Três formas gratuitas de atendimento on-line na sua loja virtual

Três formas gratuitas de atendimento on-line na sua loja virtual

13952
52

A venda através de uma loja virtual tem muitas vantagens, mas também suas desvantagens. Um dos maiores problemas que faz com que os clientes desistam de efetuar uma compra é a dificuldade de contato com as lojas ou a demora em obter retorno.

Às vezes, o cliente não quer ligar para o telefone, por achar muito cara a ligação, ou então não quer esperar o delay normal para retorno dos e-mails. Estes são alguns dos impeditivos que fazem com que o cliente pense melhor e desista da compra, ou então a efetue em outro lugar – ou seja, na concorrência.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceUma ótima ferramenta para alavancar vendas e tirar todas as dúvidas do cliente no momento da compra é oferecer um canal direto onde ele possa sanar qualquer duvida que apareça de forma rápida e fácil. O chat online é uma boa opção, pois vale também como um recurso a mais para o cliente se comunicar.

A vantagem desta ferramenta está em permitir que o visitante da sua loja virtual continue naquele mesmo ambiente enviando seus questionamentos. Ou seja, ele não precisa abrir uma nova aba no navegador, entrar no email e enviar uma pergunta. Pelo chat online para loja virtual ele sana suas dúvidas de forma rápida.

Mas atenção! Cabe ressaltar que o chat online serve como um recurso ALTERNATIVO. Ou seja, você não pode deixar de ter um telefone ou um e-mail (válido, é claro) como opção para contato.

Vou passar aqui uma dica de três empresas que oferecem o serviço de chat online. Existem várias outras, mas estas são as que vejo serem as mais utilizadas pelos meus clientes.

LiveZilla: Chat online para site

Site: http://www.livezilla.net/home/en/

Ele é totalmente gratuito, completo e altamente personalizável. O único problema é que precisa ter um servidor para baixar, instalar e configurar a ferramenta. Além de precisar de um alto conhecimento para executar esta instalação, o agente tem que ser instalado no computador – ou seja, não há a possibilidade de atendimento através da web.

Olark: Chat online para loja virtual

Site: www.olark.com

Apesar de ter planos pagos (e bastante acessíveis, por sinal), o site também possui uma versão gratuita. Nesta versão free, a instalação é feita via web, e é possível responder até 20 chats por mês. O número pode ser uma desvantagem, mas para quem está começando uma loja virtual, pode ser uma alternativa interessante para testar se gosta do serviço ou não.

Como instalar:

Primeiramente você realiza um cadastro rápido, com a URL da sua loja, e-mail, usuário e senha.

Após a efetuação do cadastro, será gerado um código para a instalação da ferramenta em sua loja virtual.

atendimento on-line

Se você for cliente da D Loja Virtual, copie este código e, em seguida, entre no admin de sua loja. Lá você irá clicar em “cadastrar banner mini”

atendimento on-line-01

Feito isso, você verá essa tela abaixo, e deve selecionar a opção “html”, e clicar em criar.

atendimento on-line-02

Depois disso, você seleciona o banner no lado esquerdo e cola o código. Abaixo do espaço, selecione “sim” para habilitar o banner no front end

atendimento on-line-03

atendimento on-line-04

Criado este banner lateral, você volta para a página onde você copiou o código do Olark e clica em “i’m done”. Em seguida surgirá uma tela onde você deve clicar em “start chatting now” para já começar a atender seus clientes online 😀

É possível configurar o nome da aba para chat, cor e outras coisas clicando em “settings”, no site do Olark. Uma dica é traduzir o site para português, caso você não tenha muito conhecimento em Inglês. A outra é configurar para que a aba de chat da sua loja esteja escrito “chat online” ou “atendimento online” – estas são as frases que possuem melhor resultado num geral.

Zopim: Chat online grátis

Site: www.zopim.com/LiveChat

Esta ferramenta também possui uma versão gratuita e a limitação nesta versão free está em poder atender apenas um cliente por vês, e o histórico da mensagem ser de 14 dias.

Como instalar:

Acesse o site para cadastro e informe seu nome e e-mail válido.

atendimento on-line-05

Em seguida, o Zopim enviará um e-mail de confirmação. Você clica no link indicado no e-mail e será direcionado para o site, onde você terminará o cadastro, inserindo uma senha e a confirmação da senha.

atendimento on-line-06

Após este passo, você será enviado para uma outra tela, onde completará seu cadastro e irá gerar o código para instalação, do qual você realizará o mesmo procedimento feito no Olark.

atendimento on-line-07

Feito isso, você clica em “Go to visitor list” e já está pronto para responder seus clientes!

Caso você prefira, lá em cima publiquei um vídeo falando um pouco mais sobre o assunto e com o tutorial para instalar o Olark e o Zopim 🙂