Como montar loja de produtos naturais em ações simples

Como montar loja de produtos naturais em ações simples

2408
0

Já imaginou ganhar muito dinheiro com a sua loja de produtos naturais online? Nos últimos anos, a busca por produtos desse tipo tem crescido bastante. Os empreendedores que escolheram montar loja de produtos naturais estão colhendo os frutos e vêm expandindo cada dia mais o seu mercado.

E já que o ramo de produtos naturais está tão em alta, preparamos este artigo com informações valiosas que vão te ajudar a ganhar dinheiro nesse nicho. Continue lendo o post e descubra como montar loja de produtos naturais e como divulgá-la da melhor forma. 

O QUE VENDER EM UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS?

Uma boa maneira de trabalhar com produtos naturais é revolucionar a forma de vender o produto. Por exemplo, oferecer cápsulas de um produto que geralmente só é encontrado na forma líquida. Assim, você poderá encontrar o caminho certeiro para se destacar e conseguir a fidelização de clientes em pouco tempo.

A razão para isso é bem simples: você vai ser o único que venderá aquele produto naquele formato. Além do mais, onde essas pessoas que o estão procurando vão encontrá-lo senão na sua loja? Se você conseguir um nicho ou um produto desse tipo, parabéns, você ficará tão experiente que até poderá dar curso para vender produtos naturais!

É essencial lembrar de fazer uma breve análise do mercado no qual você irá atuar. Para isso, veja que produtos naturais você teria como vender, bem como a possibilidade de fabricá-lo em casa. Além disso, encontre um fornecedor e depois veja se esse produto já está sendo vendido — se estiver, saiba de que forma a venda ocorre.

Antes de montar loja de produtos naturais, você precisará descobrir qual a “dor” dos seus clientes e como a sua loja de produtos naturais vai ajudar a resolvê-la, porque se você abrir uma loja virtual com o único foco de ganhar dinheiro, isso, com certeza, não vai dar muito certo.

O verdadeiro empreendedor sabe que começar um negócio pensando em si mesmo, e não nos seus clientes, não é a forma mais sábia. Para entender um pouco mais sobre isso, descubra quais são os erros que você não deverá cometer no seu relacionamento com o cliente.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE LOJAS DE PRODUTOS NATURAIS

Se você ainda tem dúvidas sobre o que vender na sua loja virtual, basta descobrir em qual nicho você pretende atuar. A partir disso será possível definir o conceito que você quer inserir em sua loja de produtos naturais. Veja algumas sugestões:

  • Doces com baixo teor de açúcar
  • Produtos sem gordura trans
  • Sucos diets
  • Temperos naturais
  • Produtos orgânicos
  • Barras de cereal

INVESTIMENTO NECESSÁRIO PARA ABRIR LOJA DE PRODUTOS NATURAIS

Esse é um ponto essencial para o seu e-commerce. Como você irá vender produtos para alimentação, o cuidado com o seu estoque precisa ser redobrado. Uma boa dica é trabalhar apenas com fornecedores que sejam devidamente qualificados e estejam certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também não se esqueça de ficar sempre atento ao prazo de validade dos produtos. O controle precisa ser rígido para que não exista nenhum tipo de desperdício de insumos. Por fim, tome bastante cuidado com o manuseio da embalagem e da entrega. Produtos naturais são perecíveis e precisam de uma atenção especial. Assim, procure meios de transporte e embalagens adequados.

Uma dica: para entrar nesse ramo, você precisa ter muito conhecimento sobre o assunto. O seu cliente estará buscando uma comida específica e, ao ser exigente, costuma apontar acertos e erros das lojas. Se especialize no setor e esteja sempre atento às novidades que surgirem.

DICAS DE COMO MONTAR UM E-COMMERCE DE PRODUTOS NATURAIS

O cuidado com o corpo é um dos pontos que mais estão em voga hoje em dia. Além das práticas esportivas, há uma nova tendência que vem fazendo muito sucesso entre quem busca alcançar uma vida mais saudável: o consumo de produtos naturais. 

Ao mesmo tempo em que comer produtos naturais é uma necessidade, existem aqueles que enxergam nesta demanda uma oportunidade de faturamento. Em um contexto em que as pessoas não têm tempo para fazer compras e ir em busca dos alimentos adequados para as suas dietas, escolher os produtos através de um e-commerce é uma praticidade. 

FAÇA UM PLANEJAMENTO COM ANTECEDÊNCIA

Todo empreendimento precisa de um planejamento detalhado e um e-commerce de produtos naturais não foge dessa regra. Pense que é necessário que você tenha objetivos bem definidos, caso contrário os riscos só aumentarão.

O primeiro passo é montar uma planilha de gastos, mensurando todos os custos que estiverem relacionados à aquisição de mercadorias e à divulgação da loja. Lembre-se de incluir as outras despesas que forem necessárias para que seja possível dar início às vendas dos produtos.

Após isso, é fundamental que seja feita uma projeção de futuras despesas e receitas. Sabemos que é difícil estipular com precisão esses números, mas uma estimativa aproximada é fundamental para ter ideia sobre quais serão os investimentos e os resultados decorrentes do seu futuro negócio.

ESTUDE DETALHADAMENTE O MERCADO

Conhecer bem o mercado onde se está entrando é essencial. No comércio digital, não há proximidade, então é necessário estudar bem todos os concorrentes de sua área. Busque todas as lojas online do segmento e cheque atentamente como cada um desses negócios funciona.

Além disso, pode ser válido que você também veja como é o funcionamento de lojas físicas e de supermercados, já que esses locais também vendem produtos naturais, ainda que em menor quantidade.

Mas bem, o que você deve checar? Observe como funcionam as condições de pagamento e veja quais são os preços de cada produto. Esses dados poderão dar uma boa noção para que você estipule os preços que poderá cobrar e para que crie uma estratégia de vendas para o seu comércio digital.

Além disso, o seu comércio online precisará de uma boa estratégia de marketing para ficar conhecido. Portanto, você deve pensar em trabalhar de forma integrada entre o online e o offline.

Uma boa alternativa para que você torne seu comércio eletrônico conhecido é fazer parcerias com academias de ginástica, com clínicas estéticas e com outros espaços que sejam ligados à saúde de uma forma geral. 

Esses tipos de conexão podem fazer com que você alcance seu público-alvo de forma mais rápida, ganhando sua confiança ao associar o seu nome ao de outras lojas que os consumidores já conhecem e confiam.

Por fim, tenha em mente que seu público-alvo costuma ser bem exigente e muito específico. O lado bom é que esse tipo de cliente não se importa em gastar um pouco mais de dinheiro se tiver em mãos produtos de boa qualidade. Mas, para isso acontecer, é fundamental que você estude os hábitos de seus consumidores e os conheça com profundidade. 

ESCOLHA O NICHO CERTO

Se você quer começar a trabalhar e a vender produtos naturais através da internet, escolha um nicho de mercado. Você também poderá determinar um tipo de produto que quer vender e que ainda não tem disponível no mercado ou que tem uma oferta ruim. 

Outra alternativa é pensar em um produto, como erva ou chá, que está disponível apenas na região onde você mora. Pode ser um produto muito eficiente, mas que no resto do país ainda não é conhecido ou não está disponível para venda. 

Existe também a opção de transformar a maneira como o produto é finalizado. Se for vendido na forma líquida, transforme em cápsula. Se for vendido em cápsula, transforme em chá. Dê preferência a algum produto que não tem na internet ou que tem apenas em um formato.

LOJA FÍSICA OU LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS NATURAIS?

A grande vantagem de abrir uma loja virtual de produtos naturais é que você poderá vender para pessoas de todas as partes do Brasil. Diferente das lojas físicas, o comércio eletrônico não tem limitação geográfica e, assim, pode atender um número maior de pessoas e ter mais possibilidade de crescimento.

Além disso, os consumidores têm preferido comprar online, justamente por não terem muito tempo livre e não quererem usar a folga para fazer compras. Se você tiver um produto de qualidade, oferecer um bom atendimento e tiver um bom serviço de entrega, terá grandes chances de se consolidar como referência no mercado de produtos naturais online.

COMO É O MERCADO PARA A LOJA DE PRODUTOS NATURAIS?

Esse é, com certeza, um nicho com grande potencial para ser vendido na internet. Ao montar uma loja de produtos naturais, é possível investir em mais de uma frente nesse mercado e de obter resultados bastante positivos. 

Isso porque o ramo de produtos naturais é um mercado amplo em possibilidades e tem um público verdadeiramente fiel. Um exemplo disso é a Tao das Ervas, nossa cliente. Basta uma visita em sua página para ver como a marca tem propriedade sobre esse assunto.

Acreditamos que montar loja de produtos naturais tem uma alta possibilidade de sucesso. Veja bem: o nosso hino já diz “gigante pela própria natureza”, ou seja, o Brasil tem uma infinidade de ervas e plantas, assim como fauna e flora extremamente ricas e exuberante. Isso é muito interessante, já que possibilita a produção quase infinita desses tipos de produtos.

Assim, se você achar o item certo para comercializar na internet, a tarefa de você se diferenciar e ser o único a vendê-lo será bem mais fácil, o que proporciona uma verdadeira conquista do seu espaço no mercado.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS PRODUTOS?

Esse é um ponto essencial a ser observado se você deseja montar loja de produtos naturais. Como os produtos desse segmento geralmente são sensíveis e frágeis, prepare-se para dar muita ênfase aos itens a seguir:

ESTOQUE PARA PRODUTOS NATURAIS: AS OPÇÕES QUE VOCÊ TEM

Em geral, o local de produção de artigos naturais necessita de pouca estrutura. Provavelmente você não precisará investir em móveis para montar loja de produtos naturais, mas terá que garantir algumas condições para o ambiente de produção, já que os produtos naturais precisam de cuidados de higiene, de temperatura e de luminosidade durante a produção e a estocagem.

Você poderá optar por duas maneiras de gerir seu estoque: além de ter um ambiente de produção com as condições ideais, poderá criar um ambiente de estocagem com as mesmas condições, ou produzir os itens conforme a demanda dos clientes, sem que precisem ficar estocados por muito tempo.

Essa decisão dependerá das suas escolhas para vender produtos naturais online, do volume de vendas e do seu fluxo de produção. E, claro, nada impede de você começar com um baixo volume de produção e de armazenamento, e aumentar conforme for aumentando o número de encomendas.

FORNECEDORES DE PRODUTOS NATURAIS

Sem dúvidas, montar loja de produtos naturais exige muito cuidado na escolha dos fornecedores. Isso fará toda a diferença no resultado final do produto e na satisfação dos clientes. Uma boa dica é trabalhar apenas com fornecedores de produtos naturais que sejam devidamente qualificados e estejam certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

LEGISLAÇÃO PARA A LOJA DE PRODUTOS NATURAIS

A Anvisa tem normas sobre produtos e alimentos naturais que devem ser seguidas com rigidez por quem pretende montar loja de produtos naturais. Isso é o que dará confiança aos clientes desse segmento. Por exemplo, no caso de produtos alimentícios, a Anvisa orienta sobre as informações que devem constar no rótulo e os dados necessários para a tabela nutricional.

Não custa lembrar que, além de seguir estas determinações, é fundamental ter atenção redobrada ao prazo de validade dos insumos utilizados, que serão a base para a criação dos produtos naturais.

Por fim, ao montar loja de produtos naturais, tome bastante cuidado com o manuseio das embalagens e da entrega. Produtos naturais são bastante perecíveis e, por isso, precisam de uma atenção especial. Dessa forma, tenha atenção com o distribuidor de produtos naturais e procure meios de transporte e embalagens adequados a esse tipo de item.

COMO DIVULGAR OS PRODUTOS DA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS NATURAIS

Uma loja virtual de produtos naturais, assim como qualquer e-commerce, não vende sozinha. Tendo isso em mente, você deve se preocupar com a divulgação do seu negócio e separar uma verba destinada ao marketing.

Mas, antes disso, leia 5 dicas que separamos para você montar loja de produtos naturais e começar a divulgar a sua loja de produtos naturais na internet. Assim, você certamente vai conseguir atingir um maior público e garantir a fidelidade dele. Veja!

REDES SOCIAIS

As redes sociais fazem parte de toda e qualquer estratégia de marketing de divulgação de lojas, seja ela virtual ou não. O Facebook e o Instagram são as principais ferramentas que podem ser usadas a seu favor.

Dependendo do segmento, outras redes sociais, como o Twitter e o LinkedIn, também podem ser inseridas, embora em menor frequência.

ESCOLHA DE UM BOM NICHO

Com uma base sólida de conhecimentos sobre o mercado do negócio em que você pretende atuar, é importante saber que tipo de produto você deve pôr à venda na sua loja de produtos naturais.

Essa subcategoria de negócio é bastante ampla e, por isso, é importante que você saiba onde está o seu target. Para se ter uma ideia, suplementos, chás emagrecedores e produtos orgânicos só alguns exemplos de itens que podem integrar a mesma subcategoria. 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico faz parte de todo e qualquer início, meio e fim de negócio. Isso se dá devido às estratégias que estão sempre em constante adaptação para acompanharem as demandas do mercado.

Assim, tendo as informações necessárias citadas acima (de nicho, público-alvo, mercado e concorrência) já é possível saber de que maneira você vai poder divulgar o seu negócio. Redes sociais, banners, anúncios e a criação de um site são essenciais. 

Além disso, é nesse momento que você deverá encontrar e aplicar as melhores ideias para atrair o seu público. E lembre-se também de que o planejamento nunca é definitivo: ele está sempre se adaptando conforme o “clima” do mercado.

INVESTIMENTO NO SITE DA LOJA

O site da sua loja de produtos naturais precisa ter a cara do seu público para que ele se sinta à vontade nele. Por isso, não deixe de lado fatores como: identidade visual, uma boa plataforma e o cuidado para oferecer um site responsivo.

Lembre-se que é essencial para o seu negócio pensar numa plataforma que inclua o máximo possível de formas de pagamento. Apesar de os cartões de crédito ainda serem a principal escolha, ter opções como boleto ou débito ajuda você a não perder nenhum cliente.

INVESTIMENTO DE MARKETING DIGITAL

Ter uma estratégia de marketing digital garante, atualmente, boa parte do sucesso de micro, pequenas e médias empresas que surgem no mercado online. Assim, é imprescindível que você, ao montar loja de produtos naturais, tenha uma estratégia de marketing preparada para oferecer conteúdo e atuar como um acelerador de sucesso do seu e-commerce.

Uma dica interessante é apostar não na venda de produtos, mas sim em um novo estilo de vida, afinal, os clientes que fazem a escolha por esses produtos são pessoas que, de fato, assumem esse compromisso.

FOCO NA DIVULGAÇÃO

Como qualquer e-commerce, uma loja virtual de produtos naturais não vende sozinha. Você deverá se preocupar com a divulgação do seu negócio. Separe uma verba para divulgação e dedique-se a conhecer as melhores estratégias para que sua loja fique conhecida!

Como você pôde perceber, o mercado online para quem montar loja de produtos naturais é muito vasto. Por isso, é essencial que você dê bastante foco à linguagem de divulgação da sua marca. Assim você atrairá o seu público-alvo e também ganhará credibilidade junto aos clientes.

Gostou das nossas dicas para montar loja de produtos naturais? Se quiser se aprofundar no assunto e calcular qual a margem de lucro de uma loja de produtos naturais, leia aqui

Artigo anteriorComo criar loja virtual grátis com domínio próprio: passo a passo + dicas
Próximo artigo10 melhores comparadores de preço e como incluir sua loja virtual neles
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA