Como montar uma livraria virtual

Como montar uma livraria virtual

193
0

Com o crescimento das compras pela Internet, as pessoas passaram a comprar menos pessoalmente algumas coisas, entre elas livros. Cresceu então o mercado de livrarias virtuais, com diversas opções, sejam livros novos ou usados.

Claro que esse nicho do mercado já tem grandes empresas, como a Amazon e a Saraiva, mas mesmo assim é possível buscar opções para tornar sua livraria virtual uma alternativa interessante para os consumidores de livros, e conquistar um lugar no mercado sem competir com as gigantes.

Existem, é claro, benefícios ao montar uma livraria online. O principal é que você não precisa de tantos funcionários, ou um local de venda. Claro que você vai ter gastos também, vai precisar investir dinheiro. Mesmo sem local de venda, ainda será necessário um estoque, e um escritório para receber clientes.

Como montar uma livraria virtual

Já que você deseja montar uma livraria virtual, é preciso saber que vai ser muito semelhante ao trabalho com uma loja de livros convencional. Como mencionamos, não será necessário ponto de venda ou muitos funcionários, mas ainda assim acontecerá o gasto.

Você precisará ter um estoque, para armazenar os livros. Prateleiras para guardá-los de maneira organizada. Funcionários que sejam capacitados para fazer a expedição dos produtos comprados e cuidar das entregas. Alguém capaz de cuidar da parte administrativa.

É preciso também fazer um planejamento, criar um modelo de negócios sobre o que vai ser sua livraria online. Se você procura apenas vender os best sellers, vai acabar disputando público com as gigantes do mercado, o que não é saudável. É preciso procurar um nicho atrativo no mercado, ou a chance de falha é muito grande. Livros específicos, como livros sobre direito, medicina e outros dessa natureza não atraem tanta atenção das mega stores, logo, são uma possibilidade de sucesso.

Sua loja virtual

Com o planejamento do que vender, a próxima etapa de criar uma livraria virtual é como vender. Para isso você precisará de um site, onde os possíveis clientes vão encontrar seus produtos e efetuar as compras.

Esse é o momento que você precisará fazer um investimento. Não adianta ter qualquer site meia-boca para realizar suas vendas. É preciso ter uma empresa capacitada para criar um bom layout, de acordo com suas preferências e necessidades.

Como qualquer loja virtual, exigirá uma série de escolhas. Será a cara de sua empresa. Então é importante verificar tudo muito bem, testar várias vezes para se assegurar que está tudo funcionando nos conformes. Contrate profissionais de confiança e experiência no mercado e tudo dará certo.

Como encontrar fornecedores para uma livraria virtual

É preciso encontrar bons fornecedores para ter uma boa loja virtual, e uma livraria não é diferente. Investir no estoque e conseguir preços competitivos é um objetivo realizável, mas que vai demandar mais custos.

Outra opção é entrar em um programa de afiliados, onde você só usa a loja virtual para realizar a venda para outra pessoa, ganhando uma comissão. Apesar do lucro ser menor, os gastos também são, porque você não precisa se preocupar com estoque e o armazenamento.

Essa opção de vendas é muito boa se você tem boas noções de vendas e marketing, mas não tem muito dinheiro para investir.

Esses são os primeiros passos para montar uma loja virtual. Boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA