Como aumentar as vendas do e-commerce imediatamente em 11 ações

Como aumentar as vendas do e-commerce imediatamente em 11 ações

728
0

As lojas virtuais já são preferidas por muitos brasileiros e, por essa razão, o número cresce a cada dia. Milhares de empreendedores estão realizando o sonho de ter um negócio próprio. Mas como aumentar as vendas em um cenário tão competitivo?

Por mais que seja promissor, empreender na internet não é fácil. De acordo com o Sebrae, cerca de 60% dos e-commerces fecham com menos de um ano de existência.

Assim, para ser bem-sucedido nas vendas do seu e-commerce, é necessário bem mais que oferecer bons produtos. É preciso aproveitar o próprio potencial que a web oferece, como as redes sociais e os mecanismos de busca. Por isso, vamos ajudá-lo nessa tarefa. Não sabe o que fazer para aumentar as vendas online? Com 11 ações vamos mostrar como aumentar as vendas do e-commerce imediatamente. Confira aqui! 

Como aumentar as vendas do e-commerce em 11 ações 

1. SEJA ATIVO EM SUAS REDES SOCIAIS

É provável que uma das primeiras coisas que você fez depois de montar a sua loja tenha sido criar páginas no Facebook, Instagram e outras redes sociais, certo? Mas não adianta entrar nas redes sem aproveitar todo o potencial delas. É fundamental adotar estratégias eficientes e adequadas de como alavancar vendas pelo facebook e de como aumentar as vendas pelo instagram por exemplo, adaptadas ao seu público e negócio.

Dessa forma, faça um planejamento, escolha linguagem e identidade visual apropriadas. Invista em anúncios pagos para que mais pessoas conheçam a sua loja e curtam a página. Os posts devem seguir uma periodicidade para que seus seguidores possam acompanhá-los. E não se esqueça de impulsioná-los para que alcancem toda a sua base.

Além disso, é essencial manter um canal de comunicação ativo com os clientes, respondendo aos comentários e atendendo às reclamações. É necessário ter em mente que, ao colocar sua marca nas redes sociais, deve-se estar disposto a receber todo tipo de retorno, seja um elogio ou uma crítica.

Logo, as redes sociais funcionam positivamente quando o cliente está extremamente realizado com a marca. Se um consumidor feliz postar um comentário positivo, poderão obter vários outros clientes. Contudo, uma mídia social pode ser tanto uma inimiga quanto amiga. Logo, deve-se realizar um post interessante, a fim de contribuir para o progresso da marca.

2. OTIMIZE O SITE PARA MECANISMOS DE BUSCA

Muitas pessoas encontram produtos e lojas virtuais por meio da procura em buscadores, como o Google. Eles têm mecanismos de busca que encontram a página mais adequada ao que foi informado pelo usuário. Ou seja, em meio a uma concorrência tão ampla, destacam-se quem melhor elaborar o site.

Por isso, é importante utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou, simplesmente, otimização de sites. No entanto, não adianta fazer isso apenas quando criar a sua loja. Essa é uma tarefa constante, que precisa ser revista sempre que houver mudanças, como crescimento na quantidade de produtos e o próprio posicionamento do seu site nas buscas.

3. TENHA UM BLOG COM CONTEÚDO OTIMIZADO

Já que estamos falando em otimização, outra forma de aumentar as vendas online do seu site é atraindo o seu público em potencial com conteúdo otimizado. Você pode criar um blog, diretamente vinculado à página da sua loja, que ofereça textos relevantes para pessoas que possam se interessar por seus produtos no futuro.

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair e reter usuários da internet de acordo com seus interesses. Com o tempo, o blog pode se tornar uma referência na sua área de atuação, aumentando a credibilidade e o alcance da sua marca.

4. INVISTA EM MÍDIA PAGA

Atrair mais consumidores é essencial para o sucesso do negócio, e para atrair esse tráfego, a mídia é o caminho mais fácil. O primeiro método de como alavancar as vendas online precisa incluir o aumento do topo do funil.

Como já foi mencionado o Google é a ferramenta indispensável de pesquisa dos clientes, mas não podemos abandonar outras, por exemplo, o Bing. Em alguns contextos, mesmo que o Bing gere um menor fluxo de pessoas, a conversão desse canal pode ser uma ótima saída para o empreendedor.

As divulgações e anúncios podem ser realizadas por duas ferramentas, sendo elas: o Google Adwords e o Facebook Ads. Sendo assim, a contratação de uma agência de marketing digital pode proporcionar diversos benefícios. A agência pode ocasionar maior retorno sobre o investimento (ROI), a ponto de cobrir os custos de desenvolver o projeto internamente.

5. ADOTE ESTRATÉGIAS DE REMARKETING

Quando um usuário da internet entra na sua loja, não quer dizer que ele completará a venda, não é mesmo? O melhor é adotar o remarketing, um conjunto de estratégias para pessoas que já chegaram até o seu produto, pela busca ou pelo marketing.

O remarketing pode ser feito por display em links patrocinados, e-mail marketing ou até pelas redes sociais. O mais importante é entender que não é porque alguém entrou na sua loja que fará a compra.

6. FAÇA VENDA TAMBÉM POR UM MARKETPLACE

O marketplace é um grande portal de e-commerce que tem credibilidade, um bom alcance e vende produtos de várias lojas menores. Pode ser uma alternativa do que fazer para aumentar as vendas online para pequenas lojas virtuais, principalmente as que estão começando.

É fundamental frisar que ao integrar ao marketplace, o produto estará exposto em uma loja com múltiplos visitantes. As lojas menores que adotaram essa estratégia cresceram significativamente suas vendas.

Além de atingir mais clientes, dá para aproveitar todo o aparato de marketing e remarketing utilizado por essas empresas. Depois de comprar na sua loja, é possível que o cliente passe a comprar diretamente de você, uma vez que tenha dado certo a primeira compra.

É preciso avaliar cuidadosamente se a entrada no marketplace não vai implicar negativamente na marca escolhida. Já que pode até aumentar as vendas e sua margem, mas poderá perder posicionamento.

7. INVISTA MAIS EM ESTRATÉGIAS DE PÓS-VENDA

O que você tem feito para fidelizar um cliente depois de realizada a venda? Por mais que a maioria das ações apresentadas até aqui tenham o objetivo de atrair clientes, também é necessário pensar em como retê-los. Afinal, o sucesso do seu negócio depende bastante da relação estabelecida.

Portanto, crie formas de convidá-lo para realizar outras compras, como descontos exclusivos e promoções nas próximas aquisições, faça e-mail marketing mostrando as novidades, sempre segmentando de acordo com a sua base e os dados gerados durante as compras.

O mais importante é sempre manter um relacionamento constante com os clientes. Por isso, também não tenha medo de pedir feedbacks e avaliações dos produtos e da entrega, pois isso ajuda a melhorar os seus processos e mostra às pessoas que se importa com a opinião e a satisfação delas.

8. TRANSFORME SEUS DADOS EM INDICADORES

Com o tempo, quanto mais vendas e cadastros são realizados, mais dados são gerados pela sua plataforma. Mas o que fazer com tantas informações? É simples: elas são importantes para verificar a efetividade de todas as ações de marketing e o desempenho das vendas da sua loja.

Os dados podem ser transformados em indicadores de desempenho, usados para avaliar o que deu certo e mostrar os pontos que podem ser melhorados. Não adianta implantar uma estratégia sem testar o quanto ela está, de fato, colaborando para aumentar as vendas.

9. MELHORE A FORMA DE PAGAMENTO

Os pagamentos devem ser simples, fáceis e inteligentes, caso contrário, os clientes poderão encontrar dificuldades. Por esse motivo, arrisquem em soluções que garantem segurança, clareza e comodidade.

A compra com um clique serve de modelo, já que elimina a necessidade do preenchimento das informações para a realização do pagamento do pedido. Vale salientar a parte que engloba o checkout que, por sua vez, precisa ser personalizado e transparente de acordo com a identidade da marca que deseja empreender.

Posto isso, é interessante também oferecer o checkout por e-mail e, assim, o usuário conseguirá realizar o pagamento com segurança de qualquer lugar.

10. TENHA ATENÇÃO À LOGÍSTICA

A logística é umas das atividades mais imprescindíveis de como  melhorar de e-commerce. Diretamente ligada à experiência de compra e ao ganho de credibilidade do negócio, ela oferece qualidade ao consumidor.

Sendo assim, deve entregar mercadorias o mais rápido possível e sem constatação. Se surgir alguma dúvida da importância desse serviço para as vendas, visualize os reviews de compra (de várias lojas) e verifique se uma entrega eficaz e ágil não passa sem ser percebida pelos olhos do consumidor.

11. OFERTE ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Para obter fidelização e obtenção de resultados, especialmente no médio e longo prazo, o atendimento ao cliente necessita ser de excelência, não se deve esquecer isso.

Independentemente da fase, antes ou depois da venda, busque atendê-los da melhor maneira possível. Seja prestativo e se mostre sempre à disposição para solucionar as dúvidas ou problemas do público-alvo.

Agora que você já viu como aumentar as vendas do seu e-commerce, pode começar a colocar essas e outras ações em prática. Para isso, é fundamental escolher os parceiros e as ferramentas adequadas para alavancar o seu negócio. No entanto, tenha paciência, pois os resultados não aconteceram de um dia para o outro. É preciso persistência!

De qualquer forma, procure se informar antes de optar por alguma estratégia. É legal negociar com uma consultoria especializada na área de marketing digital para recomendar planos de atividades de acordo com o crescimento da loja.

Você gostou das informações deste post? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos sobre como aumentar as vendas do e-commerce!

Artigo anteriorComo aumentar as vendas do e-commerce imediatamente em 11 ações
Próximo artigoComo emitir boleto bancário: Guia completo prático e simples
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA