Atendimento online grátis: atendimento online gratuito para loja virtual

Atendimento online grátis: atendimento online gratuito para loja virtual

26810
52

As lojas virtuais são cada vez mais utilizadas pelos consumidores para comprar os produtos ou serviços que procuram. As principais vantagens da venda online são a conveniência de comprar sem sair de casa e o preço, que muitas vezes é bem menor do que encontrado em lojas físicas.

No entanto, muitos consumidores que ainda estão se habituando ao universo das compras online sentem falta de ter um contato direto com o vendedor da loja online. Muitas vezes, o cliente tem alguma dúvida pontual sobre o produto, mas não quer aguardar pelo tempo de retorno do e-mail. 

De fato, as vendas online têm um ritmo diferente das vendas físicas, o que pode fazer com que os clientes mais tradicionais desistam da compra. Porém, existem ferramentas que podem ser adotadas pelos gestores do comércio eletrônico para contornar esse ponto de atenção e para proporcionar um atendimento instantâneo aos consumidores. 

O chat online é uma ótima alternativa para estabelecer um canal direto entre os clientes e a loja. A principal vantagem desta ferramenta é atender o cliente sem que ele precise sair do site do comércio eletrônico. Assim, com um atendimento ágil é possível converter a comunicação em compra. 

Quer saber como oferecer atendimento online grátis para os seus clientes? Confira as dicas que preparamos para você:

5 CHATS DE ATENDIMENTO ONLINE GRÁTIS PARA SUA LOJA VIRTUAL

LIVEZILLA: CHAT ONLINE PARA SITE

Esse chat virtual dispõe de alternativa gratuita e paga. A primeira versão permite que somente um cliente seja atendido por vez, enquanto que a segunda oferece atendimento a um maior número de clientes de forma simultânea. Se você está no início da sua loja virtual, pode começar a com a versão grátis e fazer o upgrade apenas quando sentir necessidade. 

Em relação à instalação, o LiveZilla pode ser baixado em Windows, MAC, Linux, Android e iOS. Os primeiros 30 dias após a instalação são gratuitos e o cliente tem acesso à versão mais completa da ferramenta, mesmo que depois queira continuar apenas com os recursos gratuitos. 

OLARK: CHAT ONLINE PARA LOJA VIRTUAL

Assim como o chat que falamos antes, este também oferece planos gratuitos e pagos. A versão grátis dispõe dos recursos básicos e tem estrutura para atender um cliente por vez, com o limite de 20 atendimentos mensais. Para quem está começando uma loja virtual, essa pode ser uma alternativa interessante para testar se gosta do serviço ou não.

ZENDESK 

O chat online gratuito da Zendesk oferece a possibilidade atender um cliente por vez e de manter o histórico salvo por 30 dias. Além da modalidade grátis, existem outros três planos pagos, com bem mais recursos. A empresa oferece o plano mais completo como teste, para que os gestores de lojas virtuais conheçam todos os recursos disponíveis. 

JIVOCHAT

Este chat online para site dispõe de duas versões: uma gratuita e outra paga, ambas em português e com acesso a suporte a qualquer hora. A versão grátis não tem limites de conversas e sites e pode ser habilitada em aplicativos para desktop, mobile e navegador 

A versão paga conta com relatórios sobre o perfil dos visitantes e a possibilidade de transferir conversas entre operadores. Esse chat para sites tem design bem clean e é bastante intuitivo, mesmo para quem tem menos intimidade com a configuração da aplicação.

PURE CHAT

Esse chat para site gratuito é projetado para o atendimento online das pequenas empresas e dispõe de três alternativas, uma grátis e duas pagas. A versão gratuita oferece 3 operadores para atender os usuários, sem limites de conversas por mês. O chat está disponível somente em inglês e tem um aplicativo para os sistemas iOS e Android.

COMO INSTALAR O CHAT PARA ATENDIMENTO ONLINE NO E-COMMERCE

Em geral, a instalação da ferramenta de atendimento online no site é feita de forma rápida e fácil. Em poucos passos, o gestor do comércio eletrônico pode incorporar um chat em sua página na web. Confira este pequeno tutorial que fizemos:

REALIZE O CADASTRO

Para começar, acesse o website da plataforma escolhida e encontre o botão “cadastre-se” ou “sign up”. Na maior parte das vezes, o cadastro é gratuito e muito simples: só é preciso que o gestor informe seu e-mail, crie uma senha e insira o nome que será utilizado na janela do chat online.

FAÇA DOWNLOAD DO APP

Após o cadastro, o gestor do e-commerce deverá baixar a aplicação para os computadores da empresa. Para atender aos clientes com a mobilidade a seu favor, também se recomenda instalar o app em iOS ou em Android.

INSIRA O CÓDIGO NO WEBSITE

Para que o chat fique ativo em seu site, você deverá copiar o código gerado e inserir no HTML do seu site, antes da tag </body>. Esse é um trabalho simples, que exige poucos minutos. No entanto, caso você não saiba como proceder nessa etapa, vale contratar um desenvolvedor. 

Se você for cliente da D Loja Virtual, copie o código, entre no admin de sua loja Simplo7 e acesse o menu “marketing”. Feito isso, clique no botão “configurar” dentro da caixa de “chat online” e cole o código dentro do campo chamado de “script de integração”. Por fim, clique no botão configurar dentro da caixa de “chat online”.

DICAS PARA POTENCIALIZAR O ATENDIMENTO ON-LINE DA SUA LOJA VIRTUAL

Já percebeu que o chat aplicado ao atendimento on-line pode potencializar o resultado dos seus negócios, certo? Mas, para isso, é essencial aplicá-lo corretamente. Trazemos as 6 dicas imbatíveis para potencializar o chat no seu website!

TREINE SEU TIME

O time precisa estar alinhado com as novas tecnologias adotadas pela empresa. Caso o chat exija alguma intervenção humana durante o atendimento ou até mesmo algum pequeno ajuste, a equipe de colaboradores deve estar preparada para tomar a frente.

Além disso, caso haja a opção de bate-papo ao vivo, é preciso que os parceiros do time estejam preparados para responder às dúvidas dos clientes. Um treinamento pode ser necessário.

Para mensurar o nível de conhecimento dos colaboradores, experimente desenvolver junto com sua equipe as FAQ (Frequently Asked Questions, ou Dúvidas Frequentes).

DETERMINE OS HORÁRIOS DE PICO

Monitore e faça uma análise de dados de acesso do seu website para mensurar quais são os horários com o maior volume de acessos. A equipe precisa se preparar para lidar com a alta demanda que ocorre em alguns horários do dia. O chat pode ficar sobrecarregado e exigir a intervenção dos colaboradores.

HUMANIZE O ATENDIMENTO

Quando a empresa oferece a função de bate-papo ao vivo, a grande diferença é o fornecimento de ajuda humana. Mas, mesmo que o chat seja via texto, vale humanizar ao máximo o atendimento. Utilizar saudações e respostas extremamente robóticas pode prejudicar a relação com o cliente. Em vez de um tratamento frio, opte por cumprimentos e gentilezas que demonstrem a preocupação da marca com o consumidor.

APROVEITE A EXPERIÊNCIA EM VENDAS

Considere utilizar atendentes com experiência em vendas nos atendimentos que possuam interferência humana. Colaboradores com esse know-how conduzem os visitantes para uma venda com mais facilidade e fortalecem as chances de upselling — essa estratégia de vendas é focada no oferecimento de produtos complementares ao item ou serviço que o cliente adquiriu. Um clássico do upselling é a rede de fast-food que oferece batata grande ou complementos para o lanche por poucas moedas.

PREPARE-SE PARA ATENDER ÀS RECLAMAÇÕES

Os colaboradores que atendem no chat precisam estar muito bem treinados para lidar com clientes que estão insatisfeitos e querem uma solução para o problema ou registrar uma reclamação. É muito comum que os clientes fiquem ansiosos e exaltados quando há uma espera pelo atendimento. O colaborador precisa educadamente fazer com que o consumidor entenda que está alocado em uma fila e que seu atendimento será realizado em breve.

ENCAMINHE A TRANSCRIÇÃO

Encaminhar a transcrição da conversa feita no chat para o e-mail do consumidor é uma ótima forma de manter ativo o contato com os leads que ainda não foram convertidos em clientes fiéis. A maioria dos chats on-line já disponibiliza essa função em suas opções-padrão.

Gostou de conhecer essas alternativas de atendimento online grátis? Essa é uma das formas de atendimento virtual que mais acolhe o cliente, uma vez que responde suas dúvidas de forma instantânea e sem que seja necessário sair do site do comércio eletrônico. 

Se você se interessou por este tipo de conteúdo, também gostará de conhecer o guia completo de atendimento do pré ao pós-venda. Esse conhecimento agregará muito ao seu comércio eletrônico!

Artigo anteriorMarketing para loja virtual: plano infalível para aumentar as vendas
Próximo artigoServiço de atendimento ao cliente para loja virtual: como fazer? Veja!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

52 COMENTÁRIOS

  1. junior
    blza!
    conratei um pagina de uma agencia e eles nao estao conseguindo arrumar o relogio ou seja na pagina aparece .- aproveite sua manha 10,10 horas, mas o que ocorre e’ que depois das 12,00 horas, deveria aparecer aproveite sua tarde!, as 20,00 horas aparece aproveite sua madrugada!
    as saudacoes na esta de acordo com o horario, embora o relogio esteja certo.
    vc tem como dar uma dica para arrumar isto???
    obrigado

  2. […] Bom atendimento ao cliente – isso é tudo o que um empreendedor de e-commerce deve buscar ao se relacionar com seu público-alvo. E aqueles que irão realizar essa tarefa devem ser especialmente treinados não só para desenvolver uma compreensão profunda do produto em si, mas também para dispensar um excelente serviço de interação entre o cliente e a empresa. […]

  3. […] As datas comemorativas ganharam nova função, pelo menos para o comércio eletrônico, aumentar as vendas online. Quando falamos em datas comemorativas, logo vem à cabeça Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados. Mas outros períodos também merecem sua atenção, e uma preparação de sua loja virtual para atender esse público que espera as campanhas especiais. […]

  4. […] A internet oferece muitas possibilidades para negócios. É por ali que há a maior expansão de consumo. Usuários buscam marcas diferentes, produtos antes restritos a uma minoria e desejam sempre mais. Mas na contramão disso, os usuários também buscam formas de ganhar um dinheiro com as novas possibilidades que surgem do uso cada vez mais constante da internet pela população brasileira. Uma dessas formas é conseguir vender produtos pela internet. […]

DEIXE UMA RESPOSTA