Como vender no YouTube: 5 dicas para criar vídeos e converter vendas

Como vender no YouTube: 5 dicas para criar vídeos e converter vendas

2767
0

A produção de vídeos é uma grande aliada para quem trabalha com vendas online. A partir desse material, é possível apresentar características dos produtos, demonstrar o uso e mostrar detalhes que não ficam tão claros em fotografias. Não é à toa que muitos gestores de lojas virtuais têm apostado no YouTube para complementar a descrição dos produtos.

Quer saber como vender no YouTube e como usar esse conteúdo em seu e-commerce? Esse texto é para você! Preparamos um conteúdo bem completo para que você descubra tudo sobre o YouTube. Vamos lá! 

YOUTUBE É UM BOM CANAL DE VENDAS?

Você sabia que o YouTube é o segundo maior buscador de conteúdo do mundo e fica atrás somente do Google? O site funciona ao mesmo tempo como um buscador e como uma rede social de vídeos. Por isso, o YouTube deve ser visto mais como uma ferramenta de fortalecimento de marca do que como de canal de vendas.

Isso quer dizer que o YouTube oferece a possibilidade de as marcas produzirem e divulgarem materiais complementares para os seus produtos, estreitando a visibilidade da sua loja e se aproximando dos clientes. A função do YouTube é muito mais de proporcionar a visualização do que de concretizar as vendas.

O QUE MAIS VENDE NO YOUTUBE?

O fato de o YouTube ser um buscador e não um canal de vendas não quer dizer que você não possa tentar vender por lá. A produção de vídeos permite que você explore características dos seus produtos que são difíceis de serem abordadas em outros formatos, como texto ou imagem. Mas como vender no YouTube?

Para começar, é preciso conhecer muito bem o interesse do seu público. Muitas marcas de maquiagem apostam em tutoriais na forma de vídeos para apresentar os seus produtos e ensinar as consumidoras a se maquiarem. O conteúdo apresentado conduz as clientes para o site da marca, onde concretizam as compras. 

Outro setor que pode se beneficiar do YouTube é o da tecnologia. Os vídeos têm a vantagem de poder mostrar os produtos elétricos e eletrônicos em funcionamento. Por isso, são muito procurados por quem está em dúvida na hora de comprar, por exemplo, um robô que aspira o pó. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE VENDER PELO YOUTUBE?

O YouTube é um dos três sites mais acessados do mundo, ao lado do Google e do Facebook. Além disso, quando se trata de audiência de televisão aberta, o YouTube está apenas atrás da Globo. Isso significa que publicar conteúdos na rede é uma escolha inteligente, baseada na lógica de estar onde o seu público se encontra. 

Você já pensou em usar o YouTube não apenas como entretenimento, mas também como uma ferramenta dentro da sua estratégia de marketing digital? Se você tem interesse em saber como vender no YouTube, confira essas vantagens para o seu comércio eletrônico:

DESTAQUE NAS BUSCAS ATRAVÉS DO GOOGLE

Sem dúvidas, uma das principais vantagens em investir no YouTube é na possibilidade de aparecer nas buscas realizadas no Google. Você já reparou nas miniaturas que surgem quando é feita uma pesquisa no buscador? Os vídeos costumam ganhar destaque no “Page Rank” do Google, e isso já é uma grande vantagem.

SAIR NA FRENTE DOS GRANDES PLAYERS DO E-COMMERCE

Você sabia que os grandes players do e-commerce ainda não têm uma boa estratégia no YouTube. Se você reparar, grande parte destes gigantes do comércio virtual têm seus canais com estratégias ainda focadas na televisão. Eles pensam em vídeos mais comerciais e não em conteúdo de fato. E aí chegamos num ponto importante: o conteúdo.

Você pode não ter uma agência de publicidade, pode não ter um bom equipamento, muito menos cacife para anunciar dentro do YouTube. Mas se você souber como vender no YouTube, com certeza terá o que os seus clientes e o seu público em potencial quer: conteúdo qualificado.

CONTEÚDO PARA MAIOR VISIBILIDADE DO NEGÓCIO

Uma das grandes vantagens em produzir conteúdos em vídeos é que as pessoas gostam de ver as coisas. É muito mais fácil entender sobre o funcionamento de um cortador de gramas assistindo a um tutorial do que o lendo no formato de texto. 

Produzir conteúdo para o público-alvo do seu negócio é o caminho para o reconhecimento deles com sua loja. As possibilidades de assuntos variam com o estilo que seu comércio virtual possui e também com os produtos vendidos. Uma delas é dando dicas de utilização de alguma coisa que você venda em sua loja virtual

Você vende roupas femininas? Mostre as tendências da estação ou combine as suas peças com alguns acessórios. Seu negócio é mais voltado para suplementos alimentares e produtos naturais? Faça vídeos falando sobre como uma alimentação saudável combinada com exercícios físicos é importante. Mostre sua opinião e não tenha medo de ensinar.

VALE A PENA FAZER ANÚNCIOS NO YOUTUBE?

Anunciar no YouTube é uma excelente estratégia para quem quer divulgar o seu negócio. A rede tem um tráfego de usuários enorme e uma grande taxa de conversão. Por isso, se você fizer anúncios de qualidade no YouTube, poderá colher ótimos resultados em seu negócio. 

Mas lembre-se: para divulgar bem o seu comércio eletrônico, deve saber como vender no YouTube. Isso significa que precisa conhecer o seu produto com profundidade, saber que linguagem o seu público utiliza e conhecer exatamente os gostos dos seus consumidores. Assim conseguirá criar uma campanha assertiva. 

COMO DIVULGAR PRODUTOS NO YOUTUBE?

Existem inúmeras maneiras de divulgar os produtos que você vende em sua loja virtual. Muitas pessoas que investem na venda de produtos na rede muitas vezes escolhem abordar conteúdos próximos do produto, sem ter uma abordagem clássica de vendas. Veja alguns exemplos de vídeos que podem ser interessantes:

  • Apresentação do produto
  • Conteúdos relacionados com o seu segmento
  • Depoimentos de consumidores
  • Entrevistas com especialistas

O importante é que você crie um material que demonstre seriedade. Ou seja, você poderá usar uma câmera que não seja profissional e até mesmo gravar em sua própria casa, mas deverá cuidar para que o resultado seja bom. Sem dúvidas, a qualidade do vídeo fala muito sobre seu produto e sobre seu e-commerce.  

COMO VENDER NO YOUTUBE COM 5 PASSOS SIMPLES

Quer saber como vender no YouTube sem ter experiência com vídeos? Vamos explicar para você quais são aqueles passos cruciais para que você crie um material incrível. Confira as dicas aqui:

1- TENHA UMA BOA CÂMERA

Você não precisa ter a melhor câmera do mundo, mas deve ter um câmera que permita uma gravação de qualidade. Isso significa que a imagem deve ter uma boa definição, com foco e cores equilibradas. Assim criará um vídeo que tenha a aparência de profissional.

2- ESCOLHA UM BOM LOCAL PARA GRAVAÇÃO

A luz e o som importam muito! Por isso, escolha um ambiente que seja claro e que tenha uma boa acústica. Muitas vezes o ambiente é silencioso, mas abafa o som e faz eco. A dica é gravar por cerca de 30 segundos e conferir o resultado. Se ficar ruim, procure por outro local.

3- DESENVOLVA UM BOM CONTEÚDO

Como vender no YouTube sem um bom conteúdo? Produzir um conteúdo de qualidade significa abordar aquilo que é de interesse dos seus clientes. Você vende roupas? Fale das tendências da estação, dos desfiles de moda, das roupas da famosas. Pense em assuntos que são relevantes para o seu nicho, estude sobre eles e grave os vídeos! 

4- FIQUE ATENTO A DURAÇÃO DO VÍDEO

O equilíbrio é a regra dos vídeos no YouTube! Assim como um material curto demais pode ficar incompleto, um material grande demais pode cansar os espectadores. Aposte em vídeos relativamente curtos e que deixem com gostinho de quero mais! 

5- FAÇA UMA CHAMADA DE AÇÃO

Essa é uma dica de ouro para quem quer saber como vender no YouTube: termine o vídeo com uma chamada de ação. Ou seja, convide seus clientes a assistirem outro conteúdo seu no YouTube, a se inscreverem no canal ou a acessarem o seu e-commerce. As chamadas de ação são ótimas para fazer os usuários tomarem uma decisão rápida. 

COMO VENDER HOTMART NO YOUTUBE?

O Hotmart é uma plataforma de vendas online que também pode se beneficiar do YouTube. Para isso, você deve avaliar o tipo de conteúdo que o seu público se interessa. Produza os vídeos e lembre-se de dar um título e uma descrição que o permitam ser encontrado nas buscas. 

Esse conteúdo complementar pode ser importante para demonstrar a utilidade do produto que você vende, para aproximar o público do seu produto e para destacá-lo diante de tantos outros vendedores do Hotmart.  

DICAS PARA A GRAVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS VÍDEOS

Agora que você já sabe das dicas básicas para gravar um vídeo para o YouTube, como ter uma boa câmera e fazer a gravação em um ambiente silencioso, vamos para as dicas práticas! Confira aqui alguns passos que podem ajudá-lo muito na busca sobre como vender no YouTube.

GRAVAR VÍDEO MOSTRANDO APENAS UM PRODUTO

Você acha que as fotos não mostram bem como é o produto que você vende? Grave um vídeo! Se a sua loja vende bolsas, por exemplo, pode ser interessante gravar um vídeo mostrando os compartimentos internos. Assim, os clientes terão noção sobre todas as características do produto que pensam em comprar.

CAPTAR VÍDEOS COM DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Outra estratégia interessante está em captar vídeos com depoimentos de clientes. Mas atenção: tem que ser real, não vale chamar um amigo! Para conseguir estes depoimentos, vale montar algum concurso cultural, por exemplo. Peça que eles sejam sinceros quanto ao atendimento e prestação de serviço da loja.

UTILIZAR FERRAMENTAS QUE FACILITAM O PROCESSO DE VENDA

O YouTube também disponibiliza algumas ferramentas que facilitam o processo de venda, basta exercitar sua imaginação! Com o hangouts, por exemplo, você pode realizar um bate-papo ao vivo sobre algum assunto do qual seus clientes têm mais dúvidas. Dedique-se a conhecer as ferramentas da rede e coloque as mãos na massa! 

CRIAR PLAYLISTS

As playlists são uma excelente alternativa para organizar o conteúdo do seu canal. Através delas você consegue agrupar aqueles vídeos que têm um conteúdo semelhante, facilitando a visualização dos clientes que se interessam pelo tema.

FAZER DIRECIONAMENTO DE LINKS PARA OUTROS LOCAIS

Outra ferramenta muito interessante é o direcionamento de links para outros locais, como o seu site, por exemplo. Você pode, no caso, adicionar um link direto para o produto do qual você está falando e usar uma chamada de ação para que ele realize a compra.

Gostou de descobrir novas possibilidades sobre como vender no YouTube? Se seguir essas dicas, você terá boas chances de criar um conteúdo realmente relevante para o seu público! E se você se interessa pelo tema, assista esse vídeo gratuito com 7 dicas práticas e valiosas sobre o YouTube.

Artigo anteriorO que posso fazer para vender: 20 coisas para vender e ganhar dinheiro
Próximo artigoPrimeiro negócio virtual: como criar um negócio do zero + 10 ideias
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA