Palavras-chave para loja virtual: como usar? Encontre as ideais, aqui!

Palavras-chave para loja virtual: como usar? Encontre as ideais, aqui!

4119
0
Como usar as palavras-chave em sua loja virtual
Como usar as palavras-chave em sua loja virtual

Para que uma loja virtual obtenha mais visualizações e aumente as suas vendas, e utilize várias técnicas de marketing devem ser aplicadas. Atualmente, a maioria dos acessos a sites de e-commerce é feita por meio de buscadores, assim, a aplicação de palavras-chave é muito importante.

São termos, que dispostos ao longo da descrição do produto tornam o conteúdo interessante ao leitor e facilitam o acesso pelos motores de busca, como o Google, por exemplo.

As palavras-chave devem aparecer logo no título, ou na chamada do post, assim como ao longo do texto/descrição de produto. Precisam ser inseridas de maneira natural, integradas ao contexto, dando sentido à mensagem. A técnica de uso eficiente de palavras-chave em um negócio virtual é denominada SEO (Search Engine Optimization), que consiste em facilitar a localização de determinada página por meio da utilização dos mecanismos de busca.

Neste post, vamos mostrar as técnicas de uso e quais são as Palavras-chave para loja virtual: como usar? Veja aqui como colocar palavras-chave no site e descubra como encontrar novas ideias online!

SEO AUMENTA AS CHANCES DE SUA LOJA VIRTUAL APARECER

O uso de SEO para loja virtual aumenta as chances de visualização de um site e, consequentemente, pode gerar mais negócios. Ele mostra ao possível cliente sobre o que é uma plataforma de loja virtual, com o que ela trabalha e como. Ao digitar os termos ou frase sobre o assunto de interesse o usuário encontra, em primeiro, as páginas que melhor aplicam as palavras-chave, com o uso correto do SEO.

COMO COLOCAR PALAVRAS-CHAVE NO SITE?

Quem trabalha com tecnologia sabe: palavras-chave são essenciais para qualquer negócio no mundo digital. Além disso, elas significam muito mais do que apenas uma forma de se achar um determinado site na internet.

Atualmente, elas também costumam representar uma forma do mercado pensar. Isso mesmo. No momento em que pensamos em uma palavra-chave, se torna quase inevitável não pensar no Google. E o termo foi realmente disseminado por meio do site de busca, sendo fundamental nas buscas feitas em todo o mundo digital.

AS PALAVRAS-CHAVE SÃO ATALHOS

As palavras-chave são atalhos que dão ideia do conteúdo de um site, levam os motores de busca a combinar os resultados e formar os melhores grupos de opções a serem exibidas. Quanto mais detalhado for o lançamento de palavras-chave na caixa de pesquisa, maiores serão as chances de execução da compra. Então é bom que o seu site de vendas tenha no nome, ou na apresentação de produtos, as palavras que você deseja que apareçam nas buscas.

As keywords de um comércio eletrônico devem ser usadas com inteligência e sutileza. De início, é preciso fazer um estudo dos hábitos de compra do seu cliente em potencial, saber o que ele busca, suas preferências e condições mais favoráveis de aquisição. De posse dessas informações, o comerciante digital já pode definir os termos mais favoráveis para o seu e-commerce.

ESCOLHA DAS PALAVRAS-CHAVE CORRETAS

A escolha das palavras-chave precisa ser cuidadosa, para que o mecanismo de busca mostre os melhores resultados. O objetivo é estar nas primeiras posições de exibição, pois isso aumenta em grandes porcentagens o tráfego de visitantes na página. Para medir o nível de acessos à loja virtual é importante observar as médias mensais, ficar atento ao número de pesquisas realizadas para cada termo em especial e aplicar ao seu negócio.

ESTAR NA PRIMEIRA PÁGINA É ESSENCIAL

Estudos comprovam que os sites que aparecem na primeira página de procura têm mais de 90% (noventa por cento) do tráfego. A maior parte das pessoas que realizam buscas, não chega a acessar nem a segunda página. Por isso é tão importante o uso correto das palavras-chave. Segundo pesquisas, palavras-chave compostas por três ou mais termos, como o exemplo utilizado anteriormente da loja virtual simplo7 por d loja virtual, representam cerca de 70% (setenta por cento) do rastreio online e proporcionam resultados mais rápidos e eficazes.

Quando inicia a procura, o internauta, geralmente, coloca termos genéricos, abrangentes, do tipo d loja virtual é boa? Mas à medida que vai sanando as suas dúvidas, ele refina a sua pesquisa, colocando mais palavras e com mais particularidades. O termo técnico para esse tipo de expressão é palavra-chave de cauda longa, mais detalhada e completa. Quando o cliente usa palavras-chave mais específicas, indica a possibilidade de compra efetiva.

BUSQUE PALAVRAS CHAVE COM BAIXA CONCORRÊNCIA

A concorrência é bem acirrada, por isso é também importante escolher palavras-chave que diminuam esse quadro, o que requer muito trabalho e persistência. Observados todos esses aspectos, para iniciar a definição de palavras-chave para a sua loja virtual, o primeiro passo é criar uma lista de termos que facilitariam a busca pelo seu tipo de negócio. Anote as palavras que vierem à mente e defina a linha de raciocínio que levará ao aumento das buscas.

Aa palavras-chave relacionadas ao negócio, com dois ou mais vocábulos já ajudam, mas é aconselhável definir palavras de cauda longa, com três ou mais termos em sua composição. Crie uma lista com o máximo de palavras possível. Pedir a opinião de amigos e parentes também é válido para aumentar o rol.

PLANEJADOR DE PALAVRAS-CHAVES

Agora é a hora de usar as ferramentas disponíveis para ajudar na formação do acervo de palavras-chave. A mais simples é o recurso do Google que sugere pesquisas. Ao fazer uma busca, o usuário pode visualizar uma lista de possibilidades de termos.

O Google oferece ainda o planejador de palavras-chave, que permite verificar a quantidade de buscas realizadas por determinados termos. Isso possibilita a noção de concorrência no uso das palavras-chave. Para utilizar esse serviço, basta fazer um cadastro e configurar suas preferências no Google adwords.

O ideal é que se tenha uma lista inicial de até sete palavras-chave, podendo ser aumentada, como o tempo, para até vinte. Assim, os sites de busca criarão, gradativamente, um padrão de pesquisa favorável à sua loja virtual.

A sua lista de busca de palavras-chave precisa ser, no entanto, revisada constantemente, para que não fique desatualizada, já que as tendências são bastante mutáveis. Os procedimentos de aplicação de como colocar palavras-chave no site aqui relacionados ajudarão você a conseguir os termos mais adequados ao seu negócio digital e a atingir um maior fluxo de visitações.

Outra ferramenta gratuita de pesquisa e análise de palavras-chave é o Ubersuggest. Ela ajuda a investigar quais são as palavras-chave (ou keywords, em inglês) que melhor combinam com os objetivos da sua estratégia.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA-CHAVE

É relevante saber que o Brasil possui atualmente mais de 16 milhões de empresas. E esse número vem crescendo dia após dia. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo portal Empresômetro no ano passado, a cada cinco minutos, uma nova empresa surge no país. Isso faz muitos pensarem, de forma simples, em qual é o motivo que fazem com que tantas empresas sejam criadas em tão pouco tempo. É lógico que uma das principais motivações existentes entre esses indivíduos é ganhar dinheiro e lucrar cada vez mais.

LIGAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS-CHAVE E O PÚBLICO-ALVO

Sendo assim, o propósito de se criar uma empresa pode ser bem mais simples: resolver os problemas dos clientes. Um exemplo, é a plataforma virtual Simplo7, que é uma das mais simples de usá-la para criar sua loja em poucos minutos. Outro exemplo é a D Loja Virtual empresa especializada em ajudar você a ter um loja virtual e a vender mais. Sim, isso mesmo. São amostras de empresas que lucram, pois foram criadas com um objetivo claro de apresentar soluções para problemas recorrentes de muitos indivíduos.

Desafios para encontrar a palavras-chave para loja virtual

Dentro dessa ótica, um dos principais desafios é o de encontrar um tipo de empresa que não tenha um propósito como esse. Mas o ponto que realmente interessa nessa história é de que há uma ligação clara, uma intersecção perfeita entre o assunto deste post, ou seja, palavra-chave e a abertura de empresas. Isso, porque é preciso levar em conta que todo o tipo de pesquisa que costuma ser realizada no mundo digital também costuma ter um propósito bem simples: conseguir resolver os mais diferentes problemas.

Desse modo, já fica mais claro conseguir entender a dimensão  que é colocar palavras-chave no site. Atualmente, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas todos os dias no Google. E, por trás de cada uma dessas buscas, há um problema de usuário que precisa ser resolvido. Um problema, em específico, que sua empresa pode ser capaz de resolver. Retomando o exemplo anterior,ou seja, loja virtual simplo7 por d loja virtual, as respectivas palavras-chaves 

Importância da palavras-chave certa 

Então, agora lhe lembro: você queria saber a importância que uma palavra-chave possui? Então lá vai uma frase que tornará essa importância bem clara: na internet, o elemento principal que irá separar um problema do seu público-alvo da solução que a sua empresa irá oferecer é a palavra-chave.

É este o motivo que faz, quando se deseja ser um planejador de palavras-chaves ou pensar em fazer uma pesquisa de palavra-chave, buscar todo o mind set que não pode apenas ser enviesada para links patrocinados ou para SEO. Mais do que isso, ele precisa estar voltado de forma clara para o seu negócio como um todo. Desse modo, é relevante e importante que seja buscada e criada neste caso, palavras-chave para venda online priorizadas e estruturadas especificamente para que seu negócio possa decolar e atingir o maior público possível.

VEJA COMO FAZER UMA LISTA DE PALAVRAS-CHAVE PARA LOJA VIRTUAL

Faça uma lista de todos os subnichos

A primeira coisa que deve ser feita é uma lista ou um plano de loja virtual de todos os subnichos, ou seja, das categorias que existem no seu nicho de mercado e que podem ser vinculadas a ele. O ideal é que seja feita um mínimo de dez palavras-chave relacionadas. Uma observação: caso seu nicho já seja muito específico e não possua nenhum tipo de subdivisão clara, veja se é possível extrair do assunto o máximo de palavras-chave possível e aplique as etapas a seguir.

Utilize ferramentas gratuitas para gerar novas ideias de palavras-chave

Após terminar cada lista referente a subnicho, é o momento de que você tenha que usar ferramentas gratuitas que são feitas de forma especial para gerar novas ideias de palavras-chave a partir daquelas que já foram selecionadas para você. Aqui, se faz importante que você não se furte de quebrar um pouco a cabeça para conseguir pensar em boas palavras-chave que sejam originais. Isso, porque é a partir delas que novas ideias irão surgir.

Passo a passo para conseguir novas palavras-chave utilizando o Google AdWords

Uma das melhores ferramentas, sem nenhuma dúvida, para que se possam gerar novas ideias de palavras-chave é o Google AdWords. Veja algumas formas de encontrar novas ideias a partir dessa ferramenta:

1 – Logo na página inicial do Google AdWords, vá no menu ferramentas e entre na sequência no botão planejador de palavras chave;

2 – Logo após, entre no bloco “Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisa”. Ali, clique em “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”. Depois disso, insira suas palavras-chave no primeiro campo e depois no botão “Obter ideias”;

3 – Na tela seguinte, selecione o painel ideias de palavras-chave. Ali, confira todas as sugestões que tiverem sido dadas pela ferramenta.

Olhando a tabela que tiver sido gerada pela ferramenta, será possível encontrar diversas outras palavras-chave que são utilizadas pelas pessoas no Google e que estão, de algum modo, relacionadas ao que foi inserido inicialmente por você.

SABENDO INTERPRETAR AS PALAVRAS-CHAVE

Ao olhar para as palavras-chave, é fundamental que se saiba enxergar mais do que apenas as palavras, mas também os seus atributos mais evidentes. Assim, podemos dizer que uma palavra- chave deve e pode ser avaliada sobre quatro distintas dimensões. São elas:

1) dificuldade de ranqueamento;

2) posição atual para a keyword;

3) o volume de busca alcançado;

4) a intenção de compra.

Se você gostou desse artigo, sem dúvida nenhuma, você vai gostar também de seguir nosso canal da loja virtual no youtube! Até a próxima!

Artigo anteriorComo registrar o domínio da loja virtual: faça em poucos minutos
Próximo artigoFunil de vendas para loja virtual: como usar para aumentar suas vendas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA