O que é Marketing de Atração

O que é Marketing de Atração

326
0

Muito é falado na Internet sobre marketing de atração, mas não é claro para muitos sobre o que realmente isso se trata, e qual sua relação com o marketing convencional.

Como o nome já diz, o objetivo do marketing de atração (ou inbound marketing) é atrair o cliente, só que sem esfregar os produtos e descontos na cara do mesmo.O objetivo é que ele venha até você devido a um conteúdo de qualidade e diferenciado que você está oferecendo. A venda de produtos virá depois, porque o cliente, fascinado pelo seu material, vai querer saber o que você está oferecendo.

Esse conteúdo pode assumir muitas formas, pode ser postagens de um blog ou rede social, vídeos, podcast ou outra forma. Ele só não pode ser um produto ou promoção, se trata de informação, conhecimento. Algo que desperte a curiosidade do cliente.

Após algum tempo recebendo e usufruindo de seu conteúdo, o cliente começa a criar uma relação com você e seu negócio. Ele começa a interagir e com o tempo vai naturalmente buscar seus serviços ou produtos, porque já estabeleceu um vínculo. Com o tempo, ele vai se tornar um promotor involuntário, falando bem de você e de seus produtos.

Os passos do marketing de atração

O marketing de atração tem passos bem claros, que explicam seu funcionamento: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Na atração o cliente vem até você interessado em seu conteúdo. Aqui ele vai descobrir que tem um problema e que precisa de você para resolver isso. Você vai ganhar a confiança dele através de conteúdo de qualidade, seja postagens, vídeos ou redes sociais.

Durante a conversão, você vai conseguir o contato de seu cliente. O objetivo é ganhar o contato dele. Se o conteúdo for de qualidade, ele vai comentar em seu blog, vai assinar sua newsletter ou seu e-mail marketing, vai comentar em suas redes sociais.

O fechamento é o momento que o lead é efetuado. O cliente, que você já informou com seu conteúdo e conseguiu o contato, vai confirmar sua compra. É interessante usar mais material com informações aqui, e não simplesmente tentar empurrar a venda. Convença que é o que ele está precisando nesse momento.

A última fase, o encantamento, é a fase inovadora do marketing de atração. O trabalho não termina no fechamento. Agora é importante manter o cliente encantado, oferecendo mais conteúdo, seja e-mails com mais informações sobre o que acabou de comprar, pesquisas de satisfação ou mesmo conteúdo para mais uma venda. O objetivo é manter o canal aberto.

Para ter sucesso no marketing de atração, invista bastante em seu blog, com conteúdos relevantes para seus clientes. Use técnicas de SEO para melhorar seus acessos e conseguir mais visitas.

O importante é pensar o marketing de atração de uma maneira diferente do que está acostumado. Não se trata mais de “esfregar o produto na cara do cliente”, e sim tentar criar uma relação proveitosa para ambos, onde você oferece conhecimento e o cliente compra seus produtos.  Invista nisso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA