Como saber quem visitou meu Instagram? 4 ferramentas gratuitas

Como saber quem visitou meu Instagram? 4 ferramentas gratuitas

50561
0

Se você trabalha com o mercado digital, já deve saber que uma uma estratégia de marketing eficiente envolve a análise frequente de resultados. Acompanhar as métricas é essencial para compreender se os esforços estão dando retorno e para conhecer o seu público com mais profundidade.

Quando uma marca atua nas redes sociais, precisa analisar constantemente o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados. Assim, tem insumos para entender se está produzindo conteúdo de acordo com o seu posicionamento e do que o seu público espera, ou se terá que adequar a sua comunicação. 

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários e pelas marcas. Neste post, mostraremos 4 ferramentas capazes de auxiliar você a resolver uma questão recorrente: como saber quem visitou meu Instagram?

TEM COMO SABER QUEM VISITOU MEU INSTAGRAM?

Com certeza, essa é uma das dúvidas mais frequentes feitas pelos usuários que utilizam o Instagram como lazer ou como instrumento de trabalho. Infelizmente não existe uma ferramenta que responda exatamente à pergunta: “quem visitou meu instagram?.

No entanto, nem tudo está perdido. A boa notícia é que existem alguns dados disponibilizados pelo próprio Instagram ou recolhidos através de aplicativos que, quando analisados juntos, mostram quem são os usuários que mais interagem com a sua conta. 

Com essas informações, você já tem material suficiente para conhecer o seu público na rede social e para entender se o posicionamento da sua marca está adequado. Além disso, tem como avaliar como o seu conteúdo está sendo recebido por esses usuários.

COMO SABER QUEM VISITOU SEU INSTAGRAM COM 4 FERRAMENTAS GRATUITAS

Se você quer saber como ver quem visitou o perfil no Instagram e conhecer mais o perfil dessas pessoas, então fará bom uso das ferramentas listadas abaixo. Através delas, você consegue tirar uma boa temperatura sobre o impacto da sua marca na rede social. Vamos às dicas: 

1.INSTAGRAM STORIES

Este é o jeito oficial de saber quem acompanha o seu perfil no Instagram. Quando você publica um conteúdo nos stories, o Instagram apresenta um histórico que informa quantas pessoas viram a sua publicação e quem são elas. Mesmo que esses usuários não sigam o seu perfil, você saberá que eles andaram vendo seu conteúdo. 

Para acessar essas informações, primeiro você deve publicar alguma coisa nos stories. Depois, deverá ir até essa publicação e arrastar a tela pra cima. Pronto, será exibida uma lista de pessoas que viram o seu conteúdo. Mas atenção, isso deve ser feito durante as 24 horas que a história fica disponível.

2.INSTAGRAM INSIGHTS

As métricas são muito utilizados por gestores que querem ter embasamento para buscar as melhores opções para o dia a dia da empresa. O Instagram Insights é um grande aliado quando o assunto é compreender as informações da rede social. Com ele, é possível obter dados que ajudam a conhecer melhor a sua audiência, como:

  • Alcance das publicações
  • Engajamento dos usuários com os stories
  • Localização geográfica dos seguidores
  • Faixa etária predominante do seu público
  • Quantas pessoas clicaram no seu site ou e-mail

Para poder usufruir dessa grande ferramenta e ter acesso a todas essas informações, basta configurar a sua conta na rede social como comercial ou, como também é conhecida, Instagram Business. 

3. FOLLOWER ANALYZER

Este aplicativo é muito bem avaliado pelos usuários que fazem a pergunta “como saber quem visitou meu Instagram?”. O Follower Analyzer apresenta estatísticas sobre os seguidores, como, por exemplo, quem deixou de segui-lo na rede. O app está disponível somente para Android e conta com versão gratuita e paga.

4. REPORTS + FOLLOWERS ANALYTICS FOR INSTAGRAM

Esse aplicativo não mostra exatamente quem entra no seu perfil para espiar as suas publicações, mas indica quem são os usuários que mais interagem com você. Além disso, também mostra quem bloqueou ou deixou de segui-lo no Instagram. O aplicativo tem versão gratuita e paga e está disponível tanto para iOS quanto para Android. 

DICA EXTRA 

Vale saber que, de tempos em tempos, surgem aplicativos que afirmam que vão apresentar informações extremamente detalhadas sobre os seguidores do Instagram. Nossa dica é ter cuidado com essas promessas, uma vez que o próprio Instagram não divulga esses dados dessa forma. 

Na maioria das vezes, por trás desses aplicativos estão hackers que querem ter acesso a informações confidenciais dos usuários. Assim, mesmo que a curiosidade para ver quem visitou seu perfil no Instagram seja grande, antes de baixar um app, confira as concessões de privacidade. 

Além disso, lembre-se que por mais dados que uma ferramenta ofereça sobre a sua presença no Instagram, a sua percepção também é um bom termômetro. Por isso, tenha atenção à reação dos usuários diante do seu conteúdo. Isso serve de norte para entender como andam as suas publicações e se elas geram engajamento positivo para sua marca.

Saber quem visitou seu Instagram é apenas a ponta do Iceberg em uma estratégia digital. É claro que conhecer o perfil do público é importante, mas para colher bons resultados também é necessário criar publicações alinhadas ao seu propósito e oferecer um bom atendimento aos seus seguidores, com respostas ágeis e precisas.

Se você tem interesse nesse tema e quer ter uma presença digital ativa nas redes sociais, confira essas 7 dicas de marketing que podem ajudar a fortalecer o trabalho da sua marca no Instagram.

Artigo anteriorComo vender um produto: 8 dicas infalíveis para vender qualquer produto
Próximo artigoLoja virtual estoque terceirizado: é possível? Vantagens e desvantagens
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA