes na escolha de um host da web (próximo ao custo). Vamos conhecer os 10 deles:

1. HOSTGATOR – Hospedagem Ilimitada Revisão da nuvem HostGator

  • Bom tempo de atividade ( 99,98% );
  • Tempo de carregamento rápido ( 432ms );
  • Migração gratuita de sites (1);
  • Sem largura de banda / limite de armazenamento;
  • Contas de email ilimitadas;
  • SSL grátis incluído.

Contras da HostGator Cloud:

  • Maior custo de renovação

2. HOSTINGER – Hospedagem na Web mais barata 

  • Tempo de carregamento rápido (369ms);
  • Plano mais barato (US $ 0,99 / mês);
  • Datacenters em 7 regiões;
  • Nome de domínio grátis (1 ano);
  • Garantia de tempo de atividade;
  • 30 dias de devolução do dinheiro.

Contras da Hostinger:

  • SSL não incluído

3. LOCAWEB – o primeiro site de hospedagem no Brasil  

  • Vários planos e modelos de hospedagem – inclusive um especializado para lojas virtuais! 
  • Seu plano mais básico oferece tráfego;
  • Armazenamento;
  • Transferência e número ilimitado de sites sob uma mesma conta.

Contras da LocaWeb:

  • Limitação no número de contas e-mails.

4. KINGHOST –  Serviço estável e confiável 

  • Número de contas de email permitidos ilimitados;
  • Melhor serviço de hospedagem para emails.

Contras KingHost:

  • É o mais limitado em relação ao espaço de armazenamento disponível para construção dos seus sites.

5. GODADDY – Host mais popular 

  • Bom tempo de atividade (99,97%);
  • Tempo de carregamento rápido (517ms);
  • Muitos recursos excelentes;
  • Marca bem conhecida.

Contras da GoDaddy:

  • Suporte não confiável
  • E – mails, backups e SSL extra

6. UOLHOST – Diferentes tipos de serviços, inclusive um dedicado aos e-commerces

  • Oferecimento de emails, com a criação de até 30 contas, com 12GB cada;
  • Oferece tráfego ilimitado em seu site. 

Contras do  UOLHost

  • Armazenamento bastante limitado

7. WEBLINK – Um dos melhores para quem quer uma loja virtual com muitos recursos e armazenamento

  • Espaço ilimitado para construir seu site;
  • Tráfego, também sem limites.

Contras do WebLink: 

  • Contas de email, com apenas 2 com 10GB cada e nos sites, permite a construção de apenas um em seu plano comum.

8. HOSTNET – Maioria das opções ilimitadas aos assinantes

  • Armazenamento e tráfego ilimitados; 
  • Generoso na área de email,  25 contas com 25GB cada.

Contras HostNet:

  • Possibilita a construção de apenas um site.

9. INMOTION HOSTING – hospedagem internacional

  • Totalmente ilimitado;
  • Tanto em relação ao número de contas e o espaço disponível em cada uma.

Contras Inmotion Hosting:

  • Pagamento, que deve ser feito em dólares.

10. BLUEHOST – Melhor hospedagem por tempo de atividade 

Vantagens do Bluehost:

  • Melhor tempo de atividade (99,99%);
  • Tempo de carregamento rápido (406ms);
  • Custo barato de introdução (US $ 2,75 / mês);
  • Fácil de usar e inscrição;
  • Suporte rápido (Chat e telefone ao vivo);
  • Devolução do dinheiro em 30 dias Garantia.

Contras da Bluehost:

  • Não há migrações gratuitas de sites

Hospedagem na web não é onde você deve economizar dinheiro. Se você está preocupado com o preço da hospedagem, diria que precisa se preocupar em gerar receita e tráfego antes de tentar economizar alguns dólares extras cortando os custos de hospedagem. Entenda Como registrar o domínio da loja virtual: faça em poucos minutos

Artigo anteriorComo saber se um site é seguro? Dicas para compras seguras
Próximo artigoComo fazer contrato social: passo a passo para não errar!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

6 COMENTÁRIOS

  1. […] Hospedar o seu site em um servidor é necessário independente dele ser apenas um blog no qual você deseja escrever esporadicamente ou se você vai abrir uma loja virtual. Quando a ideia é manter um blog sem muita preocupação em fazer com que ele se torne rentável, as hospedagens gratuitas, com a Blogspot, que pertence ao Google são suficientes. […]

DEIXE UMA RESPOSTA