Página de depoimentos: o que é e como usar? Veja como criar

Página de depoimentos: o que é e como usar? Veja como criar

4452
3

Antigamente, as propagandas na televisão com um artista famoso eram suficientes para passar confiança sobre uma marca. Com as transformações sociais proporcionadas pelo uso da internet e das redes sociais, as pessoas passaram a confiar mais na opinião de seus semelhantes. Ou seja, pessoas comuns que também estão na posição de consumidores.

Isso não significa que as marcas não possam fazer propagandas com artistas. Mas quer dizer que opinião de quem já consumiu o produto importa bastante. Sabendo disso, muitas empresas criam uma página de depoimentos em seu site ou comércio eletrônico, o que passa bastante confiança para os futuros clientes.

Se você presta algum serviço ou vende algum produto, saiba que a página de depoimentos é uma boa estratégia para demonstrar que sua empresa oferece tudo aquilo que promete. Pensando em ajudá-lo nisso, criamos esse conteúdo super completo sobre o tema. Siga em frente! 

O QUE É UMA PÁGINA DE DEPOIMENTOS?

Uma página de depoimentos nada mais é do que uma seção do comércio eletrônico que divulga a opinião das pessoas que já compraram daquela marca. A sua estrutura pode ser simples, apenas no formato de texto, colocando entre aspas as falas dos consumidores que são clientes da empresa.

O ideal é que os depoimentos sejam assinados com o nome completo, o que demonstra que são verdadeiros, pois existem alguns empreendedores espertinhos que criam frases falsas e assinam apenas com o primeiro nome do cliente. Em resumo, a página de depoimentos tem uma estrutura semelhante à seção de avaliações do Facebook. 

PARA QUE SERVE A PÁGINA DE DEPOIMENTOS PARA LOJA VIRTUAL?

A página de depoimentos de uma loja virtual tem como objetivo passar confiança aos consumidores. Imagine que você está procurando por uma camiseta branca e, para encontrá-la, faz uma pesquisa no Google. Logo, chegará a um comércio eletrônico que você não conhece e que não sabe se entregará o produto tal como promete.

Ao ler os depoimentos da seção de feedback desse e-commerce, você saberá que a camiseta enviada é igual à mostrada nas imagens, que a empresa cumpre o prazo de entregas e até mesmo que o produto não encolhe na lavagem. Isso o deixará mais tranquilo para fazer a compra, não é mesmo?

Assim, a criação da  página de depoimentos da loja virtual é boa tanto para os consumidores quanto para os donos do e-commerce. Se, por um lado, o recurso dá confiança aos clientes, por outro, aumenta as possibilidades de venda. Quem diria que uma ação tão simples poderia ser tão importante para um negócio virtual, né?

POR QUE CRIAR UMA PÁGINA DE DEPOIMENTOS PARA LOJA VIRTUAL?

Você já deve ter tido uma conta no Orkut, não é? Isso, o Orkut, aquela rede social predecessora do Facebook, nos quais começamos a enxergar a graça de nos comunicarmos através de contatos de redes sociais, de postar fotos, de mandar scraps e de prestar depoimentos aos outros indivíduos. 

É, depoimentos. Você se lembra como funcionava os depoimentos? Alguém ia até o seu perfil e sem ganhar nada em troca, colocava um depoimento explicando por que você era especial. Isso funcionava como forma de validação social. Agora você deve estar pensando: muito legal essa volta ao passado, mas o que isso tem a ver com o sucesso da minha loja? 

Bem, é simples. Os comércios eletrônicos incorporaram essa prática de depoimentos. Tenho certeza que você já fez uma crítica ao produto ou ao atendimento de um e-commerce, não? Saiba que os depoimentos são uma ferramenta de validação profissional muito importante e relevante para lojas virtuais. 

Depoimentos geram segurança, dão confiança de que a loja é séria e servem para que outros clientes possam ter uma ideia de que naquele lugar existe alguém trabalhando para atendê-lo bem. Agora que você já percebeu o quanto essa cultura do depoimento é relevante para o e-commerce, veja as razões para obtê-lo:

1. FORTALECIMENTO DA IMAGEM DA EMPRESA

Assim que um consumidor entra no seu comércio eletrônico e enxerga o depoimento de vários clientes, fica mais confiante em relação à sua loja. Isso aumenta as chances de efetivação de compra, já que a imagem da sua empresa foi fortalecida pelos próprios consumidores que fizeram os comentários. É o marketing informal fazendo seu trabalho.

2. DESTAQUE DIANTE DE OUTROS EMPREENDIMENTOS 

A confiança do consumidor foi fortalecida por esses depoimentos, aumentando as chances dele preferir comprar em seu e-commerce do que em lojas virtuais da concorrência que não contam com esse tipo de feedback. A credibilidade é um dos pontos que mais auxilia na conquista de fidelidade de um cliente. 

3. RELACIONAMENTO FIEL COM O CONSUMIDOR

A fidelidade dos clientes é um ponto muito importante para os comércios virtuais. O custo de conquistar novos clientes é sempre maior do que de manter os velhos. Mas manter os clientes fiéis não é uma tarefa fácil. Quando uma pessoa vê uma série de depoimentos demonstrando satisfação com aquela marca, também quer fazer parte daquele cenário.

COMO CRIAR UMA PÁGINA DE DEPOIMENTOS?

Para ter uma seção com os depoimentos de cliente no e-commerce, é preciso criar uma página adicional. Você poderá chamá-la de “Depoimentos de Clientes”, demonstrando de forma simples a que ela se propõe. O passo a passo para criar essa seção varia bastante, mas não costuma ser difícil. Veja os passos da Simplo 7:

  1. Vá na parte de criar páginas adicionais
  2. Clique no botão verde onde está escrito adicionar
  3. Dê um nome para a nova página
  4. Salve
  5. Inclua os depoimentos dos clientes (na forma de texto e imagens)

Você poderá escolher onde quer localizar essa nova seção. Pense que esse conteúdo deverá ficar bem visível e, por isso, o ideal é colocá-lo no topo do site, junto com o menu principal. Para potencializar as chances de todos verem os depoimentos, também crie um banner destacando a seção. 

Se a sua plataforma não é a Simplo 7 e você tem dúvidas sobre como criar uma página de depoimentos, peça ajuda ao suporte. Assim, você receberá as orientações adequadas para poder criar um espaço com os feedbacks dos seus consumidores. 

Gostou desse conteúdo? Se você seguir a nossa sugestão, poderá passar muito mais confiança aos seus consumidores, que se sentirão motivados para comprar no seu e-commerce! Se você se interessou pelo tema, sugerimos que leia esse texto com algumas estratégias para aumentar a confiança dos clientes. Tem tudo a ver com o que falamos aqui!

Artigo anteriorComo criar Instagram para empresa: 3 passos simples + dicas
Próximo artigoComo aumentar as vendas: 6 ideias + 9 dicas para pós-venda
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

3 COMENTÁRIOS

  1. Bacana Marcio. Mas vcs solicitam os depoimentos do cliente? eles mandam por expontânea vontade? Como nós podemos “persoadir” o cliente a mandar esses depoimentos? Valeeu!

DEIXE UMA RESPOSTA