Marketing para loja virtual: plano infalível para aumentar as vendas

Marketing para loja virtual: plano infalível para aumentar as vendas

4479
0

Você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Quem criou essa frase estava coberto de razão. E o mais interessante é que segue tendo razão mesmo em tempos em que os negócios no mundo digital crescem cada vez mais. 

Uma empresa que sabe se divulgar constrói credibilidade e se destaca diante de seus concorrentes. Assim, passa a ser lembrada pelo seu público e a ser associada a valores positivos, como qualidade e confiança. 

No entanto, para fazer a divulgação de forma assertiva é necessário criar um excelente planejamento de ações de marketing. Isso garante que seja divulgado aquilo que o negócio tem de melhor. Quer aprender a fazer marketing para loja virtual? Vamos explicar tudo aqui! 

TIPOS DE AÇÕES DE MARKETING PARA LOJA VIRTUAL

Existem diversas ações de marketing que podem ser suas aliadas na hora de divulgar o seu comércio eletrônico. Essas ações aproximam o seu negócio do seu público-alvo, evidenciam o seu produto ou serviço e contribuem para que a sua loja virtual se destaque diante da concorrência. 

Conheça os principais tipos de ações de marketing:

MARKETING DE CONTEÚDO

Você já percebeu que muitas marcas criam conteúdos relacionados com o produto ou serviço que oferecem? Essa é uma técnica interessante para se tornar referência na área em que atua. Uma loja de lenços pode, por exemplo, criar vídeos para as redes sociais e posts para o blog explicando como dar diferentes tipos de nós em seus produtos.

MARKETING DE RELACIONAMENTO 

Esse tipo de marketing nada mais é do que valorizar as interações do público com a marca. Um comércio eletrônico que tenha presença ativa nas redes sociais pode (e deve) estimular que os usuários comentem em suas publicações e se engajem com a marca. Isso estreita os laços e cria um vínculo que facilita a conversão em vendas. 

SEO

O Search Engine Optimization consiste em otimizar o comércio eletrônico de modo que fique melhor ranqueado em buscadores. Assim, quando um usuário pesquisar palavras-chave no Google, há mais chances da sua loja aparecer de forma orgânica entre os primeiros resultados. 

LINKS PATROCINADOS 

Os links patrocinados nada mais são do que um anúncio de publicidade que aparece entre os resultados dos buscadores. Apesar de ser parecido com o SEO, que falamos acima, tem uma diferença importante: é pago e, quando aparece, tem o indicativo de que é um anúncio. 

E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing proporciona uma comunicação direta com os consumidores da sua loja virtual. Para garantir que seja eficiente, este tipo de ferramenta deve ser usado somente em situações específicas, como no caso de promoções ou de lançamentos de coleção. 

COMO FAZER MARKETING PARA LOJA VIRTUAL?

Deu para ver que existem muitos caminhos para divulgar a sua marca, não é mesmo? Vale lembrar que essas ações de marketing para loja virtual devem ser colocadas em prática depois de uma pesquisa aprofundada ser realizada.

Isso porque o planejamento das atividades exige conhecimento sobre o perfil do público, as características dos concorrentes e a situação econômica em que a empresa se encontra. Assim, você garante que os esforços de divulgação se transformarão em resultados para a sua loja virtual. 

CANAIS PARA DIVULGAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

Assim como existem diversas possibilidades de marketing para loja virtual, também existem diferentes canais onde você pode divulgar o seu comércio eletrônico e se aproximar do seu público. Conheça os principais:

  • Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest
  • Buscadores como Google
  • Plataformas de vídeo como YouTube
  • Ferramentas de conteúdo como blog próprio
  • Contato direto como e-mail marketing e SMS 

COMO DESENVOLVER O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE MARKETING?

Quando se fala em planejar, temos a ideia de que essa etapa diz respeito aos primeiros passos de uma estratégia. Entretanto, o próprio desenvolvimento do plano de ações merece ser tratado com bastante cuidado. 

