Vantagens e desvantagens de comprar pela internet: veja onde comprar

Vantagens e desvantagens de comprar pela internet: veja onde comprar

5742
0
People shopping with a credit card

O avanço da tecnologia nos últimos anos vêm influenciando significativamente os mais diversos setores da economia. Atualmente, a internet é um canal de vendas tão consolidado quanto as lojas físicas.

É possível fazer absolutamente tudo na web: adquirir passagens de avião, reservar hotéis e comprar produtos de todos os segmentos possíveis e para todos os públicos imagináveis. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela rede. Por isso, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de comprar pela internet. Vem com a gente!  

COMPRAS NA LOJA FÍSICA OU NA LOJA ONLINE, QUAL É MELHOR?

As vendas pela internet são relativamente recentes. No Brasil, o início do comércio eletrônico remete ao final dos anos de 1990 e início dos anos 2000. Por isso, a referência de compra de grande parte dos brasileiros ainda é a loja física.

Isso não significa que essas pessoas não decidem comprar em loja virtual. Mas significa que, muitas vezes, têm dúvidas sobre qual é o melhor canal de compras e, inclusive, têm dificuldade de pesquisar preços na web e de navegar em alguns sites. 

Ao mesmo tempo, a geração que nasceu durante ou após a década de 1990 tem muita facilidade para navegar na rede e fazer compras em comércios eletrônicos. Para esse grupo, a referência de compra já é a online. Para esse grupo, as vantagens de uma loja virtual são inúmeras. Veja aqui:

É MAIS BARATO COMPRAR NA LOJA FÍSICA OU NO SITE?

A maior vantagem relatada por quem compra em lojas virtuais é a economia. O empreendedor digital não tem gastos com aluguel de uma espaço físico para expor seus produtos, e nem precisa contratar uma equipe de funcionários. Isso se reflete no preço final do produto vendido nos comércios eletrônicos. 

Além disso, a facilidade dos usuários em fazer pesquisa de preço também gera uma economia ao consumidor. Inclusive existem sites especializados em pesquisar preços nas lojas virtuais. Alguns deles contam com o direcionamento para loja, o que facilita o processo de compra. 

POR QUE COMPRAR NA INTERNET?

Ao fazer compras online, os consumidores também desfrutam da comodidade e da economia de tempo. Grande parte das pessoas que compram pela web já conhecem o produto que estão comprando. Por isso, não sentem a necessidade de ter um contato físico com o artigo. 

Ao comprar em um comércio eletrônico, o consumidor não precisa enfrentar trânsito para ir até a loja física, nem gastar com estacionamento. Além disso, como muitos comércios eletrônicos têm a possibilidade de frete expresso, o comprador não precisa esperar muito tempo para ter a sua compra em mãos. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE COMPRAR PELA INTERNET?

A internet é um campo fértil e cada vez mais empreendedores percebem isso. A possibilidade de empreender com baixo investimento atrai muitas pessoas que buscam a independência financeira e a flexibilidade de horários. 

No entanto, nem tudo são flores. Assim como existem inúmeras vantagens de comprar online, também existem algumas desvantagens. Isso não significa que não vale a pena empreender online, mas quer dizer que quem decide criar um e-commerce deve ter atenção com esses pontos. Confira as vantagens e desvantagens de comprar pela internet:

VANTAGENS DE COMPRAR PELA INTERNET

Já falamos de algumas vantagens de comprar pela internet, mas vamos destacar mais algumas, já que as vendas online têm inúmeros pontos positivos quando comparadas com as vendas físicas. Confira:

ECONOMIA DE DINHEIRO

Os produtos costumam ser mais baratos nas lojas online. Se não encontrar um preço bom na primeira loja virtual que visitar, continue a busca. Com certeza você encontrará. 

CONVENIÊNCIA

Nada melhor do que comprar sem sair de casa e receber a encomenda em poucos dias no seu endereço, né?

VARIEDADE DE MÉTODOS DE PAGAMENTO

As boas lojas online têm muitas alternativas de pagamento. Em geral, o consumidor pode escolher entre boleto bancário, cartão de crédito e intermediários de pagamento, como PayPal, por exemplo. 

FACILIDADE EM ENCONTRAR PRODUTOS

Os buscadores como Google são muito assertivos e, com poucas palavras-chave, você consegue encontrar exatamente o produto que procura. Muito mais fácil do que caminhar por horas nos shoppings. 

POSSIBILIDADE DE COMPARAR PREÇOS

Os comparadores de preço mostram o valor do mesmo produto em diferentes lojas virtuais. É claro que você precisa avaliar sobre a reputação dessas lojas, mas já é uma boa ajuda para encontrar o produto que você procura por um preço justo, né?

AMPLO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As lojas online não fecham nunca. Por isso, você pode comprar o produto que procura naquelas horas de insônia. 

OPINIÃO DE OUTROS COMPRADORES

Os comércios eletrônicos de confiança oferecem um campo para que os consumidores deixem feedback do produto que compraram. Além disso, você pode pesquisar a própria reputação do site, para saber se cumpre com o que promete.

PROMOÇÕES E CÓDIGOS DE DESCONTO

Existem muitas promoções na web! As lojas eletrônicas costumam oferecer vantagens em datas comemorativas e até mesmo em datas que não costumam ser comerciais. É só ficar de olho nos e-mail marketing e nas redes sociais que você saberá de tudo. 

DESVANTAGENS DE COMPRAR PELA INTERNET

As lojas online também tem algumas desvantagens se comparadas com as lojas físicas. Os bons gestores de comércio eletrônico consideram estes pontos negativos justamente para aprimorar o negócio e encontrar boas soluções. Veja quais são as desvantagens de comprar pela internet:

AGUARDAR PARA RECEBER O PRODUTO

Esse é o principal ponto negativo relatado pelos consumidores. Nas lojas físicas os clientes saem com o produto em mãos, mas nas lojas virtuais precisam esperar pelo envio da compra. Além disso, eventualmente há greves que atrasam mais ainda esse envio. 

Da parte dos empreendedores, é necessário ter muito cuidado para cumprir com o prazo de entrega. A logística deve estar muito organizada, para garantir que o produto chegará no tempo previsto. 

NÃO PODER EXPERIMENTAR OU TOCAR NO PRODUTO

Nas lojas físicas, o cliente pode experimentar uma roupa ou sentir a textura e o peso de um objeto que pretende comprar. Na loja virtual, infelizmente isso não é possível. Para contornar essa questão, os gestores de e-commerce devem criar descrições completas sobre os produtos que vendem. 

Além disso, também devem incluir fotografias de todos os ângulos dos produtos, mostrando os detalhes. No caso de roupas, é interessante mostrá-las em um modelo ou manequim, para que o consumidor possa avaliar o caimento da peça.

O QUE CONSIDERAR PARA COMPRAR PELA INTERNET?

Em geral, quem começa a consumir online passa a preferir este meio de compra. De fato, são inúmeras as vantagens de comprar pela internet e, quando o cliente já conhece o produto, o processo de compra fica ainda mais fácil. Na hora de fazer a compra online, é importante considerar estes itens:

  • Avaliar se o produto é aquele que está procurando
  • Ler a descrição e olhar as fotografias
  • Olhar o feedback de quem já comprou o produto
  • Conferir o prazo de entrega 
  • Saber se o site é confiável

FAZER COMPRAS NA LOJA VIRTUAL É CONFIÁVEL? LISTA DE LOJAS PARA COMPRAR

Muitas pessoas têm dúvidas se é seguro comprar online. A resposta é: depende. A internet tem muitos sites sérios e comprometidos com o propósito de vender e de entregar os produtos em perfeitas condições aos seus consumidores. 

No entanto, o ambiente digital também abre espaço para quem enxerga na web uma oportunidade de ganhar um dinheiro fácil. Por isso, antes de comprar em um comércio eletrônico que você não conhece, confirme se ele é de confiança. Como fazer isso? Existem algumas maneiras:

1. Ver se o site tem HTTPS na url

A maioria dos sites começa com HTTP, que é o protocolo para enviar dados entre seu navegador e os sites que você visita. No entanto, os sites de vendas utilizam o HTTPS para oferecer mais segurança aos usuários, já que esta modalidade criptografa os dados. Em resumo: se não tiver a letra S, não coloque no número do seu cartão de crédito. 

2. Conferir reclamações de consumidores 

Alguns sites, como o Reclame Aqui, reúnem as insatisfações dos consumidores com as lojas físicas e online. Lá, é possível colocar o nome do site onde você está pensando em comprar e ver se há reclamações. Além disso, o site também mostra uma lista com as melhores e as piores empresas de cada segmento. 

3. Ler os feedbacks dos clientes 

Isso ajuda a entender se a empresa envia os produtos conforme as fotos e a descrição e se os clientes de fato ficam satisfeitos com a compra. A partir dos feedbacks, é possível ver se a empresa tem um bom serviço de pós-vendas. 

4. Ligar para a empresa 

Isso mesmo! Telefonar para a empresa é uma boa estratégia para ver se ela existe de verdade e se você sente que a pessoa do outro lado da linha passa seriedade e confiança. 

Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens de comprar pela internet? Se você quer criar um e-commerce para empreender no mundo digital, não desanime com as desvantagens das vendas online. Use esse conhecimento para criar alternativas que motivem os clientes a comprarem de você!

Artigo anteriorComo fotografar produtos no e-commerce: guia para tirar fotos incríveis
Próximo artigoMarketing para loja virtual: plano infalível para aumentar as vendas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA