Como fidelizar clientes: 15 ideias TESTADAS E APROVADAS

Como fidelizar clientes: 15 ideias TESTADAS E APROVADAS

988
0

Se você trabalhar com comércio eletrônico, já deve saber que um dos maiores desafios desse setor é a fidelização de clientes. Não há dúvidas de que manter os clientes atuais satisfeitos é mais barato do que criar campanhas contínuas para conquistar novos clientes. No entanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil de ser executada.

Para fidelizar os consumidores, é fundamental oferecer um serviço excelente, que vai desde o atendimento inicial até a finalização da compra. Além disso, algumas estratégias também podem ajudar no retorno desses consumidores à loja virtual. Se você quer entender como fidelizar clientes, continue lendo. Aqui você encontrará 15 ideias testadas e aprovadas!

O QUE É FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES?

Em primeiro lugar, vamos definir o que significa fidelizar os clientes do e-commerce. Pois bem, quando falamos em fidelização, estamos nos referindo à ação de transformar os clientes em consumidores fiéis, de forma que retornem muitas e muitas vezes àquela loja virtual, fazendo novas compras.

Embora à primeira vista fidelizar os consumidores possa parecer uma tarefa simples, na prática requer muita atenção em todas as etapas da venda. Isso porque os clientes só terão vontade de fazer novas compras se estiverem satisfeitos com o atendimento, com o produto e com a entrega. Mas como fidelizar clientes? Falaremos disso a seguir! 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER CLIENTES?

Como falamos há pouco, o custo de manter os clientes de uma loja virtual é significativamente menor do que o custo de ir em busca de novos consumidores. A razão disso é que os comércios eletrônicos precisam usar anúncios nos buscadores e nas redes sociais para atrair os consumidores, o que representa um custo fixo alto para a loja virtual.

Além disso, manter os atuais clientes satisfeitos faz com que o e-commerce tenha mais segurança em relação ao seu volume de vendas, pois sabe que tem um grupo de consumidores ativos, ou seja, que estão dispostos a fazer uma nova compra. Por fim, vale lembrar que clientes satisfeitos atuam como influenciadores dos seus círculos sociais.

Desta maneira, os consumidores fiéis das lojas virtuais podem recomendar a marca para seus amigos, parentes e colegas de trabalho, aumentando as chances de sucesso da empresa. Por todas essas razões, as lojas têm que pensar cada vez em mais medidas sobre como fidelizar clientes. 

5 DICAS DE COMO FIDELIZAR CLIENTES

O mercado digital está crescendo cada vez mais e, da mesma forma, a concorrência também cresce. Atrair e reter pessoas para comprar na sua loja depende de estratégias bem direcionadas, que foquem diretamente na retenção de clientes. Mas como fazer isso de forma eficiente? A seguir, apresentamos 5 dicas sobre como fidelizar clientes: 

1. ENTENDA AS NECESSIDADES DOS SEUS CONSUMIDORES

Não adianta tentar fidelizar clientes sem entender o que eles realmente desejam. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, fóruns específicos na web e, principalmente, a partir dos feedbacks dos seus próprios consumidores. Não se esqueça verificar tudo que está sendo feito pelos seus concorrentes, como estratégias de marketing e ofertas.

2. AGREGUE VALOR AOS SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS

A internet tem uma grande oferta de produtos e serviços, então o que vai destacar a sua loja de todas as demais é o valor que sua marca apresenta. Ou seja, tudo aquilo que a diferencia das demais. Assim, o que agrega valor à sua marca pode ser a entrega mais rápida, o atendimento de qualidade ou uma condição diferenciada de pagamento

3. PREOCUPE-SE COM UM BOM ATENDIMENTO

Muitos empreendedores virtuais erram ao acreditar que o fato de oferecerem seus produtos online não exige uma dedicação ao atendimento. Isso é um engano que pode comprometer os resultados e até a existência do negócio. As pessoas gostam de ser bem atendidas em qualquer situação. Sem contar que atender bem pode ampliar muito as suas possibilidades. 

4. INVISTA NA CAPACITAÇÃO DA SUA EQUIPE

Todas as pessoas que trabalham no seu e-commerce precisam entender a importância da fidelização de clientes. Afinal, muitas vezes, o que faz a diferença na escolha dos consumidores é como ele foi atendido. Lidere seu negócio e invista na capacitação dos seus colaboradores para a construção de uma cultura voltada para o cliente.

5. OFEREÇA DIVERSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Do mesmo modo, não existe fidelização de clientes sem um bom investimento em atendimento multicanal. Uma empresa aberta a dialogar com as pessoas demonstra preocupação em melhorar e oferecer o que elas realmente desejam. Por isso, invista em diversos canais de comunicação, como chat, telefone, e-mail e até WhatsApp.

COMO FIDELIZAR CLIENTES COM MARKETING DIGITAL?

Antigamente, as lojas de rua tinham que pensar em uma série de estratégias offline para dialogar com seus consumidores e fidelizá-los. Os donos dos comércios de rua telefonavam ou enviavam catálogos e correspondências para o endereço dos seus clientes na expectativa de ter a sua marca lembrada. 

Atualmente, o marketing digital é o principal responsável por fazer esse trabalho de fidelização de clientes. Com algumas técnicas práticas, os gestores dos comércios eletrônicos podem aplicar medidas para se aproximar do seu público-alvo e, mais do que tudo, fidelizar seus consumidores. Confira aqui 6 ideias para fidelizar clientes:

1. SEGMENTE OS E-MAILS

Uma loja virtual tem uma lista enorme com os endereços eletrônicos dos clientes. No entanto, essas pessoas têm perfis diferentes entre si. Por essa razão, o ideal é segmentar os e-mails conforme as características pessoais dos consumidores, aumentando as possibilidades deles se interessarem pelo conteúdo que a loja enviar. 

2. CONHEÇA O PÚBLICO DE CADA PLATAFORMA

Cada rede social reúne um público específico, com valores e interesses distintos. Essa é a principal razão pela qual não se recomenda que a marca publique o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Embora a sua linguagem deva ser a mesma, o seu enfoque pode variar conforme a rede. 

3. FAÇA CONTEÚDOS SEGMENTADOS

Ao fazer conteúdos segmentados, a empresa tem a possibilidade de dialogar de maneira mais assertiva com determinado grupo de pessoas. Assim, é possível segmentar os consumidores conforme a faixa etária, os produtos que consomem, a data de aniversário, etc. Sem dúvidas, essa abordagem aumenta a identificação dos clientes com a marca.

4. INTERAJA COM OS SEUS SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS

Nem sempre os seguidores da marca nas redes sociais são os clientes que compram na loja virtual. Mas se eles acompanham a página no Facebook ou no Instagram é porque têm interesse no tema. Seja simpático e cordial com as pessoas que comentarem nas suas publicações, elas poderão comprar de você a qualquer momento. 

5. CRIE UM PROGRAMA DE FIDELIDADE OU RECOMPENSA

Os programas de fidelidade ou recompensa são maneiras excelentes de motivar a compra e, principalmente, a recompra. Esse tipo de estratégia faz com que os clientes sintam que estão ganhando algo em troca da compra e, desta maneira, têm um processo de decisão mais simplificado e com alto nível de satisfação. 

6. USE CONTEÚDO PRODUZIDO PELOS CLIENTES

Ao usar as publicações feitas pelos clientes, você valoriza a interação dos consumidores com a marca e têm a oportunidade de mostrar ao seu público-alvo que as pessoas estão satisfeitas com a sua empresa. Sem dúvidas, essa é uma estratégia interessante para todos que estão em busca de ideias sobre como fidelizar clientes.

COMO FIDELIZAR OS CLIENTES DE UMA LOJA VIRTUAL?

Você sabia que conquistar um cliente novo é muito mais trabalhoso e oneroso do que manter um cliente que já compra em sua loja virtual, né? Para que novas pessoas se sintam atraídas pelo seu produto e finalizem a compra em seu e-commerce é necessário traçar estratégias e investir em divulgação em muitos canais. 

Ao ter clientes felizes com a sua empresa, você aumenta a chance dessas pessoas se tornarem embaixadores voluntários da sua marca, ou seja, de fazerem recomendações para seu círculo social. Por isso, pensar na satisfação dos clientes é uma tarefa que vale a pena e que traz bons frutos. Aqui oferecemos 4 dicas sobre como fidelizar clientes: 

1. OFEREÇA UM SERVIÇO EFICIENTE

Quando o cliente vive uma experiência positiva de compra em um e-commerce, provavelmente voltará a comprar nessa loja e, mais do que isso, a recomendará para seu círculo de amigos e familiares. Até pode ser que esta nova compra não aconteça em um período rápido, mas isso depende mais da durabilidade do produto do que da satisfação.

Lembre-se que oferecer um serviço eficiente do início ao fim é uma das principais formas de manter o público fidelizado. Isso envolve um bom atendimento antes, durante e depois da compra. Além disso, é fundamental vender um produto de qualidade, proporcionar um pagamento seguro e cumprir todos prazos de entrega.

2. SEJA CLARO SOBRE O SEU PRODUTO

Você já ouviu falar que as expectativas são a porta de entrada da frustração? Evite que o seu cliente crie uma imagem diferente sobre o produto que você vende. Ao anunciar as características no e-commerce, seja claro sobre as medidas, o tecido e as condições de uso. Além disso, divulgue fotos de qualidade e que mostrem exatamente como o produto é. 

Nada de utilizar imagens que distorçam os itens e deem a impressão de que os objetos são melhores (ou diferentes) do que na realidade. Se fizer isso, seu cliente ficará insatisfeito logo que abrir a caixa – e reconquistá-lo será muito mais trabalhoso do que tê-lo atraído na primeira vez.

3. ENTREGUE MAIS DO QUE O CLIENTE ESPERA

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas. Um cliente que fez uma compra na sua loja espera receber uma camiseta bem embalada e em boas condições de uso. Ele sabe o tecido, a cor e o tamanho do produto que ele mesmo escolheu. Mas é possível surpreendê-lo na entrega sem que isso represente um grande investimento para a marca. 

Com a sobra dos tecidos, pode-se fazer sacos para guardar a roupa-suja em viagens. Se o produto não tiver sobras, pode ser enviado um cartão desejando um bom uso. A experiência do consumidor receber o brinde ou o cartão será mais positiva do que se ele abrir a embalagem e encontrar somente a camiseta, por melhor que ela seja.

4. INCENTIVE O CLIENTE A RETORNAR

Um cupom de desconto pode fazer milagres. Se, depois de um determinado tempo da primeira compra, o cliente não retornar ao seu comércio eletrônico, é válido pensar em alguma estratégia de desconto. Pode ser um cupom de 10% ou 15%, frete grátis ou um brinde atrativo. 

O tempo de monitoramento do retorno do cliente dependerá bastante do produto que você vende e do público-alvo que atende, por isso não há um número de parâmetro padrão. Vale lembrar de manter o cuidado para que esta abordagem não seja muito incisiva e acabe afastando o consumidor. 

O que achou dessas dicas sobre como fidelizar clientes? Sem dúvidas, clientes satisfeitos são o caminho para crescer cada vez mais no mundo das vendas virtuais. Se você quer aumentar o seu entendimento sobre o tema, sugerimos que leia esse texto sobre a jornada de compras do consumidor moderno.

DEIXE UMA RESPOSTA