Existem algumas questões que precisam de atenção no momento de construir o planejamento de ações de marketing para o seu negócio. Veja aqui os principais pontos que devem ser lembrados:

FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

O projeto de marketing só deve ser desenvolvido após uma pesquisa que mostre as principais características do mercado em que a empresa está inserida, além do perfil e dos desejos de clientes. É necessário entender perfeitamente com quem a empresa está dialogando. Estamos falando de conhecer o mercado de atuação.

DEFINA O SEU PÚBLICO-ALVO

O objetivo aqui é bem simples: para que as decisões do plano sejam tomadas, é necessário saber como cada ação irá influenciar os concorrentes e o público. As atividades precisam ter características proporcionais à situação do mercado, às tendências da área e aos vôos futuros desejados pela empresa.

CONHEÇA OS SEUS CONCORRENTES

A partir das informações adquiridas durante o desenvolvimento do planejamento, você terá o objetivo principal bem delineado. Com isso, fica muito mais fácil guiar as atividades e saber distribuir as ações ao longo do plano de marketing.

ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA LOJA VIRTUAL

Para finalizar o projeto de marketing para loja virtual é necessário definir quais serão as estratégias adotadas pelo seu negócio. Uma ótima dica é utilizar o perfil dos clientes para criar a sua própria metodologia. 

As pesquisas qualitativas que a empresa fez anteriormente para dar início ao planejamento não servem apenas para conhecer quem é o público e quais seriam os produtos e serviços com maior demanda no mercado, também para conhecer os hábitos e as preferências dessas pessoas.

ESCOLHA O TIPO DE MÍDIA ADEQUADO

Com base nessas informações é possível traçar o tipo de mídia e de atividades preferidas dessas pessoas. Por exemplo, imagine que você tem uma empresa que vende câmeras fotográficas dos mais variados tipos. 

Durante a pesquisa, provavelmente você vai chegar à conclusão de que seu público é formado por jovens, que adoram fotografia e utilizam diversas redes sociais para divulgar seu trabalho. 

Além de descobrir qual tipo de câmera eles mais desejam, você pode extrair dessas entrevistas informações sobre quais as redes sociais mais utilizadas e que tipo de evento essas pessoas costumam comparecer para compartilhar suas experiências sobre o mundo da fotografia.

A partir daí, você já começa a desenhar suas estratégias de marketing para loja virtual. Com esses dados, poderá chegar à conclusão, por exemplo, de que é necessário criar uma conta para divulgação no Pinterest. 

Além disso, poderá pensar em parcerias com lugares que oferecem cursos e outras atividades da área da fotografia. Isso poderá ser feito, por exemplo, através de um concurso cultural ou de um cupom de desconto para os frequentadores. 

Com o tempo, você perceberá que existem muitas ideias para a sua marca se aproximar do público. Porém, para que as ações não sejam feitas no impulso, precisam estar no planejamento das ações de marketing. 

Use sua criatividade e faça os investimentos necessários. Se for preciso, contrate um profissional para desenvolver a relação com o público e com os parceiros. Feito isso, basta apenas definir o tipo de ações de marketing que serão feitas. 

DESENVOLVA UM CRONOGRAMA DE AÇÕES DE MARKETING

Uma das questões mais importantes do marketing de loja virtual é o cronograma do planejamento de ações. Você pode ter os melhores produtos do mercado e possuir a estratégia perfeita para conquistar clientes, mas nada disso vai dar certo se você não cumprir os prazos das ações. 

Cada tipo de estratégia tem uma demanda de tempo diferente. É preciso estar atento ao tipo de veículo e ao local de exposição de suas campanhas de marketing. Assim, saberá exatamente o tempo necessário lançar novos produtos ou até mesmo tirá-los do ar.

O cronograma só é cumprido da forma correta quando definido antes mesmo da execução das atividades. Feito isso, você deverá monitorar os resultados que forem alcançados ao longo do tempo, medir a importância de cada um deles e avaliar o sucesso de cada ação. 

Além disso, deverá estar atento para corrigir os erros, aprimorar questões que ainda não atingiram todo seu potencial e repetir tudo com as melhorias possíveis. Trata-se de um ciclo infinito. 

O tempo de cada ação varia de acordo com o meio utilizado. Um outdoor, por exemplo, precisa ficar no local escolhido durante o período de aluguel, sem que sejam feitas modificações. Já campanhas em redes sociais podem ser atualizadas a qualquer momento, mas é aconselhável esperar de uma semana a um mês para avaliar os resultados.

