Como vender por telefone?

Como vender por telefone?

2604
0
vender por telefone

Sim, você leu corretamente, hoje vamos falar como vender por telefone. Mas não é um blog sobre e-commerce? Vai virar telemarketing? Nada disso, se você tem ou pretende ter um e-commerce, saiba que você vai fazer algumas vendas por telefone, sim. Tem gente que não gosta de comprar pela internet, tem gente que não sabe comprar pela internet, tem gente que não acredita que tenham pessoas sérias por trás de um site.

O que todas essas pessoas fazem? Isso mesmo, pegam o telefone de contato que está bem vísivel na loja virtual e ligam. Seja para pedir ajuda para compar, seja para confirmar se vocês não tem uma loja física onde ela possa comprar, seja para ter certeza que são pessoas e não ETs administrando a loja virtual, e nessa hora meu amigo, é a hora que você precisa saber como vender por telefone.

vender por telefone
Cansados de deixar sinais no milharal, agora nós vamos ganhar dinheiro na internet

Técnicas de vendas por telefone

Quando falamos em vender por telefone, todo mundo pensa logo em telemarketing, em ligar para as pessoas oferecendo produtos e serviços, mas não é disso que vamos falar hoje. Se você quiser saber sobre telemarketing ativo, que é quando o vendedor liga para o cliente oferecendo produtos ou serviços, recomendamos que você assista ao vídeo abaixo, onde o Dr. Vendas dá algumas dicas e mostra 2 exemplos de scripts e a técnica que ele usa para criá-los.

Voltando ao nosso foco, nós estamos falando de telemarketing receptivo, que é quando você recebe a ligação de alguém que está interessado no seu produto ou serviço. Opa, parece bem mais fácil não é mesmo? Porque se a pessoa já está ligando para você, tem muito mais chance de converter em venda quando você liga oferecendo algo. Mas não se engane, se você não souber conduzir a ligação essa venda não vai se concretizar.

Atenda e escute com atenção qual a necessidade de quem fala do outro lado da linha, deixe a pessoa perguntar o que quer, saiba ouvir. Só então depois de ouvir diga quais as formas seu e-commerce oferece para resolver o produto. Se for só uma ligação para checar se vocês são humanos, seja gentil, ofereça ajuda, deseje uma boa tarde. Não passe a impressão de mal de educado ou grosseiro.

vender por telefone
O bom humor pode ser percebido na sua voz

Se a pessoa que liga não gosta de comprar pela internet, e sua empresa não tem lojas físicas, ou até tem, mas não no mesmo estado de quem quer comprar, mostre para o cliente do outro lado da linha porque pode confiar na sua empresa. Por isso é tão importante ter comentários nos produtos e redes sociais, peça para o cliente consultar os comentários dos produtos, ver os clientes satisfeitos. Explique como funciona a entrega e as formas de cancelamento, pois se a pessoa está insegura ela tem que saber que tem formas de reaver seu dinheiro caso algo dê errado.

Fale confiante, passe segurança, e de novo, seja educado. Não gagueje ou fique em dúvida na hora das respostas, isso vai mostrar que você está tão inseguro quanto quem está ligando. Se você não sabe tirar a dúvida do cliente, chame alguém que possa fazer isso. Não minta, o cliente sempre sabe quando está sendo enganado, mesmo que ele acredite em você agora e faça uma compra, essa vai ser a única compra desse cliente, e ele ainda vai sair falando por aí que a sua empresa é mentirosa.

Como falar com o cliente

Seja sempre simpático, solícito e atencioso, o cliente vai perceber isso na sua voz. Se você já trabalha no ramo do e-commerce já atendeu alguma ligação onde o cliente diz, como eu faço para comprar? Mentalmente você pensa dãã é só clicar no botão comprar, porém isso é apenas um pensamento, jamais responda esse tipo de coisa. A primeira coisa que você pode responder nesse tipo de situação é: qual a dificuldade que você está encontrando?

vender por telefone
Não sabe clicar no botão comprar? Em que mundo você vive?

Cada cliente vai ter a sua dificuldade em um ponto diferente da compra, e para poder ajudar você precisa saber como funciona o proceso de compra da sua loja, porque se você for descobrindo junto com o cliente que dados precisa preencher, ou para onde o cliente é redirecionado após clicar no pagamento, você não vai passar a mínima confiança.

➜ Como Capturar 10x mais e-mails na sua loja virtual, de forma simples

Já trabalhei atendendo ligações de clientes em loja virtual, quando as pessoas estão perdidas elas não sabem explicar em que parte do site ou da compra elas estão. Uma coisa que funcionava 90% das vezes era solicitar para pessoa me descrever o que ela estava vendo na tela, e assim eu localizava em que parte do processo o cliente estava e prosseguíamos a compra.

Falando parece fácil, mas os clientes tem jeitos peculiares de descrever o que estão vendo na tela, é preciso paciência. Algumas vezes você pode ficar 30 ou 40 minutos numa ligação para vender R$50, mas isso não é motivo para tratar mal seus clientes. Tratar bem o cliente quando ele liga é o seu cartão de visitas para que quem ligou faça uma compra. E depois da primeira compra feita, são mais chances da segunda compra acontecer.

➜ Como usar o Google Analytics na sua Loja Virtual

Quando um cliente ligar para sua loja virtual querendo comprar, lembre-se de como vender por telefone. Cuide do seu tom de voz, seja seguro ao passar as informações, mostre interesse e conhecimento na hora de responder cada pergunta. Depois da venda realizada você sente uma sensação de dever cumprido, por converter uma ligação em venda. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto deixe um comentário.

Artigo anteriorCrie um site de vendas, ganhe dinheiro online
Próximo artigoComo é simples vender – Case Xique Xique Brasil
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA