4 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce

4 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce

255
0

Você sabia que conquistar um cliente novo é muito mais trabalhoso e oneroso do que manter um cliente que já compra em sua loja virtual? Para que novas pessoas se atraiam pelo seu produto e finalizem a compra em seu e-commerce é necessário traçar estratégias e investir em divulgação em muitos canais. Por isso, se preocupar com a satisfação dos clientes é uma tarefa que vale a pena e que traz bons frutos. Aqui oferecemos 4 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce:

Ofereça um serviço eficiente

 

Quando o cliente vive uma experiência positiva de compra em uma loja virtual, é muito provável que volte a consumir e, inclusive, a recomende ao seu círculo de amigos e familiares. Até pode ser que esta nova compra não aconteça em um período rápido, tanto pela durabilidade do produto comprado, quanto pela disponibilidade financeira do consumidor. Mas é importante saber que um serviço eficiente do início ao fim é uma das principais formas de manter o público fidelizado. Isso envolve um bom atendimento antes, durante e depois da compra, um produto de qualidade, um pagamento seguro e o cumprimento dos prazos de entrega.

Seja claro sobre o seu produto

 

Já ouviu falar que as expectativas são a porta de entrada da frustração? Evite que o seu cliente crie uma imagem diferente sobre o produto que você vende. Ao anunciar as características no e-commerce, seja claro e direto sobre as medidas, o tecido e as condições de uso. Procure divulgar fotografias de qualidade e que mostrem exatamente como o produto é. Nada de utilizar imagens que distorçam os itens e deem a impressão de que os objetos são melhores (ou diferentes) do que na realidade. Se fizer isso, seu cliente ficará insatisfeito logo que abrir a caixa – e reconquistá-lo será muito mais trabalhoso do que tê-lo atraído na primeira vez.

Entregue mais do que o cliente espera

 

Vamos supor que você tem uma loja virtual de camisetas. Um cliente que fez uma compra na sua loja espera receber uma camiseta bem embalada e em boas condições de uso. Ele sabe o tecido, a cor e o tamanho do produto que ele mesmo escolheu. Mas é possível surpreendê-lo na entrega sem que isso represente um grande investimento para a marca. Com a sobra dos tecidos, pode-se fazer saquinhos para guardar a roupa-suja em viagens. Se o produto não tiver sobras, pode ser enviado um cartão agradecendo a preferência ou desejando um bom uso. A experiência do consumidor ao abrir a embalagem e receber o brinde ou o cartão será muito mais positiva do que se ele abrir a embalagem e encontrar somente a camiseta, por melhor que ela seja.

Incentive o cliente a retornar

 

Um cupom de desconto pode fazer milagres. Se, depois de um determinado tempo da primeira compra, o cliente não retornar ao seu e-commerce, é válido pensar em alguma estratégia de desconto. Pode ser um cupom de 10% ou 15%, frete grátis ou um brinde atrativo. O tempo de monitoramento do retorno do cliente dependerá do produto que você vende, por isso não há um número de parâmetro padrão. Depende do que observa sobre o seu público. Vale lembrar de manter o cuidado para que esta abordagem não seja muito incisiva e acabe afastando o consumidor.

Que tal começar a usar algumas destas estratégias em seu e-commerce?

DEIXE UMA RESPOSTA