É importante lembrar que todas essas etapas precisam ser realizadas em conjunto. Cada passo do planejamento de ações e marketing merece um tempo especial e exclusivo a ser dedicado. 

COMO FAZER UM PLANO DE MARKETING PARA LOJA VIRTUAL: PASSO-A-PASSO

A criação de um plano de marketing para loja virtual é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Seguindo as suas diretrizes é que a empresa vai trabalhar para alcançar os resultados desejados em determinado período de tempo.

Em uma loja virtual isso não é diferente e, pelo fato de se tratar de um negócio que está presente no ambiente digital, grande parte de suas ações de marketing devem estar voltadas a este cenário. Confira os passos para criar o plano de marketing para seu negócio:

1. DEFINA SEUS OBJETIVOS

Antes de mais nada, é preciso definir qual é o objetivo do seu plano de marketing e em quanto tempo você deseja alcançá-lo. Por exemplo: no momento atual, a sua prioridade é conquistar novos clientes, fidelizar os atuais, tornar a marca conhecida ou aumentar o faturamento? Comece definindo o seu objetivo e estabelecendo metas reais e alcançáveis.

2. CRIE BUYER PERSONAS

No marketing digital, é preciso ir além da definição de público-alvo, sendo necessária a definição de uma ou mais buyer personas. As personas são uma espécie de personagens fictícios que você cria através de pesquisas com seus clientes e potenciais clientes. 

São essas personas que guiarão as ações de marketing e a comunicação da sua loja. Uma persona deve ser composta por idade, gostos, preferências, padrão de consumo, estilo de vida, objetivos, problemas enfrentados etc.

3. INCLUA AS REDES SOCIAIS

Estar presente nas redes sociais é essencial para a sua marca passar confiança e credibilidade ao consumidor, que provavelmente buscará sua página no Facebook e Instagram antes de realizar a compra a fim de ver a opinião de outros compradores.

Por isso, invista em uma boa comunicação nas redes sociais, sempre respondendo às interações de maneira educada e solícita, além de produzir conteúdo relevante e de qualidade para suas personas.

4. ANALISE SEUS CONCORRENTES

Pesquisar e analisar o trabalho e a comunicação de seus principais concorrentes é uma excelente maneira de encontrar pontos de melhorias no setor e utilizar essas informações de maneira estratégica, criando diferenciais para o seu e-commerce.

Consulte quais são as formas de pagamento, prazo de envio, produtos oferecidos, campanhas promocionais, embalagens e demais características dos serviços oferecidos pelas outras lojas virtuais do seu segmento.

Por exemplo, se você está fazendo um plano de marketing para loja de roupa, dedique-se a ver se os seus concorrentes divulgam fotografias detalhadas dos produtos e se oferecem informações completas sobre o tipo de tecido e as medidas das roupas.

Lembre-se de que não é para você copiar o que as outras marcas fazem, mas sim utilizar essa análise para oferecer condições ainda melhores para o consumidor, respeitando seus concorrentes e atuando de acordo com a personalidade da sua empresa.

5. ESTRUTURE UM ÓTIMO ATENDIMENTO

Muitas pessoas pensam que um plano de marketing de loja virtual engloba apenas estratégias e ações de comunicação. Porém, ele vai muito além disso. Planejar e estruturar o atendimento da sua loja virtual também deve fazer parte deste plano, já que o bom atendimento é fundamental para encantar e fidelizar o cliente.

Portanto, estruture seus setores de atendimento e de vendas, cuide da motivação de seus colaboradores, pesquise as melhores ferramentas, ofereça treinamentos e faça o que for possível para melhorar o atendimento da sua loja.

Agora que você já leu algumas dicas importantes para considerar na hora de criar o projeto de marketing para loja virtual, siga nossa página nas redes sociais — Facebook, Instagram, Linkedin ­ — e tenha acesso a mais conteúdos que vão ajudar a gerir o seu e-commerce!

 

Artigo anteriorVantagens e desvantagens de comprar pela internet: veja onde comprar
Próximo artigoAtendimento online grátis: atendimento online gratuito para loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA