Relação de consumo

Relação de consumo

1889
0
Relação de consumo
Relação de consumo

Leia nesse artigo dicas e informações sobre relação de consumo

Quando um empreendedor digital, decide e opta por desenvolver determinado e-comerce, seja por exemplo, uma loja virtual tradicional ou mesmo um sistema sofisticado de s-comerce ele passa a criar com seu consumidor uma relação, que seria uma relação de consumo, onde de um lado temos aquele que compra que nesta relação é denominado aqui consumidor e de um outro lado aquele que vende que na relação de consumo se denomina como o fornecedor.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Então quando você enquanto empreendedor passa a operar qualquer tipo de e-comerce, não importa qual seja a opção de seu modelo de negócio em seu plano de marketing, você passa a criar uma relação de consumo com o seu consumido, este elemento consiste em um elemento que pode e deve ser levado em consideração no processo de negócios.

Qual a importância que deve ser levada em consideração na relação de consumo?

Quando estamos a falar de relação de consumo, estamos basicamente a falar de um elemento que deve ser olhado com muito carinho pelo empreendedor, principalmente e de modo especial no que diz respeito a relação de custo e beneficio, que se estabelece entre o que você investe em seu site de comércio eletrônico e o que você obtêm de retorno em termos de negócio.

Sim existe uma correlação muito estreita entre resultados que você pode obter com sua loja virtual e resultados e a sua capacidade enquanto empresa de ser capaz de visualizar e tratar de uma forma muito importante a relação de consumo, que sua loja virtual passa a estabelecer, pois nos dias de hoje o que se fala é que a internet é uma rede não somente de máquinas, mas principalmente de pessoas.

Consumidor virtual é diferente

Falando de forma bem especifica de consumidores, que compram por bens e serviços pela internet no Brasil, temos que levar em consideração que este tipo de consumidor não é um consumidor comum que passa a comprar por determinado produto e serviço, mas sim um consumidor altamente informado e extremamente exigente.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Considere a relação de consumo

Por isso quando você for fazer a fidelização da sua relação de consumo, o primeiro elemento que você deve levar em consideração é a questão da relação de consumo, tente explorar e se apropriar de toda a sorte de métodos e maneiras de como você pode melhorar de maneira significativa sua relação de consumo e por que se ocupar com isso?

Atente aos detalhes em seu atendimento

Por que não vai ser possível sob nenhuma hipótese que seja feito a fidelização de seu cliente de maneira eficiente, sem que você passe a se atentar aos detalhes mais minuciosos da questão da relação de consumo que sempre vai existir em qualquer tipo de comércio até mesmo em se falando de comércio procument.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Uma das dicas, para que você possa desenvolver de forma eficiente este tipo de trabalho é que você coloque em seu business plan um estudo altamente denso e estruturado obre o que representa e como funciona o perfil que você deseja por atender e quais as relações de consumo que existem no momento atual.

Portanto é preciso que você invista de forma bastante intensa um bom tempo para analisar e verificar todas as informações possíveis sobre a relação de consumo, que se estabelece por meio de diversas ferramentas que podem e devem ser utilizadas com base nas ferramentas de gestão do e-ecommerce, para que você tenha capacidade de encarar os desafios de ser empreendedor.

Como posso analisar uma relação de consumo?

A primeira providência que você deve ter em mente é no planejamento da abertura de seu e-comerce é que você leia e analise diversos segmentos da sua área de atuação como, por exemplo se for montar uma loja de roupas leia mais sobre plus size, tente conhecer ao máximo o publico ao qual você vai passar a atender.

Uma vez escolhido um segmento dentro do que você deseja aturar, então procure conversar com pessoas que façam uso daquele produto analise as relações de consumo, uma dica é que você pesquise por meio de formulários do Google Forms, por exemplo enviando links de pesquisas para grupos específicos em redes sociais.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Utilize as Redes Sociais para entender seu consumidor

Uma outra questão, que também pode ser muito positiva é que você procure assim conversar em grupos de redes sociais o que o seu público alvo sente falta quando vai realizar por determinada compra, uma dica é criar um blog para ir fazendo a coleta de sugestões e dicas de como melhorar sua relação de consumo.

Uma vez abastecido com estas diversas informações, então você passa desenhar um modelo o mais diferenciado possível de desenvolvimento, de uma relação de consumo que seja ao mesmo tempo uma relação dinâmica e que induza o seu comprador para que você possa obter ganhos na marca com a boa reputação de sua loja virtual.

Aposte em um processo de pesquisa

Apostar em um processo de pesquisa e coleta de maneira constante de feedbacks, ou seja, retornos para o seu negócio é também uma excelente maneira para que você possa melhorar de forma contínua a sua relação de consumo, para que assim você possa sempre mais melhorar a imagem de seu negócio na internet.

Uma forma também de buscar por melhor sua relação de consumo, é que você passe a entender mais sobre a importância que a empresa tem na internet para que assim e desta maneira você possa desenvolver uma visão mais empreendedora do que é do que se trata um empreendimento na internet e possa desenvolver métodos de melhoria do relacionamento com o consumidor.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtua

Uma dica muito importante, é que você busque  sempre navegar nas redes sociais não somente durante o processo de planejamento, mas também durante todo o tempo que sua loja virtual existir para que assim e desta forma você possa evitar de ter por passar por certo tipo de problema com relação ao seu negócio.

Entender o que é e qual q importância da relação de consumo é algo extremamente vital para que você possa se desenvolver e ter uma boa base de clientes para para que desta maneira você possa ter lucros mediante a um processo que é permanente de melhoria da relação entre a loja e o consumidor.

Artigo anteriorComo criar Instagram para sua loja Virtual
Próximo artigoModelo de contrato social: saiba como fazer
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA