Como gerar um sitemap para a sua loja virtual

Como gerar um sitemap para a sua loja virtual

2581
0

Como falei no artigo que dava dicas para a sua loja virtual aparecer no Google uma das coisas que mais resultado da para o Google conseguir encontrar no seu site as informações para ele indexar é o sitemap XML, porem muitas pessoas não sabem como gerar isso de forma correta.

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Esse tutorial básico sobre sitemap tem o objetivo de ajudar todos que possuem uma loja virtual que não gera automaticamente sitemap. O programa que iremos utilizar é o G Site Crawler que é um programa Free.

A grande vantagem que acho de utilizar esse programa para gerar sitemap, é que ele não tem limitação de quantidade de URLs como os geradores de sitemap on-line, faz o sitemap na hora e ainda possibilita os relatorios de paginas repetidas, lentas e url abortadas.

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Como gerar um sitemap?

1 – Faça download do G Site Crawler e depois faça a instalação.

2 – Abra o programa adicione um novo projeto:

COMO GERAR UM SITEMAP?
COMO GERAR UM SITEMAP?

 

3 – Defina o endereço do seu site e nome do projeto

 

062109-2207-comogerarum2

4 – Marque as opções disponíveis e principalmente a primeira que indica para o programa quando estiver navegando pelo seu site diferenciar no endereço da URL letras maiúsculas e minúsculas, pois o Google diferencia isso. Dessa forma evitamos ou/e identificamos paginas repetidas no nosso site,

 

062109-2207-comogerarum3

5 – Marque a caixa e informe os dados de acesso FTP para o seu site para que programa envie diretamente o arquivo sitemap.xml para o seu site, no caminho indicado. Só tenha certeza que o caminho que você indicar é a pasta raiz do seu site. Pois esse é o local padrão que o Google busca por esse tipo de arquivo.

 

062109-2207-comogerarum56 – Após isso o programa começar automaticamente a navegar pelo seu site para poder montar o seu sitemap.

 

062109-2207-comogerarum67 – Quando programa terminar verifique os relatórios tentando identificar oportunidade de melhoria para o seu site como: paginas mais lentas, paginas repetidas, Url repedidas..

062109-2207-comogerarum7

8 – Se o seu sitemap estiver pronto, faça upload dele:

 

062109-2207-comogerarum89 – depois de gerar ele acesso o seu site (http://www.seudominio.com.br/sitemap.xml) e verifique se o arquivo está lá e se abriu sem problemas.

062109-2207-comogerarum9

10 – após gerar e fazer o upload do sitemap não esqueça de ir até o Google Webmaster Tool e avisar o Google que você tem um novo sitemap.

E você tem sitemap no seu site? Como faz para gerar ele?

Até a próxima!

Artigo anterior10 dicas sobre segurança na internet
Próximo artigoComo monitorar a sua loja virtual no Google
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA