Site de comercio eletrônico são ótimas ferramentas de vendas, porem possuem as suas limitações. A principal delas é o fato de o cliente não conseguir ver o produto, pegar, tocar… Para tentar amenizar essas limitações temos, normalmente, dois recursos: Fotos e descrição.
A descrição precisa ser o mais completa possível e com informações claras e diretas e as fotos precisam mostrar o produto realmente como ele é para quando o cliente compre, tenha uma ideia clara do que irá receber.
A ideia aqui é dar algumas pequenas dicas que qualquer pessoa com qualquer câmera possa melhorar em muito a qualidade das fotos do seu site e dessa forma melhorar o seu negocio on-line.
1 – Desligue o flash
Para fotografar produtos a primeira coisa, desligue o flash da câmera. A iluminação feita pelo flash da câmera é uma luz direta e dura o que pode cria diversos reflexos (dependendo do produto) e deixar a imagem com um aspecto terrível e totalmente amador. Tente fotografar em locais claros, perto de janelas ou portas e desligue todas as luzes da sala. Dependendo do horário você conseguira uma luz suave e difusa o que valoriza as cores e suaviza as sombras.
2 – Remover distrações
Isso é obvio, mas precisa ser dito. Remova qualquer coisa na foto que não adiciona nada ao sentido / conceito da imagem. Obviamente, isso inclui qualquer tipo de confusão ou desordem que é de forma alguma relacionado com o produto, mas também, isso se aplica a elementos que você está tentado a acrescentar à imagem apenas por uma questão de criatividade. Algumas pessoas tentam de todas as forma agarrar a atenção do cliente, mas, tenha certeza, essa não é a melhor forma. Aqui também vale a regra: seja direto e claro.
3 – Faça as coisas de forma simples
Em 99% dos casos basta colocar o produto sobre um pedaço de tecido sem brilho (ou papel). Se possível, fotografe um pessoa utilizando o produto. Isso da mais vida ao produto e sem falar que isso faz com que o comprador tenha uma ideia de tamanho do produto que ele irá comprar. Mas nunca se esqueça que o foto é do produto e suas características.
Mas cuidado, mesmo que fotografe com pessoas sob um fundo branco tome cuidado para que o destaque esteja no produto. O cliente precisa olhar para a foto e ver o produto. Se por acaso quando você olhar a foto o seu olho não for diretamente para o produto, não tenha dúvida, refaça a foto.
4 – Use profundidade de campo para fotografar produtos e mostra detalhes do produto.
Tente trabalhar com aberturas baixas e jogue com a profundidade de campo para destacar elementos e características do seu produto. Como as pessoas não podem ver fisicamente o seu produto, precisamos ter certeza que iremos mostrar tudo que precisa ser mostrado. Para mais informações sobre aberturas (f-stop).
[…] seguir um padrão, para não confundir e também não ‘poluir’ o site para o comprador. Neste link, você irá encontrar um post antigo nosso que dá umas dicas sobre como fotografar seu […]
[…] seguir um padrão, para não confundir e também não ‘poluir’ o site para o comprador. Neste link, você irá encontrar um post antigo nosso que dá umas dicas sobre como fotografar seu […]