Como a Boutique do Patchwork aumentou suas vendas com a D Loja...

Como a Boutique do Patchwork aumentou suas vendas com a D Loja Virtual?

884
0

comércio eletrônico no Brasil é um setor em ascensão que faturou R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018 e obteve um crescimento de 12,1% no período. Esses dados refletem a nova necessidade das empresas: estar presente no universo virtual.

Apenas criar um site, no entanto, é insuficiente para garantir o sucesso do negócio. É preciso ter um conteúdo otimizado, que possa ser facilmente encontrado em uma busca no Google e que, principalmente, faça com que o cliente permaneça navegando na página.

Para conseguir esses resultados é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada no ramo — e foi o que a Boutique do Patchwork fez. Eles contrataram os serviços da D Loja Virtual, empresa especializada em criação e aumento de vendas de e-commerce, e tiveram um crescimento na quantidade e na qualidade das vendas.

Quer saber como isso aconteceu? Então continue lendo e descubra quais as ações que podem ser feitas para que aconteça o crescimento de uma loja virtual.

O que caracteriza um e-commerce bem-sucedido?

Os empreendedores que decidem entrar no mundo virtual já entenderam que o e-commerce é um ótimo setor para se investir e começar um negócio. Porém, mesmo que o comércio eletrônico esteja em crescimento, sabemos que nem todas as empresas conseguem conquistar o sucesso.

Mas, afinal, o que faz com que um e-commerce seja bem-sucedido? Para responder essa questão, preparamos alguns tópicos e listamos ações que devem ser seguidas pela empresa.

Planejamento

Conforme o Serviço de apoio a micro e pequenas empresas (SEBRAE), há 3 motivos principais que levam um negócio a fechar antes de 5 anos de vida: o comportamento inadequado do empreendedor, a má gestão empresarial e a falta de planejamento.

Dentre as organizações que não conseguem se manter aberta nos primeiros 5 anos, 55% não elaboraram um planejamento. Sendo assim, o primeiro passo para que um e-commerce chegue ao sucesso é fazer um plano de negócios bem estruturado.

Diferencial

Outro ponto importante é que a empresa deve encontrar um diferencial. O empreendedor precisa pensar no que a empresa está oferecendo que o consumidor não encontrará na concorrência.

Esse diferencial pode ser um produto, um serviço, uma forma de pagamento ou qualquer outra ação que envolva a compra e a satisfação do cliente.

Site

Um e-commerce bem-sucedido, com certeza, é aquele que conta com uma boa plataforma por trás do seu site. Como veremos a seguir, a plataforma e os serviços da D Loja Virtual foram indispensáveis para o crescimento da Boutique de Patchwork.

Promoção

Depois de planejar, pensar no produto e criar o site, chegou o momento de pensar em uma das ações mais importantes para que o e-commerce chegue ao sucesso: a promoção do negócio. Ações de marketing, ranqueamento no Google e busca pelas melhores palavras-chaves são alguns exemplos.

Sabemos que muitos empreendedores não têm esse conhecimento, por isso a necessidade de contratar uma empresa especializada para ajudar no impulsionamento e crescimento do negócio.

Quais ações impulsionaram as vendas da Boutique do Patchwork?

A Boutique do Patchwork, assim como grande parte das empresas antigas, começou com uma loja física, em 2014, e depois estreou no e-commerce, em 2015. Basicamente, podemos dizer que o que impulsionou as vendas do negócio foi a busca constante por melhoria, trocando plataformas e procurando a ajuda de especialistas no assunto.

Ao completar um ano no mundo virtual, a empresa sentiu a necessidade de buscar outra plataforma para que pudesse conquistar mais autonomia para vender. Essa ação proporcionou crescimento ao negócio e, logo em seguida, alguns recursos que não estavam disponíveis na nova plataforma contratada passaram a fazer falta.

Devido às novas exigências, a Boutique decidiu contar com a ajuda da D Loja Virtual, o que impulsionou ainda mais as vendas. A partir do fechamento da parceria, o site ficou mais moderno, fazendo com que o cliente conseguisse navegar com maior facilidade.

Como resultado das trocas de plataformas e atualizações do site ocorreu um aumento tanto na navegação de usuários que acessam o site como no número de vendas.

Como a parceria com a D Loja Virtual aumentou o nível dos negócios?

A parceria com a D Loja Virtual contribuiu com o sucesso no negócio por meio de vários fatores positivos. Confira a seguir alguns dos benefícios proporcionados à Boutique.

Suporte

Toda mudança traz um pouco de receio e medo de que não dê certo. Na primeira troca de plataforma da Boutique, antes da parceria com a D Loja Virtual, os empreendedores tiveram que fazer toda a parte técnica sozinhos. O suporte prestado pela plataforma deveria ser solicitado apenas por e-mail e demorava até 72h para que se obtivesse uma resposta.

Além disso, não havia um manual, passo a passo, blog ou conteúdos que auxiliassem no uso da plataforma e respondessem as dúvidas frequentes. Também não tinha disponível um campo “em que eu posso ajudar”. Sendo assim, a loja toda foi criada por meio de tentativas e erros.

A D Loja Virtual, por sua vez, tem um blog com conteúdo diversificado e de qualidade sobre o assunto, o que ajuda a tirar as dúvidas dos seus parceiros. Além disso, a empresa está sempre disposta a ajudar, com um suporte rápido, cursos grátis, e-books, planilhas etc.

Na parceria da Boutique com a D Loja Virtual foram oferecidos treinamentos e ajuda no planejamento da gestão de projeto. Essa disponibilidade, com certeza, foi um diferencial para o crescimento da empresa.

Atenção

Outro medo enfrentado pelos empreendedores da Boutique do Patchwork estava relacionado com a questão da migração de plataforma. Devido ao extenso histórico de vendas e dados anteriores, havia um receio de que não desse certo e essas informações se perdessem. Contudo, todos os problemas que surgiram foram prontamente resolvidos pela equipe da D Loja Virtual.

Os empreendedores destacam que um dos principais pontos positivos da parceria foi que a D Loja Virtual tentava entender exatamente qual era o negócio e como a empresa funcionava. Eles tinham um cuidado especial e tratavam a Boutique como parceira — e não apenas como mais um número.

Consultoria

Outra vantagem da parceria era o serviço de consultoria que a D Loja Virtual prestava. Essa ferramenta proporcionou aumento nas vendas por meio de ações planejadas por eles.

Além disso, o negócio passou a ser mais fácil de ser administrado, devido às diversas novas ferramentas disponíveis, como os relatórios gerados.

O sucesso de um e-commerce não se faz sozinho. Como vimos no case da Boutique do Patchwork, é preciso planejamento, organização, um site bem estruturado, diversas ações de marketing que alcancem o público-alvo, treinamento interno do pessoal e, principalmente, muita força de vontade para se atualizar e acompanhar a tecnologia constantemente.

Se você chegou até aqui, gostou da história de sucesso da Boutique do Patchwork e está interessado em conhecer um pouco mais sobre os serviços que oferecemos, entre em contato conosco agora mesmo! Com certeza você encontrará a solução para o seu negócio.

Artigo anteriorConheça as 3 principais ferramentas de palavra-chave
Próximo artigoEntenda o que é e como funciona o PagSeguro para loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA